Medicina Tradicional Chinesa e Fisioterapia: saúde para o corpo, mente e espírito

Após enriquecedora experiência trabalhando junto à equipe de profissionais que cuida de atletas de alto rendimento em clubes de futebol carioca - como Flamengo, Botafogo, Madureira, Boa Vista, Vasco da Gama e outros - coordenada pelo renomado Dr. Fábio Marcelo que é fisioterapeuta desportivo, e atual coordenador da fisioterapia do Fluminense (Profissional este que já trabalhou no Flamengo e Kashima Antlers, ao lado de Zico no Japão e em outros clubes, além de ter sido professor e supervisor do Dr. Glauco), o fisioterapeuta e especialista em Acupuntura, Dr. Glauco de Paula Dalforne, inicia suas atividades em Manhuaçu, instalando clínica especializada em Medicina Tradicional Chinesa e Fisioterapia.

O corpo em equilíbrio, a partir de conhecimentos milenares da medicina e da filosofia orientais: assim é a Medicina Tradicional Chinesa que, a cada dia, tem busca crescente por parte de pessoas que a veem como excelente alternativa para a obtenção de uma vida saudável, em todos os aspectos.

Corpo, mente e espírito observados de forma congruente e holística na busca pelo pleno equilíbrio.

Nas atividades da clínica em Manhuaçu, aliam-se os procedimentos fisioterápicos com a medicina oriental, em um novo conceito de tratamento em saúde. 

Dr. Fábio Marcelo, fisioterapeuta do Romário e atual coordenador de fisioterapia do Fluminense; Dr. Nilton Petroni (mais conhecido como ‘Filé’), que se destacou como fisioterapeuta do Ronaldo Fenômeno, e, hoje, fisioterapeuta do Atlético Mineiro, e Dr. Glauco, que chega a Manhuaçu, foram formados na mesma instituição no Rio de Janeiro, sendo que Dr. Glauco foi aluno e trabalhou com Fábio Marcelo em sua clínica na Barra da Tijuca (RJ).

 

Medicina Tradicional Chinesa

 Dr. Glauco explica que “diante dos graves problemas de saúde da humanidade, a Medicina Tradicional Chinesa apresenta-se necessária. É um acervo cultural da humanidade, além de precioso legado dos antepassados. A alimentação, exercícios físicos e respiratórios, fitoterapia, meditação, acupuntura e suas técnicas, proporcionam melhor qualidade de vida. A principal diferença entre a medicina convencional e a Medicina Tradicional Chinesa é a visão que temos sobre a vida e suas manifestações. Buscamos sempre tratar o homem de forma global e não apenas os sintomas que são manifestação física de uma alteração energética”.

Segundo a tradição chinesa, os seres humanos foram pensados pela Força Criadora para viverem em torno dos 120 anos e em boa forma. “Existem relatos históricos de homens que viveram por muitos anos e com saúde. Isso se dá, principalmente, porque esses homens eram regrados, equilibrados e possuíam clareza na mente, o que possibilitou gozar de plena saúde por longo tempo. Tudo em excesso ou em deficiência prejudica o homem. Uma alimentação, atividade física, sexo, vida social, fatores climáticos entre outros, tudo isso quando realizado de forma errada e desregrada leva ao que chamamos de desequilíbrios energéticos, e logo surgem as doenças”, pontuou o acupunturista.

Apesar de milenar, com documentos datados com cerca de cinco mil anos, a Medicina Tradicional Chinesa se aperfeiçoou ao longo dos séculos e, hoje, a ciência convencional comprova conceitos que os antigos chineses já sabiam e utilizavam em suas vidas.

Conceitos estes como os de física quântica, teorias energéticas - em que se sabe que a energia não pode ser criada e nem destruída, apenas transformada.

A Medicina tradicional chinesa já usava tais conceitos, pois o homem além de ser biopsicossocial também é energético.

A energia retirada no ar e alimentos nutre nossas células e através de processos químicos e orgânicos, usamos essa energia em todos nossos processos diários, como andar, falar, pensar, interagir, etc.

“O homem deve viver em paz e conformidade com o meio externo, sociedade, família, natureza, se alimentar bem, respirar bem, se desenvolver e recriar, buscando o caminho que traga felicidade!”, explicou Dr. Glauco.  

O especialista menciona que os recursos terapêuticos de origem oriental podem ser imprescindíveis no tratamento, como:

 

Acupuntura

 A acupuntura se desenvolveu na Medicina Tradicional Oriental.

As técnicas, estudos, práticas, observações e toda sua ciência foram desenvolvidas por várias regiões do Oriente, como China, Japão, Índia, Vietnã, Coréia, Tibet entre outros países. O tratamento melhora o funcionamento energético do corpo, possibilitando ao organismo trabalhar melhor, com maior resistência aos transtornos da vida, como estresse, mudanças climáticas e doenças oportunistas. Com a utilização de finas agulhas posicionadas em pontos específicos do corpo, a acupuntura fortalece ainda o sistema imunológico, melhorando a autoestima, além de reduzir a tensão muscular e a fadiga física e mental.

Essa energia, que os chineses chamam de Qi possibilita que nossas funções vitais funcionem adequadamente, nutrindo órgãos, mente, humor, nosso corpo físico e emocional.

A melhora do fluxo energético faz o corpo funcionar de forma mais adequada, reduzindo assim as consequências de patologias como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias e sintomas de dores de cabeça, nos joelhos e coluna, cólicas menstruais e constipação, entre outros.

Na antiga China, a acupuntura era usada principalmente como método preventivo. “Nosso corpo é um conjunto biopsicossocioenergético perfeito e harmônico, e deve assim funcionar por toda nossa vida. Porém, a cada ano, se torna mais difícil conviver em sociedade. As pessoas não conseguem encontrar a felicidade, e, se tornam infelizes, cruéis e amarguradas. Em razão disto, sofrem, adoecem e morrem. Devemos buscar alegria e harmonia em nossos pensamentos e atitudes. Não existe o menor sentido buscar a felicidade no mundo exterior, pois nunca a encontraremos, pelo simples motivo: Nossa felicidade está dentro de nós, e basta procurarmos no lugar certo”, ressaltou.

 

Auriculoterapia

 A auriculoterapia é uma especialidade da Medicina Chinesa, sendo uma ótima opção de tratamento.

Trata-se de um microssistema que já era referido nos textos antigos como o Huang Ti Nei Jing, onde se relata a estreita relação do pavilhão auricular com o resto do corpo.

Através dela podem ser tratadas cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão: enfermidades de caráter motor, caráter neurológico e psicológico (cefaleias, neurastenia, insônia, dor, etc.).


O tratamento tem por base a identificação de pontos curativos na região do ouvido e a ligação entre a posição destes no pavilhão auricular é ocupada pelo feto pouco antes do nascimento (de cabeça para baixo).

O diagnóstico da auriculoterapia tem valor hoje semiológico muito próximo do diagnóstico através do pulso e da observação da língua na Medicina Tradicional Chinesa.

O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano, por constituir um microssistema capaz de funcionar como receptor de sinais de alta especificidade, podendo refletir todas as mudanças fisiológicas dos órgãos e vísceras, dos quatro membros, do tronco, dos tecidos, etc.

Quando há uma desarmonia em qualquer parte do corpo humano, ela é refletida na orelha com reações de caráter e localidades diferentes, específicos a cada enfermidade em particular, deixando relações muito estreitas entre os locais reativos e as partes do organismo implicadas na patologia.

O método de tratamento em auriculoterapia desenvolveu-se muito nestes últimos anos, desde as tradicionais agulhas de acupuntura de dimensões relativamente pequenas e muito finas, às agulhas intra-dérmicas e utilização do laser, passando pelas esferas magnéticas e moxabustão, inclusive à prática mais utilizada na China que é a colocação de pequenas sementes com adesivo. Todo o tratamento pela auriculoterapia tem como objetivo promover o equilíbrio do paciente e assim o seu bem-estar. A auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa, podendo o próprio paciente pressionar as esferas ou semente colocadas nos pontos auriculares, estimulando por pressão e efetivando continuamente o tratamento.

 

Drenagem Linfática

A drenagem linfática manual faz parte das técnicas utilizadas para favorecer a dita “circulação de retorno”.

Em caso de disfunção e formação de edemas, principalmente no pós cirurgia plástica, mastectomia, e auxilia na redução de medidas (redução de peso), gordura localizada, essa técnica melhora o sistema imunitário, melhora a ação anti-inflamatória do organismo. É a potencialização de uma função fisiológica que tem como objetivo a evacuação de dejetos provenientes do metabolismo celular e o transporte de elementos nutritivos, por intermédio de canalizações denominadas vasos linfáticos, drenando os líquidos excedentes que banham as células, mantendo dessa forma, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. A falha dessa função pode desencadear edema (inchaço).

O papel do fisioterapeuta é estimular essas funções ou pelo menos controlar a sua falha a fim de limitar a obstrução do espaço intersticial.

 

Massoterapia

 Massoterapia é a aplicação de técnicas de massagem com finalidade terapêutica, anti-estresse, relaxamento, estética e esportiva. Sua utilização alivia dores musculares e estimula a circulação sanguínea, devido aos estímulos sensoriais quando realizada ou orientada pelo fisioterapeuta. Além disso, a massagem auxilia a consciência corporal, e a liberação de substancias que promovem o bem estar no organismo.

A massoterapia é bastante conhecida por causa do futebol, em que quase todos os times contam com um massoterapeuta para auxiliar na recuperação muscular e ajudar na reabilitação em alguns casos de lesões, atuando também na prevenção de distensões e contraturas  que podem acontecer por causa excesso de tensão.

 

 

Shiatsu

 

 O shiatsu consiste em pressionar determinados pontos chamados tsubos para promover a melhora da saúde. Shiatsu literalmente significa pressão com os dedos: “shi” significa dedos e “atsu” significa pressão ou contato. A técnica tem a finalidade de equilibrar e restabelecer o fluxo do Qi (em chinês) ou Ki (em japonês) nos meridianos de energia do corpo.

Na Medicina Oriental, a doença é um desequilíbrio na energia (Qi) da pessoa e uma das formas para restabelecer o fluxo da energia, é através do shiatsu. Pressionando os pontos do meridiano o órgão irá funcionar melhor, corrigindo o fluxo do Qi para circular na área com energia estagnada ou com dor.

 

Fisioterapia

Com extensa qualificação e experiência na área desportiva, principalmente no futebol tratando atletas de alto rendimento, o jovem fisioterapeuta Dr. Glauco de Paula Dalforne coordena um completo trabalho de fisioterapia na clínica direcionado ao tratamento pediátrico, reumatológico, traumato-ortopédico, neurológico e desportivo, redução e eliminação das dores no corpo – principalmente na coluna, joelhos, tornozelos, ombros e região cervical.

 

Neurologia

 Pacientes acometidos por sequelas de AVE (Acidentes Vasculares Encefálicos), Parkinson, Encefalopatias, traumas raquimedulares, síndrome do túnel do carpo e ciatalgias podem recorrer aos benefícios do atendimento na área neurológica do tratamento, obtendo melhora da qualidade de vida.

  

Traumato – ortopedia

 Trata-se da recuperação de lesões traumato-ortopédicas (rompimentos ligamentares, fraturas, lesão muscular, dores articulares, fascite plantar, alterações da coluna vertebral, entre outras.)

 

Reumatologia

 A fisioterapia em reumatologia tem alcançado muito sucesso, pois, a melhora da qualidade de vida dos pacientes submetidos aos tratamentos é indiscutível. A utilização correta do conhecimento científico aliada aos recursos terapêuticos faz toda a diferença.

 

Pediatria

 No atendimento às crianças, uma atenção especial aos pacientes com paralisia cerebral, síndrome de Down, incoordenação e atraso motor. A atuação neste sentido visa a recuperação do controle motor, equilíbrio e melhor resposta aos estímulos do meio externo.

 

Acupuntura e saúde

 O Fisioterapeuta Dr. Glauco de Paula Dalforne, Especialista em Acupuntura e Eletroacupuntura, considera ainda que a Medicina Tradicional Chinesa “não é só uma medicina, é uma filosofia que ajuda o homem a viver em conformidade com o universo e evoluir.

(Thomaz Júnior/ Revista Mais – ed. Novembro/2010)

Dr. Glauco de Paula Dalforne é Fisioterapeuta especialista em Acupuntura - Atua na melhora das funções osteomusculoarticulares de pacientes de todas as idades. Possui como ferramentas principais, o conhecimento da biomecânica recursos fisioterápicos e técnicas terapêuticas. Além de uma visão humanista e energética do ser humano, o que possibilita um melhor diagnóstico e tratamento das alterações do corpo e da mente.

 

Dr. Glauco de Paula Dalforne

Praça Dr. César Leite – 422 – Centro – Manhuaçu – MG

Tel. (33) 3332 - 4532 – cel. 8889 – 5351

e-mail: glaucodalforne@gmail.com

 



 


 

 

 

Comentários