segunda-feira, 1 de julho de 2024

Dicas de Português, Dad Squarisi

A lei está "vigindo"


Vigir não existe. A forma é viger. O dissílabo tem um defeitão. É intolerante. Detesta o ‘a’ e o ‘o’. Só se conjuga nas formas em que essas vogais não aparecem depois do g. 

A 1ª pessoa do singular do presente do indicativo (eu vigo) não tem vez. Nem o presente do subjuntivo. Que eu viga? Uhhhh! Nas demais, o amigo só de alguns é regular. Conjuga- se como viver: vives (viges), vive (vige), vivemos (vigem), vivi (vigi), viveu (vigeu), vivemos (vigemos), viveram (vigeram); vivia (vigia); viveriam (vigeriam). E por aí vai. Na dúvida, deixe o viger pra lá. Que tal vigorar? Ou entrar em vigor?


É "necessária" paciência


"Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que imagina nossa vã filosofia", disse Shakespeare. Ele devia estar pensando na concordância do é bom, é proibido, é feio, é necessário, é preciso & cia. A danada tem manhas. O adjetivo pode ficar invariável ou flexionar-se. Depende do recado.

O imutável tem vez quando se deseja fazer referência de modo vago e geral. No caso, o sujeito não vem acompanhado de artigo: É necessário paciência. É proibido entrada. É perigoso mudanças. Água é bom. Não é necessário inspetoras na escola. É bom ter cautela.

Quando o sujeito recebe determinação, cessa tudo que a musa antiga canta. A concordância entra na vala comum. Esta cerveja não é boa para a saúde. Aquelas pimentas são boas para a circulação. É necessária a paciência de Jó. É proibida a entrada.


Fiscais extorquiram "delegada"


Que susto! "Fiscais extorquiram delegada"? É difícil. Extorquir não é lá coisa boa. Significa obter por por violência, ameaças ou ardis. O verbo tem uma manha. Seu objeto direto tem de ser coisa. Nunca pessoa. Extorque-se alguma coisa. Não alguém: Fiscais extorquiram dinheiro de delegada. A polícia tentou extorquir o segredo. Extorquiram a fórmula ao cientista.


Sarkozy "se" sobressai nas pesquisas


Sobressair não é pronominal. Altivo, ele dispensa objeto. Reina sozinho, absoluto. Sarkozy sobressai nas pesquisas. Os povos da Mesopotâmia sobressaíram na escultura. O relator sobressaiu na discussão ao defender aumento da Lei da Copa.


Ao dizer "vou de carro", informo que carro é o meio de transporte que me levará ao destino. "Vou no carro é, possivelmente, o quatro rodas de alguém. Vou no carro de Luís. (O mesmo vale para moto.)

Estou de carro quer dizer que tenho carro à minha disposição - meu ou de outra pessoa. "Estou no carro" informa que me encontro no veículo, não importa de quem.


Fonte: Dad Squarisi, Jornal Estado de Minas, 25/03/2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...