A Festa do Livro comemorou, de forma especial, o encerramento do Projeto “A Hora do Conto”, este ano, no CEM (Centro Educacional de Manhuaçu). A culminância do Projeto ocorreu no último dia 19/11, quando os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental participaram de criativas apresentações, envolvendo teatro e leitura.
Os pais e professores acompanharam tudo e, entusiasmados com o desempenho e a desinibição dos jovens talentos, capricharam nos aplausos.
Desde o seu início, há alguns meses, o Projeto estimulou o conhecimento e o convívio familiar, proporcionando momentos de leitura dentro de sala de aula e em casa, junto aos pais ou responsáveis, em total sintonia com a proposta de envolver família e escola no processo de aprendizado do educando.
Em entrevista à reportagem, a Coordenadora do Projeto Maria Valéria explica que “a Festa do Livro tem como objetivo ampliar o Projeto Hora do Conto, que tem proposta direcionada para a alfabetização, estimulando o educando a prática da leitura prazerosa dentro e fora da sala de aula”.
No decorrer do projeto, foram desenvolvidas ações valorizando a integração dos alunos com suas famílias, propiciando momentos de afeto, carinho e atenção.
Após as aulas, as
crianças levavam livros para a casa, com o propósito da leitura em família. “Nós, educadores, acreditamos que o hábito da
leitura deve ser estimulado nos primeiros anos da vida escolar. Os alunos dos
1º anos do Ensino Fundamental I têm nos surpreendido a cada dia. É uma alegria
presenciarmos o crescimento e o desenvolvimento das crianças. O interesse pelos
livros passou a ser uma rotina diária, superando assim a nossa expectativa e,
juntos, estamos construindo um ambiente favorável para que possamos cultivar
ainda mais o gosto pela leitura”, avaliou Maria Valéria.
Luíza, mãe da aluna Letícia Correa - do 2º ano do Ensino Fundamental I (Professora Márcia) -, relatou, em carta à coordenação, o seguinte depoimento: “Adorei o Projeto A Hora do Conto. A Letícia reuniu a família e a cada página que lia, mostrava as ilustrações e, certamente como você faz, ela também não se esqueceu de ler o nome da autora. Uma graça! Colocando ênfase nas frases, quando gritavam “bonequinho doce”, ela lia como se estivesse realmente chamando o bonequinho. E, quando acabou a leitura, eu estava chorando de emoção! Parabéns a vocês pelo envolvimento da minha filha!”.
Com este e outros exemplos positivos, o CEM faz excelente avaliação deste bem sucedido projeto, anunciando inovações para o próximo ano.
(Thomaz Júnior)

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