sábado, 30 de outubro de 2010

Facig traz curso de Engenharia Civil para Manhuaçu

O Vestibular para o curso de Engenharia Civil
da Facig está com inscrições abertas.
As provas acontecerão no dia 28 de novembro.

 

 MEC autoriza funcionamento do curso. Vestibular será em novembro

 

Consolidando-se cada vez mais como cidade pólo em Educação, Manhuaçu terá a partir de agora um novo curso superior sendo oferecido aos estudantes da região: a Engenharia Civil. A boa notícia foi confirmada esta semana pela Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu), após a publicação da Portaria de Autorização nº 1791, de 27 de Outubro de 2010, do MEC (Ministério da Educação).

A Engenharia é reconhecida internacionalmente como base para um desenvolvimento tecnológico sustentável e acelerado de qualquer país. Nos últimos anos, com a volta dos investimentos públicos e privados em infraestrutura, a profissão ganha mais destaque, com grande procura pelo público jovem, conforme dados da ABENGE (Associação Brasileira de Ensino de Engenharia).

O Projeto Pedagógico da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu), instituição mantida pelo Centro Superior de Estudos de Manhuaçu Ltda., foi elaborado com o intuito de proporcionar aos cidadãos da região um curso de Engenharia Civil com excelente padrão de qualidade, possibilitando ampla e sólida formação e, através disto, responder aos anseios da sociedade.

Com atuação consolidada na região, a Facig apresenta um ensino modelar em sua prática pedagógica, promovendo o bem-estar para a população em geral. Tudo isso se faz presente por meio do oferecimento de oportunidades para o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem inovador e do estímulo às práticas de extensão acadêmicas, realizadas, conjuntamente, por professores, discentes e empresas conveniadas.

“O engenheiro civil planeja, projeta e executa obras como edifícios comerciais e residenciais, pontes, obras rodoviárias, ferroviárias, então, é um curso de ampla atuação”, destacou a Engenheira e Professora Alessandra Ambrósio.

As inscrições para o vestibular de Engenharia Civil já podem ser feitas na Facig. As provas acontecerão no próximo dia 28 de novembro e o curso tem duração de cinco anos. Mais informações podem ser obtidas no site www.facig.edu.br ou na secretaria da faculdade (tel. 3331 – 7000).

 

Centro Universitário e curso de Arquitetura

 

Com amplo acervo, a Biblioteca Dr. Jorge Hannas,
da Facig, dinamiza o trabalho de pesquisa dos universitários.
Acima, a Diretora Acadêmica da Facig, Rita de Cássia
Martins de Oliveira Ventura, e o Bibliotecário, Antônio Almiro.

 


Com o aumento do número de cursos oferecidos a cada ano e constantes investimentos em sua estrutura, a Facig está prestes a se tornar Centro Universitário, alcançando um novo patamar de classificação junto ao Ministério de Educação.

A partir da instalação do curso de Engenharia Civil, a Facig passa a oferecer doze cursos de graduação superior presenciais, além das opções oferecidas pelo sistema EAD (Ensino a Distância) e a pós-graduação.

Outra inovação da faculdade será a disponibilização do curso de Arquitetura – projeto que está em trâmite para aprovação junto ao Ministério da Educação.

A Engenheira e Professora da Facig, Alessandra Ambrósio,
ressalta que “a Engenharia Civil é um curso em expansão
e amplo, com atuação em várias áreas”.

O novo Campus da Facig está com obras em ritmo acelerado no Bairro Alfa Sul. De acordo com a Diretora Acadêmica da Facig, Professora Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura, a nova estrutura contará com laboratórios compostos de equipamentos inéditos em instituições de ensino de Minas Gerais.

 

 

 
 

 

 

 

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Esclarecimentos sobre Fundeb reúne professores e Executivo Municipal na Câmara

Em atenção aos professores da rede municipal de ensino, a Câmara de Manhuaçu realizou sessão extraordinária na manhã desta quinta-feira, 28/10, envolvendo expressiva participação de profissionais do magistério e da Prefeitura.

O propósito da reunião foi esclarecer questionamentos relacionados ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) levantados pela categoria e reiterados anteriormente na sessão ordinária do Legislativo, no dia 07 p.p, pela Professora Andréia Pereira Lima, além da formalização através de Requerimentos de autoria do Vereador Fernando Gonçalves Lacerda.

O Legislativo cumpriu sua parte, solicitando esclarecimentos da Secretaria M. de Educação a respeito dos questionamentos apresentados.

Com a presença de aproximadamente 200 professores da rede municipal e autoridades, a sessão teve início às 9h, sendo presidida pelo Vereador Toninho Gama, Vice-presidente Gedival Bitencourt Breder e Secretária Maria Imaculada Dutra Dornelas.

A reunião contou ainda com a participação do Prefeito Adejair Barros; Secretários Municipais de Educação, Eduardo Portilho; Administração, Geraldo D’Ângelo Borel, e de Fazenda, Rômulo do Carmo Rodrigues; Professora Andréia Pereira Lima - representante da categoria; Consultor Contábil Valdir Franco Júnior e integrantes da Comissão do Fundeb Adinésio Barbosa Vieira (Presidente), Josias Batista, João Leandro e Célia Gomes.

O Secretário Municipal de Educação, Professor Eduardo Arthur de Magalhães Portilho ressaltou o trabalho sério que a Secretaria desenvolve e seu voto de confiança nas atividades desempenhadas pela assessoria contábil da Prefeitura, além de afirmar o anseio da secretaria pelo diálogo aberto com os professores no intuito de esclarecer as questões pendentes.

Em seguida, se pronunciou o Secretário Municipal de Administração, Geraldo D’Ângelo Borel, apresentando explicação a respeito do Fundeb e os procedimentos relacionados aos rateios e abonos. “Um público extremamente seleto, profissionais do magistério, participaram desta reunião na Câmara, juntamente com os vereadores e profissionais da imprensa. É possível entender a questão do Fundeb. Não é uma situação muito complexa. Mas, a verdade é que é uma questão de contabilidade e, isto, causa alguns desentendimentos, algumas situações de má interpretação. Então, aqui, pudemos ter a oportunidade, a partir do convite do Prefeito Adejair Barros, do Secretário Eduardo Portilho, para explicitar exatamente o que é o Fundeb, para que ele serve, quais são as funcionalidades. O espírito da Lei, na verdade, da criação da Lei nº 11.494/2007 que veio regular uma parte dos tributos que deve ser aplicada na Educação, que deve ser justamente os 25%, por conta do Artigo nº 212. Nós entendemos que conseguimos passar para aquelas pessoas que vieram com a cabeça aberta, o entendimento, a compreensão, de buscar conhecimento com a verdade, nós alcançamos realmente nosso objetivo. Manhuaçu é chamado de município médio-grande. Consequentemente, é um município que tem muitos alunos. Ainda bem que tem, porque prima pela Educação, e, consequentemente, para que tenha muitos alunos é preciso que tenha muitos profissionais. Esta quantidade acaba minorando porque, quanto mais professores, diretores, pedagogos, supervisores escolares tenham ali, na capacidade de estarem na Educação Básica, menor será naturalmente o valor final que cada um virá a receber. Consequentemente, quando se trata de abono ou de rateio, o cumprimento é justamente o que determina o Artigo 71 da LDB que define que 60% dos recursos do Fundeb devem ser aplicados com profissionais do magistério. Consequentemente, em Manhuaçu, demonstramos através de números aprovados pelo Tribunal de Contas em 2009 e agora uma vez mais em 2010, nos meses até agosto, de que os números estão corretos. Não apenas isto, a aplicação está integralmente correta. Os valores estão conforme o que determina a Lei, sem nenhuma discrepância. Claro que já que existe certo descontentamento, é preciso também sentar, entender. O Presidente da Câmara foi muito feliz quando trouxe a questão de não somente encerrar o debate hoje, mas promover mais possibilidades de diálogo, para que haja entendimento, tanto por parte da Prefeitura demonstrando os fatos e a classe representativa no sentido de buscar um anseio maior naturalmente por conta de uma possibilidade de abono ou de uma melhora salarial que também é muito bem vinda”, destacou.

Membros do Conselho do Fundeb presentes à reunião.
À dir.; o Sec. M. de Fazenda, Rômulo do Carmo Rodrigues,
e, a seu lado, o Presidente do Conselho, Adinésio Barbosa Vieira.

 

Autor do Requerimento solicitando informações sobre o Fundeb, Vereador Fernando Gonçalves Lacerda relatou que as respostas ainda não são satisfatórias. “Saio daqui como nas outras vezes, com várias interrogações, e, os questionamentos que estamos fazendo desde o início do ano ainda não foram respondidos. A gente espera e fizemos a solicitação novamente aproveitando a presença do prefeito e dos secretários, nós solicitamos de novo, porque precisamos da descrição detalhada destes gastos para provar que realmente foi aplicado o valor do Fundeb. A Câmara não pode se omitir dentro deste papel primordial no regime democrático de Direito que é fiscalizar o Poder Executivo. É inadmissível estar aqui como Vereador, fiscal da Lei, e solicitar informações, e, estas informações não vêem detalhadamente como solicitamos, conforme fizemos no Requerimento, primeiro em Janeiro e depois no mês de Abril, e, até o momento, não veio da maneira como queríamos. Nós estamos aqui, e acho que é o meu papel, fiscalizar os atos do Executivo. Vou continuar batendo neste assunto e espero que realmente se dê um basta nisto a partir do momento que chegarem as informações a esta Casa. Alguns passos foram importantes nesta reunião. Já se saiu com uma definição através do Vereador Gedival, que é o Presidente da Comissão de Educação desta Casa, vamos agendar reuniões com a Secretaria Municipal de Educação e com os representantes dos professores. O próprio Secretário de Educação se pôs favorável a se modificar esta estrutura e a forma de admissão neste conselho que tem por função fiscalizar a distribuição de recursos do Fundeb. Discutiu-se também a questão das férias prêmio do servidor, porque ele tendo direito ele não pode escolher a data e, nos próximos dias, a Comissão de Educação vai marcar uma nova reunião e, ai, esperamos que realmente os pontos que ficaram obscuros nesta reunião de hoje sejam sanados. Mas, de plano, já é um avanço muito grande ter este número de professores, a movimentação, a presença do Prefeito e de Secretários Municipais aqui na Câmara, já que nos anos anteriores nunca tínhamos um tipo de mobilização desta”, comentou Fernando.

Os professores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e propostas surgiram neste contexto. A presidência considera, portanto, que esta reunião promoveu o diálogo, o esclarecimento e a busca por novas alternativas para que as solicitações dos professores sejam plenamente atendidas.

No encerramento da sessão, o Presidente Antônio Carlos Xavier da Gama fez suas considerações e propôs a formação de comissão na Câmara para auxiliar a dinamização do Conselho do Fundeb, o estudo para redistribuição dos recursos do fundo, assegurando inclusive o repasse do rateio aos profissionais do magistério. “A Câmara exerceu seu papel de buscar soluções e tivemos a oportunidade de reunir o Prefeito, os Secretários de Educação, de Administração, assessoria contábil do município, vereadores e professores discutindo diversas questões sobre o Fundeb. Realmente, existe esta situação exposta pelos professores de que nos municípios vizinhos ocorre no final do ano o rateio do Fundeb e, como em Manhuaçu nos últimos dois anos isto não aconteceu, surgiu então esta indagação. Alguns pontos foram questionados e realmente se buscou onde estavam estes problemas. Para tanto, como foi falado na oportunidade, nada será resolvido de uma vez por todas. Só no município de Manhuaçu, são mais de mil servidores. Precisamos saber se realmente necessitamos deste número de funcionários, por que não está havendo este rateio e se este número está incorporando o valor total, enfim, são várias situações que foram colocadas. Acredito que o município se mostrou de forma satisfatória, ao cumprir integralmente as exigências da legislação, mas acho que é obrigação da Câmara ver quais são as alternativas que podem ser tomadas. Devemos analisar também se os professores estão em número suficiente, em relação ao número de alunos atendidos, para que nos próximos anos possa existir o rateio. Outras situações também foram colocadas como a capacitação dos professores, além de outros pontos, criando-se um canal de comunicação entre a Secretaria de Educação e os professores, por meio da Câmara Municipal, então, vamos nos reunir novamente nos próximos dias buscando soluções e melhorias para a Educação que tanto contribui para o desenvolvimento de um povo”, afirmou o Presidente Toninho Gama.

O Presidente do Conselho do Fundeb em Manhuaçu, Adinésio Barbosa Vieira, avaliou esta reunião. “Vejo que é de grande importância deixar para todos muito claro como as coisas acontecem. Em relação ao Conselho, tanto eu quanto os demais membros, que temos trabalhado, reunindo-nos constantemente, conferindo documentos naquilo que nos compete, enfim, temos consciência de que estamos realizando um bom trabalho, mesmo que os outros não estejam vendo. Afinal, nossa função não é aparecer, é fazer nosso trabalho, então, estamos fazendo. Acredito que hoje o que foi colocado aqui é o que realmente está acontecendo. Tanto que o Tribunal de Contas do Estado aprovou. Em relação à sobra, realmente a Lei ampara deixar 5%. Não se pode dizer que este percentual seja integrante dos 60% porque a Prefeitura está pagando 71%, dentro do que é estabelecido em Lei, então, nós do Conselho acreditamos que esteja tudo nos conformes, pelo menos da forma como temos conferido, com os recursos utilizados está tudo dentro da normalidade. [...] No Conselho, nos reunimos periodicamente. Inclusive, pede-se uma reunião mensal e temos feito. Está tudo registrado em Atas”, comentou Adinésio.

A Vereadora Maria Imaculada Dutra Dornelas sugeriu a possibilidade de renovação do Conselho do Fundeb em Manhuaçu, reuniões entre os membros do Conselho e assessoria contábil da Prefeitura, em período de três em três meses, e a atuação de forma a assegurar que os direitos dos professores sejam respeitados. A vereadora lembrou ainda da necessidade da concessão de férias prêmio dos servidores e solicitou o levantamento dos pagamentos relacionados ao Fundeb, feitos de Janeiro até a presente data. “Estamos trabalhando com seriedade. Não vou dizer que nem A e nem B estão certos porque precisamos acompanhar e ver quantos funcionários estão no Fundeb e apurar se há sobras de dinheiro para rateio. Pelas explanações, deu para entender que em relação ao dinheiro deste fundo não está havendo sobras, mas para isto, precisamos ver e mostrar os números como dois e dois são quatro. Me prontifiquei a participar de uma comissão onde estaremos acompanhando estes valores e também os gastos que são feitos com o professor, e a partir daí, analisar a situação. Acredito que esta comissão precisa atuar o mais rápido possível, apurando o que pode e o que não pode, mostrando a todos os professores a situação real. Só assim vamos entender melhor”, mencionou.

No encerramento da sessão, o Secretário Eduardo Portilho reafirmou a postura da Secretaria em agir dentro de critérios legais e direcionados à qualidade do ensino. “Tudo que assinei até hoje, foi diante das provas que tive em mãos. E responderei por elas, caso seja acusado algum dia. Sou professor também, nunca fugi à discussão. [...] Acredito que a explicação de hoje se deu de acordo com a Legislação vigente. Obviamente, muitos não entendem, mas, ao final da reunião, sugerimos também, de acordo com vereadores e com outras pessoas aqui presentes, que os professores tivessem mais acesso, sobretudo a esta prestação de contas. Porque é muito fácil acusar as pessoas, mas só depois que se verifica in loco os documentos em suas mãos pode-se concluir algo. Costumamos dizer que é moda neste país incriminar as pessoas sem conhecer a fundo as pessoas ou a situação. O que nós vemos aqui, ao final, foi que, além desta comissão, cada escola indicasse uma pessoa para que no dia da prestação de contas, todos estivessem presentes para verificar os documentos e a aplicação dos recursos. Disse aqui e continuo a dizer que a Secretaria Municipal de Educação está com a consciência tranqüila, tanto diante de Deus quanto diante de nós, que temos feito o máximo e aplicado com retidão e correção tudo aquilo que nos foi dado. Temos mais de 35 escolas multi-seriadas. Estas escolas, pela Lei, se tiverem mais de vinte alunos, posso colocar dois professores. A maioria das escolas do município é alugada, são casas, onde poderia ter 25 ou 30 alunos, tenho 15 na sala. Se tenho uma escola onde poderia ter dez professores, hoje tenho vinte. Agora, faça-se a conta do número de escolas que temos, contando as creches, este número chega a 65 e a maioria não é do município, são imóveis alugados. Então, se você ver isto, chegará a um percentual final de que o número é grande. Eu não vou diminuir professores para diminuir despesas, porque ai estarei diminuindo a qualidade da nossa Educação, que não está ainda a contento das exigências do Ministério da Educação, nem da Secretaria de Estado da Educação. Se fecharmos as várias escolas pequenas situadas nos Córregos e bairros, eu pergunto: os pais aceitam este tipo de desafio, colocar todos os alunos em um transporte escolar nestas estradas vicinais, íngremes e perigosas? Quem teria coragem de tirar as crianças do lar, em nome de uma economia que, não sei, talvez fosse fugaz? É o desafio que faço. Porque tenho dito, tenho carregado esta cruz sozinho. Então, vamos juntos tomar decisões para que possamos ser cobrados daquilo que fizemos, mas, não somente uma única pessoa ser responsável para fechar escola e por novos itinerários no transporte escolar. Por isto que, no final, fui enfático em falar isto. Estamos sim trabalhando nestes cinco anos no governo, com muito cuidado, zelo e correção. Também deixei claro que errar é humano. Apontem os erros que vamos corrigi-los. Agora, naquilo que assinei, eu respondo, com toda a sinceridade e franqueza, porque assinei porque vi que era justo, era legal”, desabafou.

A Professora Andréia Pereira Lima
representou a categoria no plenário e questionou
a respeito do Fundeb ao Secretariado Municipal.

Em suas considerações, a Professora Andréia Pereira Lima pontuou que a ideia é “pedir um carinho a mais para os professores. Não é nossa intenção ofender alguém, mas buscar o atendimento de nossas solicitações”. A Professora que, na reunião anterior havia solicitado informações como listagem contendo nomes e funções dos servidores beneficiados, esclarecimentos sobre os critérios para a formação da Comissão do Fundeb e prestação de contas, entre outros, fez suas indagações ao Secretariado do Executivo Municipal, abordando inclusive outras questões pertinentes ao cotidiano dos professores da rede municipal.

(Thomaz Júnior/ Assessoria de Imprensa Câmara Manhuaçu)

 


Para o Vereador Fernando Gonçalves Lacerda,
autor do Requerimento solicitando informações
a respeito do Fundeb, ainda é preciso
esclarecer mais sobre o assunto.


O Secretário M. de Administração Geraldo
D’Ângelo Borel esclareceu o que é
o Fundeb e como é sua aplicação no município.




Cerca de 200 professores da rede municipal
acompanharam a reunião.



O Prefeito Adejair Barros, ladeado pelo
Sec. M. de Administração, Geraldo D’Ângelo
Borel e o Consultor Contábil Valdir Franco Júnior.



O Presidente Toninho Gama considerou que,
ao promover esta reunião sobre o Fundeb, a Câmara
exerceu seu papel de buscar soluções
para a reivindicação dos professores.


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Novos Projetos de Lei aprovados pela Câmara de Manhuaçu

Internet mais rápida, justificativa sobre o reajuste do preço da passagem dos ônibus urbanos, zoneamento da cidade, Selo de Inspeção Municipal para produtos hortifrutigranjeiros, melhorias no trânsito da Alameda Dr. Eloy Werner e a congratulação com a Rádio Manhuaçu – por seus 60 anos de existência, além da aprovação de diversos Projetos de Lei e Indicações integraram a pauta da sessão ordinária da Câmara de Manhuaçu na manhã desta quinta-feira, 21/10.
Sob a presidência do Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama), Vice-presidente Gedival Bitencourt Breder e Secretária Maria Imaculada Dutra Dornelas, a sessão teve início às 9h.
Entre os participantes, os Presidentes das Associações de Moradores dos Bairros Sagrada Família, Marco Antônio Campos; Alfa Sul, Milton Filgueiras, e do São Vicente, Benoni da Paixão, além do representante do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável), Celso Custódio Gomes Oliveira.

Muro preocupa associação de moradores 

Logo no início da sessão, houve pronunciamento do Presidente da Associação de Moradores do B. Sagrada Família, Marco Antônio Campos, que comentou sobre a construção tida como irregular de muro na Rua Belo Horizonte, no referido bairro.
De acordo com Marco Antônio, o muro está sendo erguido por um morador em terreno que é público.
Ao tomar conhecimento da situação, a associação se mobilizou, buscando contato com os responsáveis pela obra. Sem haver acordo, a entidade que representa o bairro acionou a Prefeitura que, por sua vez, encaminhou engenheiro ao local e, este, determinou o embargo da obra, segundo relato de Marco Antônio ao plenário.
No entanto, ainda de acordo com o Presidente da associação do bairro, as atividades de construção do muro tiveram sua continuidade.
Diante da situação, a associação dirigiu-se ao Ministério Público, informando a situação de irregularidade e solicitando providências.
Marco Antônio leu a cópia do documento encaminhado à Promotoria de Justiça e solicitou que os representantes do Legislativo analisem a situação e tomem as providências cabíveis. Os vereadores fizeram suas indagações ao líder comunitário e foram devidamente respondidos.
Sobre a questão, o Presidente Toninho Gama comentou que a Câmara encaminhará ofício à Prefeitura solicitando cópias dos documentos de notificação de embargo para melhor análise e estudo dos procedimentos a serem tomados neste caso. “Sempre abrimos espaço para que a comunidade, os moradores possam vir e estar presentes. A Câmara como é, do seu dever, está pedindo informações da Prefeitura para acompanhar e apurar o que aconteceu neste local e porque ele foi construído, caso ele esteja realmente em área pública”, ressaltou o Presidente.
Projetos de Lei aprovados

Executivo Municipal

*Praça Maria e Nilton de Aguiar - Projeto de Lei nº. 086/2010 que “Dispõe sobre denominação de Praça, no bairro Santo Antônio, nesta cidade, e contém outras providências”. Fica denominada de Praça Maria e Nilton de Aguiar, o logradouro situado na Rua Júlio Bueno, entre os números 283 e 311 e frente para os números 294-A e 304, no B. Santo Antônio;
*Ajuda de custo – Atleta Bruno Rocha - Projeto de Lei nº. 089/2010 que “Concede ajuda de custo e dá outras providências”. O valor da ajuda de custo destinará ao apoio financeiro do Município de Manhuaçu para a participação do atleta Bruno Oliveira Rocha na seletiva da Seleção Olímpica e Copa do Brasil, neste mês de Outubro de 2010;
*Ajuda de custo – Evento artístico - Projeto de Lei nº. 090/2010 que “Autoriza repasse financeiro de apoio a evento artístico e dá outras providências”. O valor a ser repassado destinará ao apoio financeiro do Município de Manhuaçu, pela realização do “Dia do Evangélico” na Praça Cinco de Novembro, no dia 16, p.p;

Fernando Gonçalves Lacerda

*Utilidade Pública – AMEM - Projeto de Lei nº. 088/2010 – “Declara Órgão de utilidade pública municipal a AMEM – (Associação dos Ministros Evangélicos de Manhuaçu)”.

Gedival Bittencourt Breder

*Ponte Alcino Custódio da Silva - Projeto de Lei nº. 083/2010 – “Dispõe sobre denominação de Ponte Alcino Custódio da Silva - “Alcino Silvestre” à ponte sobre o Ribeirão São Luís, na Vila Cachoeirinha”. O saudoso homenageado nasceu em 12 de Março de 1925, casou-se com D. Laudelina Maria da Silva, teve cinco filhos e faleceu em 09 de Fevereiro de 1996. No ano de 1972, Alcino estabeleceu-se em Manhuaçu, adquirindo a propriedade em que atualmente se encontra a Vila Cachoeirinha.

Maria Imaculada Dutra Dornelas

*UBS Poliana de Fátima Dutra - Projeto de Lei nº. 087/2010 – “Dispõe sobre denominação da Unidade Básica de Saúde Poliana de Fátima Dutra, no Distrito de São Pedro do Avaí”;

Nelci Alves Gomes (Teté)

*Viela Sete Irmãos - Projeto de Lei nº. 078/2010 – “Dispõe sobre denominação de Viela Sete Irmãos, o logradouro que se inicia na Avenida Palmeiras, no Bairro Matinha, e contém outras providências”.

Proposições Indicativas:

Antônio Carlos Xavier da Gama

*Drenagem no Calçadão - Indicação nº. 078/2010 - Reivindica a realização de obras de drenagem, melhorias na rede pluvial e no calçamento do trecho do calçadão da rua Amaral Franco, no Centro da cidade;

Nelci Alves Gomes (Teté)

*Término de calçamento - Indicação nº. 075/2010 - solicita o término do calçamento da Rua Santa Inês, no B. Engenho da Serra;
*Término de canalização - Indicação nº. 076/2010 - Indica a conclusão da obra de canalização do córrego situado próximo a Rua do Triângulo, no B. Santana;
*Muro no B. Pouso Alegre - Indicação nº. 077/2010 - Reivindica a construção de um muro de contenção no trecho compreendido entre as Ruas Renata Cruz e Nair Rosa Morais, ao lado do córrego, no B. Pouso Alegre;

Requerimentos:

Antônio Carlos Xavier da Gama e Gedival Bittencourt Breder

*Informações sobre Transporte Urbano - Requerimento nº. 005/2010 – Solicita informações da Administração Municipal sobre o contrato de concessão do transporte coletivo urbano; planilha de custos e explicações sobre o reajuste da passagem dos ônibus da Viação União na cidade de Manhuaçu;

Fernando Gonçalves Lacerda e demais vereadores

*Informações e providências sobre lentidão da internet - Requerimento nº. 004/2010 - Solicita informações e providências do PROCON, Ministério Público – Curadoria de Defesa do Consumidor e a Oi Internet com relação à lentidão do ser



viço de internet banda larga (Velox), em Manhuaçu;

Nelci Alves Gomes (Teté)

*Mapeamento e zoneamento da cidade - Requerimento nº. 006/2010 - Solicita ao Prefeito informações sobre o mapeamento e zoneamento dos Bairros deste Município;

Moção de Congratulações:
 Fernando Gonçalves Lacerda
* Rádio Manhuaçu: 60 anos - Moção nº. 005/2010 – “Solicita que seja registrado nos anais desta Casa Legislativa o 60º ano de instalação da Rádio Manhuaçu, que se tornou um ícone da comunicação e importante elo ao desenvolvimento de nossa região.


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vereador cobra urgência no mapeamento de Manhuaçu


A urgência da necessidade da delimitação dos bairros e ruas de Manhuaçu foi mais uma vez lembrada pelo Vereador Nelci Alves Gomes (Teté), na reunião da última quinta-feira, 21/10.

Teté, que esta semana, esteve reunido com moradores do B. Catuaí, se pronunciou enfatizando que o zoneamento evitará transtornos que ocorrem atualmente em alguns pontos da cidade, principalmente relacionados ao serviço dos Correios.

O vereador apresentou Requerimento nº 06/2010 solicitando informações do Executivo Municipal a respeito das atividades relacionadas ao mapeamento e zoneamento da cidade. 

Manhuaçu cresce e novas ruas surgem com a construção de casas e empreendimentos diversos.

Este desenvolvimento sem a atualização da delimitação dos bairros inviabiliza o atendimento pleno por parte dos Correios. Assim, muitas famílias (como é o caso de quem reside no B. Catuaí) não recebem correspondências como cartas, contas de água, luz e telefone, sedex, etc., necessitando dirigirem-se constantemente à agência postal para ter acesso a estes documentos enviados. “Temos apresentado nesta Casa, inclusive junto ao Prefeito, às Secretarias de Obras e da Fazenda, nosso esforço para tentar legalizar e atualizar a situação do mapeamento e zoneamento. Buscamos meios para que Manhuaçu se organize, para que saibamos com exatidão onde começa e termina cada bairro”, esclareceu Teté.

(Thomaz Júnior/ Assessoria de Imprensa da Câmara M. de Manhuaçu)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Trânsito na Alameda Eloy Werner: melhorias serão providenciadas

O Vereador Renato Cezar Von Randow (Renato da banca) trouxe boas notícias relacionadas à reivindicação por melhorias na segurança do trânsito da Alameda Dr. Eloy Werner, principal via de acesso ao Bairro Alfa Sul, durante a sessão legislativa desta quinta-feira, 21/10.

Renato mencionou a confirmação do Prefeito Adejair Barros, dada nesta quarta-feira, 20, em realizar as obras solicitadas para o local, como a construção de calçadas em ambos os lados da alameda, reforma da bueira ali existente, instalação de rotatória e construção de muro na Rua Maria Gorete Guimarães nas proximidades da APAE. “No último dia 30, fizemos caminhada juntamente com alunos e representantes das cinco escolas que funcionam nas imediações, o CAIC, EE São Vicente de Paula, CEM, Fumaph e APAE, pedindo providências para esta questão do trânsito. Em seguida, no dia 07, fizemos a reivindicação aqui na Câmara, assistidos pelos Coordenadores do Programa JCC, estudantes da Apae e a população. Entregamos a reivindicação ao Presidente Antônio Carlos Xavier da Gama e tivemos o apoio irrestrito de todos os colegas vereadores no ato de formalização do pedido, o que demonstra a união do Legislativo. Ontem, fomos surpreendidos com a convocação de reunião por parte do Prefeito Adejair Barros, por volta de 13h, acompanhados do Engenheiro Senhor Francisco. Neste encontro foi determinado ao engenheiro que se faça todo o levantamento necessário para a construção do muro, atrás da APAE, e das calçadas, além da instalação da rotatória e a reforma da bueira na alameda. O Prefeito entendeu também que o pedido é válido porque beneficiará também as populações dos bairros Alfa Sul, Nossa Senhora Aparecida, São Vicente e a todos que transitam na Alameda, onde temos a Câmara, o Senac e várias outras instituições, trazendo maior segurança para todos”, comentou.

De acordo com o Vereador, o Prefeito anunciou que o Executivo está procedendo com a abertura de licitação para o início das obras.

(Thomaz Júnior - Assessoria de Imprensa Câmara M. de Manhuaçu)


domingo, 24 de outubro de 2010

Vereadores questionam reajuste em tarifa de ônibus em Manhuaçu

O reajuste da passagem de ônibus urbano em 25% nos últimos dias foi debatido pelos vereadores, na sessão legislativa desta quinta-feira, 21/10. 

A partir do Requerimento nº 05/2010, de autoria do Presidente Toninho Gama, co-assinado pelo Vice-presidente Gedival Breder e por todos os vereadores, solicitando informações da Prefeitura sobre este aumento do valor da passagem de R$ 1,20 para R$ 1,50, levantou-se a questão em plenário. “Através de Portaria, a Prefeitura publicou nesta semana o aumento do preço da passagem do ônibus urbano e, isto, gerou uma série de dúvidas por parte da população, e, através destes anseios, destes pedidos, e como a Câmara também não foi comunicada, ficamos sabendo desta alteração somente pelo jornal. Por isto, estamos solicitando do Prefeito o encaminhamento de planilhas de custos e justificativas sobre o porquê deste aumento. Após receber esta documentação e fazer esta análise, vamos nos pronunciar sobre o que realmente aconteceu para haver este reajuste que de fato onera o bolso do manhuaçuense no seu dia-a-dia.Tivemos o Vereador Gedival assinando o Requerimento junto comigo e os vereadores todos aprovando, para que a Câmara possa acompanhar a questão e dar satisfação para a população”, explicou o Presidente.

Gedival Breder argumentou que esta alta repentina pode comprometer o orçamento de muitas famílias que dependem deste transporte urbano diariamente. “A passagem aumentou de R$ 1,20 para R$ 1,50, enquanto que o salário continua o mesmo. Sabemos que a empresa responsável pelo transporte urbano oferece atendimento de qualidade, reconhecemos isto, mas, precisamos que a Prefeitura encaminhe-nos cópias das planilhas de custos do transporte público, para basearmos este aumento. Nós vereadores não fomos informados com antecedência aqui no Legislativo sobre este aumento, e, queremos esclarecimentos”, ponderou.

(Thomaz Júnior/ Assessoria de Imprensa Câmara M. de Manhuaçu)





sábado, 23 de outubro de 2010

Vereadores cobram internet mais rápida em Manhuaçu

De autoria do Vereador Fernando Gonçalves Lacerda, o Requerimento nº 04/2010, “solicita informações e providências do PROCON, Ministério Público – Curadoria de Defesa do Consumidor e a Oi Internet com relação à lentidão do serviço de internet banda larga (Velox) em Manhuaçu” foi apresentado e aprovado na sessão legislativa desta quinta-feira, 21/10..

Fernando Lacerda expôs que “entendemos que em relação ao serviço de internet que é oferecido no município estão nos vendendo gato por lebre. Nós compramos um serviço muito superior e estão nos oferecendo algo muito inferior, ou seja, desrespeitando o Código de Defesa do Consumidor. Isto é inadmissível. Como representantes do povo, fizemos este Requerimento que foi apresentado e aprovado. Agora, esperamos dos órgãos competentes que realmente fiscalizem. Isto é fácil de ser feito, porque, não conseguimos fazer um download no tempo certo. A velocidade de navegação a cada dia que passa está piorando, então, esperamos que os órgãos competentes tomem as providências devidas para que nos sejam oferecidos os serviços que estão nos sendo vendidos”, observou.

(Thomaz Júnior/ Assessoria de Imprensa Câmara M. de Manhuaçu)


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Vereadores aprovam Moção de Congratulações à Rádio Manhuaçu por seus 60 anos

Por ocasião de seu 60º aniversário, comemorados nesta terça-feira, dia 19/10, a Rádio Manhuaçu AM 710 foi homenageada com Moção de Congratulações aprovada pelo Legislativo na sessão ocorrida nesta quinta-feira, 21.
De autoria do Vereador Fernando Gonçalves Lacerda, o documento ressalta que a emissora “se tornou um ícone da comunicação e importante elo ao desenvolvimento da região”.

Os integrantes do Legislativo elogiaram e iniciativa e parabenizaram a emissora por seu aniversário:

“É uma rádio que atende a toda a região pelo serviço de qualidade, de excelência. Desde a parte da manhã, quando temos o noticiário registrando tudo o que acontece na região e no cenário nacional, até a noite, tem-se também este serviço, então, fica aqui nosso reconhecimento da Câmara Municipal, à pessoa do Padre Júlio Pessoa Franco, que dirige esta instituição e a todos os comunicadores que, no dia-a-dia, são pessoas que levam informação de qualidade a toda a população”, elogiou Fernando.

“A Rádio Manhuaçu marca presença importante no município e na região, levando informação a todos, e também além fronteiras, porque nós sabemos da repercussão da emissora e, realmente, a Câmara não poderia se furtar de homenagear a Rádio Manhuaçu por estes 60 anos de vida e de prestação de serviços muito bem feita”, destacou o Presidente Antônio Carlos Xavier da Gama.

“Queremos parabenizar a todos os integrantes da Rádio Manhuaçu, em especial ao Padre Júlio Pessoa Franco, pelo aniversário da emissora, por seu 60 anos de existência e a divulgação constante que leva informação a todas as comunidades em toda a região”, considerou Vereador Teté.

“Consideramos de extrema sensibilidade e importância a homenagem que está sendo feita à Rádio Manhuaçu por seus 60 anos. Nós vereadores assinamos juntos esta homenagem, que estendemos a todos os funcionários e diretores, porque a Rádio leva cultura, lazer e informações de alta relevância e conhecimento a toda a população de Manhuaçu e de uma região imensa”, destacou Renato.

(Thomaz Júnior/ Assessoria de Imprensa Câmara M. de Manhuaçu)





terça-feira, 19 de outubro de 2010

Vencedoras do 1º Miss Manhuaçu Infanto-Juvenil se preparam para novos desafios

O Teatro João Bracks foi tomado pela expressiva presença do público durante a realização do 1º Miss Manhuaçu Infanto Juvenil 2010, no último dia 16/10.

Meninas com idade entre 04 e 17 anos encheram de beleza e charme os palcos do Teatro João Bracks.

Abrilhantando o evento a convidada especial, Giullia Hott, Manhuaçuense, que, com seus sete aninhos, carrega dois títulos estaduais: “1ª Mini Princesa de Minas Gerais” e “Cinderela Infantil de Minas Gerais”; juntamente com a Coordenadora Estadual do “Miss Minas Gerais Infanto Juvenil”, Cláudia Turatti, e a Coordenadora do Estado de Minas Gerais no “Cinderelas do Brasil”, Izabell Cristina. O cerimonial foi apresentado pelo Repórter Thomaz Júnior.

O evento surpreendeu.

As dependências do teatro permaneceram lotadas durante todo o concurso e as candidatas inscritas apresentaram alto nível de beleza e simpatia.

O seleto corpo de jurados analisou criteriosamente cada candidata, elaborando uma pontuação crível e justa para cada categoria. “Foi uma difícil escolha para os jurados”, conforme afirmou o Coordenador do Miss Manhuaçu Infanto Juvenil, Wênio Nunes Pereira.

As vencedoras de cada categoria foram:

 

àMini Miss Manhuaçu 2011 – Yasmin Sant’ana;

1ª Mini Princesa 2011 – Maria Eduarda Bertolace;

2ª Mini Princesa 2011 – Maria Eduarda de Souza;

 

àMiss Manhuaçu Mirim 2011 – Carla Roberta;

1ª Princesa Mirim 2011 – Lorena Miranda;

2ª Princesa Mirim 2011 – Sthéfany Condé;

 

àMiss Manhuaçu Infantil – Allexya Luiza;

1ª Princesa Infantil 2011 – Juliana de Freitas;

2ª Princesa Infantil 2011 – Sara Brandão;

 

àMiss Manhuaçu Juvenil – Lorena Gerard;

1ª Princesa Juvenil 2011 – Caroline Vieira;

2ª Princesa Juvenil 2011 – Kévia Barbosa.

 

Miss Minas Gerais Infanto Juvenil

 

Ainda durante o evento, houve a escolha de Yasmim Sant’ana e de Allexya Luiza para representarem, juntamente com Giullia Hott, o Estado de Minas Gerais no Cinderelas do Brasil, que ocorrerá em 2011 na cidade de Curitiba (PR).

As candidatas Jesiane Morais e Tayná Rodrigues também foram escolhidas para o “Miss Brasil Petite”, e, Kévia Barbosa foi selecionada por Cláudia Turatti para representar o Estado de Minas Gerais no Concurso Nacional “Garota Verão”, em Passos.

As duas primeiras colocadas do Miss Manhuaçu Infanto Juvenil de cada categoria representarão a cidade no Miss MG Infanto Juvenil 2011, em Monte Carmelo, no próximo mês de Maio.

O Coordenador Municipal, Wênio Nunes Pereira, apresentou solicitação propondo que Manhuaçu sedie o evento em âmbito estadual, o Miss MG Infanto Juvenil, no ano de 2013. A Coordenadora Cláudia Turatti está analisando a proposta, acendendo a esperança de que este grande concurso se realize também em Manhuaçu.

 

LEGENDAS: As duas candidatas vencedoras de cada categoria, juntamente com a 1ª Mini Princesa de MG, Giullia Hott, representarão Manhuaçu no Miss Minas Gerais Infanto Juvenil 2011. 
















 

 

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Universitários visitam estrutura de agroturismo em São João do Príncipe

Estudantes dos cursos à distância de Geografia e de Biologia da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências) / Pólo Manhuaçu realizaram excursão especial no último dia 09/10, sábado, ao Distrito de São João do Príncipe, em Iúna (ES).
 Com visitas às cachoeiras com áreas para camping, empreendimentos produtores de mel de abelhas e alambiques, a iniciativa fomentou o trabalho de pesquisa dos estudantes e proporcionou maior conhecimento sobre aquilo que é aprendido em sala de aula.
Inicialmente, os universitários foram recebidos no Camping Rio Claro, empreendimento dirigido por Dioney Silveira Furtado.
No local, os estudantes saborearam delicioso café da manhã, servido sobre uma grande mesa repleta de bolos, biscoitos, broas e doces, além de café e sucos. Tudo produzido no local, com ingredientes ali cultivados.
Em seguida, os futuros profissionais das áreas de Biologia e de Geografia acompanharam atentos a explanação do empreendedor Dioney sobre a estrutura do agroturismo de São João do Príncipe.
O Camping Rio Claro, por exemplo, possui cachoeira, sauna, lanchonete e som ambiente, sendo constantemente frequentado por visitantes que ali acampam.
“Investir em Turismo é o futuro para todos. Este investimento em turismo também está ligado diretamente à Ecologia, a gostar do que se faz. Estou aqui porque gosto da natureza. A conscientização do que está virando a natureza, os danos causados por queimadas, calor e desmatamento, são problemas que afetam o meio ambiente. Então, com os universitários se conscientizando, trabalhando em prol da qualidade de vida, poderemos garantir melhor futuro para os nossos filhos”, comentou Dioney.
Os universitários foram até uma colmeia formada pelas abelhas em um velho tronco de árvore.
No local, o apicultor devidamente trajado com roupas de segurança tomou as precauções necessárias para a aproximação dos estudantes.
Dali, os alunos seguiram para um alambique situado em propriedade próxima e presenciaram como produzida a cachaça da forma tradicional. Cada etapa foi acompanhada de perto, da moenda da cana até à destilação da cachaça ao ponto de armazenagem ou comércio. Os estudantes fizeram seus questionamentos e foram devidamente respondidos pelo proprietário do empreendimento.
Dionei Silveira acompanhou a excursão pelo distrito, e, explicou que a denominação do local se dá devido ao fato de que o Rei de Portugal D. João VI tomou conhecimento de que seu filho, Dom Pedro I, nascera no momento em que su
a majestade passava pelo local, acompanhado de comitiva, vindo do litoral capixaba.
Em homenagem ao nascimento do príncipe e ao Rei, deu-se o nome atual do distrito.
A Coordenadora da excursão, Elisângela Barbosa, Tutora dos cursos de Geografia e Biologia, avaliou o dia de estudos em campo feito pelas turmas da FTC. “Estamos ampliando o conhecimento que os alunos têm da parte teórica com o trabalho de campo. Nesta visita ao balneário Rio Claro, as turmas de biologia e de geografia analisaram questões sobre o meio ambiente, locais turísticos e os alambiques que produzem cachaça de dois modos, do jeito tradicional e o moderno, que observa as determinações especificadas pelo setor de vigilância sanitária, além da apicultura, em que os alunos acompanharam a produção de mel”, destacou.
A FTC/ Polo Manhuaçu funciona na Rua Desembargador Alonso Starling, 34, no centro.
(Thomaz Júnior / Cidades do Café)
  

 

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...