segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Nalim Gabriel dá continuidade aos trabalhos da Administração em Reduto

Prefeito Nalim Gabriel, em entrevista ao Repórter Thomaz Júnior
(Rádio Manhuaçu), no distrito de Jaguaraí, que recebeu serviços
de patrolamento e outras melhorias por parte da Adm.

Assim que assumiu a Prefeitura na noite de quarta-feira, 20/02, Nalim Gabriel de Melo, Vice-prefeito de Reduto, preocupou-se em dar continuidade aos trabalhos que já estavam sendo desempenhados no município.

Após a intensa movimentação ocorrida na Prefeitura, no dia seguinte (quinta-feira, 21), em decorrência da reunião entre a equipe administrativa e o Prefeito Nalim Gabriel, além de assessores jurídicos, o Executivo Municipal manteve suas atividades normais, inclusive com a realização de serviços nas localidades rurais.

Uma das atividades foi realizada na estrada de acesso ao Distrito de Jaguaraí.

Na manhã desta sexta-feira, máquinas pesadas estiveram no local melhorando diversos trechos da estrada, cobrindo buracos e alargando a via em pontos críticos. O serviço foi determinado pelo Prefeito Nalim Gabriel que acompanhou o serviço de perto.

Nalim mencionou que ‘o patrolamento acontecendo em Jaguaraí e, em breve, atenderá outras comunidades. Enquanto estiver como Prefeito, não vou deixar as coisas pararem. O que eu quero é fazer tudo que estiver ao meu alcance para beneficiar a população’.

(Thomaz Júnior)

 

 

 

 

 

    Nalim Gabriel de Melo, ladeado pelo Encarregado de Obras, Vanderli Robadel, (E) e o
    Vice-presidente da AMAR (Ass. de Amigos e Moradores de Reduto), Fábio Antônio
    Machado, durante acompanhamento ao patrolamento de estrada de acesso à Jaguaraí.


Igreja Católica do distrito de Jaguaraí.



Visita ao Posto de Saúde do Distrito de Jaguaraí.
Ao lado do Prefeito, a servidora Lucelene Maria de Souza.

 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Palestra sobre nutrição no Colégio Objetivo

Nutricionista reforça importância da boa alimentação no dia-a-dia

  

 “Os benefícios de uma boa alimentação” foi tema de palestra promovida no Colégio Objetivo, na manhã desta segunda-feira, 18/02.

Com a participação de estudantes e professores dos Ensinos Fundamental e Médio, a palestra apresentada pela Nutricionista Jane Pêsso destacou que a saúde e o bom desenvolvimento escolar estão diretamente relacionados com a boa educação alimentar.

Foi mencionada ainda importância do envolvimento dos pais e até mesmo da escola. “Parabenizo aos organizadores deste projeto do colégio, pois, trata-se de um trabalho de grande importância dentro das escolas. Eu passei para os estudantes a importância da alimentação saudável e a mudança de hábitos alimentares, informando como isto é essencial para o desenvolvimento escolar e a para a vida deles. Os maiores erros que se pode constatar na alimentação desta faixa etária - adolescentes e jovens - é a ingestão alta de alimentos ricos em gordura e açúcares, como doces, chocolates, sorvetes, frituras, refrigerantes, enfim, o consumo descontrolado destes alimentos. O exemplo deve começar dentro de casa. Em tudo na vida, os pais são os maiores exemplos que os filhos vão seguir, até mesmo na alimentação. Quando se tem uma alimentação saudável dentro de casa, partindo dos pais, consequentemente, o filho vai puxar aquela alimentação. Os dirigentes escolares também precisam tratar essa questão da alimentação dos estudantes com mais carinho porque isso é fundamental”, afirma a nutricionista.

A diretora do Colégio Objetivo Alessandra Alves Nery anunciou que a escola desenvolverá diversos projetos no decorrer deste ano. “O objetivo desta palestra é a conscientização dos estudantes sobre alimentação saudável, visto que as crianças de hoje em dia estão ficando obesas cada vez mais cedo. Nosso propósito é ajudar os adolescentes e os pais a fazerem uma reeducação alimentar. Um dos seis projetos para este ano letivo será o Projeto Bússola, com o Ensino Médio, que visa orientar para a escolha profissional. No segundo bimestre, iniciaremos o Projeto Diversi-Arte que trabalhará a valorização da cultura brasileira. Ainda este ano, trabalharemos o Projeto Cidadão de Concreto, baseado no livro Cidadão de Papel, direcionado para a valorização do ser humano”, relatou.

(Thomaz Júnior)

 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Belas Artes no centro: Fabrício Santos expõe novos quadros

Um novo espaço para a arte foi revelado nos últimos dias com a mostra dos novos quadros do artista plástico Fabrício Santos, no centro de Manhuaçu.

A iniciativa é fruto de parceria entre o artista e o Café Teatro, anexo ao Teatro Dom Bosco.

Gilca Santos Féres e Fabrício Santos.

Com diversos projetos previstos para o ano, inclusive participações em eventos internacionais, Fabrício organiza esta exposição em Manhuaçu enquanto se prepara para representar o país no 8º Circuito Internacional de Arte Brasileira, na Polônia, Alemanha e Áustria, no próximo mês de abril. “Ao participar do centenário da Imigração Japonesa, recebi o convite do College Art de Belo Horizonte para representar Manhuaçu e Minas Gerais no XIII Circuito Internacional. Aguardo o resultado da seletiva de Londres. Sendo aprovado, representarei também nossa região na Inglaterra, em duas galerias, expondo meus quadros. Coloquei sete novas obras de arte moderna no Café Teatro. Algumas que, inclusive, estão concorrendo em exposições no exterior, para que o público venha e conheça essas obras. Ainda no Café Teatro, organizaremos exposição com a Via Sacra que estou fazendo para a Igreja de Santo Antônio. É a segunda vez que pinto esta coleção. A primeira foi entregue à comunidade do Bairro Santa Luzia”, comentou.

 

Teatro de Humor

 

No próximo dia 15 de março, uma apresentação teatral de humor está programada para acontecer no salão de convenções do Manhuaçu Center Hotel.

Organizado pelo Grupo 4 Azes, o evento tem como propósito colaborar com o artista Fabrício Santos, por meio da captação de recursos financeiros, para que o pintor viaje para estes países onde o circuito será realizado. “Agradeço a atenção dos amigos do Grupo 4 Azes em realizar este evento em prol da minha participação no circuito internacional. Convido a toda a população para participar deste evento”, anunciou.

Internautas podem conhecer algumas obras do artista em destaque, tanto em sites nacionais quanto internacionais, através do link http://www.artecomclasse.com/santos_br.htm.  

(Thomaz Júnior)

 


 

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Manhumirim: parecer de bombeiros sugere interdição da cadeia

Demais cadeias da região também passarão por vistoria

Fios emendados, excesso de eletroeletrônicos nas celas, falta de extintores de incêndio e de saída de emergência, porta estreita e até localização inadequada foram algumas das irregularidades percebidas pelos Bombeiros na cadeia pública de Manhumirim, durante vistoria realizada recentemente. Diante do cenário preocupante, o Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu emitiu parecer ao Fórum da Comarca de Manhumirim pedindo interdição do local.

O trabalho preventivo desenvolvido pela corporação se estende por todas as cadeias existentes nas cidades que estão na área de abrangência do Pelotão de Manhuaçu.

Antes de Manhumirim, houve vistoria na cadeia de Divino, a primeira a ser visitada.

Agora, as atividades serão direcionadas à cadeia pública de Manhuaçu, conforme destacou o Comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, Ten. Washington Goulart do Nascimento. 

 

Sobrou para o benjamin

 

As irregularidades constatadas na cadeia pública de Manhumirim registradas no auto de infração elaborado pelos bombeiros foram:

*Ausência de Projeto de Prevenção Contra Incêndio e Pânico; inclusive falta de extintores de incêndio, sinalização de saída de emergência e iluminação de emergência;

* Porta da saída de emergência com dimensões inferiores a 1,10 metros;

* Escada de acesso ao pavimento de observação dos detentos (posto de guardas) sem corrimão lateral;

* Apresentação de instalações elétricas de forma inadequadas tais como expostas, mal conectadas, gambiarras, benjamins, sujeitas a curto-circuito, choque elétrico e incêndio;

* Instalações hidro sanitárias precárias;

* Iluminação dos banheiros em desacordo com a NR Nº 24, que trata sobre condições sanitárias;

* Paredes apresentando umidades;

* Parte da superfície da laje da edificação danificada diminuindo a resistência para a qual a mesma foi projetada;

* Armazenamento de água para consumo de forma precária;

* Acúmulo de materiais combustíveis, tais como colchões, tecidos, ebulidor de água, aparelhos eletroeletrônicos aumentando a carga incêndio da edificação e consequentemente o risco potencial de incêndio;

* Existência de rio próximo à edificação que em períodos chuvosos pode transbordar e, consequentemente, alagar a cadeia.

 

Trabalho de prevenção

 

As outras cadeias listadas no trabalho de vistoria dos bombeiros Caratinga, Mutum, Abre Campo, Espera Feliz, Ipanema e Lajinha. “Estamos realizando este trabalho a pedido do comando operacional do Corpo de Bombeiros em virtude dos incêndios ocorridos em cadeias públicas no Estado. Diante disto, estamos realizando vistorias nas cadeias pertencentes à área de atuação do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros. Elaboramos um levantamento da situação e a observância das normas técnicas de segurança que as cadeias devem obedecer com a Legislação Estadual vigente em Minas Gerais. Em relação à Manhumirim, o Juiz da Comarca determinou que fizéssemos vistoria e enviássemos relatório para a Justiça. Ao fazermos a vistoria, constatamos uma série de inobservância das Leis e, sobretudo, normas técnicas de segurança com relação aos usuários daquele local. Elaboramos então o relatório, juntamente com laudo que foi encaminhado à Justiça, pedindo a interdição da cadeia pública, tendo em vista que, hoje, ela não atende a Lei 14.130 – regulamentada pelo Decreto 44270, que trata da prevenção contra incêndio e contra pânico, no Estado. Este trabalho visa prevenir e evitar maiores desastres, como o triste exemplo de Ponte Nova [referência ao motim que resultou em incêndio e mortes, em 2007]. Quando terminarmos a vistoria em todas estas cadeias, encaminharemos relatório ao nosso comandante operacional que, em seguida, enviará para a Secretaria Estadual de Defesa Social”, explicou.

(Thomaz Júnior) 


















 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Bom Pastor tem novo Pároco: Padre Rogério

Padre Paulo Rogério Machado (Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora) é o novo Pároco da Paróquia do Bom Pastor em Manhuaçu.

Paulista, o religioso pretende dar continuidade aos trabalhos iniciados por Padre Auricélio na Paróquia e implantar novos projetos junto à comunidade.

Em entrevista, Pe. Paulo Rogério destacou o apoio às Pastorais e comentou sobre a inauguração do Centro Pastoral Comunitário, prevista para o próximo dia 02 de março.

O vigário agradeceu ainda a calorosa recepção da comunidade religiosa de Manhuaçu, por ocasião de sua chegada.

A integração de Pe. Paulo Rogério à Paróquia do Bom Pastor tem por finalidade reforçar o trabalho desenvolvido pelos sacerdotes nas localidades rurais e urbanas que a Paróquia abrange.

 

 Conhecendo Pe. Paulo Rogério

 

Padre Paulo Rogério Machado nasceu em 26 de agosto de 1964, no Distrito de Santana, em São José dos Campos (SP).

Filho de Oscarlino Siqueira Machado (in memoriam) e Mariana Aparecida Machado, ele tem duas irmãs: Liciene Regina Machado e Andréia Maria Machado.

Sua admissão no Postulantado se deu na Casa de Formação Pe. Júlio Maria, da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, em 21 de junho de 1998, no Ceará.

Em 1999, foi admitido ao Noviciado, em Matozinhos (MG). Em seguida, fez a sua primeira Profissão Religiosa no dia 01 de janeiro de 2000, na Paróquia de São Sebastião, na vizinha cidade de Espera Feliz.

Entre 2000 e 2003, Paulo Rogério cursou Teologia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará – antigo “Seminário da Prainha”.

No dia 08 de janeiro de 2002, emitiu votos perpétuos na Congregação, realizados na Paróquia de N. Senhora da Conceição, em Pajuçara (Maracanaú - CE), e, no ano seguinte, foi ordenado Diácono em Durandé.

No dia 14 de dezembro daquele mesmo ano, foi ordenado presbítero na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Pajuçara (Maracanaú - CE).

Recentemente, Pe. Paulo Rogério atuou como Vigário Paroquial em Espera Feliz e Manhumirim, além da cidade de Colíder (MT).

(Thomaz Júnior / Leonardo Medeiros)

 

 

 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Martins Soares: Vereadores aprovam Requerimentos e Indicações

 A Câmara Municipal de Martins Soares realizou a primeira sessão ordinária do ano, na noite desta quinta-feira, 07/02.

Sob a presidência do Vereador Vicente de Paula Rodrigues, a reunião aconteceu com a presença de oito dos noves vereadores. Ausente o Vereador Fernando Almeida.

O Presidente da Associação Comunitária dos Teixeira, José Maria, proferiu oração na abertura dos trabalhos.

 

Projetos, Indicações e Requerimentos

 

Já nesta primeira reunião, os Vereadores demonstraram dinamismo ao apreciar Projetos, Indicações e Requerimentos.

De forma harmoniosa, democrática e com o pronunciamento dos vereadores na tribuna popular manifestando diversidade de opiniões, foram aprovadas por unanimidade cinco indicações e dois requerimentos, sendo estes:

 

INDICAÇÕES:

 

Autores: Vereadores Jores Nazar Dutra, Nilson Gonçalves de Assis, Vicente de Paula Rodrigues e Joacir Marçal de Souza:

*nº. 001/2008 – Denominação de rua: “Que seja denominada o logradouro que interliga a Rua Barnabé Alves Coutinho à esquina da casa do saudoso José Jordão de Rua Maria Carolina Dias”;

*nº. 002/2008 – Solicitação construção de Capelas-velório na cidade e no distrito de Pinheiros de Minas: “Solicitam que sejam construídas capela-velórios com banheiros, cozinha e pelo menos dois quartos. Uma na cidade e outra no distrito de Pinheiro de Minas”;

*nº. 003/2008 – Dispõe sobre calçamento: “Que seja feito calçamento no bairro Carmelita Dutra Alves no distrito de Pinheiro de Minas”;

*nº. 004/2008 – Dispõe sobre calçamento. “Que seja feito calçamento na Rua Principal Vila Emerick”;

Autor: Vereador João Emerick Filho:

*Indicação nº. 006/2008 – Dispõe sobre calçamento. “Solicita que seja feito calçamento na rua que dá acesso à Igreja do Pastor Aloísio em Pinheiro de Minas, saída para Durandé”.

 

REQUERIMENTOS:

 

*nº 01/2008 – “Requerem cópias das Portarias de todos servidores aprovados e empossados no concurso publico, realizado em Dezembro de 2006”;

*nº. 02/2008 - “Requerem cópias de documentos que constem gastos com combustíveis no exercício de 2007”;

O Projeto de Lei nº. 002/2008, de autoria do Executivo Municipal, que “Altera a Lei de Subvenção Social e dá providências” também foi apresentado e será analisado nas próximas reuniões.

Durante a sessão, os vereadores se pronunciaram a respeito do Projeto de Lei nº. 01/2008 que trata da implantação da iluminação pública no trevo de acesso à cidade.

O Projeto foi retirado da pauta e deverá ser apreciado nas próximas sessões do Legislativo.

O Presidente da Associação Comunitária dos Teixeira, José Maria, destacou os trabalhos que desenvolvidos no povoado direcionados à preservação ambiental.

(Thomaz Júnior)


 


Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...