segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Hemominas promove 1º Encontro de Gerenciamento de Resíduos

Núcleo Ambiental da Fundação Hemominas promove palestras e discute alternativas para destinação do lixo

Com programação que se estendeu durante todo o dia, o 1º Encontro de Gerenciamento de Resíduos promovido pelo Núcleo Ambiental da Fundação Hemominas, em Manhuaçu, reuniu grande número de participantes e discutiu a questão da destinação de resíduos em geral, na sexta-feira, 06/08.
Palestras, dinâmicas em grupo, vídeos e uma série de atividades com o propósito de evidenciar a urgente necessidade de dar o correto tratamento ao lixo produzido diariamente.
O encontro foi promovido no salão de convenções da APAE/ Manhuaçu.
A Coordenadora do evento, Maria de Fátima Braga de Oliveira, responsável técnica pelo Núcleo Ambiental da Fundação Hemominas em Manhuaçu, destacou na solenidade de abertura, que “a grande maioria das cidades do país não garante destino adequado aos seus resíduos. Uma realidade que se percebe também na região. Geralmente, o que se vê são amontoados de lixo descartados nas periferias das cidades, contribuindo para a poluição do solo, água e ar. Nosso objetivo é conhecer, discutir e realizar proposições que posteriormente serão encaminhadas às autoridades competentes”.
A Mesa Diretora do encontro foi composta pela Promotora de Justiça, Dra. Thereza Rachel D’Ávila Riani Lana (Curadora do Meio Ambiente); Presidente da Câmara e da Aciam (Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu), Antônio Carlos Xavier da Gama; Gerente Regional do Núcleo do Hemominas, Dr. Jadilson Wagner da Silva; Secretário M. de Meio Ambiente, Dr. Vinícius de Resende (Representante do Prefeito Adejair Barros); Responsável técnica pelo Núcleo Ambiental Manhuaçu, Maria de Fátima Braga de Oliveira (Coordenadora do evento e rep. do Sec. M. Saúde, Dr. Luiz Carlos Prata); Nilza Melo (Fundação Hemominas); Diretora da EE Monsenhor Gonzalez, Luizaura Januário; Presidente da APAC/ Manhuaçu, Dra. Denise Rodrigues; Sargento PM, Raquíria Rhodes; Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Raimundo Lopes; Gerente do Núcleo do IEF, Alaor Magalhães, e Diretora do setor de Vigilância em Saúde de Manhuaçu, Dra. Maria Cristina Caldeira Duarte. O cerimonial foi conduzido pelo Jornalista Luiz Nascimento (Rádio Manhuaçu).
Antes das palestras, foi apresentado vídeo temático, tendo como trilha sonora a música “Planeta Azul” (Chitãozinho e Xororó). Em seguida, as autoridades se pronunciaram e foi prestada homenagem aos alunos da EE Monsenhor Gonzalez que se destacaram pela criatividade na elaboração dos desenhos das mascotes do evento: “Atmosferinha” e “Capitão Planeta”, e do slogan: “Respeito e valorização do meio ambiente não são coisas que se jogam fora”. Trabalhos que foram propostos em salas de aula, estimulando a conscientização dos futuros cidadãos sobre os cuidados com o meio ambiente.
Os trabalhos que alcançaram as primeiras colocações foram expostos em painel de destaque no evento. O público prestigiou também mostras de artesanatos dos alunos da APAE e de artesanatos e vassouras produzidas pelos detentos, assistidos pela APAC.
O Médico Dr. Jadilson Wagner ressaltou que “atualmente o que fazemos com nossos lixos tornou-se uma preocupação mundial. Nas empresas, sejam elas privadas ou públicas, e também nas nossas casas temos que nos preocupar com esse acúmulo desenfreado de lixo, saber qual sua destinação”. Ele também pontuou que a Fundação Hemominas providencia o encaminhamento de todo o resíduo gerado para um local específico e apropriado em Belo Horizonte, sem quaisquer danos para o meio ambiente local.
“A Fundação Hemominas, desde sua criação, se preocupa com a questão dos resíduos, e, esta preocupação torna o gerenciamento de resíduos um processo de extrema importância na garantia da qualidade da saúde dos servidores, dos usuários e na preservação do meio ambiente”.
O Núcleo Regional do Hemominas de Manhuaçu iniciou suas atividades em dezembro de 1992.
Situado à Rua Frederico Dolabela, 289, próximo ao Hospital César Leite, o Núcleo é responsável pelo fornecimento de hemocomponentes à microrregião de Manhuaçu e entorno, abrangendo dezenove municípios – sendo nove agências transfusionais e sete assistências hemoterápicas. A unidade possui 36.500 doadores cadastrados, sustentando a demanda de aproximadamente 600 transfusões / mês.
No encerramento deste primeiro encontro ficou definido que será elaborado um consolidado das proposições dos diversos grupos de trabalho. Documento este que será encaminhado para a Prefeitura, Ministério Público e Presidência da Fundação Hemominas.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...