segunda-feira, 11 de outubro de 2010

6º Fórum Mineiro de Administração e 8º Simpósio de Ciências Gerenciais em Manhuaçu

Lídia Nazaré, Ronaldo Gazel, Anandy Hannas e Cel. José Carlos

Dezenas de mini-cursos e arrecadação de material escolar para doação no Natal marcam evento

Profissionais de diversas áreas acompanharam a realização do VI Fórum Mineiro de Administração e VIII Simpósio de Ciências Gerenciais em Manhuaçu, nos últimos dias 07 e 08/10. Foram cerca de trinta mini-cursos no decorrer da programação, disponibilizados nas salas do Campus Ilha de Excelência da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais) e a vinda de renomados especialistas à cidade, viabilizando novos conhecimentos aos universitários e participantes em geral.
Estes eventos foram organizados por meio de parceria entre o CRA-MG (Conselho Regional de Administração de Minas Gerais) e a Facig.
Além do caráter didático, o fórum e o simpósio promovem em cada edição um gesto social. Este ano não foi diferente. No ato da inscrição para os mini-cursos, os participantes doaram kits de material escolar, que será encaminhado para crianças no Natal, integrando inclusive o Concurso de Responsabilidade Social do CRA-MG.
Comunicação, Contabilidade, Administração, Serviço Social, Marketing, Gestão Ambiental, Agronegócios, Turismo, Tecnologia da Informação, Gerenciamento de Finanças Pessoais, entre outras, foram temas em estudo nos mini-cursos.
Uma das palestras apresentadas neste fórum, intitulada “Flashback”, ministrada pelo especialista Ronaldo Gazel abordou a comunicação e as formas de expressão em diferentes momentos do tempo. “O objetivo principal desta palestra foi contar uma história maior que se divide em três linhas do tempo distintas: a linguagem, a arte e o comportamento. A palestra teve justamente este propósito de misturar estas timelines para que os participantes se situassem também como entes ativos desta história. E nós precisamos fazer isto mesmo; encontrar nossas raízes para nos posicionarmos diante dos desafios profissionais, artísticos e comportamentais”, revelou o palestrante.
Em entrevista, o Coronel José Carlos, Professor e Ex-comandante do 11º BPM, comentou sobre a importância do Fórum de Administração, considerando que “o simpósio nos possibilita esta grande oportunidade de nos inserirmos no contexto da atualidade gerencial e da atualidade do desenvolvimento da sociedade em geral”.
Ao ministrar a palestra “Os novos paradigmas da comunicação 360º”, Alexandre Estanislau Silva pontuou que “atualmente, é muito difícil desenvolver qualquer campanha de comunicação que não passe por um meio on line, que seja a internet, que seja qualquer outro. A preocupação minha com esta palestra foi exatamente isto, mostrar aonde é que as coisas podem se conectar, como se pode usar esta tecnologia pra fazer algum efeito na sua comunicação”.
A Professora do curso de Marketing e Doutora em Literatura Comparada, Lídia Nazaré, destacou que “qualquer ramo do saber deve compreender que o conhecimento sobre a linguagem é imprescindível para o conhecimento deste saber. Esta palestra atinge a todos os cursos da Facig. Sobretudo no momento em que o professor fala sobre o conceito de evolução. Ele é muito claro, muito transparente quando diz que nós não podemos comparar o passado com o presente, entendendo o passado como um processo menos importante do que o presente, do que o futuro. Então, ele diz que cada etapa do desenvolvimento da linguagem foi importante para aquele momento, e, que, aquilo constituiu um progresso imenso naquele momento. Quando o palestrante fala destes saltos é muito bom porque os estudantes estão fazendo os TCCs, os Trabalhos de Conclusão de Cursos, e eles estão se posicionando como pesquisadores e precisam compreender que qualquer trabalho que eles venham fazer terão sua importância agora e também para o futuro”.
A Coordenadora dos cursos de Marketing e de Turismo da Facig, Professora Anandy Kassis Alvim Hannas, avaliou o Fórum e o Simpósio. “O que fizemos nestes dois dias na Facig foi trazer esta experiência de grandes profissionais para a sala de aula, experimentar novos conhecimentos, novos paradigmas, formas de enxergar diversas áreas da gestão, da história, do serviço social, do mercado de trabalho, dentro da sala de aula”, explicou.

Arrecadação de material escolar

Seguindo o exemplo dos anos anteriores, nestas edições do Fórum Mineiro de Administração e Simpósio de Ciências Gerenciais houve o gesto social de arrecadar donativos no ato da inscrição dos mini-cursos. Este ano, os participantes doaram kits de material escolar. “Desde o primeiro Fórum Mineiro de Administração até hoje, todos tiveram um caráter beneficente. A gente começou com a parte de alimentos, leite, e, agora, foi a parte de material escolar. Toda atividade da Facig busca também este caráter beneficente. Em nenhum momento a gente tenta usufruir de algo a mais. Na realidade, buscamos aproveitar este momento em que estão todos focados em um evento só e transformar isto em algo interessante, legal para a sociedade”, ponderou Professora Anandy.
(Thomaz Júnior)
LEGENDAS:

--> Professora Lidia Nazaré, Palestrante Ronaldo Gazel, Coordenadora dos cursos de Marketing e de Turismo da Facig, Anandy Kassis Alvim Hannas, e o Professor, Cel. José Carlos. 

(Facig Forum 2.jpg) – A Coordenadora do curso de Adm. com Habilitação em Gestão do Agronegócio, Jane Mendonça, ladeada pelo Prof. Soroldoni e o Palestrante Uemerson de Souza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereadores participam da inauguração do Auditório da Justiça Federal em Manhuaçu

A Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Rose Mary, e os Vereadores Adenilza da Saúde, Marcelino de Jesus, Clóvis Pires e Administrador R...