Artistas cubanos se apresentam em Palmeiras e São Sebastião do Sacramento (2011)


 Com destaque para a riqueza cultural de Cuba e seu diferenciado posicionamento político em relação aos demais países da América Latina, o Circuito Cultural Arte entre os Povos marcou sua passagem por Manhuaçu com uma visita especial a duas escolas do município, durante o mês de agosto de 2011.
Com a participação de artistas cubanos e brasileiros, o circuito integrou em seu roteiro o contato direto com estudantes da EE de São Sebastião de Sacramento e da EM Eni Alves Nogueira, em Palmeiras do Manhuaçu.
Organizado pelo Centro Cultural Luciano Bastos (Bom Jesus de Itabapoana – RJ), em parceria com a Associação Cultural José Marti, Governo Cubano e escolas locais, além do apoio do Promotor de Justiça, Dr. Gino Bastos, o evento percorre várias cidades brasileiras, promovendo importante interação entre estudantes das instituições da rede pública do Brasil com os representantes de Cuba.
Em São Sebastião do Sacramento, as apresentações do grupo de artistas ocorreram na terça e quarta-feira, dias 23 e 24. Em Palmeiras, os artistas também cativaram a atenção dos estudantes, com shows musicais, exposição de livros e obras de arte originárias de Cuba. O Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama) prestigiou a apresentação em Palmeiras do Manhuaçu, sendo recepcionado pela Direção e Coordenação da instituição de ensino.
A programação do Circuito Cultural conta com apresentações diversas. Uma delas ficou por conta do Cantor Cubano Reinier Valdes, que visita o Brasil pela segunda vez.
Em entrevista à reportagem, o artista frisou a importância da integração latino-americana e agradeceu ao apoio do Centro Cultural Luciano Bastos e da Prefeitura, além de elogiar o povo brasileiro e a diretoria das escolas visitadas, pelo amor demonstrado.
Em Palmeiras do Manhuaçu, a Diretora da Escola Municipal Eni Nogueira da Gama, Viviane Patrícia de Oliveira, considerou positiva esta iniciativa cultural. “Fomos convidados pelo Supervisor Pedagógico Ismar Carlos Arruda a abraçar esta causa e fazer esta integração entre as culturas, inclusive apresentando a nossa também, já que estamos demonstrando trabalhos realizados pelos alunos aqui da escola. [...] É uma oportunidade única. Estamos conhecendo um pouco mais da cultura cubana e da gaúcha também, considerando que recebemos também a visita de um professor e historiador de Porto Alegre”, destacou a Diretora.
Também presente o Professor de História Bolívar Gomes de Almeida, membro da Associação Cultural José Marti, em Porto Alegre (RS), que, em entrevista, ressaltou a importância desta aproximação com os estudantes, no intuito de esclarecer realmente como é a cultura Cubana e os desafios enfrentados por aquela Nação.
Ainda na primeira noite de atividades em Palmeiras, o Poeta e morador local, Júlio Maria da Silva, recitou poesia de sua autoria, sendo também aplaudido pelos presentes, juntamente com grupos musicais e de dança compostos por alunos da escola.
(Thomaz Júnior)





Comentários