Semana da Criança: COORPOL ACEAS prepara saborosa merenda para os alunos de Manhuaçu

         Às vésperas da semana dedicada às crianças, a Cooperativa COORPOL ACEAS, situada no Córrego dos Diniz, no Distrito de Dom Corrêa, está mobilizada com a preparação de mais de vinte mil pãezinhos e bolos, adquiridos pela Administração Municipal de Manhuaçu, para distribuição na merenda escolar. 

Acompanhado do Presidente da Cooperativa, Marcelo Diniz Medeiros, o representante da COORPOL ACEAS, Gilmar Alves da Silva, destacou sobre esta movimentação especial ‘Temos o costume de fazer a entrega da merenda escolar em Manhuaçu, com legumes e verduras. Em relação às quitandas, sempre a equipe faz aqui, para as escolas estaduais, sendo mais de vinte instituições atendidas. Agora essa é uma semana diferente, antecedendo a Semana das Crianças. A Prefeitura comprou de nós mais de 20 mil unidades de pãezinhos e bolos que estão sendo fabricados aqui’. 



Além da Comunidade dos Diniz, a COORPOL ACEAS, possui estruturas em Ubaporanga, onde processa polpa de frutas, e no Povoado de Vila de Fátima, no Distrito de São Sebastião do Sacramento, onde realiza maturação natural de bananas. ‘A cooperativa vai se expandindo devagarzinho. Em Ubaporanga, por exemplo, temos a fábrica de polpa de fruta, envolvendo um grupo de produtores de lá, devidamente registrada junto ao Ministério da Agricultura’, relatou Gilmar.

Gilmar mencionou que em Vila de Fátima há um grupo de cooperados que trabalham com a maturação de bananas. ‘Entre os investimentos, compramos uma câmara para fazer esse trabalho e reduzimos as perdas de bananas’, explicou. 

Outra frente de trabalho que se expande é a parceria com um grupo de mulheres da Comunidade Monte Alverne, no Distrito de Palmeiras do Manhuaçu. Estas se unem e se organizam para também fornecer produção agrícola e serviços para a cooperativa.

Sobre a comercialização dos produtos (frutas, verduras e quitandas), Gilmar e Marcelo relatam que  a COORPOL possui parcerias inteligentes para a comercialização. ‘Um grupo de Fervedouro entrega nossos produtos em Belo Horizonte e em Juiz de Fora. Por meio de chamadas públicas e uma estrutura maior que eles possuem, então, nossa cooperativa é afiliada a eles, à UNICAFES (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), o que nos possibilita esta ampliação de mercado’, comentaram.

Sobre a maciça participação das mulheres nas ações da cooperativa, Gilmar e Marcelo elogiam este cenário, dizendo que ‘Nós dizendo que nossa comunidade, onde surgiu a associação, é dominada quase que 100% pelas mulheres. Hoje, temos na cooperativa um grupo de 20 mulheres movimentando continuamente. Claro que também temos os homens trabalhando na cooperativa, mas temos uma porcentagem muito maior de mulheres atuando nesse mercado. Isso para nós é importante porque se a cooperativa não tiver um percentual grande de mulheres, nem se consegue atender aos editais lançados nas chamadas públicas atualmente’.

Sobre o impacto financeiro e social deste trabalho cooperado, a diretoria pontua que ‘No ano passado, a receita das vendas foi de aproximadamente R$ 2 milhões e meio. Esse ano, a estimativa é de que o valor seja ainda maior, ultrapassando o faturamento do ano anterior. Esse dinheiro está circulando na mão de pequenos produtores dentro do município de  Manhuaçu’. 

Marcelo e Gilmar frisaram as importantes parcerias mantidas pela cooperativa. ‘Agradecemos à parceria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu; CRESOL; Prefeitura de Manhuaçu; especialmente pelas Secretarias M. de Agricultura e de Educação, à Márcia e equipe do Depósito de Alimentos/ Banco de Alimentos, onde procedemos com a entrega da merenda escolar, entre outros colaboradores, além de todos os cooperados e cooperadas’, relataram.

A Cooperada Andréa Luíza Alves de Melo administra o grupo de mulheres na Comunidade dos Diniz. Ela ressaltou todo o profissionalismo e dedicação das cooperadas com a preparação e produção dos alimentos. ‘Cuidamos de tudo com muita atenção, desde a preparação dos ingredientes, a lavagem dos pacotes, até a etapa final, que é a embalagem. Atendemos às escolas municipais e estaduais, e, desde sábado, formamos uma equipe de aproximadamente 15 mulheres para atender a demanda. São pãezinhos e bolos que estão sendo preparados para as crianças na merenda escolar de Manhuaçu. Agradecemos muito à Prefeitura pela oportunidade que estamos tendo, já que este ano estamos fornecendo ainda mais que no ano anterior’, concluiu.

 

Thomaz Júnior







Comentários