Câmara de Manhuaçu busca a implantação do Programa Parlamento Jovem de Minas 2026

A Presidente da Câmara Municipal de Manhuaçu, Vereadora Rose Mary, e o Diretor Geral, Senisi de Almeida Rocha, participam da Formação Introdutória e da Formação de Coordenadores Municipais para a implantação do PJ Minas 2026 (Programa Parlamento Jovem de Minas 2026), da Escola do Legislativo, da ALMG (Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais).

Estes encontros preparatórios tiveram início nesta quinta-feira, 04/12, e se encerram nesta sexta-feira, 05, no Auditório da ALMG, na capital mineira. Nesta programação, são apresentadas, no primeiro dia, informações sobre a gestão e o funcionamento do PJ Minas 2026 às Câmaras Municipais ingressantes, possibilitando um momento ideal para conhecer o programa e tirar dúvidas. 

Já no segundo dia, quando ocorre a Formação para Coordenadores Municipais, a pauta é destinada a todos os coordenadores, antigos e ingressantes, com o aprofundamento dos pormenores do programa, como a composição do polo, cronograma, gestão em rede e os processos de comunicação. 

A Presidente da Câmara, Vereadora Rose Mary, destacou que ‘Participar desta formação promovida pela Escola do Legislativo da ALMG é de grande importância para o trabalho que desenvolvemos em Manhuaçu. O Parlamento Jovem de Minas é um projeto que fortalece a cidadania, estimula o protagonismo dos nossos jovens e aproxima a população do Poder Legislativo’.

Rose Mary avaliou de forma muito positiva esta iniciativa da ALMG em parceria com as Câmaras Municipais do Estado, especialmente no que diz respeito ao estímulo à participação dos jovens nas questões que dizem respeito ao trabalho do Legislativo Municipal. ‘Nestes dois dias de imersão, tivemos a oportunidade de compreender mais profundamente a estrutura, o funcionamento e as responsabilidades que envolvem o PJ Minas 2026, desde a gestão em rede até a organização do polo e o cronograma das atividades. Para nós, que estamos ingressando nesta nova edição do programa, esse momento é fundamental para garantir que todo o processo seja implementado com seriedade, planejamento e diálogo.Tenho convicção de que esse conhecimento adquirido se refletirá em ações mais eficazes na Câmara de Manhuaçu e em uma participação ainda mais qualificada dos nossos estudantes. É uma iniciativa que amplia horizontes, desperta senso crítico e contribui para a formação de futuros líderes comprometidos com a democracia e com o bem coletivo’, pontuou.


Thomaz Júnior










Comentários