As atividades desenvolvidas no intuito de se preservar a segurança pública na região foram relatadas durante reunião realizada no 11º BPM, na noite desta terça-feira, 18/03.
Organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Comsep), o encontro envolveu a presença do Comando do 11º BPM, Polícia Civil, autoridades de Manhuaçu e conselheiros.
Entre os convidados, o Prefeito Mário Assad; Presidente do Legislativo; Capitão Rômulo do Carmo; Presidente do Comsep, Paulo Timóteo, e o Diretor Social do conselho, Radialista SJ de Moraes.
Inicialmente, o Comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Geraldo Henrique, destacou os avanços alcançados nos métodos de policiamento, no decorrer das últimas décadas. Em sua explanação, o Comandante ressaltou a importância da interatividade Polícia e Sociedade no que diz respeito a manutenção da segurança pública.
Ten. Cel. Geraldo Henrique elogiou a iniciativa da implantação do Comsep no município, enfatizando sua importância para a comunidade.
Algumas situações locais que vêm causando transtorno na área urbana de Manhuaçu foram mencionadas pelo Comandante. Entre elas, problemas como o excesso de cones existentes nas ruas do centro (normalmente, estes cones são colocados pelos proprietários de estabelecimentos comerciais para a reserva vagas de estacionamento), e a situação da Rua Antônio Puppin também foi questionada nesta palestra.
O Comandante sugeriu ao conselho uma mobilização com os comerciantes e moradores do local no intuito de que providências sejam tomadas para se revitalizar o aspecto do local e, consequentemente, a busca de uma solução para os problemas daquela via.
Quanto à prevenção em segurança em Manhuaçu, Geraldo Henrique citou fatores importantes como religião e a família.
O Delegado Regional da 3ª DRSP, Dr. Lourival Pereira, mencionou o trabalho desenvolvido pela Polícia Civil na região tanto na área de investigação quanto na parte administrativa (atendimentos no setor de identificação, perícia criminal, trânsito/ CIRETRAN, etc).
Dr. Lourival destacou pontos positivos relacionados à participação da comunidade. Entre eles a atuação da Pastoral junto aos detentos e a apresentação de voluntários para prestação de atendimento dentário aos presos, além de frisar a importância da existência do Comsep em Manhuaçu.
A situação da Rua Antônio Puppin foi relatada pelo Delegado, que disse que ao ouvir uma reclamação veiculada na Rádio Manhuaçu, foi providenciado um levantamento no local e constatou-se a existência de prostíbulo. A partir daí, foi encaminhado um ofício ao Executivo solicitando providências quanto a fiscalização no local.
O Prefeito Mário Assad sugeriu a criação de um plano global de segurança pública. Este projeto deve ser elaborado com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura e Comsep.
Nesta terça-feira, 25, a entidade se reunirá novamente.
(Thomaz Júnior)
Nenhum comentário:
Postar um comentário