domingo, 28 de novembro de 2010

Estudantes de Mecânica do CEM visitam Usiminas

 Os estudantes do curso técnico de Mecânica do CEM (Centro Educacional de Manhuaçu) ampliaram seus conhecimentos visitando a Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais), em Ipatinga.

Coordenados pelo Professor Carlos Coelho, os alunos conheceram de perto as instalações da indústria que é líder na produção e comercialização de aços, bobinas, placas e revestidos destinados aos setores de linha de consumo e da indústria automotiva.

Em contato com os profissionais que lá atuam, e devidamente orientados pelo professor do CEM, os estudantes ficaram a par das principais inovações do setor, buscando primorosa formação profissional.

 


sábado, 27 de novembro de 2010

CEM: a expansão do saber e a plena formação, da educação infantil ao ensino superior

 Na proximidade do novo ano e prestes a comemorar onze anos de exemplar atuação no oferecimento do ensino de alto padrão de qualidade, da Educação Infantil aos cursos técnicos e de graduação universitária, o CEM disponibiliza excelente estrutura, com professores capacitados e em sintonia com as inovações constantes da educação, laboratórios, bibliotecas, salas de informática, espaço para recreação, estacionamento, material didático do Sistema Positivo – considerado o melhor do Brasil - entre outras vantagens, além da primordial dedicação para consolidar o aprendizado com a formação equilibrada e plena do estudante.

Em Manhuaçu, Matipó e Muriaé, a instituição já está com matrículas abertas para o ano letivo de 2011.

 

Educação Infantil: o papel da escola no cenário atual

 

Crianças aprendem rapidamente e vão cada vez mais cedo para a escola na atualidade. No CEM, o mundo de descobertas dos pequenos é ainda mais estimulado, com atividades didáticas, brincadeiras e alimentação adequada e devidamente balanceada por nutricionistas. Além disso, passeios e excursões a locais diversos referenciados pela história, cultura,  fauna ou flora, modernidade e ciências, asseguram ainda mais a riqueza do aprendizado.

“Encaminhar a criança logo nos primeiros anos de vida para a escola é muito positivo e uma decisão inteligente. O tempo que a criança passaria com uma babá, por exemplo, é melhor aproveitado na escola, onde ela aprende muito mais, convivendo e brincando com outras crianças da mesma faixa etária. É um investimento importantíssimo” – relata um pai de aluno.

A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam capacidades, como o desenvolvimento de uma imagem positiva de si, com confiança em suas capacidades; hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar; estabelecimento de vínculos afetivos; ampliação de suas possibilidades de comunicação e de interação social; brincadeiras, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; estímulo às relações sociais; e a observação e exploração do ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, entre outros.

 

Ensino Fundamental e Ensino Médio

 

A Educação Básica, no nível fundamental, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e o fornecimento de meios para progredir em estudos posteriores. Os projetos pedagógicos realizados são atualizados e têm como fundamento desenvolver o senso crítico, a curiosidade, a criatividade, a solidariedade, o respeito, a responsabilidade e a expressão de ideias, respeitando cada faixa etária.

Para os alunos de 6º ao 9º ano, um ambiente dinâmico e estimulador à formação criativa e crítica, assegurando um espaço de troca permanente entre suas opiniões, valores e conhecimentos. Em função disso, o CEM leva em consideração os interesses, as capacidades e as necessidades dos alunos, desenvolvendo junto a eles projetos e eventos culturais, sempre aprimorando seus conhecimentos e garantindo a continuidade de sua escolaridade.

O projeto pedagógico privilegia uma postura que não fica restrita à sala de aula, mas com atividades especiais que exploram recursos abrangentes da informática (TV, DVD, data show...) e contam com a dedicação de professores qualificados, atividades extracurriculares, visitas externas para estudo do meio e apoio pedagógico.

No CEM, a educação é centrada no adolescente, oferecendo-se em sua estrutura o Ensino Médio, bem como o 9º ano, para que a transição entre os ciclos aconteça naturalmente. A proposta pedagógica apóia-se no estímulo à pesquisa, satisfazendo a curiosidade típica desta fase da vida. Desta forma, o educando é estimulado ao pensamento crítico, associando seu aprendizado à vida cotidiana, fortalecendo seu intelecto às normas de disciplina e convivência social, preparando-o para a sociedade atual e o trabalho.

Venha fazer parte desta família e construir uma história pessoal de sucesso e aprendizado.

 

Eventos estimulam convívio e desinibição

 

Um dos principais desafios para as pessoas, tanto crianças quanto adultos, é o desenvolvimento das habilidades de falar em público e desenvolver apresentações para um grupo em geral. No CEM, durante todo o ano letivo, são promovidos eventos contextualizados nas várias áreas do saber, incentivando a pesquisa, o trabalho em grupo e a desinibição – por meio de apresentações ao público. Entre eles, o “Projeto Literário”, “Família na Escola”, “Festa das Nações”, “Feira Cultural”, “Gincana de Matemática”, “InfoCEM”, “Noite CEM Sono”, “Simpósios Educacionais”, “Festival de Dança” e “Semana de Enfermagem”, além da tradicional Festa Junina do CEM.

 

Cursos Técnicos

 

Cada vez mais valorizados, os cursos técnicos representam uma excelente oportunidade para o ingresso do jovem no mercado de trabalho. Acesso este disponibilizado também para o adulto que busca uma nova reinserção no universo produtivo empresarial e industrial. Atento às demandas da região, o CEM oferece variados cursos ministrados por profissionais de alta especialização e com o suporte de material didático rigorosamente atualizado, inclusive cursos do PEP (Programa de Educação Profissional), disponibilizado pelo Governo.

 

Graduação e Pós-graduação

 

Com diversos cursos de graduação e de pós-graduação à distância (EAD), o CEM atende às diferentes vertentes do ensino, possibilitando ao estudante formação universitária e condições de aprimorar seus conhecimentos dentro da área escolhida. Assim, o estudante realiza um de seus maiores projetos de vida, que é cursar uma faculdade. Ao optar pelo Ensino à Distância, o universitário estuda em casa ou no trabalho, aproveitando o tempo disponível com o crescimento intelectual.

 

Site do CEM

 Na busca por uma interação cada vez maior com o público, principalmente os educandos, pais e professores, o CEM  inaugura seu espaço na internet com muitas novidades e o compromisso de propagar e estimular o aprendizado, em todos os níveis. A partir de agora, o público tem a facilidade de conhecer as novidades do CEM, obter informações relacionadas aos cursos e atendimento em geral, em qualquer lugar. É só acessar www.cemnet.com.br e pronto!

Sugestões? Dúvidas? Informações sobre nossos cursos, horários e formas de matrícula? O site do CEM é uma nova ferramenta interativa entre a instituição, seus alunos e a comunidade. No espaço virtual, são disponibilizadas galerias de fotos e de vídeos, apresentação de sua estrutura, principais eventos e atividades externas desenvolvidas pelos estudantes.

(Thomaz Júnior)








sexta-feira, 26 de novembro de 2010

1º Encontro de Fornecedores da Distribuidora Gardingo

Com a presença maciça de industriários, diretores e representantes de indústrias nacionais e internacionais, o 1º Encontro de Fornecedores da Distribuidora Gardingo foi realizado com sucesso em Matipó, no último dia 25/11.

Os convidados se reuniram em clima de confraternização no salão de eventos do Haras São João, juntamente com os membros da Família Gardingo e funcionários do grupo. 

 

Visão empreendedora e união

 

Prestes a completar seus 34 anos de existência, o Grupo Gardingo se consolida como referência empresarial na região, agregando treze empresas. São elas; Supermercado São João, Cafeeira São João e Armazéns São João, Armazéns São João (Três Corações); Drogaria e Farmácia de Manipulação São João, Italogard Club, Haras São João, Distribuidora Gardingo, Gardingo Trade, Transportadora Gaivota, Laticínios Gardingo, Faculdade Vértice e Hidro-Mineração Divina Pureza Ltda. Juntas, elas são responsáveis pela contratação direta de mais de mil funcionários.

O evento foi prestigiado pelo patriarca da família, Senhor Henrique Gardingo Neto e filhos. O homenageado é pai de treze Filhos que são eles, Maria Pureza, José, Terezinha, Sebastião, Antônio, João, Carlos, Aloísio, Anízio, Maria do Carmo, Ema Lúcia, Esperança e Ana Alice. Ainda entre os familiares presentes ao evento, filho, netos e bisnetos.

Logo no início da solenidade, após a execução do Hino Nacional Brasileiro, houve a apresentação de vídeo institucional relatando a trajetória de trabalho e excelentes resultados do Grupo Gardingo no decorrer destas três décadas de atuação.

Os irmãos Anízio Gardingo e João Batista Gardingo, dois dos diretores do Grupo Gardingo, se pronunciaram, enfatizando a união da família e os investimentos constantes efetivados pelo grupo na região.

Diversos depoimentos foram dados pelos convidados, tecendo elogios e ressaltando a credibilidade do Grupo Gardingo junto ao mercado.

Ainda na mesma noite foi servido delicioso jantar, acompanhando um saboroso churrasco.

A programação deste inédito encontro encerrou-se em alto estilo com show musical da talentosa dupla sertaneja Ronan e Ronaldo.

(Thomaz Júnior)

 

















 

 

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ascon e CRC realizam curso de Departamento de Pessoal em Manhuaçu

“Atualização e Reciclagem em Departamento de Pessoal” foi o mais recente curso realizado pela Ascon (Associação dos Contabilistas do Leste Mineiro) e a Delegacia do CRC-MG/ Manhuaçu (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais).

A iniciativa reuniu profissionais que atuam em empresas de toda a região, nesta segunda-feira, 22/11, em treinamento que durou todo o dia.

Ministrado pelo renomado especialista Professor Cleber Batista de Souza, o curso realizado na sede da Aciam teve vagas limitadas a trinta participantes.

Para os associados com situação em dia com a Ascon, o curso foi oferecido gratuitamente.

O Departamento de Pessoal de uma empresa tem atribuições como admissão de funcionários (recrutamento e seleção, integração e registro), compensação (jornada de trabalho, folha de pagamento, benefícios e tributação) e desligamento (rescisão de contrato de trabalho, atuações junto ao Ministério do Trabalho, etc.).

No decorrer do treinamento em Manhuaçu, os participantes fizeram indagações, esclarecendo dúvidas e angariando conhecimento para o desenvolvimento de um trabalho ainda mais aperfeiçoado nas instituições em que atuam.

O Presidente da Ascon, Daniel Gerhard, e o
Delegado do CRC-MG/ Manhuaçu, Pedro Pena,
ressaltaram o compromisso das entidades com
a representatividade e o desenvolvimento
profissional dos contadores da região.
     
  

Em entrevista à reportagem, o Delegado do CRC-MG/ Manhuaçu, Pedro Pena, e o Presidente da Ascon, Daniel Gerhard, comentaram sobre a realização deste novo curso, ressaltando o compromisso das instituições em promover a representatividade do contador na região, além de possibilitar o constante desenvolvimento destes profissionais, por meio de cursos e palestras abordando todos os setores da empresa.

(Thomaz Júnior)

 

 







LEGENDAS:

 

(Dep Pessoal – Daniel e Cleber.jpg) – 

(Dep Pessoal – Prof Cleber.jpg) – O Palestrante Professor Cleber Batista de Souza, durante o curso em Manhuaçu.

(Dep Pessoal – Participantes.jpg) – Profissionais Manhuaçu e região presentes ao curso.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Colégio traz curso técnico em eletrotécnica para Manhuaçu

Colégio Técnico Cleber Francisco Vieira traz curso inédito para a região

 

Manhuaçu e região ganham uma nova instituição destinada à capacitação técnica.

O Colégio Técnico Cleber Francisco Vieira é o único a oferecer o curso técnico em Eletrotécnica.

Com suporte pedagógico, professores capacitados e excelente estrutura para a comodidade dos alunos, o colégio está com matrículas abertas e com 50% de desconto para aqueles que se matricularem até o próximo dia 20 de dezembro.

As aulas se iniciam no dia 1º de Fevereiro de 2011.

 

Pioneirismo e oportunidade de trabalho

 

O curso técnico em Eletrotécnica é pioneiro na cidade e na região.

Com grade atualizada e convênios de estágios com grandes empresas, o Colégio Técnico Cleber Francisco Vieira possibilitará o ingresso de jovens e adultos ao mercado de trabalho.

Outra novidade é que, durante o período de estágio, os estudantes serão observados pelas respectivas empresas, podendo ser efetivados como funcionários das mesmas.

A direção da instituição destaca que “o mercado é amplo, atendendo, além de Manhuaçu e cidades vizinhas, a região do Vale do Aço e os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O salário, em média, oferecido por estes Estados supera os R$ 1.500,00, podendo chegar à R$ 4.000,00, como supervisor de Elétrica. Percebe-se ainda que existem diversos profissionais que são eletricistas práticos e não possuem o curso técnico em Eletrotécnica. É, com certeza, a grande oportunidade para se qualificarem”.      

O candidato poderá fazer o curso técnico em Eletrotécnica em apenas 14 meses ou, se preferir, em 24 meses (com aulas somente nos finais de semana).

Para se matricular, basta ter concluído o Ensino Médio, ou estar cursando o mesmo.

A direção lembra que “quem pensa no futuro se prepara no presente, escolhendo o Colégio Técnico Cleber Francisco Vieira que une qualidade e eficiência no ato de educar”.

Para entrar em contato com o Colégio Técnico basta ligar para 33 3331 – 5450, entre 9h e 11h e de 13h às 20h, de segunda à sexta-feira, ou na Secretaria da escola situada à Rua Serafim Tibúrcio, 16, no Bairro Coqueiro.

 

 




domingo, 21 de novembro de 2010

APAE é vencedora da 1ª Gincana Solidária do JCC

 

Com a participação expressiva de estudantes de sete escolas de Manhuaçu, a 1ª Gincana Solidária do Programa JCC (Jovens Construindo a Cidadania) do 11º BPM foi encerrada com grande entusiasmo na tarde do último sábado, 20/11.

Com provas relâmpagos, apresentações diversas e muita torcida por parte das equipes, o evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo Oswaldo Sad, na parte da tarde.

A grande vencedora deste ano foi a EE Pearl White Slaib Fadlalla (APAE/Manhuaçu), seguida pela 2ª colocada, EE de Manhuaçu, e, a terceira classificada, EE Maria de Lucca Pinto Coelho.

Nesta primeira edição da gincana, também participaram as escolas EE Renato Gusman, EE João Xavier da Costa, EE Salime Nacif e EE São Vicente de Paulo.

Todas as escolas foram representadas por estudantes e professores, levando muita animação para as arquibancadas do ginásio, juntamente com a Banda de Música do 11º BPM e jovens artistas que também apresentaram seus talentos.

Presente ao evento, o Radialista SJ de Moraes foi escolhido patrono desta primeira gincana. Entre os presentes, o Comandante da 72ª CIA de Polícia Militar, Capitão Luciano Reis; Coordenadores do Programa JCC, Tenente Jésus e Soldado Thiago; Diretor Municipal de Cultura, Fabrício Santos; Milena Guadalupe (Secretaria M. de Trabalho e Desenvolvimento Social); Presidente do Conselho M. de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Flávio Lacerda; Presidente do Comjuve/ Manhuaçu (Cons. M. da Juventude), Thomaz Júnior, e Benoni da Paixão (Comsep - Cons. M. de Segurança Pública e Defesa Social), além de diretores das escolas, policiais e convidados.

Na abertura da solenidade, Capitão Luciano comentou sobre as ações sociais desenvolvidas nas escolas, durante o período da gincana, e enfatizou o reconhecimento da PM em relação ao trabalho desempenhado por Soldado Thiago Ribeiro, junto à coordenação do JCC e a mobilização da juventude, concedendo-lhe o título de Policial Destaque.

 


 

Provas-relâmpago e atrações

 

Nos intervalos de cada prova relâmpago, jovens talentos como as duplas Jefferson e Felipe e Gian e Giovani emocionaram e agitaram a platéia.

O grupo artístico 4 Azes também se apresentou, despertando a curiosidade do público com um ato de ilusionismo.

Ainda entre as atrações, o destaque para os estudantes da EE de Manhuaçu que apresentaram, de forma talentosa, uma peça de teatro da obra de Machado de Assis.

Os Radialistas SJ de Moraes (Patrono do evento) e Thomaz Júnior (Comjuve) conduziram a apresentação do cerimonial.

No encerramento, foi anunciado o resultado da prova da arrecadação de alimentos, uma das mais importantes da Gincana, pelo seu caráter social e pela expressiva quantidade de pontos que a mesma gerou para cada escola.

 

Campeã destaca que gincana beneficiou escola e comunidade

 

O Presidente da APAE/ Manhuaçu, Renato Cezar Von Randow, acompanhou todo o evento junto à torcida da escola, na arquibancada. Emocionado com a vitória da instituição, Renato congratulou com os alunos e professores esta primeira colocação.

O Coordenador do Programa JCC, Tenente Jésus, considerou a parceria entre o 11º Batalhão de Polícia Militar, as escolas e o jovens como um dos principais fatores que tornaram esta primeira gincana uma iniciativa bem sucedida. “As provas foram muito participativas, com mensagens muito boas e provas envolventes em questões relacionadas aos jovens. Nós vimos, por exemplo, em uma das provas, a paródia pela prevenção, a excelente qualidade das músicas, mostrando a importância da prevenção às drogas, ao crime, enfim, ressaltando a importância da participação e o envolvimento do jovem. A gente viu a vontade dos estudantes de melhorar, de buscar o caminho correto, e, este é o objetivo do programa, que posicionar o jovem como sendo o futuro cidadão”, avaliou Tenente Jésus.

(Thomaz Júnior)

 

 













 

 

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...