José Fernandes Rodrigues, nasceu dia 6 de dezembro de 1914, na cidade de Viçosa, MG. Veio para Manhuaçu em companhia dos avós maternos, com apenas 2 anos de idade.
Viveu na zona rural até completar oito anos, depois mudou para o Bairro do Coqueiro, em Manhuaçu. Como era uma criança muito inteligente, chegou até aprender as primeiras letras em italiano, ensinadas por seu avô, frequentou várias escolas particulares, vindo a concluir o curso primário no Grupo Escolar Monsenhor Gonzalez. Cursou o secundário na Escola Normal Oficial (E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho 1.4.6.D.) inicialmente, concluindo-o no Instituto Propedêutico e no Ginásio Carangolense.
Como era de redação fácil, ainda quando iniciava o Curso secundário já participava de atividades jornalísticas, como colaborador, redator e diretor de semanários editados em Manhuaçu e cidades vizinhas, chegando mesmo a ter alguns de seus versos publicados por suplementos literários de jornais do Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Belo Horizonte.
Embora tenha concluído o curso de Direito em 1943, desde 1941 já exercia advocacia, na condição de solicitador.
Dentre as funções e cargos que exerceu, foi Secretário da Prefeitura Municipal de Manhuaçu, Auxiliar de Coletoria, Agente Fiscal, chefe de Gabinete da Secretaria da Educação, nas gestões dos Secretários José de Faria Tavares e Aureliano Chaves, sendo que ao primeiro teve a honra de substituir episodicamente nas funções de Secretário. Foi, ainda, componente do Gabinete do Governador Magalhães Pinto.
Exerceu os cargos eletivos de vereador à Câmara Municipal de Manhuaçu e foi suplente de Deputado, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.
Foi Presidente da APAE Manhuaçu (Associação de Pais e Amigos do Excepcional), entre os anos 1973 e 1974.
Integrou o quadro permanente de Advogados do Estado, chegando a Defensor Público Classe Especial, cargo no qual se aposentou. Todos os seus projetos e ideais fazia-os ardorosamente, seja como político ou advogado com escritórios instalados também em Abre Campo e Itapemirim, este no Estado do Espírito Santo.
Aos encontros promovidos pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais, 54 Subseção, Manhuaçu (MG), participava com destaque, como no período de 26 a 27 de junho de 1987, no qual foram conferencistas: Prof. Jair Leonardo Lopes, Presidente da OAB/MG e Dr. Tulhio Marques Lopes. Nesse período Dr. Agildo Ribeiro Campos era Presidente da 54ª Subseção da OAB/MG e Secretário, Dr. Salvio Fernandes Rodrigues.
Em Julho de 1987 a Câmara Municipal de Manhuaçu (MG), concedeu-lhe Moção Honrosa de autoria do Vereador Lino da Costa e Silva, pelos relevantes serviços prestados ao Município de Manhuaçu.
Dr. José Fernandes Rodrigues, faleceu após longa enfermidade, deixando viúva Vânia Nacif Rodrigues, 4 filhos e 5 netos.
Em homenagem póstuma, a viúva recebeu uma comunicação da Câmara Municipal de Manhuaçu cujo teor é o seguinte: Manhuaçu, terça-feira, onze de julho de 1989. Prezada senhora, com o presente, cumprimento a V. Sa, respeitosamente e valho-me do ensejo, para comunicá-la, que na Reunião Ordinária desta Câmara Municipal, realizada no dia 6 do corrente mês, foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei de Autoria do Vereador Lino da Costa e Silva, que dá denominação de "Rua Dr. José Fernandes Rodrigues", o trecho da Rua Amaral Franco, nesta cidade, que se inicia na casa de n 482, da referida rua, indo até o início da Rua Antônio Welerson. Sendo o que somente tenho para o momento, com elevada estima e respeito subscrevo, atenciosamente. Rogério Filgueiras Gomes-Presidente.
Organização: Thomaz Júnior / foto: Galeria de Ex-presidentes da APAE Manhuaçu.
Fonte:
_MANHUAÇU DE ONTEM E SEMPRE; Márcia Reguete de Barros, Adeuslyra Corsetti e D. Ilza Campos Sad. Câmara M. de Manhuaçu/ Presidente Glauco Nascimento de Macedo, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário