sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Reativação do Conselho Municipal de Saúde em Luisburgo


Luisburgo foi uma das cidades da região que conseguiu manter o atendimento prestado à população na área da Saúde, sem quaisquer interrupções, neste início de ano que marcou o início de um novo mandato administrativo. Agora, outro passo da Secretaria Municipal de Saúde é a reativação do Conselho Municipal de Saúde – considerado um importante órgão de controle social nas cidades.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Sebastião Braga de Souza (Tatão), o Conselho Municipal de Saúde precisa estar ativo, pois, o mesmo possibilita maior envolvimento social da população nas questões relacionadas ao setor, além de ser imprescindível para o acesso a recursos do Governo Federal. “Deparei-me com as Atas do Conselho Municipal de Saúde e constatei que a entidade não está se reunindo com frequência. Estamos reestruturando a entidade para que ela possa atuar dentro da Secretaria Municipal de Saúde, possibilitando até mesmo o recebimento de recursos do Ministério da Saúde. O Conselho desempenha um trabalho que envolve a população; é de controle social e muito necessário ao município para que se possa dar andamento aos serviços de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde não se move sozinha, ela precisa do Conselho Municipal de Saúde, e, estamos reestruturando esta entidade a partir de agora”, comentou o Secretário.

Atendimento contínuo

O atendimento ininterrupto na área da Saúde possibilitou tranquilidade às famílias de Luisburgo neste começo de ano. Mesmo nos primeiros dias de 2013, quando a nova Administração iniciava um trabalho de organização interna, os atendimentos aos pacientes ocorreram normalmente nas Unidades Básicas de Saúde. “Quero salientar que nos preocupamos muito com a Saúde de nossa população. Quando assumi a Secretaria, nos deparamos com certas dificuldades, porque havia vários funcionários sendo demitidos, até mesmo antes de nós tomarmos posse. Já neste começo de atividades, estamos organizando todo o sistema para que as pessoas possam ser atendidas. Estamos com o atendimento médico, o PSF urbano e o PSF rural; os cirurgiões dentistas, psiquiatra, psicólogo e fonoaudiólogo estão em pleno funcionamento. [...] O serviço de fisioterapia está funcionando também, de 8h as 4h da tarde, todos os dias. Estamos com enfermeiros atendendo todos os dias, de segunda-feira a domingo, e, não temos mais aquele problema de só haver um auxiliar na Secretaria de Saúde. Temos um enfermeiro formado para atender a população, com responsabilidade técnica, durante todos os dias da semana. Ou seja, estamos fazendo com que a população seja atendida da melhor maneira possível, porque o povo merece. [...] Agora, podemos dizer que estamos estabilizados, e, esperamos estar com tudo organizado até o próximo mês de Março”, afirmou Tatão.
 
CIS-CAPARAÓ

O Secretário Sebastião Braga de Souza (Tatão) ressaltou também a participação do Prefeito José Carlos Pereira na composição da nova diretoria do CIS-Caparaó (Consórcio Intermunicipal de Saúde) – eleita recentemente. José Carlos é o novo Vice-presidente da entidade que congrega dez municípios da região. “O Consórcio Municipal de Saúde auxilia o serviço do SUS naquilo em que ele ainda não consegue atender plenamente aos seus usuários. Para a população de Luisburgo e dos demais municípios da região, entendemos que esta participação do Prefeito José Carlos Pereira seja um ganho a mais”, relatou Tatão.
(Thomaz Júnior)

LEGENDAS:
(LuisbSaude.jpg) O Sec. Munic. de Saúde Sebastião Braga de Souza (Tatão) busca a reativação do Conselho Municipal de Saúde em Luisburgo.
(LuisbSaude2.jpg) Parte da equipe de profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde de Luisburgo, em frente à Unidade Básica de Saúde, no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereadores participam da inauguração do Auditório da Justiça Federal em Manhuaçu

A Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Rose Mary, e os Vereadores Adenilza da Saúde, Marcelino de Jesus, Clóvis Pires e Administrador R...