quinta-feira, 20 de março de 2014

Fórum inédito discute cafeicultura com prefeitos e lideranças em Manhuaçu


Potencialidades e dificuldades da cafeicultura, com positivo debate para a consolidação de ações conjuntas em favor do setor, marcaram a realização do 1º Fórum de Prefeitos, Secretários Municipais de Agricultura, Presidentes dos Sindicatos de Produtores e Trabalhadores Rurais e Presidentes de Cooperativas de Produção e Crédito da Região das Matas de Minas, em Manhuaçu, no último dia 19/03. 
A iniciativa tomada pelo Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas, com apoio da organização do 18º Simpósio Regional de Cafeicultura de Montanha, teve ampla participação de autoridades e importantes palestras. 
Entre os presentes, o Subsecretário do Agronegócio da Sec. de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Merllo; Presidente do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas, Fernando Romeiro de Cerqueira; Diretores do Sicoob, Sebastião de Lourdes (Administrativo) e Vinícius Magalhães Dutra (Financeiro); Dep. Federal Mário Heringer; Presidente da ACIAM e Organizador do Simpósio, Antônio Carlos Xavier da Gama; Coord. Da Microrregional do Sebrae, Ereni Emerick, e Analista Paulo Veríssimo; Prefeitos Nailton Heringer (Manhuaçu), José Carlos Pereira (Luisburgo), Lauro Simão (Durandé), Rogério Cruz (Iúna- ES), Geraldo Magela (Santa Margarida), Ademir Conrado (Martins Soares), Darcy Braga (Manhumirim), João Batista Gomes (São João do Manhuaçu) e Vice-prefeitos Geraldo Rhodes (Luisburgo), Odiel de Souza (Caratinga) e Antônio Sérgio da Silva (Lajinha), além do Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho de Carvalho.

A primeira palestra foi conduzida pelo presidente do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas, Fernando Romeiro, que evidenciou a proposta de desenvolvimento regional da Cafeicultura. Em seguida, especialistas do setor apresentaram importantes temas: José Luiz Rufino (Importância da Cafeicultura das Matas de Minas), Gilmar Claret Teixeira (Desenvolvimento local com foco na cafeicultura regional) e Roberto Max Protil (O Associativismo como estratégia para viabilizar objetivos comuns). Houve ainda debate sobre os desafios existentes para que os cafeicultores obtenham melhores resultados na produção e comercialização do grão, com a preocupação mútua e disposição dos presentes com o desenvolvimento socioeconômico da região Zona da Mata.
Fernando Romeiro avaliou este primeiro evento como muito positivo e ressaltou que “a ideia foi pensarmos junto o desenvolvimento, buscando caminhos e informações para elevar a região a outro patamar. A única solução para encontrarmos o desenvolvimento é o trabalho cooperativo, onde cada ator fará sua parte para o desenvolvimento regional. [...] Para o próximo ano, nossa expectativa é realizar um evento com participação ainda maior, para que o conselho se fortaleça, em conjunto com as lideranças regionais”, destacou.
Sebastião de Lourdes, Diretor Financeiro do Conselho, também comemorou. “Ficamos muito satisfeitos de ver este fórum acontecer. Ocorreu aqui uma verdadeira radiografia da situação da cafeicultura. Foram levantadas questões do setor e, graças a Deus, também a vontade de buscar soluções, com atitudes, atividades, formas de transformar nossa cafeicultura, para que ela tenha mais representatividade e seja reconhecida em Minas Gerais e no Brasil, gerando coisas boas e somando, justamente para quem precisa, que é o cafeicultor, que está lá na lavoura, trabalhando e produzindo. Agradecemos ao Toninho da Aciam por nos reservar este espaço, para que pudéssemos receber os representantes municipais, de sindicatos e cooperativas. Foi apenas o começo. Vamos continuar ouvindo e atuando junto aos setores da cafeicultura de 63 municípios, pois, é uma região que produz cinco milhões de sacas de café, gerando um PIB altíssimo e que representa uma sustentabilidade social muito grande”, concluiu.
(Thomaz Júnior)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereadores participam da inauguração do Auditório da Justiça Federal em Manhuaçu

A Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Rose Mary, e os Vereadores Adenilza da Saúde, Marcelino de Jesus, Clóvis Pires e Administrador R...