DR. JOÃO CÉSAR D'OLIVEIRA LEITE
Dr. João César D'Oliveira Leite, nasceu em 13 de outubro de 1870, no Engenho "Paiaia", distrito de Vila Cristina, hoje município de Cristinópolis (Sergipe), desmembrando-se do município de Estância. Membro de uma ilustre família de Sergipe.
Para celebrar o seu nascimento, seus pais Coronel Olímpio César de Oliveira Leite e D. Josefá de Souza Leite, deram uma semana de folga à criadagem e aos escravos.
Dedicou a infância e a mocidade aos estudos, tendo feito preparatórios no Lyceu de Aracaju. Logo depois transferiu-se para a Bahia, onde estudou Medicina e Farmácia, na Faculdade de Medicina, terminando os cursos em 1894, quando contava apenas 24 anos de idade.
Em seguida, a convite do Dr. Heitor de Souza, então Promotor em Carangola, resolveu transferir-se definitivamente para Minas, indo fixar-se naquela cidade.
Era o início de uma carreira longa e brilhante, que iria resultar numa longa soma de serviços prestados a várias de nossas cidades do interior.
Logo que chegou a Carangola teve de mover sozinho uma luta das mais árduas contra a febre amarela, que se espalhava na região, conseguindo enfim acabar com a epidemia e salvar dezenas de pessoas.
Depois de prestar seus serviços no Divino e em Faria Lemos, veio residir em Manhuaçu quando a cidade começou a crescer, pois foi um dos primeiros a chegar resolvido a ficar definitivamente. Foi à Bahia onde deixara a noiva Josefina Gonçalves da Cruz, retornando a Manhuaçu, onde viveu até o final de sua vida.
Exerceu também o magistério e representou o povo na Câmara Municipal durante quatro legislaturas, fato bem que ilustra o prestígio que chegou a merecer na lembrança do povo.
Em Manhuaçu fundou vários jornais, entre eles, o "Independente" que circulou por alguns anos. Foi ainda o criador do 1º Tiro de Guerra e fundador da Cruz Vermelha na ocasião da 1ª Grande Guerra da Alemanha (1914/1918).
Iniciou em 1927 a construção do Hospital, hoje ‘Hospital César Leite’ do qual foi provedor até o ano de 1968.
Dr. César Leite foi também o incentivador e um dos fundadores das Lojas Maçônicas de Manhuaçu e de Caratinga, além de incentivador de inúmeras outras realizações de interesse geral nesta região, onde construiu uma obra pioneira das mais louváveis, quer no campo da Medicina, do Magistério ou da Fraternidade.
O Dr. João César de Oliveira Leite e sua esposa receberam do Papa Leão XIII uma benção especial no dia do seu matrimônio. Era conhecedor de grande parte da história da nossa cidade, desde dezembro de 1899, quando chegou, indo hospedar-se na modesta pensão do Sr. Antônio Venâncio, cidadão humilde que tinha a sua pensão no Bairro do Coqueiro.
João César de Oliveira Leite, era uma pessoa humilde, caritativo, e, acima de tudo humano, merecendo assim nossas homenagens.
Seus filhos: João César de Oliveira Filho(+), Olímpio Gonçalves de Oliveira Leite (+), José de Oliveira Leite(+), Coracy César Leite (+), Adair César Leite(+), Darcy César de Oliveira Leite, Tonyr César Leite, Itacy Leite, Nair O. Leite, Eunice O. Leite, Berenice O. Leite (+) e Aracy 0. Leite(+).
Fonte:
_MANHUAÇU DE ONTEM E SEMPRE; Márcia Reguete de Barros, Adeuslyra Corsetti e D. Ilza Campos Sad. Câmara M. de Manhuaçu/ Presidente Glauco Nascimento de Macedo, 1995.
Pesquisa e Digitalização: Thomaz Júnior
Leia também:
Praça Dr. César Leite completa 50 anos | Thomaz Júnior (blogdothomazjr.blogspot.com)
Hospital César Leite completa 84 anos de amor à vida | Thomaz Júnior (blogdothomazjr.blogspot.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário