quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Prefeita visita obras em Palmeiras do Manhuaçu

Com diversas obras em andamento, o distrito de Palmeiras do Manhuaçu ingressa em novo patamar de urbanização. Melhorias aguardadas há décadas, como o calçamento de ruas que até então eram de chão batido; a ampliação da principal ponte de acesso ao distrito; a construção da primeira quadra poliesportiva e a instalação da academia ao ar livre, além de novos serviços de patrolamento e limpezas de caixa de contenção nas estradas estão sendo realizadas.

Em visita às obras, na tarde desta segunda-feira, 28/01, a Prefeita encontrou-se com moradores, que agradeceram o atendimento das antigas reivindicações. Vereador Elenilton Martins, autor das Indicações solicitando estas melhorias à Administração Municipal, também esteve presente.

Calçamento de ruas


 












Em Palmeiras, foram calçadas as Ruas Joaquim Alves Barbosa e R. Santo Antônio (ao lado da Igreja Católica), além da Rua Alcides Cândido de Oliveira (uma das principais do distrito), onde os serviços têm maior extensão e estão em fase de conclusão. As obras são realizadas com recurso próprio do município.  

Construção de quadra poliesportiva
 
Outra obra sonhada e que agora se realiza em Palmeiras é a construção da primeira quadra poliesportiva na comunidade. As obras têm o valor total de R$ 251.574,57, sendo executadas com recurso do Estado, viabilizado a partir de emenda do Deputado João Magalhães, e empenho total da Administração Ouvir para Governar.

Academia ao ar livre

O distrito também recebe sua primeira academia ao ar livre. Os aparelhos foram assegurados pela Prefeitura junto ao Governo do Estado, por meio de Emenda do Deputado Estadual João Magalhães, e foi instalada ao lado do Estádio Marcos Lopes. Logo no início do mandato, o Vereador Elenilton Martins apresentou Indicação solicitando a academia junto à Secretaria Municipal de Esportes.

Ampliação e reforma de ponte

Localizada no acesso principal do distrito, a antiga ponte da Rua Francisco Romualdo de Aquino está sendo reformada e ampliada pela Administração Municipal. Realizadas com recurso próprio, as obras têm valor de R$ 66.756,00.
Preocupados com o fluxo de veículos de grande porte e os riscos para pedestres no local, por muito tempo, os moradores solicitaram a ampliação e reestruturação da ponte. Logo nestes dois primeiros anos de trabalho, a Prefeita se empenhou para concretizar estas obras, atendendo à população.

Patrolamento

Esta semana, trabalhadores e máquinas da Secretaria de Obras realizam serviços de melhorias nas estradas do distrito. A movimentação também ocorre na via principal que interliga Palmeiras à cidade. Além do patrolamento, os serviços incluem a manutenção das caixas de contenção de enxurradas e outras atividades.
(Thomaz Júnior)












quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Iluminação pública: início da nova fase do Programa ILUMINAR em Manhuaçu

Secretário M. de Planejamento, Bruno Spínola,
Prefeita Cici Magalhães e Presidente da Câmara,
Inspetor Juninho Linhares, durante lançamento da iluminação 
da pista de caminhada e quadra esportiva do Trevo do Cafeicultor.
Obra foi lançada dentro do Programa ILUMINAR.

A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Planejamento, deu início a uma nova fase do Programa ILUMINAR. Na primeira etapa, mais de 15 mil metros de extensão elétrica foram instaladas prioritariamente em pontos onde a escuridão se fazia presente há anos.

Depois de contemplar esses locais, a Administração Ouvir para Governar segue em ritmo acelerado e levará luz a outras dezenas de ruas, logradouros e vielas.

A prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, afirma que as obras seguem as necessidades da população. ‘Analisamos o grau de satisfação das famílias manhuaçuenses com relação a este setor e identificamos que precisávamos investir mais. É exatamente isso que estamos fazendo e temos a certeza de que iremos cumprir com a nossa obrigação de órgão público’, comentou.

As obras deverão ser entregues nos meses de fevereiro, março e abril. Além da extensão de rede, o Programa ILUMINAR envolve a realização de serviços como instalação de luminárias equipadas, modificação de rede com intercalação ou remoção de postes, em locais que se fizerem necessárias estas operações.

O secretário de Planejamento, Bruno Spínola, afirma que este é um compromisso firmado com a população e está sendo cumprido pela administração. ‘Ao assumirmos a gestão desta importante pasta, encontramos um déficit enorme em termo de iluminação pública no município. O último investimento neste sentido havia sido feito há mais de dez anos. Espero que o programa continue e alcance 100% da nossa zona urbana’, avaliou.

 

NOVA FASE

 

Nesta nova fase, a instalação de iluminação pública na rua Neide Celestino, no bairro Bom Jardim, já foi entregue. Alguns pontos dos distritos de Vilanova, Realeza e São Pedro do Avaí também já foram contemplados. As melhorias prosseguem nestes distritos e atenderão também Bom Jesus, Santo Amaro, Ponte do Silva, Vila Deolinda e Vila Formosa.

Na cidade, o trabalho será executado de acordo as demandas. No bairro Santa Terezinha, serão contempladas a Rua São Lucas e as Vielas São Paulo, Três e Dez; no B. Matinha, as ruas Pedra Bonita e Boa Vista; no B. São Francisco de Assis, a Rua dos Angicos; no Bairro São Jorge, a R. Reduto; no B. Lajinha, as Ruas Hortência e Antônio Satlher Sobrinho; no B. Santa Luzia, a R. José Cirilo; No B. Bom Jardim, R. Maximiano Dornelas; B. São Vicente, Viela São Raimundo; B. Coqueiro, Ruas Bento Alves Costa e Claudio Lísias de Oliveira; no Centro, a Rua Pedro Guarda; no B. Nossa Senhora Aparecida, Rua Bela Vista, escadaria do cemitério municipal e a Viela Avelar José Pedro; no B. Bela Vista, R. Marco Antônio Ribeiro e a iluminação entre o Parque de Exposições até o Pesque-Pague do Devaldo.

(Secretaria de Comunicação Social/ Prefeitura de Manhuaçu)

 


 


domingo, 27 de janeiro de 2019

Transporte escolar e segurança pública motivam reunião no Córrego das Nascentes

 Com a participação do Diretor de Transporte Escolar do Município, Enos Vieira Santana; Diretora do STTR/Manhuaçu, Dayse Muniz, e de policiais militares que integram a patrulha rural do 11º BPM, a Associação dos Agricultores Familiares do Córrego das Nascentes reuniu-se na noite desta quinta-feira, 24/01.
De acordo com a Presidente da entidade, Sandra Cerqueira, Chefe de Gabinete do Município, em pauta as inovações no transporte escolar, manutenção de estradas, segurança pública e os esforços para instalação de fossas sépticas, entre outros assuntos.

Transporte Escolar

Neste ano letivo de 2019, o transporte escolar apresenta novas diretrizes. O Diretor de Transporte Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de Manhuaçu, Enos Vieira Santana, falou sobre estas mudanças. Entre elas, a fiscalização de todos os veículos por parte da Polícia Militar; a utilização restrita dos veículos somente por parte de quem reside na comunidade rural; a responsabilidade dos pais por eventuais danos causados aos veículos pelos alunos – relacionados ao mau uso (vandalismo) – e a obrigatoriedade da presença de profissional monitor junto com o motorista no ônibus, entre outros pontos.

Segurança pública

Cabo Glaucinei e a Soldado Mariane, membros da patrulha rural da Polícia Militar, orientaram sobre os trabalhos realizados pelo 11º BPM para garantir a segurança das famílias rurais, tanto nas residências, quanto nas atividades desempenhadas pela comunidade para a produção cafeeira, o que envolve movimentação financeira e de bens, como o transporte do café colhido.
Os policiais também alertaram quanto às motos com documentação irregular e sem manutenção que transitam pelas comunidades, além do funcionamento da delegacia virtual - que possibilita o registro de ocorrências como danos simples, perdas e acidente de trânsito sem vítima, entre outras. Eles ressaltaram ainda a importância do relato prestado às autoridades, durante o acesso ao serviço virtual.

Melhorias nas estradas e fossas sépticas

A Presidente Sandra Cerqueira e o Senhor Jésus foram indicados pelos moradores para continuar a representatividade da comunidade junto ao CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável). Sandra destacou que a Prefeita recebeu o pedido de manutenção das estradas e autorizou a realização dos serviços de patrolamento e limpeza das caixas de contenção, que serão executadas pela Secretaria M. de Obras.  
O projeto de construção das fossas sépticas na comunidade foi outro ponto debatido. Sandra relatou que o levantamento da demanda foi realizado, mas esta para ser aprovado, pois depende do registro da ata deste ano e da regularização da associação.

Atuação do sindicato e encontros rurais

A Diretora do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) de Manhuaçu, Dayse Muniz, mencionou as vantagens e benefícios da sindicalização, além de destacar os trabalhos com jovens, mulheres e o público da terceira idade.
Dayse convidou a todos para o Dia de Campo que será realizado em sua propriedade no próximo dia 21/02, a partir do meio-dia, na Comunidade Taquara Preta. Outro convite foi para a participação no 16º Encontro da Mulher Rural a ser realizado em Vila de Fátima, no dia 13 de março. No encerramento, houve a leitura de ofícios e correspondências enviadas à entidade.
(Thomaz Júnior/ fotos: Associação Comunitária)
Cidadesdocafe.com



sábado, 26 de janeiro de 2019

Mobilização assegura construção de fossas sépticas nas comunidades rurais de Manhuaçu


Por meio de parcerias inteligentes entre a Prefeitura de Manhuaçu, por meio das Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, entidades sociais e moradores, intensa mobilização vem sendo realizada nas comunidades rurais para a construção de fossas sépticas em residências. O trabalho visa proteção ao meio ambiente e reforça os trabalhos preventivos em saúde pública.
A preocupação com o saneamento básico é uma das prioridades da Administração ‘Ouvir para Governar’. De acordo com o Secretário de Agricultura e de Meio Ambiente, Flânio Alves da Silva, a construção de fossas sépticas ‘é um sonho antigo dos moradores. Estas instalações reduzem riscos de verminose, e, com isso, as famílias têm maior proteção. Além disto, hoje, em praticamente todos os processos de certificação de qualidade na produção rural, são exigidos estes investimentos em saneamento, pois, a questão da água limpa na propriedade é prioritária. Em Manhuaçu, a Prefeita está fazendo muito bem a parte dela, possibilitando meios para consolidarmos esta frente de trabalho nas comunidades’.
Flânio pontuou ainda que as fossas são construídas a partir de parcerias. ‘Sabemos que, por vezes, não teremos todo o recurso para construir as fossas, então, a forma que encontramos para tornar realidade este projeto é provocando a discussão desta questão no CMDRS e nas associações comunitárias, e, isto, tem gerado resultados. Hoje, temos um modelo de fossa que não é caro. Ela é feita com tambores repletos de bambu que asseguram maior limpeza na água. A partir de técnica implantada pela equipe da EMATER, as instalações são feitas adequadamente. Também há pouco tempo, a Coorpol conseguiu recurso junto a uma empresa para a construção de cinquenta fossas’, relatou.
Para ajudar esta iniciativa, a Prefeitura de Manhuaçu licitou tambores que serão usados nas fossas sépticas. ‘Na comunidade do Gavião (São Geraldo/ Dom Côrrea) já tem projeto pronto e recurso, por meio de parceria com o Ministério Público, para a construção das fossas. Em Vila de Fátima, também temos o projeto e o encaminhamos para algumas empresas para tentar conseguir recurso. Acreditamos que quando realizamos uma mobilização desta importância, bons resultados são alcançados’, considerou Flânio.
Há alguns anos, as dificuldades eram maiores, pois, os projetos existentes eram muito caros, conforme relata o Secretário de Agricultura. ‘Hoje, conseguimos este modelo em que as famílias conseguem implantar as fossas, com a ajuda da Prefeitura, empresas e da própria comunidade que se mobiliza. Entendemos que nossa responsabilidade seja fomentar esta discussão, buscando angariar mais recursos e mobilizar outras pessoas e empresas que tenham condições de nos ajudar no atendimento aos demais moradores que aguardam a instalação destas fossas sépticas’. 
(Thomaz Júnior)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

História de Manhuaçu: Padre Fortunato, o 2º Prefeito 1884-1888

Padre Fortunato de Carvalho, o 2º Prefeito de Manhuaçu
Padre Fortunato de Souza Carvalho foi o segundo Chefe do Executivo Municipal de Manhuaçu e Presidente da Câmara Municipal. Governou entre 1884-1888. Ele também foi o primeiro pároco do município.

‘Natural de Ouro Preto, ele ordenou-se no Seminário de Mariana. Passou por catequeses nas quais permaneceu por pouco tempo. Fixou residência em Manhuaçu, assumindo a direção da Paróquia de São Lourenço, onde lutou ao lado de Francisco de Paula Santos pela transferência da sede do município para São Lourenço do Manhuassu’ (MIRANDA, 1977).
Alguns anos antes de se tornar Chefe do Executivo Municipal, Padre Fortunato e seu antecessor na Prefeitura, Joaquim Gonçalves Dutra (o 1º prefeito) atuaram juntos, com o apoio de outros moradores para estabelecer em Manhuaçu a sede do município, em vez de São Simão (atual Simonésia), como foi determinado em 1877, ano de emancipação. O movimento prosseguiu até 1880, quando foi realizada a primeira eleição municipal, que confirmou Joaquim Gonçalves Dutra como o primeiro Prefeito, consolidando Manhuaçu como a sede do município.

‘Em sua gestão, Padre Fortunato se posicionou também como um Alvinista (seguidor de Cesário Alvin). Ele enfrentou algumas barreiras para fazer uma administração semelhante à anterior, devido às intrigas políticas de uma sociedade ainda em formação’ (MIRANDA, 1977).
Neste período, a Província de Minas Gerais foi presidida por Antônio Gonçalves Chaves (1884), Olegário Herculano (1885) - ambos do Partido Liberal-; Manuel Portella (1886), Francisco Lemos (1886/1887), Carlos Augusto Figueiredo (1887), Luiz Eugênio Horta e Antônio Gonçalves Ferreira (1888) - ambos do Partido Conservador.
O período representava também os últimos anos do Brasil Império, regido por Dom Pedro II até o ano de 1889, quando foi proclamada a República.

Trabalho na Igreja

Nomeado vigário em 01 de fevereiro de 1878, Padre Fortunato foi o primeiro a atuar na recém criada Paróquia de São Lourenço, desmembrada da Paróquia de Santa Margarida oficialmente em 15/02/1878.



'Aos 15 de fevereiro de 1878, o Exmo. Dom Antônio Maria Correa de Sá e Benevides, Bispo Diocesano, institui canonicamente a Freguesia (paróquia) de São Lourenço do Manhuaçu, com os mesmos limites do distrito civil, tendo sido desmembrada de Santa Margarida, e por provisão dessa mesma data, constituiu vigário encomendado dela o Revmo. Padre Fortunato de Souza Carvalho'³.


Em 1891, três anos após o trabalho como gestor do município, Padre Fortunato de Carvalho, em seu ofício religioso, foi designado como um dos delegados paroquianos para a freguesia de São Simão (Simonésia). Pois, naquele ano (18/09/1891), o então primeiro vigário Horácio Renthis faleceu, deixando vaga a paróquia.
Padre Fortunato, respondeu pela Paróquia da Freguesia de São Simão, juntamente com os demais religiosos: Odorico Dolabela (que, em 1895, se tornaria o 5º Prefeito de Manhuassu), Sócrates, Colário e José Fluente.
Essa atuação em São Simão prosseguiu por três anos, até 1894, quando assumiu a referida paróquia o Padre Marciano Alves Pereira².



Homenagens

O saudoso Padre Prefeito é homenageado na cidade com a denominação do logradouro que interliga as Ruas Antônio Wellerson e Faustino Amâncio, no entorno do Estádio Municipal JK, no B. Santo Antônio.
A Resolução foi aprovada pela Câmara Municipal no ano de 1957. Antes o logradouro denominava-se Rua Manoel do Carmo.

Leia também, o Manifesto do Padre Fortunato: http://regiaodemanhuacu.blogspot.com/2017/11/manifesto-do-padre-fortunato-de-souza.html



Nossos agradecimentos ao jornalista Sebastião Fernandes, Presidente do COMTUR/Manhuaçu e acadêmico da AML, pela disponibilidade de foto rara. 

(Pesquisa e redação: Thomaz Júnior)

Saiba mais sobre a História de Manhuaçu, acessando www.cidadesdocafe.com

Fontes: 

¹MIRANDA, Roberto de Assis, Histórico de Manhuaçu, Manhuaçu: Datilografado, 1977, p. 33, Apud SANTOS, Flávio Mateus dos, A República do Silêncio, 2009, 1ª ed., p. 129.

²ABREU, José Miguel de. Simonésia: Minha Terra e Minha Gente, 2ª ed., 1999, p. 12;
³Jornal São Lourenço, ed. 21/set./1928, n 75, ano IX apud ed. 10/fev./2007.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Tenente-Coronel Franco assume Comando do 11º BPM


 O Tenente-coronel Ronaldo Franco de Oliveira é o novo comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar. A cerimônia de transmissão e assunção de comando foi realizada na noite desta terça-feira, 22/01, sob a presidência do Comandante da 12ª Região da Policia Militar, Coronel Marcos Ângelo Vieira Júnior.
O Tenente-coronel Sérgio Renato da Silva transferiu-se para a reserva e foi homenageado ao deixar o cargo, durante solenidade que contou com representantes de diversos segmentos da sociedade de Manhuaçu e dos 23 municípios da região. Em seu discurso, em tom de despedida e avaliação, ele lembrou sua trajetória de 30 anos na Polícia Militar, agradecendo aos seus familiares e amigos.
O novo Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Franco, servia na cidade de Teófilo Otoni, na 15ª Região da Polícia Militar. Ele destacou a relevância da missão da Polícia Militar de promover segurança pública por intermédio da polícia ostensiva, com respeito aos direitos humanos e participação social em Minas Gerais, também ressaltou a sua intenção de reativar o complexo social da Unidade, para o bem estar da família militar.
A solenidade contou com o momento de inauguração da fotografia na galeria dos ex-comandantes, sendo a representação da mais viva memória daqueles que contribuíram para a construção da história da Unidade.
Em continência ao novo comandante, a tropa formada desfilou, fechando com brilhantismo a solenidade, sob os acordes da Banda de Música do 11º Batalhão.

(Ass. de Comunicação Organizacional 11º BPM/ fotos: Thomaz Júnior)
























Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...