domingo, 9 de março de 2003

Para ter sucesso na era do conhecimento

As 13 regras da Nova Economia


A nova etapa da economia, baseada no conhecimento, gera muitas oportunidades para a emergência de grandes riquezas. Tirar proveito delas depende de uma coisa: entender que as regras do jogo agora são outras. 

O economista americano Lester Thurow, reputado professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), destrinçou essas mudanças e as oportunidades emergentes no seu mais recente livro, Building Wealth: The New Rules for Individuals, Companies and Nations (Construindo Riqueza: As Novas Regras para Indivíduos, Empresas e Nações).

A seguir, a síntese das novas diretrizes que, segundo Thurow, determinam o sucesso dos negócios.


1. Ninguém fica rico apenas poupando. Poupança e investimento cuidadosos em situações equilibradas podem no máximo criar conforto para a aposentadoria. Não criam riqueza. A riqueza é criada em oportunidades em que existem grandes desequilíbrios. 

2. Negócios bem-sucedidos precisam querer canibalizar-se para se salvar. Se não se "destruírem" por iniciativa própria, os novos concorrentes o farão. 

3. Negócios que vão crescer rapidamente com alta margem de lucro precisam tirar vantagem de desequilíbrios tecnológicos ou criar desequilíbrios sociológicos. Todas as outras atividades são de baixo crescimento ou viram commodities de baixo retorno.

4. Reconhecer e aceitar os limites impostos por suas fraquezas é o começo da sabedoria de todas as organizações. O segredo do sucesso é empregar os recursos onde as fraquezas são irrelevantes.

5. Sabemos como operar economias capitalistas em um ambiente de inflação modesta, mas não sabemos como operá-las em ambiente deflacionário. Se tiver de escolher entre a mesma taxa de inflação ou de deflação, escolha a inflação.

6. Não existe mecanismo institucional capaz de substituir o espírito empreendedor dos indivíduos. Os empresários vitoriosos nesse jogo ficam ricos e poderosos. Mas, sem empresários, as economias são pobres e fracas. 

7. Não será criativa a sociedade que prioriza a ordem acima de tudo. Mas, sem um certo grau de ordem, a criatividade desaparece como se fosse tragada por um buraco negro.

8. O retorno econômico do investimento em pesquisa básica é tão claro quanto tudo o que é claro em economia.

9. O capitalismo baseado no conhecimento não vai funcionar sem um sistema que determine claramente os direitos de propriedade intelectual.

10. O grande ponto de interrogação para o indivíduo na sociedade baseada no conhecimento é como fazer carreira em um sistema em que não existem carreiras.

11. Apenas as pessoas interessadas no futuro investem em infraestrutura.

12. Progresso econômico e ambiente saudável são sinônimos, em vez de antônimos.

13. É preciso ter sorte. Talento, objetividade e persistência não são suficientes para produzir riqueza.


Fonte: Revista Exame




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...