quarta-feira, 4 de junho de 2025

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área de cafeicultura. Desta vez, foi ofertado o curso ‘Degustação e Classificação de Cafés Especiais’, realizado pelo Sistema FAEMG-SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, em parceria com a APAC. 

O curso foi ministrado pelo especialista Sandro Reis. ‘A avaliação é extremamente positiva de estarmos tendo a possibilidade de trazer conhecimento e prestarmos um serviço aqui na APAC. Uma vez que o foco da APAC é o desenvolvimento humano, nós conseguimos também nos desenvolvermos com relação ao aprendizado mútuo que recebemos aqui, trazer conhecimento e compartilhar o nosso conhecimento com eles’, destacou o Instrutor do Sistema FAEMG SENAR.

O Supervisor de Oficinas da APAC Manhuaçu, Antônio Carlos Sattler, ressaltou que ‘É com muita satisfação que falamos desse terceiro curso, que é uma sequência de treinamentos oferecidos pelo Senar, através do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, na pessoa da Patrícia Sad. Então, foram três cursos na área de classificação, degustação de café, torra e, agora, os cafés especiais. É sabido que o curso se adequa muito à realidade do nosso município, da nossa região, com a região cafeeira e agrega muito conhecimento e valor ao currículo das pessoas que se dispõem a se capacitar’.

A Diretora de Metodologia da APAC Manhuaçu, Dra. Denise Rodrigues de Oliveira, disse que ‘É muito importante essa participação do SENAR conosco. Essa profissionalização dos recuperandos faz toda a diferença no futuro deles, na saída, no pós-APAC, na vida em sociedade, nessa reintegração. Então, essa parceria com o SENAR, que a Patrícia vem aqui com tanta boa vontade, com tanto carinho, trazendo esses cursos, são divisores de água na vida dessas pessoas que estão aqui, se preparando para se reintegrar à sociedade’, concluiu.


Thomaz Júnior











quinta-feira, 22 de maio de 2025

Alunos de contabilidade do Unifacig participam do Projeto Cidadania

Estudantes do 5º período do curso de Ciências Contábeis conheceram a estrutura da Câmara de Manhuaçu e o funcionamento do setor contábil do legislativo

O Projeto Cidadania, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu, recebeu na noite desta terça-feira (20/05) alunos do quinto período do curso de Ciências Contábeis, do Unifacig. Os estudantes visitaram a sede do poder legislativo e participaram do programa que tem como objetivo divulgar informações sobre o funcionamento da câmara.

Nesta edição, o Projeto Cidadania foi especialmente elaborado para atender os alunos de contabilidade em seu processo de formação. Eles puderam conhecer a estrutura da casa do legislativo e como são realizados os pagamentos, licitações, compras e como é feito o pagamento de duodécimo na câmara.

Os estudantes estavam acompanhados do professor Vinícios Apolinário de Abreu. O grupo foi recebido pelo vereador Cléber Benfica, vice-presidente da mesa diretora da câmara, pelo contador Diego Vila Real, pelo diretor geral, Luiz Antônio de Assis, e pelo professor da Escola do Legislativo, João Paulo de Souza Andrade.

No início da visita, Cléber Benfica apresentou aos alunos toda a estrutura da Câmara de Manhuaçu e explicou como funcionam os departamentos e assessorias da casa do legislativo. No plenário, eles puderam tirar dúvidas sobre a contabilidade aplicada ao setor público com os servidores da casa.

As instituições educacionais que tiverem interesse em participar do Projeto Cidadania podem entrar em contato com a câmara dos vereadores. As visitas são agendadas pelo telefone (33) 3331-1740.





terça-feira, 13 de maio de 2025

Recuperandos da APAC Manhuaçu concluem curso de Informática

Um novo treinamento foi realizado de forma bem-sucedida para os recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). Desta vez, foi concluído o curso ‘Operador de Computador’, a partir de parceria com o IF Norte de Minas Gerais/ Campus Almenara. 

A formatura ocorreu na última quinta-feira, 08/05, na sede da instituição. 

A Coordenadora do IF Norte de Minas/ Campus Almenara, Dra. Tânia Maria Mares Figueiredo, pontuou que a formação é adaptada à realidade de cada unidade prisional e busca fortalecer os princípios da metodologia APAC. “A mesma mão que feriu pode ser a mão que trabalha, que transforma”, destacou..

O Gerente Geral da APAC Manhuaçu, Pablo Martins de Moraes, frisou que “Esses cursos ampliam as possibilidades no mercado de trabalho para o recuperando e ajudam a mudar a visão da sociedade sobre quem está em processo de recuperação”.

Ainda como resultado desta parceria com o IF Norte de Minas Gerais / Campus Almenara, em 2024, foi oferecido os cursos Cafeicultor e de Agricultura Orgânica, na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), além de outras positivas parcerias visando a capacitação profissional dos recuperandos.

A Presidente da APAC Manhuaçu, Dra. Denise Rodrigues de Oliveira, reitera que a disponibilidade destes treinamentos representa motivo de muita alegria e gratidão ao Instituto Federal Norte de Minas e a todas as demais instituições sociais que atuam como parceiros da APAC, em sua missão de possibilitar condições para os recuperandos reintegrarem-se à sociedade.

Thomaz Júnior







quinta-feira, 8 de maio de 2025

Manhuaçu presente ao 40º Congresso Mineiro de Municípios

A Presidente da Câmara M. de Manhuaçu, Vereadora Rose Mary, acompanhada dos vereadores Kilder Perígolo, Cleber Benfica, Clóvis Pires, Administrador Rodrigo, Jânio do Catinga, Marcelino de Jesus e Misrael da Matinha participam do 40º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nesta terça e quarta-feira, 06 e 07/05, no Expominas, em Belo Horizonte. Neste importante encontro que debate a pauta municipalista, também participam a Prefeita Maria Imaculada Dutra Dornelas; o Administrador Adjunto da Regional Hipercentro de Belo Horizonte e Ex-vereador de Manhuaçu, Toninho Gama, e membros do Secretariado, entre o grande número de representantes das cidades mineiras, agentes públicos, imprensa e sociedade civil.
Nesta edição do congresso, celebra-se a marca histórica de 40 anos do evento, com o tema: “Capacitação e Gestão Estratégica: as chaves para um mandato de sucesso”.
Além da posse da nova diretoria da AMM, que agora tem como Presidente para o triênio, Luiz Eduardo Falcão (Prefeito de Patos de Minas), o congresso traz importantes palestras e a 38ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, que reúne instituições, empresas e prestadores de serviços focados em soluções para os municípios, revelando-se como uma grande oportunidade para networking, prospecção de parcerias e inovação na gestão pública.
Em cada ano em que é realizado, o Congresso possibilita o debate sobre os principais desafios enfrentados pelos municípios mineiros, a troca de experiência entre os gestores e legisladores e a direta comunicação com representantes das esferas estadual e federal, que prestigiam o tradicional encontro.



sábado, 26 de abril de 2025

Manhuaçu despede-se do Cantor Chico Bread

A música brasileira perdeu um de seus grandes expoentes culturais com a morte de Chico Bread Rocha. O artista, nascido em 25 de maio de 1948, em Alvinópolis (MG), e residente em Manhuaçu, faleceu nesta sexta-feira (25/04) deixando um legado de inovação, paixão e compromisso com a arte popular. O sepultamento ocorreu neste sábado, 26/04, no cemitério municipal.

Chico Bread foi um defensor incansável da música autoral e da cultura brasileira. Criador do projeto “Faca Amolada – No Olho da Rua”, ele levou sua arte a praças, ruas, palcos e festivais em Minas Gerais e em vários estados do país. O trabalho do grupo quase cruzou fronteiras internacionais: uma turnê pela Europa chegou a ser planejada, mas foi interrompida pela pandemia da Covid-19.
O “Faca Amolada” tornou-se símbolo de resistência artística e amor à música. Misturando influências da bossa nova, samba, música regional, jazz, blues e canções latino-americanas, o grupo, sob a liderança de Chico Bread, apresentava uma sonoridade única e envolvente.
Ao lado da filha Isadora Rocha, que assumia os vocais, o projeto conquistava o público com espetáculos que iam além da música. As apresentações eram sensoriais, marcadas por figurinos elaborados, arranjos surpreendentes e forte identidade artística. Isadora, multi-instrumentista, agora enfrenta o desafio de dar continuidade ao legado do pai, transformando a dor da perda em arte.
Chico Bread também era poeta, escritor, artesão e pintor. Sua produção artística circulava das ruas aos grandes palcos, sempre carregada de sensibilidade e intensidade. No auge da criatividade, foi surpreendido pelo diagnóstico de leucemia. O tratamento em Muriaé (MG) foi breve, e a despedida, dolorosa para familiares, amigos e admiradores.
Portal Caparaó /Com informações de Teógenes Nazaré
Fotos: Thomaz Júnior










Câmara de Manhuaçu recebe visita técnica de universitários de Direito

Sob a presidência da Vereadora Rose Mary, a Câmara Municipal de Manhuaçu, por meio do Projeto Cidadania, em mais uma importante ação de interação com a sociedade, especialmente o público jovem, acolheu a visita técnica de estudantes do curso de Direito, do Centro Universitário UNIFACIG, na noite desta quinta-feira, 24/04.

Supervisionados pela Coordenadora do Curso, Professora Marina Itaborahy, os estudantes aprofundaram seus conhecimentos sobre o funcionamento da Casa Legislativa e o trabalho desempenhado pelos Vereadores em benefício da população, como a elaboração de projetos de Lei e Resoluções, a proposição de obras e serviços para a comunidade, as ações de fiscalização e tantas outras frentes de atuação no cotidiano.
Inicialmente, o Contador Aldrin Teodoro explanou sobre as contas públicas, esclareceu dúvidas sobre os recursos que chegam e são aplicados no município, o papel de fiscalização efetuado pelos vereadores, entre outras questões afins.
Em seguida, os estudantes dirigiram-se para o plenário e conheceram a dinâmica das sessões legislativas, devidamente apresentadas pelo Gerente Administrativo e Professor, João Paulo de Souza Andrade, e pela Chefe de Gabinete da Presidência, Dra. Sabrina de Oliveira Henrique.
Ainda no plenário, foram ‘eleitos’, entre si, dezessete alunos para compor as cadeiras ocupadas pelos vereadores. A ação cativou os jovens, que acompanharam com muita atenção e interesse as explicações concedidas. Além disto, foi exibido um vídeo institucional sobre a função do Poder Legislativo.
O momento foi muito bem aproveitado, com o esclarecimento de dúvidas e explicações diversas. No encerramento, a Coordenação do Curso de Direito agradeceu à Casa Legislativa pelo didático encontro realizado.
Acesse: https://www.cidadesdocafe.com/camara-de-manhuacu-recebe-visita-tecnica-de-universitarios-de-direito/














quinta-feira, 17 de abril de 2025

Palestra: ‘A Comunicação do Vereador com a População no Início do Mandato’ é realizada em Manhuaçu

Com a participação de Vereadores de diversas cidades mineiras, a Palestra: ‘A Comunicação do Vereador com a População no Início do Mandato’ foi uma experiência positiva de conhecimento e de troca de experiências para os membros das Casas Legislativas e assessores presentes ao Anfiteatro Camillo Felipe Nacif, da Câmara de Manhuaçu, nesta terça-feira, 15/04.

A iniciativa oferecida gratuitamente ocorreu a partir de parceria entre a Câmara Municipal de Manhuaçu e a ANEL (Centro das Escolas do Legislativo das Câmaras Municipais), via Escola do Legislativo.
Com diversas questões relacionadas ao cotidiano dos vereadores, a palestra foi ministrada pelos Especialistas, Professor José Miranda (Pós graduado e especialista em Comunicação Pública, Autor do livro : Como vencer uma eleição) e Professor Marcelo Grilo (Jornalista, Graduado e especialista em Comunicação Social).
No decorrer da palestra, foram evidenciados pontos importantes como o papel do vereador, a importância do diálogo constante com a população e a captação de recursos para que investimento no bem-estar dos munícipes, além do esclarecimento de dúvidas dos participantes.

















Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...