terça-feira, 31 de julho de 2018

Instituto Federal forma mais duas turmas em Manhuaçu

Turma curso Técnico de Cafeicultura
Mais duas turmas formaram-se pelo Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais/ Campus Manhuaçu. Desta vez, foram realizadas as entregas de certificados aos formandos dos Cursos Técnicos em Cafeicultura e de Informática, durante especial sessão solene ocorrida na noite de sábado, 28/07, no Anfiteatro Vereador Camillo Felipe Nacif, da Câmara Municipal. Os cursos oferecidos pelo IF são gratuitos para a comunidade.
Entre os presentes, a Pró-Reitora de Ensino, Gláucia Franco Teixeira (rep. do Reitor Charles Okama de Souza); Diretor Geral do Campus Manhuaçu, José Geraldo Soares; Paraninfo da turma, Luiz Gonzaga Ribeiro (Subtenente Gonzaga), Vereador Giovanni Mageste; Coordenadores dos Cursos Técnicos em Cafeicultura, Natiélia Oliveira Nogueira, e de Informática, Rossini Pena Abrantes; Paraninfos das Turmas de Cafeicultura, Ana Paula Lélis Rodrigues de Oliveira, e de Informática, Cleiton Rodrigues Monteiro. Dr. Gessé Antônio de Souza representou a Superintendência Regional de Ensino e Benoni da Paixão, o COAMMA (Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu).
Turma curso Técnico de Informática
Receberam certificado pelo curso Técnico de Cafeicultura, os formandos: Amanda Aparecida Araújo Langames, Everton Antônio Rocha, Gabriela Florêncio da Silva, José Maurício Mendes, Kássia Millena Soares Xavier, Luana Gomes Florêncio, Luis Filipe Pereira Salazar, Luiz Augusto Garcia de Paula, Márcia Neli Diniz de Souza, Maria Elísia de Souza, Mauro Antônio de Almeida Nassar, Mônica Cristina Santos Teixeira Ribeiro, Natália Nayara Rosa, Patrícia Ferreira Rocha, Renato César Souza e Victor Novais de Souza.
Pelo curso de Informática, foram diplomados: Auriston Gerônimo Lopes, Denise Vargas de Oliveira, Everson Geremias Magalhães, Guilherme Marques Schuab Pereira, Igor Gabriel Diniz Elias, Ingrid Rolim de Souza, Pablo Geovane Vieira, Pedro Henrique Rocha Roque, Ramon Júlio Silva, Roberta Laís da Silva, Samuel de Souza Corrêa e Vanessa Costa Aguiar.
Homenagem entregue aos familiares do saudoso Professor Bruno.
Foram prestadas homenagens para professores, reitoria e formandos que obtiveram os melhores desempenhos no decorrer do curso. Momento de muita emoção também foi registrado com a lembrança do professor Bruno Torres Sathler (in memoriam). A família do professor, representada pela viúva Marina Meireles Lisboa e filhos do casal, participou da solenidade e recebeu a homenagem prestada pela instituição e estudantes, além de acompanhar um vídeo com cenas marcantes do trabalho desenvolvido pelo saudoso educador.
As autoridades parabenizaram os formandos e reiteraram o importante papel desempenhado pelo Instituto Federal, situado no distrito de Realeza, para a formação profissional de jovens e adultos de Manhuaçu e região.
Após o juramento e entrega dos certificados, foi exibido em telão um vídeo apresentando os melhores momentos das turmas, durante a jornada de estudos.
(Thomaz Júnior/ fotos: Eduardo Satil)

Oficinas pedagógicas são realizadas com profissionais das creches municipais de Manhuaçu


Mês de julho, férias para os estudantes e oportunidade de novos conhecimentos para direção e equipe das creches municipais. A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Educação, realizou oficinas pedagógicas também com os profissionais das creches da cidade e dos distritos. A Secretária M. de Educação, Luizaura Januário, também esteve presente aos trabalhos.
As creches atendem crianças com idade entre zero e três anos e onze meses que, a partir daí, ingressam na Educação Infantil (pré-escolares para crianças de quatro e de cinco anos) que, em seguida, vão para o Ensino Fundamental (1º ano e séries posteriores).
Coordenadas pelas funcionárias Telma Natal da Silva e Maria Guiomar Toledo Marcelino Medeiros, as oficinas pedagógicas tiveram como tema ‘Brincando com a Música e Aprendendo com Histórias Infantis’ e reuniram mais de 260 participantes, em sete encontros especiais.
Os trabalhos foram enriquecidos com a troca de experiências e a participação dinâmica de todos os monitores, professores e coordenadores das creches, em importante atualização de conhecimentos e reflexão da teoria e prática das atividades educacionais.
‘Foram momentos agradáveis, em que equipe desenvolveu atividades lúdicas direcionadas a um ambiente alfabetizador, envolvendo histórias, músicas, dramatizações, brincadeiras e outras ações’, destacaram as organizadoras Telma e Maria Guiomar.
(Thomaz Júnior)


sábado, 28 de julho de 2018

CEI Fumaph realiza animada festa julina


A tradição das festas julinas movimentou as creches no município, trazendo muita alegria e momentos de confraternização entre pais e profissionais que atuam nos CEIs (Centro de Educação Infantil), mantidos pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Manhuaçu. Mais um bom exemplo ocorreu no CEI Fumaph, na última sexta-feira, 20/07, em animado evento.
As crianças atendidas na creche são, em sua maioria, residentes nos Bairros São Francisco de Assis, Nossa Senhora Aparecida, Alfa Sul e São Vicente. Na festa, elas dançaram quadrilha, com trajes típicos, em ambiente totalmente decorado pela equipe de profissionais da creche. Na oportunidade, a Coordenadora Patrícia Gama Nacif e equipe acolheram aos pais e ao público em geral. A Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Gena Clara Gil Alcon, também esteve presente.
A Secretaria de Cultura e Turismo disponibilizou a estrutura para a realização da festa, como as barracas, sonorização, etc.
Este ano, a festa teve como tema a música dos anos 1960 e 1970. Durante o evento, os convidados saborearam delícias típicas das festas julinas, como canjica, pipoca, caldo, espetinho e cachorro-quente. Também foram montadas barraquinhas para a diversão das crianças, com pescaria e outras.
A organização da festa agradeceu aos familiares das crianças e à Prefeitura de Manhuaçu pelo total apoio para a realização do evento.
(Thomaz Júnior)


Reunião com DNIT busca mais segurança na BR-262


A busca por mais segurança na travessia diária na BR-262, no perímetro urbano de Manhuaçu, foi pauta de reunião recente realizada no Gabinete Municipal, quando a Prefeita recebeu representantes do DNIT de Brasília (DF), a Engenheira Florestal Ângela Bussinguer e o Geólogo Vítor Cangirana; e da Diretoria do clube UBA Manhuaçu (União Bancária Atlética). Também presentes os Secretários Dr. Bruno Spínola (Planejamento), e Gena Clara (Cultura); Diretor de Obras, Jânio Sérvio (Catinga), além do Arquiteto Álvaro Ribeiro Pacheco e Engenheiro Agrimensor Eduardo Ribeiro, ambos da secretaria.
Durante o encontro, o Presidente da UBA, Haviland Lucindo Leite, e o Presidente do Conselho Deliberativo do clube, Glaucinei Gabriel Bahia, formalizaram nova reivindicação ao DNIT para que sejam instalados redutores de velocidade na rodovia, especialmente nas proximidades do clube.
No local há uma grande reta, onde motoristas de veículos leves e pesados têm o hábito de desenvolver alta velocidade, tanto no sentido Realeza quanto Vitória. A preocupação da diretoria da UBA vai além do acesso ao clube, pois na extensão da reta existem acessos às comunidades rurais como o Córrego das Nascentes e a Vila Boa Esperança, entre outras.
Vários acidentes graves foram registrados no trecho, envolvendo vítimas fatais, no decorrer dos últimos anos.
Durante a reunião, os representantes do DNIT de Brasília solicitaram que este novo pedido seja encaminhado para a Superintendência Regional do departamento, com sede em Caratinga, responsável pela área de Manhuaçu.
Ciente da importância desta reivindicação, a Prefeita se prontificou a participar da reunião na Superintendência do DNIT em Caratinga com a diretoria da UBA, a ocorrer em breve.
A proposta é que sejam tomadas providências para assegurar que motoristas reduzam a velocidade, possibilitando segurança na travessia de pedestres e nas manobras de veículos na entrada do clube e das comunidades rurais ali próximas.
(Thomaz Júnior)



sexta-feira, 27 de julho de 2018

Festa da ASCOAS foi sucesso em Luisburgo


Com importantes palestras para as famílias rurais, show musical e torneio de Futsal, foi realizada com grande sucesso a Festa da ASCOAS (Associação Comunitária Agrícola dos Suíços), na Comunidade dos Suíços, em Luisburgo, no último final de semana, dias 21 e 22/07.
Na abertura do evento, na tarde de sábado, o Presidente da ASCOAS, Otávio Batista Pereira Praça, agradeceu a presença das autoridades e das famílias das diversas comunidades rurais de Luisburgo e de outras cidades.
Entre os presentes, a representante da Fetaemg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais), Kátia Gaivoto; Presidente da Câmara Municipal, Geraldo Aparecido da Silva (Geraldo da venda), e Vereadores Renato Rodrigues Rosa (Renato Padeiro) e Luis Rodrigues; Presidente do STR/ Luisburgo (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Silvana Damasceno; Presidente do Conselho de Cafés das Matas de Minas e do Sicoob Credilivre, Sebastião de Lourdes, e do Ex-prefeito Otenides dos Santos Hott Praça (Nídio), além de representantes das empresas parceiras do evento.
A primeira palestra foi apresentada pelo Gerente da agência do Sicoob, William de Abreu, que evidenciou ‘a atuação da cooperativa de crédito e as linhas de financiamento para os agricultores’. Em seguida, Kátia Gaivoto, da Fetaemg, explanou sobre ‘os impactos da Reforma Previdenciária para o trabalhador rural’. A terceira palestra foi conduzida pelo engenheiro agrônomo da empresa Fertilizantes Heringer, Cristiano Venturim, apresentando ‘Soluções para Altas produtividades na Cafeicultura’.
Diversos sorteios foram realizados pelo Presidente Otávio Batista, presenteando o público com variados prêmios.
A animação continuou à noite, com apresentação de quadrilha e show musical de ‘Os Feras do Forró’, além das delícias típicas de festa julina servidas na barraca da entidade, como canjicão, churrasco e canjiquinha, entre outras.
No domingo, a programação começou cedo, às 9h, com jogos valendo pela fase final do Torneio ASCOAS de Futsal, nas categorias sub-17 e adulto. O Vice-prefeito Mauro de Abreu (Mauro do Zé Neves) e o Vereador Altacir dos Santos Fagundes (Piaza) doaram troféus e bola para a competição esportiva.
O cantor Cristiano Gomes agitou a tarde, em domingueira que também gerou muito movimento nas barracas da festa.
O Presidente Otávio Batista avaliou positivamente o evento e agradeceu aos patrocinadores, à Câmara de Vereadores, ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luisburgo, aos demais membros da diretoria e associados, além de todos que todas as famílias que prestigiaram a festa.
Além da Comunidade dos Suíços, a ASCOAS atende diretamente também às comunidades da Gameleira, Hott, imediações do local conhecido como ‘Santinha’ (limite com Manhumirim), Barroso, Borel, Santa Rosa e Cristino.
(Thomaz Júnior) 
 

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Nova placa no trevo destaca o Café das Matas de Minas em Manhuaçu


A qualidade dos cafés das Matas de Minas presente no município foi estampada em uma nova placa do Trevo do Cafeicultor (trevo de acesso à Realeza), na Praça Pedro Faria, colocada pela Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Manhuaçu.
Na tarde desta terça-feira, 24/07, o Secretário M. de Agricultura, Flânio Alves da Silva, visitou o local, acompanhado do Presidente do STR/ Manhuaçu (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Marco Antônio Domingo; Gisele Barros (CRESOL), e extensionistas da EMATER, José Antônio do Nascimento, Paulo César e Thiago Braga.
Sobre este contínuo trabalho direcionado ao fortalecimento da cafeicultura na região, Flânio lembra que há alguns anos, a região não era conhecida como produtora de café de qualidade. Houve um grande esforço em conjunto por parte do Conselho dos Cafés das Matas de Minas, entidades governamentais e outras instituições, sindicatos e EMATER, de criar a região das Matas de Minas. ‘Antes, aqui era conhecido como região Zona da Mata, o que trazia conotação de café de qualidade inferior. Hoje, com as Matas de Minas, este conceito mudou e temos um novo referencial de café. A Prefeita tem dado todo apoio a este trabalho e nas demais ações relacionadas à agricultura familiar. Temos realizado concursos de qualidade do café e diversas outras iniciativas. É um trabalho que envolve inteligentes parcerias, para que possamos sempre incentivar e propiciar condições para que os cafeicultores melhorem a qualidade do grão produzido nas Matas de Minas’.
O Presidente do STR, Marco Antônio, reforça que ‘o sindicato é parceiro, acredita no café. Trabalhamos em rede com demais parceiros no intuito de valorizar os cafeicultores da agricultura familiar. Esforçamo-nos para que os cafeicultores da região se profissionalizem, de modo a produzir café de qualidade e, com isto, agregar maior valor ao grão, melhorando as condições de vida do nosso povo. A placa é um instrumento de divulgação, onde várias pessoas passam. Agora temos, no trevo, este reforço de informação quanto ao café de qualidade que temos na região’.
Para o Extensionista Paulo César (PC) ‘identidade é a palavra certa para definir este trabalho realizado em prol da cafeicultura. A região se destaca pelo café de qualidade, e, agora temos a identidade do café das Matas de Minas, e, nada mais certo que esta identidade ser mostrada aqui na entrada da cidade. As pessoas transitam na rodovia e agora tem a oportunidade de saber que Manhuaçu produz os melhores cafés das Matas de Minas.
(Thomaz Júnior)


Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...