Com o tema Integração
Campo – Cidade, a EE Renato Gusman, situada na Avenida Nações Unidas, no B.
Bom Jardim, em Manhuaçu, realizou sua feira cultural.
O trabalho bem coordenado envolveu expressiva participação dos estudantes e colocou em prática a Agenda 21 – documento elaborado durante a Conferência Eco-92 ou Rio-92 que estabeleceu a importância de cada país em se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade possam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais.
Entre os subtemas propostos relacionados à Agenda 21, foram evidenciados pelos trabalhos dos estudantes: o café, Fontes de conhecimento, Mitos e Verdades, Guardiões do meio ambiente, Minas são muitas, a força do boi, identidade mineira, No campo tudo se transforma, lugar da diversidade, Artes e Músicas e a natureza no interior.
Todos os temas foram muito bem explorados, trazendo para os visitantes muita informação e cultura.
Um dos destaques, o 9º ano B que desenvolveu trabalho coordenado pele professora de Ciências, Marisa de Souza Barbosa explorando com propriedade o tema Café.
A apresentação contou com o convidativo slogan: “Venha tomar um cafezinho com o 9º ano B”, tendo em vista que o café sempre foi matéria prima de grande importância para Manhuaçu, Minas Gerais e, sobretudo, para o Brasil.
Com sagacidade, os alunos pesquisaram de forma abrangente a cultura do café e o impacto que pode ser gerado pela utilização indiscriminada de defensivos agrícolas, na contaminação da água, dos seres vivos, na morte de microrganismos e insetos - ações que contribuem para o desequilíbrio ecológico.
Os educandos pesquisaram também os benefícios proporcionados
pelo café, cultivado com tecnologia aplicada sem agressão ao meio ambiente.
Maquetes ilustrativas representaram ouro verde do Brasil, juntamente com os trabalhos em artes plásticas que envolveram todos os alunos da sala.
Houve também explanações sobre a cultura do café, com exposição dos variados tipos grãos e utensílios utilizados em sua produção e no consumo.
Realizada de forma abrangente e interativa, a Feira Cultural contou com a confecção de cartazes, panfletos, cartões de visitas, camisas e divulgação na Rádio Manhuaçu AM 710. As salas de aula foram decoradas tematicamente.
A avaliação foi altamente positiva, atingindo todos os objetivos propostos como os de interação, coletividade, cooperação, criatividade e, principalmente, da aquisição do conhecimento, além de relacionar a importância da cultura cafeeira no cenário sócio-cultural e econômico do nosso país.
A Professora Marisa Barbosa, coordenadora destas atividades, destaca que “a feira teve vários visitantes que nos honraram com a sua presença, entre professores, alunos e pais. Contamos com a participação da ilustre superintendente da SRE/ Manhuaçu, Maria Geralda Vilela Cupertino, e das representantes da Superintendência Regional de Ensino, Vitória Maria de Magalhães e Isabel Cristina de Souza. Agradecemos também a Diretora da Escola Estadual Salime Nacif, Maísa Damasceno, que nos alegrou com sua presença. Tivemos a colaboração dos amigos da cultura: 7 Collor Copiadora, Projeto Adote uma Árvore, Concorrência Silk, Jornal Tribuna do Leste, Dupla Safra, Rádio Sociedade Manhuaçu AM 710 e Repórter Thomaz Junior, Diretora da EE Renato Gusman, Maria da Penha Ferreira Knupp; Vice-Diretora, Elizabeth Machado Martins; Supervisoras Luciana Gonçalves Muniz Ferreira e Leoni Maria Dias Paes. Aos professores, funcionários e todos os alunos estão de parabéns por mais esse evento que enobrece a arte de educar. Fica aqui registrado o nosso agradecimento a todos que nos prestigiaram”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário