Comandante Geral e 11º BPM são homenageados pela Câmara de Manhuaçu


Sessão solene realizada no feriado de São Lourenço reuniu autoridades de toda a região

Nesta terça-feira, 10/08, feriado de São Lourenço em Manhuaçu, a Câmara Municipal realizou sessão solene, quando homenageou o Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Renato Vieira de Souza, e o 11º Batalhão de Polícia Militar por seus 47 anos de existência.
Com início às 19h30, a solenidade reuniu autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo Municipal, representantes de segmentos sociais e expressivo número de convidados. O cerimonial foi apresentado pelo Jornalista Carlos Henrique Cruz.
A Mesa Diretora foi composta pelo Presidente da Câmara, Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama); Prefeito Adejair Barros, Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel. Renato Vieira de Souza; Juízes de Direito da Comarca, Dr. Walteir José de Souza e Dr. Vinícius Dias Paes Ristori; Comandante da 12ª Região da PM, Cel. Geraldo Henrique Guimarães da Silva; Comandante do 11º BPM, Ten. Cel. Ney de Castro Brito, e Delegado da 6ª DRPC, Dr. Getúlio Vargas Lacerda. A cerimônia também foi prestigiada por todos os vereadores de Manhuaçu, os Prefeitos Daniel Sathler (Alto Jequitibá), Márcio Gerard (Reduto) e João Batista Gomes (São João do Manhuaçu), além de vereadores de diversas cidades e representantes de todos os Pelotões e Destacamentos do 11º BPM.
O Hino Nacional Brasileiro foi executado na abertura, interpretado por Sgt. Washington Batista, acompanhado do sexteto de paletas e metais da Banda de Música do 11º BPM.  

Homenagem ao 11º BPM

O Legislativo concedeu Diploma de Honra ao Mérito ao 11º Batalhão de Polícia Militar por ocasião de seu aniversário. Com aprovação de todos os vereadores, a homenagem foi entregue às mãos do Comandante Ten. Cel. Ney de Castro Brito.
Oficialmente instalado em Manhuaçu no dia 10 de Agosto de 1963, o 11º BPM funcionou provisoriamente no prédio do antigo ginásio, durante três meses. Posteriormente, a unidade ficou estabelecida em antigo depósito de café que pertencia à Empresa Estrada de Ferro Leopoldina, onde permaneceu até 10 de Janeiro de 1971.
Completa estruturação ocorreu a partir deste período, e, atualmente, o batalhão localiza-se no Bairro São Jorge e é subordinado ao comando da 12ª RPM, com sede em Ipatinga.
Dividido em duas Companhias Operacionais, o 11º BPM recebeu o nome de “Sentinela do Caparaó” após o bem sucedido trabalho desempenhado na captura dos guerrilheiros que atuaram na Serra do Caparaó, em 1967.
São mais de 400 profissionais de segurança pública em 24 municípios da região da Leste de Minas.
A unidade policial também influencia positivamente a economia local, sendo injetado valor superior a R$ 1 milhão na região, mensalmente.
No aspecto social, o 11º BPM participa de campanhas de doação de sangue, arrecadação de agasalhos e alimentos, além de promoção de ações sobre trânsito, segurança e combate às drogas.

Homenagem ao Comandante Geral

O Comandante Geral da PMMG, Coronel Renato Vieira de Souza, é o mais novo Cidadão Honorário de Manhuaçu. Nesta sessão solene, lhe foi concedido o Diploma de Cidadão Honorário, entregue pelo Presidente da Câmara, Toninho Gama.
Coronel Renato morou e estudou em Manhuaçu, durante a infância e adolescência, com participação ativa no esporte da cidade, jogando pelo time “Internacional”.
Um vídeo foi apresentado no decorrer da solenidade relatando momentos de sua vida, enquanto morador de Manhuaçu, apresentando o depoimento de amigos e professores da época.
O homenageado falou com emoção desta fase em sua vida, relembrando pessoas de convívio e educadores que muito influenciaram em sua formação.
O Comandante ressaltou também a evolução da Polícia Militar neste período e agradeceu o Título, destacando sua satisfação com a homenagem do município.
Pronunciaram-se o Diretor do Fórum Desembargador Alonso Starling, Dr. Walteir José da Silva, Prefeito Adejair Barros e do Presidente da Câmara, Toninho Gama.
Além de enfatizar a importância destas homenagens, Toninho Gama comentou sobre o bom exemplo dado pela Câmara de Manhuaçu, no que diz respeito à lisura no trato do dinheiro público. O Presidente ressaltou que, tanto nesta legislatura quanto nas anteriores, a Casa Legislativa sempre primou pela honestidade e correção com a aplicação do dinheiro público, diferentemente do que tem sido percebido em outros municípios, conforme divulgado recentemente nos telejornais em rede nacional.
Após os pronunciamentos, os convidados confraternizaram-se em saboroso coquetel oferecido na Casa Legislativa.
(Thomaz Júnior/ Assessoria de Imprensa Câmara de Manhuaçu)

 
 


Comentários