quarta-feira, 19 de março de 2003

COMSEP discute ações conjuntas para a segurança com o 11ºBPM e a Polícia Civil

 As atividades desenvolvidas no intuito de se preservar a segurança pública na região foram relatadas durante reunião realizada no 11º BPM, na noite desta terça-feira, 18/03. 

Organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Comsep), o encontro envolveu a presença do Comando do 11º BPM, Polícia Civil, autoridades de Manhuaçu e conselheiros.

Entre os convidados, o Prefeito Mário Assad; Presidente do Legislativo; Capitão Rômulo do Carmo; Presidente do Comsep, Paulo Timóteo, e o Diretor Social do conselho, Radialista SJ de Moraes. 

Inicialmente, o Comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Geraldo Henrique, destacou os avanços alcançados nos métodos de policiamento, no decorrer das últimas décadas. Em sua explanação, o Comandante ressaltou a importância da interatividade Polícia e Sociedade no que diz respeito a manutenção da segurança pública.

Ten. Cel. Geraldo Henrique elogiou a iniciativa da implantação do Comsep no município, enfatizando sua importância para a comunidade.

Algumas situações locais que vêm causando transtorno na área urbana de Manhuaçu foram mencionadas pelo Comandante. Entre elas, problemas como o excesso de cones existentes nas ruas do centro (normalmente, estes cones são colocados pelos proprietários de estabelecimentos comerciais para a reserva vagas de estacionamento), e a situação da Rua Antônio Puppin também foi questionada nesta palestra. 

O Comandante sugeriu ao conselho uma mobilização com os comerciantes e moradores do local no intuito de que providências sejam tomadas para se revitalizar o aspecto do local e, consequentemente, a busca de uma solução para os problemas daquela via.

Quanto à prevenção em segurança em Manhuaçu, Geraldo Henrique citou fatores importantes como religião e a família.

O Delegado Regional da 3ª DRSP, Dr. Lourival Pereira, mencionou o trabalho desenvolvido pela Polícia Civil na região tanto na área de investigação quanto na parte administrativa (atendimentos no setor de identificação, perícia criminal, trânsito/ CIRETRAN, etc).   

Dr. Lourival destacou pontos positivos relacionados à participação da comunidade. Entre eles a atuação da Pastoral junto aos detentos e a apresentação de voluntários para prestação de atendimento dentário aos presos, além de frisar a importância da existência do Comsep em Manhuaçu. 

A situação da Rua Antônio Puppin foi relatada pelo Delegado, que disse que ao ouvir uma reclamação veiculada na Rádio Manhuaçu, foi providenciado um levantamento no local e constatou-se a existência de prostíbulo. A partir daí, foi encaminhado um ofício ao Executivo solicitando providências quanto a fiscalização no local.

O Prefeito Mário Assad sugeriu a criação de um plano global de segurança pública. Este projeto deve ser elaborado com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura e Comsep.

Nesta terça-feira, 25, a entidade se reunirá novamente.

(Thomaz Júnior)













segunda-feira, 10 de março de 2003

Suna inova com 'Dreamer'

A primeira canção do projeto “Cristal Land” desenvolvido pelo Cantor manhuaçuense, Suna, tem conquistado a atenção do público jovem. A música “Dreamer” vem sendo executada nas emissoras de rádio de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Em entrevista à reportagem, Suna destacou que a elaboração de “Dreamer” contou com influências de Bandas famosas com Bon Jovi, Europe, Stratovarius e Joe Satriane. 

No que diz respeito da iniciativa de gravar uma música, Suna relatou que “Giovani (amigo e integrante da Banda) me ouviu cantar e ficou impressionado, pois todos sabiam que eu era guitarrista e não vocalista. Esta canção eu fiz para uma garota”, destacou.

A previsão é de que, em breve, seja gravado uma versão demo com quatro músicas, incluindo o sucesso “Dreamer”. Suna adianta ainda que a música está sendo enviada em formato MP3 para várias gravadoras e rádios de todo Brasil. Suna revela ainda que uma gravadora de São Paulo já se manifestou interessada no trabalho.

Interessados em entrar em contato com a banda poderão enviar e-mail para jonsuna@bol.com.br.

(Thomaz Júnior)







domingo, 9 de março de 2003

Para ter sucesso na era do conhecimento

As 13 regras da Nova Economia


A nova etapa da economia, baseada no conhecimento, gera muitas oportunidades para a emergência de grandes riquezas. Tirar proveito delas depende de uma coisa: entender que as regras do jogo agora são outras. 

O economista americano Lester Thurow, reputado professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), destrinçou essas mudanças e as oportunidades emergentes no seu mais recente livro, Building Wealth: The New Rules for Individuals, Companies and Nations (Construindo Riqueza: As Novas Regras para Indivíduos, Empresas e Nações).

A seguir, a síntese das novas diretrizes que, segundo Thurow, determinam o sucesso dos negócios.


1. Ninguém fica rico apenas poupando. Poupança e investimento cuidadosos em situações equilibradas podem no máximo criar conforto para a aposentadoria. Não criam riqueza. A riqueza é criada em oportunidades em que existem grandes desequilíbrios. 

2. Negócios bem-sucedidos precisam querer canibalizar-se para se salvar. Se não se "destruírem" por iniciativa própria, os novos concorrentes o farão. 

3. Negócios que vão crescer rapidamente com alta margem de lucro precisam tirar vantagem de desequilíbrios tecnológicos ou criar desequilíbrios sociológicos. Todas as outras atividades são de baixo crescimento ou viram commodities de baixo retorno.

4. Reconhecer e aceitar os limites impostos por suas fraquezas é o começo da sabedoria de todas as organizações. O segredo do sucesso é empregar os recursos onde as fraquezas são irrelevantes.

5. Sabemos como operar economias capitalistas em um ambiente de inflação modesta, mas não sabemos como operá-las em ambiente deflacionário. Se tiver de escolher entre a mesma taxa de inflação ou de deflação, escolha a inflação.

6. Não existe mecanismo institucional capaz de substituir o espírito empreendedor dos indivíduos. Os empresários vitoriosos nesse jogo ficam ricos e poderosos. Mas, sem empresários, as economias são pobres e fracas. 

7. Não será criativa a sociedade que prioriza a ordem acima de tudo. Mas, sem um certo grau de ordem, a criatividade desaparece como se fosse tragada por um buraco negro.

8. O retorno econômico do investimento em pesquisa básica é tão claro quanto tudo o que é claro em economia.

9. O capitalismo baseado no conhecimento não vai funcionar sem um sistema que determine claramente os direitos de propriedade intelectual.

10. O grande ponto de interrogação para o indivíduo na sociedade baseada no conhecimento é como fazer carreira em um sistema em que não existem carreiras.

11. Apenas as pessoas interessadas no futuro investem em infraestrutura.

12. Progresso econômico e ambiente saudável são sinônimos, em vez de antônimos.

13. É preciso ter sorte. Talento, objetividade e persistência não são suficientes para produzir riqueza.


Fonte: Revista Exame




Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...