quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Câmara aprova projeto para compra de terreno do IFET


Preocupados com o prazo para a definição do terreno para a construção do campus do IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) em Manhuaçu, os vereadores aprovaram o Projeto nº 023/2013, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a doação de área para a construção da instituição de ensino, durante sessão extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira, 25. Antes da votação, o Presidente da Câmara, Maurício de Oliveira Júnior, abriu espaço para o pronunciamento dos vereadores a respeito do assunto. Além dos cidadãos e representantes de entidades sociais, também estiveram presentes os Secretários Municipais Eduardo Heringer (Agricultura) e Marcilon Breder (Trabalho e Desenv. Social) e o Ex-vereador Nelci Alves Gomes (Teté). 
Logo no início da reunião, houve minuto de silêncio em memória do estudante Wallace Luiz Teixeira de Souza e do PM Luiz Otávio dos Santos Júnior (29º BPM).

Pronunciamentos

Todos os vereadores manifestaram com ênfase que são favoráveis à instalação do IFET em Manhuaçu.
A Prefeitura encaminhou o Projeto de Lei para a Câmara somente na tarde da última quinta-feira, 21, o que dificultou o trabalho de análise dos vereadores e das respectivas comissões. Em cumprimento ao que determina o Regimento Interno sobre convocação de sessão extraordinária, a Presidência da Câmara marcou esta reunião para hoje.
   Os vereadores lembraram os esforços dos Deputados Federais João Magalhães e Reginaldo Lopes e do Ex-vereador Nelci Alves Gomes (Teté) para assegurar que Manhuaçu fosse uma das seis cidades atendidas no Estado com a implantação do campus.
Vereador Paulo Altino afirmou que é a favor da Educação e sabe da sua importância para o desenvolvimento da sociedade. Ele destacou ainda as iniciativas tomadas pelos familiares dos saudosos ex-prefeitos Eduardo Xavier e Antônio Wellerson, além do empresário Nilton Marques (Niltinho), em oferecer terreno para doação. Paulo Altino elogiou o posicionamento do Presidente Maurício Júnior em relação ao assunto, ao cobrar a necessidade de haver maior diálogo entre a Prefeitura e a Câmara, sobretudo em questões tão importantes como esta.
O Vereador João Gonçalves Linhares Júnior (Inspetor Linhares) ressaltou que apoia a construção do IFET em qualquer parte do município, mas que “a instituição deveria ser construída em terreno doado e não em terreno comprado”.
Os Vereadores Rogério Filgueiras Gomes (Rogerinho) e Fernando Lacerda mencionaram que o IFET deveria ser construído na cidade. “Entendo que o IFET deveria ter sido construído no terreno próximo à Heringer (B. Ponte da Aldeia) porque esta foi a primeira doação. No entanto, o que realmente queríamos queriamos era economia para os cofres públicos”, pontuou Fernando.
Fernando Lacerda lembrou ainda os esforços do ex-vereador Teté, com as diversas viagens à Juiz de Fora, Viçosa, Belo Horizonte e Brasília (DF), com o propósito de consolidar este audacioso projeto para Manhuaçu.
O 1º Secretário da Mesa Diretora, Vereador Eli de Abreu Gomes, cobrou a presença do Prefeito Nailton Heringer na reunião, por considerar a pauta do dia um assunto de extrema importância para a municipalidade.
O 2º Secretário e Líder do Governo, Francisco de Assis Dutra (Chico do Juquinha), juntamente com os Vereadores Juarez Cleres Elói e Aponísia dos Reis mencionaram sua satisfação com a escolha de Realeza para sediar o campus do IFET/Manhuaçu. “Ficamos muito felizes em ter a oportunidade de construir o IFET nesta gestão. Agradecemos à família de José de Abreu pela visão de futuro, possibilitando ao município adquiri-lo naquele local”, relatou Aponísia.
Vereador Jânio Garcia Mendes relatou que “sou favorável ao IFET em Realeza, até porque cresci naquele lugar, conheço as pessoas ali e sei da importância desta instituição para o desenvolvimento dos distritos”.
O Vereador Gilson César da Costa comentou sobre as visitas em terrenos em Vilanova, Realeza e outras localidades para a instalação do IFET, e considerou que o imóvel em Realeza foi a melhor opção. “Agradecemos à família que se dispôs a vender o terreno. [...] O preço dos terrenos em outros pontos do município era exorbitante”, esclareceu.
O Vice-presidente da Câmara, 2º Sgt. Anízio Gonçalves de Souza (Cb. Anízio), ressaltou a importância do IFET para o desenvolvimento regional. “Tivemos uma família iluminada que disponibilizou o terreno para venda em um valor abaixo da que propõe a especulação financeira existente em Manhuaçu. [...] O IFET trará inúmeros benefícios para a nossa sociedade”, afirmou.
O Ex-vereador Nelci Alves Gomes (Teté) agradeceu aos vereadores da atual legislatura. “Agradeço aos membros da Casa pelo reconhecimento. Não houve empenho dos prefeitos anteriores para que o IFET fosse instalado em Manhuaçu. Em Outubro do ano passado, estivemos reunidos com o Prefeito Nailton Heringer e com a reitoria do IFET/Sudeste de Minas para tratar deste assunto. Nailton se mostrou atento para resolver esta situação, e, agora, tomou as providências necessárias para que o instituto seja de fato construído”, elogiou.
Demonstrando grande emoção ao relembrar sua mãe, Teté considera esta definição sobre o IFET uma grande realização e um momento de alegria, representando a validação dos diversos esforços realizados.

Palavra do Presidente

O Presidente Maurício de Oliveira Júnior reafirmou que todos os vereadores são favoráveis ao IFET em Manhuaçu. Maurício parabenizou Teté pelos esforços dispensados e também ao Prefeito Nailton Heringer, pela determinação em resolver esta questão. “É uma reunião histórica. Aprovamos a doação do terreno adquirido em Realeza para a construção do IFET. Na quinta-feira passada, houve debates calorosos sobre este assunto. [...] O que se questionou aqui foi a ausência de diálogo para que pudéssemos votar com maior clareza, segurança e harmonia. Porque aqui em Manhuaçu, sobre pelo menos três terrenos, houve conversa sobre doações. Então, questiono: houve esgotamento da tentativa de doação proposta pelo senhor Nilton Marques (Niltinho)? Ele poderia vender mais algum terreno? E a família Wellerson, que tanto trabalhou pra doar? A família de Eduardo Xavier que também queria doar este terreno? Quanto será gasto em infraestrutura neste terreno em Realeza? Quanto seria gasto em infraestrutura nos terrenos do Niltinho, da família de Eduardo Xavier? São questionamentos que nós não temos respostas. Então, julgo que nós votamos no escuro, isto por falta de diálogo e transparência do Executivo. A população precisa saber que o Projeto de Lei que veio aqui, não nos possibilitou optar se o IFET iria ficar na cidade ou em Realeza. Não travamos este diálogo. Do modo como o Prefeito conduziu o projeto, ou era em Realeza ou perderíamos o IFET. Não a mais tempo de buscar outro terreno. o prazo é fatal. Quando o projeto nos foi enviado na semana passada, sem uma conversa ou esclarecimento, tomei a liberdade de ligar para o Prefeito e perguntei sobre o prazo que teríamos para dialogar, discutir. A resposta foi clara: o prazo está extrapolado. Ou doávamos ou perdíamos o instituto. O IFET vai para Realeza e fica no município. de Manhuaçu. [...] É um grande ganho e todos os vereadores que, compromissados com o bem-estar e desenvolvimento de Manhuaçu, votaram com unanimidade a aprovação desta doação. [...] É lamentável que tomamos conhecimento desta aquisição de terreno em Realeza, por meio do jornal. Este projeto veio aqui como uma fatura liquidada. Com a ausência de diálogo, este projeto se consignou como uma faca no pescoço, ou se aprova ou perde-se; não nos coube uma discussão, não nos coube questionar, não coube aqui trazer clareza a esta situação, é esta a celeuma, o prefeito precisa explicar à população o porquê de se adquirir terreno em Realeza e ignorar as doações em áreas privilegiadas e mais próximas à Manhuaçu”, esclareceu o Presidente Maurício.

Votação

A votação ocorreu após serem dados os pareceres favoráveis das Comissões Legislativas de Orçamento, Finanças e Tomadas de Contas; Direitos Humanos; Obras Públicas; Educação Cultura e Esporte, e de Constituição Redação e Justiça. Todos os vereadores votaram a favor do Projeto de Lei.
(Thomaz Júnior) 








 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

São José do Mantimento tem Mercado do Produtor Rural

O recém instalado Mercado do Produtor Rural de São José do Mantimento revela-se como um novo e importante canal de comercialização da produção agrícola local e dos municípios vizinhos atendidos pela Coopersol (Cooperativa Funil Solidário Ltda.). A iniciativa tomada pela cooperativa tem a proposta de promover a geração de renda, beneficiando a agricultura familiar, e o acesso ao consumidor de produtos naturais e de excelente procedência como legumes, frutas, verduras, ovos caipira, pães caseiros e iogurte natural, entre outros.
A Coopersol é composta por produtores rurais de São José do Mantimento, Chalé e de Conceição de Ipanema e municípios limítrofes.
Em São José do Mantimento, o Mercado do Produtor Rural está localizado na Rua Minas Gerais, n.º 01, no B. Novo Horizonte, funcionando de segunda-feira a sábado, no horário comercial. Contatos podem ser feitos pelo telefone (33) 3335-1069.
De acordo com o Administrador da Cooperativa, Douglas Berbert Gomes, “os produtos são trazidos toda semana, direto da agricultura familiar, oferecendo aos consumidores qualidade e alimentos saudáveis. Entendemos que este trabalho seja incentivo para que novas famílias integrem a cooperativa. Em recente reunião, foi definida a abertura para cinquenta novos produtores cooperados. [...] Destacamos que todos os produtos que os consumidores encontram em empreendimentos que trabalham com hortifruti granjeiros, também serão encontrados no mercado do produtor, tudo produzido por famílias agrícolas”, explicou Douglas.
Ainda de acordo com o administrador, a Coopersol está totalmente regularizada e inscrita no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Isto possibilita que agricultores cooperados possam comercializar sua produção agrícola para as administrações municipais. “Juridicamente, a Cooperativa tem a possibilidade de trabalhar com os produtores cooperados. Um dos recursos disponibilizados pelo Governo Federal é justamente o PNAE, em que 30% das aquisições destinadas à merenda escolar devem ser com alimentos provindos da agricultura familiar. A cooperativa está trabalhando com estes produtos do PNAE, há cerca de dois anos”, comentou Douglas.
Outra inovação da Coopersol é a marca própria NatSol, que distingue principalmente o açúcar mascavo, produzido na região, entre outros itens.
(Thomaz Júnior)

Legenda:

(SãoJoséMant Coopersol.jpg)O Administrador da Coopersol, Douglas Berbert Gomes, destaca que o Mercado do Produtor Rural busca geração de renda para as famílias no campo e o oferecimento de alimentos saudáveis, com baixo custo.


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Ascon prepara curso de Departamento Pessoal

A Ascon (Associação dos Contabilistas do Leste Mineiro), em parceria com a Delegacia do CRC-MG, prepara-se para a realização do curso sobre Departamento Pessoal, abrindo o calendário de treinamentos de 2013. A capacitação está prevista para ocorrer no próximo dia 25 de Março e as inscrições estão abertas, com vagas limitadas a trinta participantes.
O Departamento de Pessoal de uma empresa tem atribuições como Admissão de Funcionários (recrutamento e seleção, integração e registro), Compensação (Jornada de trabalho, folha de pagamento, benefícios e tributação) e Desligamento (Rescisão de Contrato de Trabalho, atuações junto ao Ministério do Trabalho, etc.). Em Manhuaçu, o curso é direcionado a empresários, contadores, controllers, analistas, assistentes e auxiliares das áreas contábil, tributária e administrativa, bem como aos demais profissionais envolvidos com a matéria. O treinamento visa orientar os participantes sobre as rotinas do departamento, bem como trabalhar a parte prática.
Em entrevista à reportagem, o Presidente da Ascon, Contador Daniel Gerhard Batista, destacou a realização deste novo curso, ressaltando o compromisso de promover a representatividade da classe na região, possibilitando o constante desenvolvimento destes profissionais, por meio de cursos e palestras abordando todas as áreas de uma organização.
O curso será realizado no Campus Ilha de Excelência da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu), com duração de oito horas. Para os associados em dia com a entidade, a taxa de inscrição é de R$ 20,00; estudantes e participantes de uma mesma empresa terão descontos especiais. Informações podem ser obtidas pelo telefone (33) 3332 4290 (Juliana) e e-mail: asconmg@yahoo.com.br.

LEGENDAS:

(Dep Pessoal – Daniel Gerhard.jpg) – O Presidente da Ascon, Contador Daniel Gerhard Batista.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Câmara de Luisburgo realiza primeira sessão ordinária do ano com grande público


 A Câmara Municipal de Luisburgo realizou a primeira sessão ordinária do ano, reunindo expressivo número de cidadãos, no último dia 22/02. Entre os presentes, o Prefeito José Carlos Pereira, membros do secretariado e o Assessor Jurídico Parlamentar, Dr. Júlio César Nogueira, além de conselheiros tutelares.
Sob a presidência de Geraldo Aparecido da Silva, Vice-presidente Lourival Rodrigues Rosa e 1º Secretário Eduardo José de Freitas, a Câmara de Luisburgo é composta também pelos vereadores Adriana Garcia dos Santos Lacerda, Jésio Damasceno, José Aparecido de Souza Campos, Luiz Rodrigues Rosa Neto, Maria de Fátima Cândido Matias e Mauro de Abreu.
Projetos de Lei importantes como os que tratam da contratação de servidores para a área da Educação e o reajuste salarial do funcionalismo foram aprovados nesta sessão, com Pareceres favoráveis das Comissões Legislativas específicas, além das Indicações solicitando melhorias para o município.

Concurso Público

O Prefeito José Carlos Pereira comentou sobre a recente visita de representantes do Ministério Público de Minas Gerais à Prefeitura e da regularidade da administração municipal quanto às determinações do Ofício nº 095/2013, de 05 de Fevereiro de 2013, expedido pela Promotoria da Comarca de Manhuaçu, relacionadas à contratação de parentes na Administração Municipal. “O Ministério Público fez uma ação para combate ao nepotismo, do qual só me ajudou, me tranquilizou porque eu já havia cumprido a Lei. Eu não fiz contratação de parentes, devido ao conhecimento de que isto não é bem visto pela Justiça. Estamos providenciando a realização do concurso público, este que dará normalidade à situação dos funcionários do município”, destacou o Prefeito.
Em seguida, José Carlos fez um breve relato sobre os primeiros 52 dias do mandato. “Estamos fazendo levantamento de todas as pastas e setores na Administração Municipal. No Conselho Tutelar, foram quatro reuniões, além de reuniões com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. [...] Logo no início de nossos trabalhos, organizamos as equipes de limpeza e de Saúde, porque as pessoas precisam que estes atendimentos funcionem sem interrupção. Também organizamos o setor de transporte, procedendo com as manutenções em todos os veículos, colocando todos em pleno funcionamento. [...] Na Educação, temos a Professora Noronha atuando como Secretária. É uma pessoa muito dedicada, que dará total atenção aos professores da rede municipal. [...]. Fui vereador por dois mandatos e quero estar sempre em diálogo com a Câmara. Pra mim é muito importante participar e apoiar o trabalho dos vereadores. Quero que eles tenham sempre a certeza de que têm um prefeito que quer diálogo com a Câmara Municipal”, mencionou o Prefeito José Carlos.

Saneamento Básico

No plenário, o Prefeito José Carlos mencionou o cadastramento do município no CISAB (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais). “Estive em Viçosa e assinei a intenção do cadastramento do município no CISAB. Vamos elaborar um projeto que será encaminhado para a Câmara de Vereadores para que Luisburgo faça parte deste consórcio. É uma adesão importante porque o CISAB nos auxilia na elaboração dos projetos e na compra do material. O SAAE depende da compra de diversos produtos para o tratamento da água e, com o consórcio, conseguiremos estas aquisições com os preços bem mais em conta”, esclareceu.

Minha Casa, Minha Vida

Outro anúncio feito pelo Prefeito foi o cadastro de Luisburgo no Programa Minha Casa, Minha Vida. Inicialmente, serão construídas 30 residências. “Determinamos ao setor de assistência social um levantamento das famílias em condições mais precárias. Nos próximos anos, queremos consolidar a construção de novas casas, atendendo mais famílias”, relatou o Prefeito.

Boas expectativas

O Presidente da Câmara, Geraldo Aparecido da Silva (Geraldo da Venda), avaliou esta primeira sessão ordinária, adiantando que os vereadores têm boas expectativas de trabalho nesta nova legislatura. “Estamos começando um novo trabalho, pedindo a Deus que dê tudo certo. [...] Tivemos a honra de trabalhar com o José Carlos durante quatro anos, enquanto integrante da Câmara de Vereadores. Tivemos um bom diálogo e continuamos juntos, e, pretendemos desenvolver importantes ações em conjunto, de modo que a Câmara seja devidamente atendida e melhorias possam ocorrer no município. [...] Nesta reunião ordinária, foram aprovados Projetos de Lei e diversas Indicações”, ressaltou o Presidente Geraldo.
Os vereadores também fizeram suas considerações, mencionando a importância da sintonia entre as atividades do Legislativo e do Executivo Municipal.
(Thomaz Júnior)


(Luisb Cam1.jpg) O Prefeito José Carlos Pereira (dir.) participou da sessão legislativa e anunciou que o município prepara-se para a realização de concurso público.  
(Luisb Cam2.jpg) e (Luisb Cam3.jpg)  Os vereadores apresentaram diversas Indicações nesta primeira sessão ordinária do ano, em que foi registrada expressiva participação dos cidadãos.
 


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Reativação do Conselho Municipal de Saúde em Luisburgo


Luisburgo foi uma das cidades da região que conseguiu manter o atendimento prestado à população na área da Saúde, sem quaisquer interrupções, neste início de ano que marcou o início de um novo mandato administrativo. Agora, outro passo da Secretaria Municipal de Saúde é a reativação do Conselho Municipal de Saúde – considerado um importante órgão de controle social nas cidades.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Sebastião Braga de Souza (Tatão), o Conselho Municipal de Saúde precisa estar ativo, pois, o mesmo possibilita maior envolvimento social da população nas questões relacionadas ao setor, além de ser imprescindível para o acesso a recursos do Governo Federal. “Deparei-me com as Atas do Conselho Municipal de Saúde e constatei que a entidade não está se reunindo com frequência. Estamos reestruturando a entidade para que ela possa atuar dentro da Secretaria Municipal de Saúde, possibilitando até mesmo o recebimento de recursos do Ministério da Saúde. O Conselho desempenha um trabalho que envolve a população; é de controle social e muito necessário ao município para que se possa dar andamento aos serviços de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde não se move sozinha, ela precisa do Conselho Municipal de Saúde, e, estamos reestruturando esta entidade a partir de agora”, comentou o Secretário.

Atendimento contínuo

O atendimento ininterrupto na área da Saúde possibilitou tranquilidade às famílias de Luisburgo neste começo de ano. Mesmo nos primeiros dias de 2013, quando a nova Administração iniciava um trabalho de organização interna, os atendimentos aos pacientes ocorreram normalmente nas Unidades Básicas de Saúde. “Quero salientar que nos preocupamos muito com a Saúde de nossa população. Quando assumi a Secretaria, nos deparamos com certas dificuldades, porque havia vários funcionários sendo demitidos, até mesmo antes de nós tomarmos posse. Já neste começo de atividades, estamos organizando todo o sistema para que as pessoas possam ser atendidas. Estamos com o atendimento médico, o PSF urbano e o PSF rural; os cirurgiões dentistas, psiquiatra, psicólogo e fonoaudiólogo estão em pleno funcionamento. [...] O serviço de fisioterapia está funcionando também, de 8h as 4h da tarde, todos os dias. Estamos com enfermeiros atendendo todos os dias, de segunda-feira a domingo, e, não temos mais aquele problema de só haver um auxiliar na Secretaria de Saúde. Temos um enfermeiro formado para atender a população, com responsabilidade técnica, durante todos os dias da semana. Ou seja, estamos fazendo com que a população seja atendida da melhor maneira possível, porque o povo merece. [...] Agora, podemos dizer que estamos estabilizados, e, esperamos estar com tudo organizado até o próximo mês de Março”, afirmou Tatão.
 
CIS-CAPARAÓ

O Secretário Sebastião Braga de Souza (Tatão) ressaltou também a participação do Prefeito José Carlos Pereira na composição da nova diretoria do CIS-Caparaó (Consórcio Intermunicipal de Saúde) – eleita recentemente. José Carlos é o novo Vice-presidente da entidade que congrega dez municípios da região. “O Consórcio Municipal de Saúde auxilia o serviço do SUS naquilo em que ele ainda não consegue atender plenamente aos seus usuários. Para a população de Luisburgo e dos demais municípios da região, entendemos que esta participação do Prefeito José Carlos Pereira seja um ganho a mais”, relatou Tatão.
(Thomaz Júnior)

LEGENDAS:
(LuisbSaude.jpg) O Sec. Munic. de Saúde Sebastião Braga de Souza (Tatão) busca a reativação do Conselho Municipal de Saúde em Luisburgo.
(LuisbSaude2.jpg) Parte da equipe de profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde de Luisburgo, em frente à Unidade Básica de Saúde, no centro da cidade.

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...