JACOB DORNELAS NETTO
Jacob Dornelas Netto, nasceu em Santa Margarida (MG), em 22 de junho de 1877. Seus pais: José Dornellas Costa e Maria Theodora Mendes.
Desde cedo aprendeu a trabalhar. Em 1902, com 25 anos de idade, seus pais escolheram para ser sua esposa a Sr Gravilina Vieira, filha do Sr. Francisco Vieira e Ana Mendes, moça educada e prendada. Casaram-se em 30 de agosto de 1902, deste casamento nasceu José Dornelas Vieira.. Ao nascer sua mãe faleceu em 10 de junho de 1903.
Em 19 de agosto de 1905, o chefe de Polícia do Estado de Minas Gerais, usando da atribuição que lhe confere o art. 44 na XIX da Lei nº 30 de 22/06/1.892, nomeou o jovem Jacob Dornelas Netto para 11 Suplente do Subdelegado de Polícia do distrito de Santa Margarida, o qual ele já havia vindo exercendo este cargo desde 1902.
Por vários anos, serviu como Jurado das cidades de Abre Campo e Manhuaçu. Casou-se pela segunda vez em Manhuaçu, no dia 12 de maio de 1906, com a Srª. Purpurina Sette, filha de Luiz Rodrigues Sette e Mariana Leopoldina, deste casamento nasceram quatro filhos: Jaime, Jair, Maria Luzia e Jurandir. Mais tarde, veio a falecer sua segunda esposa, dia 13/06/1912.
Fazendeiro, comerciante, um grande homem de negócios, respeitador dos seus direitos e cumpridor dos seus deveres, católico praticante, sempre deu exemplo de um bom cidadão brasileiro.
Em 1915, foi assinado pelo então Presidente da República Wenceslau Braz P. Gomes, foi nomeado Jacob Dornelas Netto para Posto de Tenente da 2ª Companhia do 131º Batalhão de Reserva da Guarda Nacional, da Comarca de Manhuaçu-MG.
Casou-se pela terceira vez com Maria Evangelista Barnabé, filha de Antônio Barnabé Evangelista e Rita Martins, no dia 19/06/1916. Deste casamento nasceram 12 filhos.
Casou e fixou residência em São João do Manhuaçu. Sua esposa era Agente dos Correios e telégrafos desta localidade, trabalhou 46 anos.
Os filhos deste casamento são: Clovis, Judith, Atayde, Edith, Wilson, Zenith, Walter, Rafael, Herve, Tereza, Maria dos Anjos e Paulo do Nascimento. Foi um dos fundadores do São João do Manhuaçu (emancipou em 27/04/1992).
Em 1924, no dia 22 de abril, o Presidente do Estado de Minas Gerais, pela Secretaria do Interior, nomeou o Sr. Jacob Dornelas Netto para o cargo de Inspetor Escolar do Município de São João do Manhuaçu. Foi Inspetor durante 30 anos. Trabalhou muito para a educação.
Foi vereador em Manhuaçu, representando a comunidade de São João, sempre lutando para o progresso. Quando São João comemorava alguma data, eram bem animadas as festas e o Sr. Jacob deixava as portas de sua casa abertas para receber todo mundo, sem fazer discriminação de raça e cor.
Jacob Dornelas Netto viveu 100 anos. Foi um século de vida, bem vivida, dando exemplo de um homem religioso e amigo, deixando saudades para aqueles que o cercaram. Faleceu em 23/06/1977. O adeus a Jacob foi triste e emocionante. Na pequena comunidade de São João não coube a multidão que veio despedir e trazer o seu conforto aos familiares.
Pesquisa e edição: Thomaz Júnior
Fonte:
_MANHUAÇU DE ONTEM E SEMPRE; Márcia Reguete de Barros, Adeuslyra Corsetti e D. Ilza Campos Sad. Câmara M. de Manhuaçu/ Presidente Glauco Nascimento de Macedo, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário