domingo, 9 de abril de 2023

Personalidades de Manhuaçu: Salime Nacif

DADOS BIOGRÁFICOS:


SALIME NACIF


SALIME NACIF, nasceu em Shibente, perto de Miten (Líbano), em 22 de Janeiro de 1903.

Viveu seus primeiros anos em Shibenie com seus pais Youssef Frâncis e Marien (José Francisco e Maria) e seus quatro irmãos mais velhos: Miguel, João, Laila e Saline.

As dificuldades passadas na humilde aldeia, levaram o chefe da casa José Francisco a procurar novos horizontes atraído pela fama, mudou para o nosso querido Brasil. 

Seu pai, José Francisco, fixou residência em Ponte Nova, onde Salime Nacif foi registrado. Morou pouco tempo Ponte Nova, mudando-se para Abre Campo, no final do ano de 1906, onde cresceu e foi aluno do Prof. Hortênsia, com quem fez todo o curso primário. Neste tempo os professores ministravam as aulas em suas residências. Ainda não havia escola do Estado.

Em Abre Campo, também nasceram suas irmãs Honorina, Alice e Izabel.

Passou sua infância e adolescência em Abre Campo, indo mais tarde para Leopoldina iniciar seus estudos, no Ginásio Leopoldinense, diplomando-se mais tarde na Escola de Farmácia, da mesma cidade em 1923. 

Salime Nacif, estimado por todos os profes- sores e alunos do Ginásio, foi regente, enfermeiro, chefe de Disciplina assistente do Diretor daquela época, Prof. José Botelho Reis.

Iniciou no mesmo Ginásio a sua carreira de esportista, onde se revelou um grande craque. Mais tarde, integrou a equipe do famoso Ribeiro Junqueira, ocupando a posição de zagueiro-central, tendo como companheiros de equipe, o Dr. Alfredo Khede, de Manhumirim; Dr. Benedito Starling; Dr. João Lira Filho e muitos outros conterrâneos. Tornou-se conhecido da torcida leopoldinense pelo apelido de Maomé.

Salime, logo que se formou, veio exercer sua profissão no Distrito de São Luiz de Manhuaçu, atual Luisburgo, abrindo uma pequena farmácia. Permaneceu pouco tempo naquele distrito, indo logo após para Santa Margarida, onde casou com Cremilda Lopes de Carvalho, com quem teve seis filhos: Hélio, Helcio, Miguel. Ruth, Vânia e Marilaila.

Permaneceu em Santa Margarida por 15 anos, no período de 1924 a julho de 1939. Iniciou sua carreira política como partidário de seu sogro, exercendo a chefia política do Distrito de Santa Margarida, foi eleito Vereador até o advento do Estado Novo.

Em julho de 1939, transferiu-se para Manhuaçu, comprando a farmácia do Professor Hiram de Carvalho, instalada no prédio de D. Andrelina Zappalá.

Em 1942, adquiriu do Sr. João Ruiz Bastos, o Ginásio Escola Técnica de Comércio, introduzindo no estabelecimento uma série de melhoramentos, dotando o mesmo de um corpo docente dos mais competentes, ampliando também suas instalações com a construção de 4 pavilhões incrementou a prática de todos os esportes remodelando o campo de futebol, quadras de basquete e vôlei. Com a gestão à frente do Ginásio o número de alunos aumentou consideravelmente. Salime Nacif assumiu, nesta época, a Gerência do Banco Nacional de Minas Gerais, mais tarde, viu-se obrigado a vender o estabelecimento, passando para aDiocese de Caratinga, sob a direção do Rev. Padre Martins Dostert. 

Como era uma pessoa muito admirada por todos, ex-alunos resolveram comprar o estabelecimento em vista do mesmo atravessar naquela época uma das fases mais difíceis. Organizou-se então a Educadora SA "ESA", que teve por algum tempo como Diretor o Dr. Ibrahim Abi-Ackel, para depois voltar às mãos do lutador Salime, os destinos do estabelecimento estudantil. 

Voltando assim às suas atividades educacionais, Saline Nacif em pouco tempo, aumentou consideravelmente o número de matrículas no Ginásio, atingindo em 1957,  o número de 550 alunos nos diversos cursos. Isto, como é natural, exigindo assim novas construções e admissões de novos professores. Salime Nacif deu todo apoio às atividades esportivas, vivendo a ESA, nessa mesma época, seu melhor período com os colégios vizinhos.

Na política local, seu nome era um dos mais respeitáveis, seu prestígio e sua ação contribuíram grandemente para grandes progressos. 

Iniciou sua carreira política em Manhuaçu como  Vice-Presidente do P.S.D. (Partido Social Democrático) e, mais tarde, transferiu-se para a U.D.N.(União Democrática Nacional), sendo nomeado pelo Dr. Milton Campos, governador de Minas na ocasião, Prefeito da cidade no ano de 1947 até final de 1948. No pleito de 3 de outubro de 1964, foi Vice-Prefeito pela Coligação PTB / UDN. 

Em fevereiro de 1958, por ordens médicas, foi obrigado a se afastar da Direção do Ginásio e da Carreira Política.

Faleceu no dia 16 de Julho de 1958.


 Fonte: 

_MANHUAÇU DE ONTEM E SEMPRE; Márcia Reguete de Barros, Adeuslyra Corsetti e D. Ilza Campos Sad. Câmara M. de Manhuaçu/ Presidente Glauco Nascimento de Macedo, 1995.


Organização e pesquisa: Thomaz Júnior




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...