Vereador por quatro mandatos e Vice-prefeito de Manhuaçu
Causou sentida repercussão no meio da sociedade de Manhuaçu, o falecimento de Altivo Estanislau, extraordinária figura humana que dedicou grande parte de sua vida à política municipalista, sempre preocupado em proteger os menos afortunados e o desenvolvimento da comunidade da qual se tornou uma legenda de extrema bondade.
Durante 16 anos exerceu o mandato de vereador, eleito pelo voto popular, nos períodos de 1951/54; 1955/58; 1963/66 e 1967/72, tendo ocupado a presidência da Câmara Municipal por diversas vezes, destacando-se como defensor intransigente do Poder Público, demonstrando coragem, qualidades morais e de seu profundo amor à Manhuaçu.
Ardoroso político, teve seu nome lançado para vice-prefeito nas eleições municipais de 1972, compondo a chapa vitoriosa com o prefeito Getúlio Alves Vargas, assumindo os destinos de Manhuaçu no quadriênio 1973/76, realizando importantes obras públicas que ainda perduram em benefício do povo.
De certa feita, disputou o cargo de vice-prefeito, na chapa encabeçada pelo empresário e líder político Osvaldo Sad, sofrendo sua primeira e única derrota. Como candidato a vice-prefeito, obteve mais votos que o candidato da oposição, que se elegeu prefeito de Manhuaçu.
Como político, Altivo Estanislau se destacou pela lucidez e correção na definição dos mais embaraçosos problemas da administração pública, mostrando o brilho de sua inteligência, de atuação pacificadora, elevada pelo bom senso e equilíbrio emocional.
De origem humilde, Altivo Estanislau era figura por demais estimada nos diversos círculos da sociedade, caracterizando-se pelo interesse constante em servir ao próximo, prestando com isso, relevantes serviços à comunidade, graças ao seu esforço e à verdadeira dedicação ao trabalho.
Definido como exemplar chefe de família, o patriarca Altivo Estanislau dedicava-se ao trabalho no setor da agropecuária, uma tarefa que soube desenvolver com afinco e galhardia, tornando-se também, um condutor de homens agregados das extensas lavouras da cafeicultura, de montanha, formando equipes de bravos e destemidos trabalhadores da terra.
Altivo Estanislau nasceu em Luisburgo, antigo distrito de Manhuaçu, no dia 14 de abril de 1911; filho do casal Vicente Nolasco Estanislau e Maria José Estanislau. Foi casado com a senhora Nadir Mariano Estanislau, concebendo os filhos: Irene Estanislau; Maria José Estanislau; Ismair Estanislau - advogado e comerciante, Cláudio Estanislau, Contabilista; Marlene Estanislau, professora; Estela Estanislau, Diretora Escolar; Lauar Estanislau, Bacharel em Ciências Contábeis; e os saudosos José Estanislau e Ismar Estanislau, contabilista e vereador de Manhuaçu, formando tradicional família, acrescida de genros, noras, netos e bisnetos.
O patriarca Altivo Estanislau faleceu no dia 30 de Julho, p.p; sendo seu corpo enterrado no jazigo da família no Cemitério Municipal de Manhuaçu, saindo o cortejo fúnebre da capela do Hospital César Leite, às 16 horas do dia seguinte, com grande acompanhamento.
Com a morte do prestigiado político Altivo Estanislau, coube ao prefeito Geraldo Perígolo homenagear a sua memória, decretando LUTO OFICIAL por três dias, reverenciando seus relevantes e significativos serviços prestados à comunidade e à causa pública do município.
(Publicado no Tribuna do Leste, em edição de 10 de Agosto de 1997)
Pesquisa e Digitalização: Thomaz Júnior
Veja também:
https://blogdothomazjr.blogspot.com/2015/03/historia-de-manhuacu-camara-de_23.html
https://blogdothomazjr.blogspot.com/2015/03/historia-de-manhuacu-camara-de_15.html
https://blogdothomazjr.blogspot.com/2015/03/historia-de-manhuacu-camara-de_26.html
https://blogdothomazjr.blogspot.com/2015/03/historia-de-manhuacu-camara-de_16.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário