Cinema na praça: Luisburgo recebe Cine Samarco


Um começo de semana muito animado para a população de Luisburgo que recebeu a visita do Cine Samarco, um projeto de cinema itinerante da Mineradora Samarco, neste domingo, 23/03. Foram três sessões oferecidas gratuitamente à população, em modernas e confortáveis instalações, especialmente montadas em frente à Biblioteca Municipal, na Avenida São Luiz Gonzaga, no centro. A Prefeitura, por meio da Secretaria M. de Educação, deu total apoio a esta iniciativa cultural na cidade.
A Samarco possui mineroduto que permeia o Córrego Fortaleza, em Luisburgo, conduzindo minérios por meio de um processo chamado pelotização, rumo aos portos marítimos. Recentemente, a mineradora ampliou a produção das pelotas de minério de ferro, a partir de um projeto de expansão, denominado “4ª Pelotização”, em que foram investidos cerca de R$ 6,4 bilhões. Como forma de congratular a alegria por esta conquista com as comunidades onde a mineradora está presente, idealizou-se o Projeto Cine Samarco.
Nina Paula Cavalcanti (Ass. Comunicação/ Samarco);
Sec. M. de Educação, Maria Aparecida Noronha,
Claudinéia Aparecida Vieira Silva (Ass. Com. do Córrego Fortaleza) e
Prefeito José Carlos Pereira.
A sala de cinema comporta 87 pessoas sentadas confortavelmente. O local possui isolamento acústico, bombonière e banheiros. Durante as exibições são distribuídos refrigerantes, balas e pipoca à plateia.
Em Minas Gerais, a iniciativa contempla 17 municípios e abrange 39 comunidades. Estão previstas cerca de 120 sessões de cinema. Além de Luisburgo, a carreta que se transforma em sala de cinema deverá percorrer outros 26 municípios mineiros e capixabas.
Em Luisburgo, no domingo, as sessões foram abertas à população, em três horários, sendo a primeira exibição às 15h30. O Prefeito José Carlos Pereira; a Secretária M. de Educação, Maria Aparecida Noronha e a representante da Associação Comunitária do Córrego Fortaleza, Claudinéia Aparecida Vieira Silva, prestigiaram esta primeira apresentação, que registrou sala lotada com o público, composto por crianças, jovens e adultos.
Na segunda-feira, 24, ocorreram mais três sessões, destinadas aos estudantes do município, em especial aos da Comunidade Fortaleza.
P4P
De acordo com a Samarco, o Projeto Quarta Pelotização (P4P), iniciado em maio de 2011, recebeu investimentos da ordem de R$ 6,4 bilhões e elevará a capacidade de produção de pelotas de minério de ferro da Samarco dos atuais 22,25 milhões de t/ano para 30,5 milhões de t/ano, um aumento de 37%. O P4P contempla a construção do terceiro concentrador da companhia, com capacidade de 9,5 milhões de t/ano, na unidade de Germano (localizada entre Ouro Preto e Mariana), e da quarta usina de pelotização, capaz de produzir 8,25 milhões de t/ano, na unidade de Ponta Ubu (Anchieta, ES).
O P4P inclui também o terceiro mineroduto da Samarco, que foi construído paralelamente aos outros dois já existentes. Com 400 quilômetros de extensão, passa por 25 municípios mineiros e capixabas e tem capacidade para transportar 20 milhões de t/ano. Já o Terminal Portuário de Ubu, que era capaz de escoar 23 milhões de t/ano, foi adaptado e teve a capacidade de movimentação de carga aumentada para até 33 milhões de t/ano, absorvendo todo o escoamento da produção.

Sobre a Samarco
Fundada em 1977, a Samarco é uma das principais empresas brasileiras de mineração, a segunda maior empresa no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro e uma das maiores exportadoras do País. Com clientes em mais de 25 países, de quatro continentes, a empresa tem, atualmente, capacidade nominal de produção de 22,25 milhões de toneladas anuais de pelotas, gerando cerca de 2,5 mil empregos diretos e cerca 3,4 mil empregos indiretos. De capital fechado, a Samarco tem duas acionistas – Vale S/A e BHP Billiton Brasil Ltda. –, que dividem igualmente o controle acionário da empresa, e possui duas unidades industriais localizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo, que são interligadas por dois minerodutos com 400 quilômetros de extensão cada, além de um terminal marítimo próprio em Ubu (ES) e dois escritórios internacionais, em Amsterdã (Holanda) e Hong Kong (China).
(Thomaz Júnior)







Comentários