quinta-feira, 31 de março de 2011

Mostra de Arte Cinética no CEM

 Combinando as disciplinas de Física e Artes, estudantes e professores do 9º ano do Ensino Fundamental do CEM (Centro Educacional de Manhuaçu) organizaram Mostra de Arte Cinética, atraindo olhares admirados de outros alunos e visitantes, nesta terça-feira, 29/03.

De acordo com o Professor de Artes, Gelson Araújo, o trabalho teve como proposta principal “realizar a interdisciplinaridade entre os conteúdos, neste caso Artes e Física, pretendida pelo programa pedagógico do CEM. Do ponto de vista da Arte levar ao conhecimento do aluno as possibilidades intrínsecas à produção artística, além de conhecerem o movimento artístico denominado Arte Cinética predominante nas primeiras décadas do século XX. Este movimento tinha por objetivo criar formas no espaço desprovidas de massa propriamente dita, utilizando para tal fim a luz e o movimento. Para a realização dos trabalhos dos alunos foram desenvolvidos esboços que propiciaram a visualização do projeto e sua posterior execução”.

A Coordenadora Lines Pereira ressalta que atividades como esta estimulam o aprendizado e uma maior interação entre os alunos, por meio do trabalho em equipe.

(Thomaz Júnior/ Assessoria de Comunicação)

 










 

quarta-feira, 30 de março de 2011

Chapa Walter apresenta propostas de renovação no SICOOB

 Pela primeira vez, os correntistas do SICOOB CREDILIVRE poderão votar nas eleições para decidir a composição do novo Conselho Administrativo da cooperativa. Marcada para esta quinta-feira, 31/03, a partir das 14h, a eleição ocorrerá na 1ª Igreja Batista de Manhuaçu (ao lado da Paróquia do Bairro Bom Pastor).

A chapa Walter Vargas Júnior se apresenta com proposta de Renovação, Transparência e Competência.

Compõem a chapa que tem como lema: “Liberdade para votar! Oportunidade para melhorar!”, o empresário Walter Vargas Júnior, Contabilista Haviland Lucindo Leite, Consultor e Administrador Rudinei Hott Costa, Professor e Produtor Rural Elias Rodrigues Temer (Simonésia), Produtor Rural Altazir Cândido Garcia (Dazim, de São João do Manhuaçu) e o empresário Cláudio Furtado Ferreira (Claudim do Adubo, de Manhumirim).

Com propostas formalizadas de atuação junto à Diretoria do SICOOB CREDILIVRE, a Chapa Walter ressalta valores como ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, ética, honestidade e transparência. Deste modo, a chapa propõe: congelamento do vencimento dos diretores, nos próximos quatro anos; criação de Departamento Agropecuário, disponibilizando aos produtores rurais serviços de auxílio técnico e financeiro; processo de contratação de funcionários via concurso público, privilegiando filhos de cooperados e eliminando “apadrinhamentos”; implantação de ações sociais; ação junto aos órgãos públicos visando melhor escoamento da produção agrícola; parcerias com segmentos sociais; redução de custos administrativos; Plano de Carreira para funcionários do SICOOB CREDILIVRE; reuniões mensais junto aos cooperados dos municípios onde o SICOOB CREDILIVRE atua, contribuindo para o desenvolvimento social, comercial e agropecuário local; democratização do crédito, ampliando a parcela de cooperados atendidos, e mais segurança para correntistas e funcionários, reduzindo o risco de assaltos às agências.

terça-feira, 29 de março de 2011

Comitiva de Manhuaçu visita Projeto Gente Jovem em Muriaé

Comitiva representando diversos segmentos que atuam diretamente com questões relacionadas aos adolescentes e jovens visitou recentemente o Projeto Social Gente Jovem, em Muriaé.  A viagem teve propósito de conhecer o trabalho desenvolvido naquele município e, partir daí, analisar a viabilidade da implantação de ações semelhantes em Manhuaçu.

Participaram desta excursão, Flávio Gonçalves Lacerda (Comsep e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), Margareth Portes de Azevedo (Secretária do Comsep), Tenente Fernando (11º BPM), Thiago Bezerra da Silva (Tchê / Conselho Municipal da Juventude), Karina Mansur (Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social) e Ivonete Gomes (CRAS).

Em Muriaé, o Projeto Gente Jovem busca ensinar uma profissão que garanta o encaminhamento do adolescente ao mercado de trabalho, incentivando, ao mesmo tempo, os estudos e a formação cidadã, conforme definem os coordenadores desta ação naquela cidade. O projeto social é uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria M. de Desenvolvimento Social.

Implantado há mais de cinco anos, o projeto atende atualmente 270 jovens, destacando-se como um dos carros-chefes dos programas sociais do município: “A procura é muito grande. Todos os dias nós atendemos a pais aflitos que procuram uma vaga para o filho neste projeto. Nós só pedimos um pouco de paciência porque temos uma lista a ser cumprida”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Eveline Amaral.

O Gente Jovem é constituído por espaços de capacitação e de atividades sócioeducativas fora do horário escolar.

Para participar, é necessário que o jovem esteja cumprindo bem seu papel de aluno, como ressalta a Secretária: “Nós damos todo apoio médico, odontológico e social ao jovem e à família, quando necessário. Por outro lado, exigimos freqüência às aulas e bom rendimento escolar”.

 

Oficinas e parcerias

 

Tendo como principal foco a profissionalização para que a inserção no mercado de trabalho seja mais fácil, o Gente Jovem conta com a parceria de outros programas municipais, como as oficina de fraldas descartáveis, padaria e gráfica, além de atividades junto às secretarias municipais. Novos parceiros, como escritórios, consultórios médicos e o comércio estão aderindo à iniciativa.

Podem participar do projeto, jovens com idade entre 14 e 17 anos e 11 meses. Ao completar 18 anos, o jovem é automaticamente desligado do programa: “Mas a maioria dos participantes são encaminhados ao mercado de trabalho. Na gráfica, por exemplo, onde atua o instrutor Valmir, que além de excelente profissional é também muito comprometimento com o social, ocorrem muitos encaminhamentos para as gráficas de Muriaé, ou seja, o jovem deixa o programa já empregado”, finaliza Eveline Amaral.

(Thomaz Júnior/ Conselho Municipal da Juventude de Manhuaçu)








domingo, 27 de março de 2011

Nota Fiscal Eletrônica torna-se obrigatória em venda para órgãos públicos

 A partir deste dia 1º de Abril, torna-se obrigatória a emissão da Nota Fiscal eletrônica (NF-e) para vendas a órgãos públicos.

A NF-e já é um fato recorrente para grande parte dos contribuintes mineiros, mesmo assim, as empresas precisam ficar atentas, conforme lembra a SEF/MG (Secretaria de Estado de Fazenda).

A partir deste mês, a Administração Pública direta ou indireta, inclusive empresa pública e sociedade de economia mista, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, só poderá receber mercadoria ou bem acobertado por NF-e, modelo 55, conforme inciso I da cláusula segunda do Protocolo ICMS 42, de 3 de julho de 2009, http://www.fazenda.gov.br/confaz/ (vide alteração no Protocolo ICMS 193/2010, assim como, as exceções aos setores de jornais, revistas e outras publicações e atividades de correio, cuja data de obrigatoriedade será 01/07/2011 nos termos dos Protocolos ICMS 191 e 195/2010 e aos setores de telecomunicação cuja data de obrigatoriedade será 01/03/2011 nos termos do Protocolo ICMS 194/2010).

Fica vedado o acobertamento de vendas por Nota Fiscal modelo 1 ou 1-A, a partir dessas datas.

Ressalta-se que, para as prestações de serviço, os contribuintes deverão continuar a emitir o documento próprio.

A NF-e só substitui a NF modelo 1 ou 1-A, a qual deve ser emitida para venda de mercadorias.

De acordo com a SEF/MG, os fornecedores do Governo do Estado de Minas Gerais que não estejam obrigados à emissão da NF-e para as demais operações, nos termos do parágrafo único da cláusula segunda do supracitado Protocolo, poderão emitir a NF-e avulsa através do sistema de fatura eletrônica – "e-fatura", disponível no Portal de Compras do Governo de Minas: http://www.compras.mg.gov.br/.

Cabe à Administração Pública, para verificação da validade jurídica de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), adotar os procedimentos previstos na Resolução Conjunta SEF/SEPLAG nº 4.245, publicada no “Minas Gerais”, de 31/08/2010 disponibilizada no sítio da SEF/MG no endereço http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/legislacao_tributaria/resolucoes/2010/rr4245_2010.htm.

(Thomaz Júnior, com informações da SEF/MG)

 

FOTO: A Chefe da AF-Manhuaçu, Vera Lúcia da Cruz, e Rogério Ambrósio Rodrigues, lembram que esta obrigatoriedade tem início a partir deste dia 1º. 

sábado, 26 de março de 2011

Convênio CDL Manhuaçu e CAIXA possibilita crédito para associados

 Na manhã desta sexta-feira, 25/03, foi firmado convênio entre a Caixa Econômica Federal e a CDL/ Manhuaçu disponibilizando aos associados da Câmara de Dirigentes Lojistas o Crédito Aporte Caixa, uma linha de financiamento pessoal com taxas e prazos competitivos e que aceita imóvel como garantia de operação.

Nesta reunião, o Presidente da CDL/ Manhuaçu, Fernando José Lima, juntamente com os membros da Diretoria, recepcionaram o Gerente da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal (Governador Valadares), Cornélio Martins Salazar Júnior; Gerente Geral da Caixa Econômica Federal de Manhuaçu, Pedro Paulo Assumpção Gomes, e o Gerente de Atendimento Pessoa Física, João Batista da Costa Silva.

O Presidente da CDL/ Manhuaçu, Fernando José de Lima, ressaltou a proposta de atuação da nova diretoria, reforçando a busca por melhorias constantes para os associados e o trabalho a ser desenvolvido em parcerias positivas com outras instituições. “Nosso papel principal, nesta nova diretoria, é atuar de forma direcionada aos nossos associados, dedicando a eles uma melhor assistência e um melhor retorno para todos. Estamos assinando contrato de parceria entre a CDL e a Caixa em prol de nossos associados que, agora, passam a ter uma linha de crédito para financiamento de imóveis, com maior prazo e juro reduzido, em comparação ao de mercado. O CDL está abrindo portas para vários parceiros, buscando sempre o que há de melhor para nossos associados. Enfim, o CDL não está assinando somente um papel, está assinando também um compromisso de corresponder com um parceiro que é a Caixa Econômica Federal”, destacou.

O Gerente Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, Cornélio Martins Salazar Júnior mencionou que “a Caixa disponibiliza para todos os associados CDL o Aporte Caixa como uma operação diferenciada para contratação de crédito, com prazos de até 120 meses para pagar e uma das menores taxas de juro do mercado. A pessoa não perde nem a propriedade, nem a posse do imóvel, simplesmente é dado como garantia, em uma operação de alienação fiduciária e, a partir daí, o beneficiado consegue um capital de giro, em um prazo de até dez anos para pagar, com baixa taxa de juros, que possa atender suas necessidades de investimento, ou atender algum projeto que ele tenha, com uma das melhores operações de crédito do mercado financeiro hoje”, destacou.

 

Crédito Aporte Caixa

  

Pioneira na concessão dessa modalidade de crédito, a CAIXA oferece o produto desde 1966. Além da solidez e tradição da marca CAIXA, as taxas de juro para o crédito Aporte estão entre as melhores do mercado.

O prazo para pagamento é de até 120 meses e concessão de crédito de até 70% do valor do imóvel dado como garantia. Não há valor máximo para contratação. Até março, o produto tem taxa de juros promocional máxima de 1,39% + TR.

O Crédito Aporte Caixa é considerado um financiamento ideal para quem precisa de dinheiro para trocar uma dívida cara por uma mais barata, investir em outro imóvel ou até mesmo montar um negócio. Trata-se de linha de crédito pessoal sem destinação específica, que tem um imóvel como garantia. 

Neste contexto, são aceitos imóveis urbanos, como terrenos, imóveis comerciais ou residenciais, mesmo alugados ou ocupados e não há valor máximo de contratação.

(Thomaz Júnior)

 








sexta-feira, 25 de março de 2011

1ª Semana do Conhecimento Interdisciplinar do Colégio América

  Em cinco dias de muitas atividades, palestras e debates, estudantes dos cursos técnicos de Enfermagem, Radiologia e Farmácia do Colégio América vivenciaram novas experiências, agregando conhecimentos para uma formação sólida. Assim foi a 1ª Semana do Conhecimento Interdisciplinar do Colégio América, realizada entre os dias 14 e 18/03, no auditório do Hospital César Leite.

A solenidade de abertura contou com o pronunciamento do Diretor Thales Reis Hannas e da Supervisora de Estágio da Facig, Jaqueline Aparecida Vieira Firmino, seguido pela primeira palestra da semana.

Durante toda a programação, profissionais capacitados abordaram temas relevantes para a dinâmica hospitalar, além de esclarecer questões apontadas pelos estudantes. Em destaque: “Cuidados de Enfermagem com acesso venoso periférico”, “Hotelaria Hospitalar”, “Cuidados de enfermagem a pacientes em ventilação mecânica em UTI”, “Motivação Profissional”, “Farmácia Hospitalar”, “O valor legal do prontuário médico”, “Alojamento conjunto”, “Atendimento em emergências neonatais”, “Comissão de Controle de Infecção Hospitalar”, “Os cuidados de enfermagem ao RN patológico”, “Cuidados de enfermagem durante a hemotransfusão”, “Bloco cirúrgico e CME” e “Parada cardiorrespiratória”.

A Supervisora de Estágio da Facig, Jaqueline Aparecida Vieira Firmino, pontuou que “o evento teve como objetivo agregar os conhecimentos interdisciplinares, envolvendo todos os cursos. Assim, quando estes estudantes ingressarem no campo profissional, eles estarão diretamente interligados no serviço de Saúde. Estamos abordando diversos temas, importantes para cada uma das profissões aqui representadas. Esperamos que cada participante saia daqui com uma preparação ainda melhor para o mercado profissional. Agradecemos ao Colégio América e à Facig por aceitarem a proposta do evento e por serem sempre parceiros na formação destes alunos”.

A Coordenadora Pedagógica dos Cursos Técnicos do Colégio América do Norte, Edilene Luz Neves da Rocha, considerou que a semana foi muito proveitosa, com temas relevantes, muito conhecimento e estudo. “Este momento contribuirá muito para a formação e vida prática de nossos alunos. Estamos preparando nosso próximo evento que será a Semana de Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de Maio, e, considerando que esta primeira semana do conhecimento interdisciplinar atendeu nossas expectativas, estamos estimulados a promover novas ações como esta”, adiantou.

 







quinta-feira, 24 de março de 2011

Zé Fucim e o amigo Bo na Casa Branca

  Aventureiro e idealista, o cachorro Zé Fucim continua fazendo história. Personagem protagonista do livro de autoria do Escritor manhuaçuense Bibiano Alex Rocha, o cachorro Zé Fucim conta também com o apoio do cachorro Bo, pertencente à família do Presidente Americano Barack Obama, conforme registro na própria obra literária de Bibiano.

Nesta recente vinda do Presidente dos EUA ao Brasil, Zé Fucim, o cachorro que tem o super poder da leitura, o que o destaca dos demais cães, mais uma vez propagou seu propósito de lutar contra as injustiças do mundo.

Conheça um pouco mais sobre este fantástico herói canino acessando o vídeo de curta duração produzido por Bibiano, narrando o trecho em que Zé Fucim (FUCIM: Forças Unidas Contra as Injustiças do Mundo) recebe a adesão do amigo Bo, da White House, no link: http://www.youtube.com/watch?v=-LqB5Fk4xfU&feature=player_embedded.

Livro Zé Fucim (Ed. Scortecci).

(Thomaz Júnior)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Estudantes do CEM visitam Câmara de Manhuaçu

 Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do CEM (Centro Educacional de Manhuaçu) começaram a semana com uma visita especial à Câmara Municipal de Manhuaçu, na tarde desta segunda-feira, dia 21/03. Coordenados pelas Professoras Maria Eduarda (Duda) e Larissa, os estudantes conheceram a estrutura da Casa Legislativa, por seus ambientes como o Plenário Professora Ivonne Ribeiro Almeida e a Galeria de Ex-presidentes Deputado Jorge Hannas.

Na oportunidade, os futuros cidadãos entrevistaram o Vereador Fernando Gonçalves Lacerda (Fernando do Fórum), que respondeu às mais variadas perguntas relacionadas ao trabalho de um vereador.

A Professora Maria Eduarda (Duda) destacou que “as crianças formularam perguntas anteriormente, em sala de aula. A partir daí, houve contato com o vereador Fernando para nos esclarecer sobre estas questões. Os alunos vieram à Câmara, orientados com uma apostila especialmente elaborada, sobre quais as funções de um vereador, como é feita uma Lei no município, entre outros pontos”, explicou.

As crianças demonstraram entusiasmo com a visita, e, atentas, acompanharam cada explicação. 

O Vereador Fernando Gonçalves Lacerda elogiou a iniciativa do CEM e destacou a importância da promoção da cidadania junto às crianças. “Quero parabenizar a professora e direção do CEM porque ações como esta fazem parte da cidadania. Quando incutimos na mente, na consciência das crianças, a importância do papel do Legislativo, do Executivo e do Judiciário, o caráter destes jovens se formará e, com isso, poderemos extirpar de vez da política, no geral, pessoas inescrupulosas; pessoas que só querem tirar proveito da política em benefício próprio. Então, esta atitude é louvável e ficamos satisfeitos de ver o interesse de cada aluno. Enquanto estávamos dando respostas, notamos como eles prestavam atenção, se engajavam realmente neste projeto. Então, pra nós, isto é gratificante, é empolgante, e, isto mostra que, em Manhuaçu, a Educação está no caminho certo”, afirmou.

(Thomaz Júnior)



 



 


terça-feira, 22 de março de 2011

Vereadores aprovam Projetos e debatem melhorias para a população de Manhuaçu

 Em sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 17/03, a Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou cinco novos Projetos de Lei e diversas Indicações de autoria dos vereadores.

Sob a presidência de Renato Cezar Von Randow, a Casa Legislativa recebeu a visita de representantes de órgãos ligados à Agricultura, Educação e da Delegacia do Serviço Militar.

Entre os presentes, o Delegado do Serviço Militar em Manhuaçu, 1º Tenente Carlos Artur Silva Freitas; Secretário M. de Agricultura, Dr. Vinícius de Resende; Presidente do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), Sandra Cerqueira Hott Nery, e conselheiro, Flânio Alves; Extensionista da EMATER, Maria do Carmo Dutra Fontes, e o Administrador da Rodoviária, Geraldo Hott. O Secretário M. de Educação, Professor Eduardo Arthur de Magalhães Portilho, também participou.

O Presidente Renato da Banca avaliou a sessão considerando-a proveitosa a partir do positivo debate envolvendo diversos setores do município. Ele também convidou a todos para o Encontro Regional para a criação de Conselhos da Juventude, com data prevista para ser realizado no próximo dia 07 de Abril, quando jovens e autoridades de diversos municípios vizinhos deverão estar presentes no plenário do Legislativo para um momento de capacitação.

Renato citou a visita realizada ao Comando do Corpo de Bombeiros em Belo Horizonte, recentemente, quando uma comissão composta por autoridades reforçou a reivindicação para que o Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu seja elevado à condição de Companhia.


Projetos de Lei aprovados:

 

Executivo Municipal

 

*Fundo de Desenvolvimento Rural (Aprovado com emendas): Projeto de Lei n.º 021/2011 – “Cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – FMDRS, e dá outras providências”;

*XVI Olimpíada do Trabalhador: Projeto de Lei n.º 023/2011 – “Autoriza repasse financeiro à “ACIAM” e dá outras providências”. Fica o município autorizado a repassar a quantia de R$ 5 mil para a ACIAM destinada ao apoio financeiro para a realização da XVI Olimpíada do Trabalhador;  

*Contratação de serventes escolares I: Projeto de Lei n.º 026/2011 (Aprovado c/ emenda), “Autoriza a contratação de pessoal por tempo certo e determinado e dá outras providências”;

*Contratação de serventes escolares II: Projeto de Lei n.º 027/2011 (Aprovado c/ emenda), “Autoriza a contratação de pessoal por tempo certo e determinado e dá outras providências”;

*Reversão de imóvel: Projeto de Lei n.º 028/2011, “Autoriza o Poder Executivo a proceder com a reversão do imóvel que menciona”.

 

REQUERIMENTOS:

 

Maria Imaculada Dutra Dornelas

 

* À Prefeitura: Requerimento n.º 015/2011, Reivindica o envio de correspondência para a Prefeitura, solicitando informações sobre o andamento do projeto habitacional “Minha Casa Minha Vida” no Município, no que diz respeito às dificuldades e pendências a serem resolvidas, sejam por parte do Executivo ou da Caixa Econômica Federal;

 

Fernando Gonçalves Lacerda e José Geraldo Damasceno

 

*Criação de Departamento de Trânsito: Requerimento n.º 016/2011 - Indicam a criação de Comissão Especial de Vereadores para estudos de viabilidade da implantação de um Departamento Municipal de Trânsito;

 

INDICAÇÕES:

 

Nelci Alves Gomes (Teté):

 

*Calçamento no B. Santa Terezinha: Indicação n.º 061/2011, Indica o término do calçamento do trecho entre a Rua José Bertolace de Barros e a divisa com a Rua Manoel Martins, no B. Santa Terezinha;

*Calçamento no B. Catuaí: Ind. n.º 062/2011, Solicita o término do calçamento da Rua Moisés Ribeiro Alves, no B. Catuaí;

*Faixa de trânsito: Indicação n.º 080/2011, Reivindica a colocação de faixa de trânsito na Av. Palmeiras, no B. Matinha, em frente à EE Cordovil Pinto Coelho;

 

Maria Imaculada Dutra Dornelas:

 

*Muro no B. Santa Luzia: Indicação n.º 058/2011, Solicita a construção de muro de contenção na rua onde fica a Caixa D’água, no B. Santa Luzia;

*Plano de carreira para o Magistério: Ind. n.º 081/2011, Indica a criação de comissão com o objetivo de estudar melhorias para o plano de carreira do magistério;

*Conselho Municipal de Habitação: Ind. n.º 082/2011, Solicita a reativação do Conselho Municipal de Habitação, criando, juntamente a diretoria ou secretaria de habitação, necessários para que o Município participe e receba recursos de projetos elaborados pelo Estado;

 

Francisco de Assis Dutra (Chico do Juquinha)

 

*Iluminação Pública: Indicação n.º 083/2011, Reivindica a colocação de três postes de iluminação pública na Rua São Pedro, no Distrito de São Pedro do Avaí;

*Melhorias na rede pluvial: Indicação n.º 084/2011, Indica melhorias da rede pluvial na Rua Espírito Santo, em São Pedro do Avaí;

*Galerias pluviais: Indicação n.º 085/2011, Solicita a construção de galeria de águas pluviais na Rua Sagrada Família, em São Pedro do Avaí;

 

Gedival Bitencourt Breder:

 

*Melhorias em estradas: Indicação n.º 086/2011, Indica melhorias nas estradas rurais do Município, com a construção de redes pluviais e obras de reparos em pontos críticos, além de colocação de solo brita e saibro;

*Redes pluviais e de esgoto: Indicação n.º 087/2011, Reivindica o contato entre a Prefeitura e a Secretaria de Obras, no intuito de construir redes pluviais e de esgoto no B. Ponte da Aldeia;

*Telefonia na Vila Formosa: Indicação n.º 088/2011, Solicita a extensão dos serviços de assinatura de telefonia residencial e colocação de orelhões na Comunidade da Vila Formosa.

 




segunda-feira, 21 de março de 2011

Vereador cobra esclarecimentos do SAAE sobre excesso de reclamações da população

 As reclamações feitas por moradores de vários bairros relacionadas a canos estourados, falta de água e buracos foram mencionadas no plenário pelo Vereador Fernando Gonçalves Lacerda (Fernando do Fórum), durante a sessão legislativa desta quinta-feira, 17/03. 

O Vereador considera haver descaso por parte da autarquia com a população. “Famílias reclamaram que ficam sem água para beber, tomar banho e lavar roupa, assim não dá! Sugiro que a presidência convoque o Diretor desta autarquia para dar explicações. Para se ter uma ideia, o encanamento que havia dado problema arrebentou-se novamente no Bairro Petrina. Além disto, percebem-se muitos buracos nas ruas da cidade e vazamentos, havendo grande desperdício de água”, alertou.

O Presidente Renato da Banca adiantou que encaminhará ofício para o SAAE, solicitando a presença do Diretor da Autarquia no plenário do Legislativo, para os devidos esclarecimentos. “O Vereador Fernando frisou alguns problemas que vêm sendo observados na cidade, relacionados a buracos e canos estourados, e, também o sério problema do Bairro Petrina, principalmente o do barranco que fica situado nos fundos da nossa residência, onde, recentemente, houve um grave deslizamento de terra. Já é a quarta vez que um cano estoura no local. Nesta reunião, pediu-se realmente uma convocação para o comparecimento do Diretor do SAAE à Casa Legislativa, ao exemplo do que temos feito mensalmente com Secretários e Diretores de Autarquia, para que se explique o porquê da falta de água na cidade. Por que quando se abre um buraco na rua ele não é consertado? Enfim, vários questionamentos. Entendemos que existem várias circunstâncias, mas chega um determinado ponto em que há muitas cobranças na Câmara; a população está sofrida neste aspecto”, anunciou.


domingo, 20 de março de 2011

Delegado do Serviço Militar solicita melhorias nas instalações da Junta em Manhuaçu

  Durante a sessão legislativa desta quinta-feira, 17/03, da Câmara Municipal, o Delegado do Serviço Militar, Tenente Carlos Artur Silva Freitas, comentou sobre as precariedades do local concedido para o funcionamento da Delegacia de Serviço Militar de Manhuaçu, situado sobre a rodoviária.

“O local onde funciona a Delegacia do Serviço Militar atualmente não está adequado para um bom atendimento. Convido aos vereadores para conhecerem o local, porque, lá, temos graves problemas como falta de banheiro, água potável, telefone, há infiltrações nas paredes, entre outros”, comentou.

Tenente Artur considera ser de grande importância a reativação do Tiro de Guerra em Manhuaçu para a formação do jovem.

Em relação às reivindicações feitas pelo Delegado do Serviço Militar, o Presidente Renato Cezar Von Randow mencionou que as medidas que vêm sendo tomadas no terminal rodoviário possibilitarão melhorias em geral para todos os usuários e instituições ali instaladas, como é o caso da sede da Delegacia e Junta do Serviço Militar.







sábado, 19 de março de 2011

Secretário de Educação esclarece dúvidas na Câmara de Manhuaçu

 Na sessão legislativa desta quinta-feira, 17/03, o Secretário Municipal de Educação, Professor Eduardo Portilho, esclareceu dúvidas dos vereadores relacionadas aos Projetos destinados às contratações do setor.

Houve amplo debate entre os vereadores que, na oportunidade, manifestaram a preocupação que o município deve ter com o estrito cumprimento da Legislação em contratar prioritariamente os aprovados no concurso público.

Os vereadores também entendem que o município precisa atuar de modo a garantir o funcionamento das instituições; neste caso, as escolas e creches da rede municipal.

O Vereador Nelci Alves Gomes (Teté) ressaltou a urgência de estruturar a creche comunitária no Bairro Santa Terezinha, considerando o grande número de famílias que dependem desta instituição para que as crianças sejam atendidas enquanto os adultos, em sua maioria trabalhadores rurais, vão para a panha do café.

O Secretário Eduardo Portilho esclareceu todas as dúvidas e enfatizou a necessidade das contratações previstas nos Projetos de Lei, em pauta na sessão.








sexta-feira, 18 de março de 2011

Vereadores aprovam criação de Fundo para Desenvolvimento Rural em Manhuaçu

Em sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 17/03, a Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou cinco novos Projetos de Lei e diversas Indicações de autoria dos vereadores.

Sob a presidência de Renato Cezar Von Randow, a Casa Legislativa recebeu a visita de representantes de órgãos ligados à Agricultura, Educação e da Delegacia do Serviço Militar.

Entre os presentes, o Delegado do Serviço Militar em Manhuaçu, 1º Tenente Carlos Artur Silva Freitas; Secretário M. de Agricultura, Dr. Vinícius de Resende; Presidente do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), Sandra Cerqueira Hott Nery, e conselheiro, Flânio Alves; Extensionista da EMATER, Maria do Carmo Dutra Fontes, e o Administrador da Rodoviária, Geraldo Hott. O Secretário M. de Educação, Professor Eduardo Arthur de Magalhães Portilho, também participou.

A Presidente do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), Sandra Cerqueira Hott Nery, se pronunciou, no início da sessão, sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 021/2011 que cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, FMDRS.

Devidamente analisado pelas comissões legislativas específicas e com todos os pareceres favoráveis, o plenário colocou o Projeto em votação, sendo aprovado por todos os vereadores.

O 1º Secretário do Legislativo, José Geraldo Damasceno (Zé Rulinha), comemorou a aprovação deste Projeto, agradecendo aos colegas vereadores e parabenizando os representantes do CMDRS pelo esforço contínuo em prol do meio rural.

Na Câmara, Zé Rulinha e o Vereador Francisco de Assis Dutra (Chico do Juquinha) integram a entidade. “Tivemos o Projeto de Lei aprovado em benefício do CMDRS, que é um dos maiores conselhos do município. Acompanho esta entidade há mais de dois anos, e, hoje, tivemos a satisfação da aprovação do Fundo Municipal”, destacou Zé Rulinha.

(Thomaz Júnior/ Assessoria de Imprensa da Câmara M. de Manhuaçu)




Geraldo Hott, Flânio Alves, Maria do Carmo (Emater), Sandra Cerqueira,
Tenente Arthur e Sebastião Onofre.





 


quinta-feira, 17 de março de 2011

Workshop em Legislação Trabalhista será no próximo dia 23

Questões relacionadas aos horários de trabalho em vésperas de feriados e a Legislação Trabalhista serão evidenciados em um workshop especial realizado pela Ascon (Associação dos Contabilistas do Leste Mineiro) e a Delegacia do CRC-MG/ Manhuaçu (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais). Este momento de atualização do conhecimento será realizado nesta quarta-feira, 23/03, das 14h às 18h, no auditório da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu).

O Delegado do CRC-MG em Manhuaçu, Pedro Pena Soares, destaca que a iniciativa “representa mais uma oportunidade para os empresários e profissionais do setor aprofundar seus conhecimentos sobre as mudanças na Legislação e, com isto, se adequarem como é preciso, evitando transtornos com a fiscalização”.

“Nós sabemos que, rotineiramente, a Fiscalização do Trabalho atua com mais ênfase em circunstâncias relacionadas a problemas com horas extras, por exemplo. Então, estamos direcionando as atividades de modo que haja maior esclarecimento sobre estes pontos. [...] O Workshop é destinado a todos os profissionais de escritórios, contabilistas, estudantes, enfim, qualquer interessado pode fazer sua inscrição. Basta procurar a Ascon e fazer seu credenciamento”, comentou Pedro Pena.

A programação envolverá palestras e debates. Inicialmente, o Coordenador de Fiscalização de Minas Gerais, do Ministério do Trabalho e Emprego, Dr. Flávio Ferreira Pena, ministrará palestra abordando a Legislação Trabalhista aplicada ao Meio Rural (Norma 31) e Urbano (inclusive o setor de construção civil).

O Presidente da Ascon, Daniel Gerhard Batista, também ressalta a importância do curso e o esforço constante da Ascon para a atualização e integral dos contabilistas de toda a região.

Inscrições ainda podem ser feitas. Interessados devem entrar em contato com a Ascon, na Praça 05 de Novembro, 355, sala 102, no centro, ou por telefone 3331 – 6172.

(Thomaz Júnior)

sábado, 12 de março de 2011

Daniel Gerhard toma posse na Academia Mineira de Ciências Contábeis

Momento da Posse na Academia Mineira de Ciências Contábeis.
Daniel Gerhard, ao lado da irmã, Dra. Daniela.

 Em prestigiada sessão solene da Academia Mineira de Ciências Contábeis, em Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira, 09/02, o Contabilista Daniel Gerhard Batista tomou posse como Membro Efetivo Perpétuo, passando a ocupar a Cadeira nº 44, que tem como Patrono Olívio Koliver. O nome do contador manhuaçuense foi aprovado, após criteriosa eleição, sendo selecionado dentre outros renomados profissionais do setor.

Conselheiro Estadual do CRC-MG (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais) e Presidente da Ascon (Associação dos Contabilistas do Leste Mineiro), Daniel Gerhard é autor de três livros na área de Ciências Contábeis (Contabilidade em Foco, Tópicos atuais em custos e Contabilidade de Custos: Temas atuais, publicados pela Editora Juruá, além da participação no livro Contabilidade pública na Gestão Municipal, que está em sua 3ª edição pela Ed. Atlas).

A Academia Mineira de Ciências Contábeis foi fundada em 1960, e, desde então, congrega profissionais de notória atuação no Estado e que se dedicam a contribuir com o desenvolvimento intelectual da classe.

A solenidade foi realizada no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, na capital mineira, quando, expressivo número de autoridades e convidados estiveram presentes.

Em entrevista à reportagem, Daniel Gerhard agradeceu ao apoio dos colegas profissionais de Manhuaçu e compartilha a felicidade deste momento com a classe contábil da região, representada por todos os seus profissionais.

 

Currículo

 

Daniel Gerhard Batista é Mestre em Contabilidade, Pós-graduado em Administração Pública e graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é diretor-proprietário da Real Assessoria Contábil Ltda., Membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) como auditor, consultor e assessor contábil de entidades municipais e de dezenas de empresas comerciais e de prestação de serviços.

O contabilista ministra cursos e palestras para empresários e gestores públicos nas áreas administrativas e financeiras, com vasta experiência em auditoria preventiva, corretiva e punitiva na área Pública Municipal e Comercial; atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Auditoria e Consultoria Contábil Pública e Comercial. Ele também atuou como Professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC - MG), na Pós-Graduação Lato Sensu de Administração Pública, em Belo Horizonte, Botelhos, Uberlândia, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas e Governador Valadares.

Daniel foi coordenador e professor do Curso de Ciências Contábeis da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu); professor da disciplina de Auditoria, na Faculdade Doctum de Teófilo Otoni; Professor de Pós-Graduação em Gestão Financeira em Controladoria e da disciplina Auditoria e responsabilização na gestão pública, do curso de Pós-Graduação em Administração Pública no Centro Universitário Sul de Minas (UNIS).

(Thomaz Júnior)




 




 

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...