sábado, 30 de julho de 2022

Festa de São Cristóvão mobiliza viajantes e moradores em Vila de Fátima

 Em comemoração aos Dias do Motorista, Caminhoneiro, Agricultor e dos Avós, a Paróquia São Sebastião do Sacramento celebrou a Festa de São Cristóvão, na comunidade Vila de Fátima, em Manhuaçu, no último domingo, 24/07.

Com grande participação de motoristas e moradores locais e de comunidades vizinhas, o evento religioso ocorreu no pátio do Posto de Combustíveis Caxias do Sul e do Restaurante Mega Churrascaria, às margens da BR-116.

Com início às 15h, a programação teve abertura oficial com celebração de Santa Missa e Passeata de São Cristóvão com caminhoneiros, motoqueiros, motoristas e agricultores.

Em seguida, houve apresentação musical da Banda Forró Mineiro e dança de quadrilha.

No ambiente do evento, o público prestigiou delícias da culinária, com comidas típicas nas barracas.

O Dia de São Cristóvão é comemorado anualmente em 25 de julho, de acordo com a tradição da igreja católica. Considerado o padroeiro dos viajantes e peregrinos, Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Clube UBA Manhuaçu inaugura campo com gramado sintético

Em singelo, mas emocionante momento de confraternização, a União Bancária Atlética de Manhuaçu inaugurou campo com gramado sintético, na noite da última sexta-feira, 22/07. Com a participação do Presidente da UBA, Glaucinei Bahia; Presidente do Conselho Deliberativo, Rondinelle Amorim, juntamente com membros da diretoria, conselheiros e associados ‘peladeiros’, o histórico momento foi marcado por um jogo de estreia com os peladeiros de sexta, em razão da conclusão das obras do gramado ter ocorrido naquela data.

‘Este anseio existe há muitos anos, com as diretorias anteriores pensando em concluir este projeto, mas, sabemos que tudo depende de situações do momento. O clube precisou atender outras prioridades, como a implantação do sistema fotovoltaico e a reconstrução da piscina, que corria risco de desabamento, o que não nos possibilitou instalar este gramado sintético até então’, pontuou.

‘Na gestão do Delano, houve reunião para se iniciar o projeto. Na gestão seguinte, o ex-presidente Haviland fez a provisão financeira, com um empréstimo de cerca de R$ 61 mil, juntamente ao complemento de Ação entre Amigos, em que foi sorteada moto e arrecadado recurso com a venda de rifas. Quando assumimos a gestão atual, demos andamento à obra. No entanto, devido a demandas que ocorreram relacionadas à infraestrutura do campo em preparação ao novo gramado e a necessidade de canalização do córrego, por exemplo, a diretoria atual teve que arcar com uma nova quantia, correspondente à boa parte do valor, para que a obra ficasse concluída, caso contrário, não seria possível concretizá-la. Neste contexto, a atual Diretoria tomou medidas administrativas de contenção de despesas até dezembro deste ano para compensar o desembolso realizado’, explicou o Presidente Glaucinei.

 

Tradição no futebol

 

Embora disponibilize diversas modalidades esportivas, no decorrer destas quatro décadas de existência a UBA tornou-se referência no futebol em Manhuaçu, em razão da excelente estrutura dos campos soçaite, a quadra de futsal e os constantes torneios realizados.

‘Hoje temos várias modalidades, mas o clube sempre deu preferência ao futebol, até mesmo porque o associado gosta das diversas peladas que ocorrem durante a semana. Temos pelada na quarta-feira, que existe há mais de 35 anos; a pelada de domingo de manhã, que está no clube desde o início de suas atividades; a de sexta-feira; a do sábado de manhã, com a pelada dos cinquentões; a pelada livre que é administrada pelo conselheiro Afrânio; então, a UBA vive muito o futebol. Hoje estamos diversificando, com o tênis muito presente, a peteca, as escolinhas de futebol, a natação, hidroginástica, enfim, são vários projetos que o clube dá sequência e melhora a cada dia. Além do campo sintético, disponibilizaremos ao associado um quiosque de muita qualidade, instalado próximo às arquibancadas para atender aos peladeiros’, concluiu Glaucinei.

O Presidente do Conselho Deliberativo, Rondinelle Amorim, evidenciou que ‘com o gramado sintético, será resolvido o antigo problema de manutenção do campo, que ocorria, principalmente nos períodos de estiagem em que o gramado natural ficava muito debilitado. É uma grande conquista para os associados que gostam do esporte’.

Em 2019, motivado com a proposta de instalação do gramado sintético, o então conselheiro Hélio Dutra (Índio) contou com o apoio do empresário Everardo Pessoa (Café Três Corações), que doou a moto sorteada em ‘Ação entre Amigos’ para colaborar com a causa. Somado a este esforço, a Diretoria, com apoio dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, planejou e obteve a provisão do valor total para a aquisição e instalação do gramado.

(Thomaz Júnior / Assessoria de Comunicação UBA)






terça-feira, 26 de julho de 2022

Casa de Cultura é reaberta e reativa atendimento ao público em Manhuaçu

  Importante acontecimento para o acesso ao saber e à memória de Manhuaçu se consolidou na noite da última sexta-feira, 22/07, com a reabertura oficial da Casa de Cultura ‘José Lins do Rego’, no Palácio da Cultura Ilza Campos Sad, na Praça Carlos Roberto de Castro, na Baixada.

A solenidade realizada pela AML (Academia Manhuaçuense de Letras) celebrou também os cem anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil e prestou homenagem à memória do saudoso Padre Júlio Pessoa Franco, em razão dos quatro anos de seu falecimento. Entre os presentes, o Superior da Congregação dos Missionários Sacramentinos, Padre José Raimundo da Costa (Padre Mundinho), e da Presidente da Fundação Manhuaçuense de Cultura, Celeste, além de expressiva participação de convidados e de radialistas. A animação musical ficou por conta dos jovens músicos manhuaçuenses, Estevam e Clara.

Na abertura, o Presidente da AML, SJ de Moraes, acompanhado do Vice-presidente, Dr. Sérgio Alvim, e demais acadêmicos evidenciaram os cem anos da primeira transmissão radiofônica do Brasil: o discurso do então Presidente da República, Epitácio Pessoa, no centenário da Independência, em 1922. Para abrilhantar esta iniciativa, aparelhos antigos de rádio, LPs e outros equipamentos foram expostos no salão da Casa de Cultura, atraindo olhares curiosos dos convidados.

Na véspera desta solenidade, quinta-feira, 21, completou quatro anos a despedida ao saudoso Padre Júlio Pessoa Franco. Neste contexto, a memória do saudoso sacerdote, e, em razão de sua dedicação por décadas à comunicação em rádio e jornal na região, homenagem especial foi prestada à sua memória.

Entre os presentes, radialistas que trabalharam junto com o saudoso homenageado, como os comunicadores SJ de Moraes (Presidente da AML), Wantuil Ferreira, José Maria de Morais, Eduardo Satil, Téo Nazaré, Thomaz Júnior e Senisi Rocha, que, na ocasião, trouxeram emocionantes relatos sobre as positivas experiências vivenciadas com saudoso sacerdote empreendedor.

O Radialista SJ de Moraes, Presidente da Academia Manhuaçuense de Letras, relatou a importância do funcionamento do Palácio de Cultura para a população e os esforços realizados para tornar realidade este sonho antigo: a abertura das portas para o atendimento ao público.

Para esta reabertura, a Academia Manhuaçuense de Letras contou com apoio da Prefeitura de Manhuaçu, que disponibilizou funcionária que permanecerá no recinto para atender a população, de segunda à sexta-feira, de 8h às 11h e de 13h as 16h. Além disto, o imóvel passou por ampla reforma e adaptação para atendimento às vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros.

(Thomaz Júnior/ Thais Fotógrafa)









 

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Manhuaçu tem 60.406 eleitores: 3,99% mais que em 2018 e mulheres são maioria

Conforme dados atualizados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o eleitorado de Manhuaçu cresceu 3,99%, entre 2018 e 2022, saltando de 58.088 para 60.406 eleitores aptos a votar. Destes, 20.214 (33,46%) aderiram à Biometria e 40.192 (66,54%), ainda não.

Mais da metade do total, 31.676 títulos (52%) pertencem às mulheres, enquanto que os homens somam 48%, correspondente a 28.701 eleitores.

As faixas com maiores quantidades de eleitores são as que têm idades entre 40 a 44 anos (6.182 pessoas) e 35 a 39 anos (6.161), seguidas por: 25 a 29 anos (6.053), 30 a 34 anos (5.946), 45 a 49 anos (5.226), 50 a 54 anos (5.019), 21 a 24 anos (4.805), 21 a 24 anos (4.805), 55 a 59 anos (4.453), 60 a 64 anos (3.778), 65 a 69 (3.181), 70 a 74 anos (2.225), 75 a 79 (1.432), 80 a 84 (1.044), 20 anos (1.023), 19 anos (909), 18 anos (700), 85 a 89 (668), 90 a 94 (421), 17 anos (397), 95 a 99 anos (295), 16 anos (232) e com 100 anos ou mais, 121 eleitores.

Sobre grau de escolaridade, 29,21% (17.646) do total de eleitores possui Ensino Fundamental Incompleto; com Ensino Médio incompleto, são 13.171 pessoas (21,8%); com ensino médio completo, são 9.834 eleitores (16,28%);

Eleitores que declararam que ‘leem e escrevem’ são 8.745 (14,48%); com ensino fundamental completo são 3.662 eleitores (6,06%), com Superior completo, são 2.972 eleitores (4,92%); analfabetos 2.743            (4,54%), com superior incompleto 1.611 (2,67%) e não informados, 22 eleitores (0,04%).

Em relação ao estado civil, 59% do eleitorado local é solteiro, 36% casado, 2% divorciado, 2% viúvos e 1% separado judicialmente.

(Thomaz Júnior, com informações do TSE)

terça-feira, 19 de julho de 2022

2º Nova Aliança Open de Tênis UBA Clube repete sucesso em Manhuaçu

 

O 2º Nova Aliança Open de Tênis UBA Clube foi realizado com grande sucesso, a exemplo da primeira edição em 2021. Mais uma vez, o torneio reuniu aletas de Manhuaçu e de outras cidades, com agradável acolhida nas modernas instalações da União Bancária Atlética.

De acordo com Nilo Caldeira, Diretor de Esportes do clube e organizador do evento, a avaliação é muito positiva. ‘Temos ouvido muitos elogios das pessoas que vieram nos prestigiar, dos torcedores, então, graças a Deus, aos atletas, à torcida, o evento foi espetacular. Sempre é um aprendizado. Na primeira edição, conversamos com vários atletas e procuramos corrigir eventuais falhas que tivemos, e, com este pensamento, buscaremos melhorar cada vez mais em cada torneio realizado. Agradeço aos professores, Igor (Vila Tênis), Vitor Caiafa, Immanuel, Marcos Brito (UBA), aos funcionários do clube, e a todos que colaboraram conosco’, mencionou.

O Presidente da UBA, Glaucinei Bahia, e o Diretor de Esportes/Modalidade Tênis, João Breithiner, acompanharam os jogos, juntamente com demais membros da diretoria e conselheiros.

A torcida agitou a quadra durante os jogos, abrilhantando toda a programação.

Foram vencedores deste inédito torneio, os atletas:

1ª Classe:

Campeão: Fred (Caratinga);

Vice-campeão: Monstrinho (BH);

3ª Classe:

Campeão: Ricardo Bertolace (AABB);

Vice: Raylander (UBA);

4ª Classe:

Campeão: Reinaldo Laviola (PROTÊNIS);

Vice: Samuel Sina;

5ª Classe:

Campeão: Leonardo Corrêa (UBA);

Vice: Josué (UBA).

 A organização agradece a todos que colaboraram e aos patrocinadores: Renascer, Haviland Leite Corretor de Imóveis, Bom Cupom, Premia Pão, Empório 262, R7 Sistemas, Papelplast, Vila Tênis, Sim Café, Clínica Odontomédica, Manancial Hotel e Eventos, Ética Contábil e Jurídica, Disfruvel Distribuidora, Passo Livre, Embalabem, Realshopp, CAFEC, Pagano Gama Comércio de Café, Dalila Presentes, Play Kids, Muito Mais Churrascaria e Pizzaria, Atual Móveis e Eletro, Top Jeans, Vitor Caiafa, Mixicanos, Star Fit Academia, Belonato's Bar, By Óptica, Supermercado Fernandes, Faculdade do Futuro, Transcafé Log, SOS Car Service, Sig Café, Mineirice Gourmet e Germano's Modas.

(Thomaz Júnior/ Assessoria de Comunicação UBA Manhuaçu)



















domingo, 17 de julho de 2022

Agricultores capixabas visitam CEAFA Manhuaçu

 Agricultores capixabas e autoridades visitaram as instalações do CEAFA (Centro de Apoio à Agricultura Familiar), no distrito de Santo Amaro de Minas, em Manhuaçu. Acolhidos pelo Desenvolvedor Nixon Jayme, os visitantes conheceram as propostas e oportunidades de negócio deste grande empreendimento que está em fase final de construção.

Também presentes, entre os visitantes do Estado do Espírito Santo, autoridades de Santa Maria de Jetibá: Subsecretário M. de Agricultura, Joimar Holz; Técnica da Secretaria, Márcia Kurth; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Egnaldo Andreatta, acompanhado do Vice-presidente, Evelson Sanche Muniz, e da Secretária Lenícia Rosanke Brum; Coordenador do INCAPER/ES, Galderes de Oliveira Magalhães, e o Extensionista, Iosmar Luiz Mansk. Entre os participantes de Manhuaçu, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Marco Antônio Domingos, e o Extensionista da EMATER/MG, Paulo César.

 

CAPITAL DOS OVOS, DO CHUCHU E DA CEBOLA

 


Conhecido como o município mais pomerano do Brasil por concentrar expressivo número de descendentes de imigrantes da Pomerânia (região histórica e geográfica situada no norte da Polônia e da Alemanha), Santa Maria de Jetibá, destaca-se por ser a cidade que mais produz ovos de galinha no Brasil. A economia da região é impulsionada pela diversificação agrícola, com grande produção de hortifrúti, como chuchu, cebola e outros.

Localizado às margens da BR-262, ao lado do aeroporto de Santo Amaro de Minas, e muito próximo de outra Rodovia Federal, a BR-116, e da cidade de Manhuaçu, o CEAFA foi planejado nos mesmos moldes de gestão do Mercado Central de Belo Horizonte.

O Desenvolvedor do CEAFA, Nixon Jaime de Almeida, destacou que espaço deverá comportar cerca de quatrocentos pontos de vendas para atender, no atacado e varejo, a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, laticínios, peixaria e açougues, além de contar com serviços de bancos, lanchonetes, bares e restaurantes, artesanatos e especiarias diversas. Os agricultores e demais empreendedores podem adquirir espaços de comercialização, distribuídos em pedras ou lojas.

Para a população rural, o CEAFA possibilitará melhores condições de comercialização da produção agrícola, revelando-se como excelente oportunidade de negócio e geração de renda para os agricultores.

Além do empreendimento da agricultura familiar, o projeto tem amplo estacionamento rotativo e atacado e varejo (atacarejo) com um lojão de 3.500 m², em área de aproximadamente 10 mil m² que fará distribuição de produtos alimentícios, secos e molhados, para atender, com os melhores preços, as necessidades das famílias, supermercados, restaurantes, hotéis, hospitais, escolas, sacolões, lanchonetes e mercearias de toda região.

Além de encurtar a distância entre os produtores, consumidores, distribuidores e comerciantes de toda região, o CEAFA contribuirá com economia de custos e tempo de viagens para se abastecerem, oferecendo qualidade, diversificação de produtos e preços mais competitivos de mercado.

A previsão é de que o CEAFA Manhuaçu seja concluído até o final deste ano.

(Thomaz Júnior)














sexta-feira, 1 de julho de 2022

Governo de Minas instala base do SAMU em Manhuaçu

 O governador Romeu Zema inaugurou, nesta quinta-feira, 30/06, base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Regional) em Manhuaçu. Com investimento de R$13,9 milhões, o serviço chegará a 53 municípios da macrorregião Leste do Sul.

A gestão será do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), que gerencia o Samu na região. Durante o evento, foram entregues nove ambulâncias, quatro delas para Manhuaçu. Ao todo, o Samu contará com dez novas bases na região e 23 ambulâncias para socorro à população. 

Além do investimento, houve também aumento de R$ 290 mil no valor do repasse mensal ao consórcio que administra o Samu na área, chegando a R$ 2,1 milhões repassados mensalmente pelo Estado.

O investimento atende a uma importante demanda da população local. A nova estrutura trará melhorias significativas no atendimento em saúde, uma vez que o Samu conta com regulação médica especializada e atendimento qualificado, além de conexão direta com hospitais para encaminhamento de pacientes e interface com o Corpo de Bombeiros Militar.

“Todo paciente transportado nessas ambulâncias do Samu já têm um destino pré-definido, um lugar reservado e equipado aguardando. Não vai ficar rodando até encontrar vaga. E isso faz uma diferença gritante porque são cinco a dez minutos de tempo poupados que às vezes definem se a pessoa que sofre um infarto ou um AVC, por exemplo, vai sobreviver”, disse o governador Romeu Zema.

O chefe do Executivo estadual pontuou ainda a localização estratégica da unidade, devido ao volume de veículos que passa Manhuaçu, cidade cortada pela BR-262, o que consequentemente resulta em maior número de acidentes de trânsito.

Ambulâncias

O Governo de Minas vai entregar no total 23 ambulâncias para o atendimento do Samu na microrregião Leste do Sul, sendo 19 de suporte básico, com enfermeiro e condutor socorrista, e quatro de suporte avançado, que além do enfermeiro e do motorista também conta com um médico. Além de duas bases em Manhuaçu (a segunda no distrito de Realeza), as ambulâncias atenderão em outras oito novas bases instaladas na microrregião, nos municípios de Abre Campo, Matipó, São João do Manhuaçu, Manhumirim, Lajinha, Mutum, Santana do Manhuaçu e Ipanema.

Zema descerrou a placa de inauguração da nova unidade ao lado de autoridades como a prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra Dornelas, do presidente do Cisdeste e prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, e do secretário de Estado de Saúde (SES-MG), o médico Fábio Baccheretti

“Além dos investimentos, a nossa intenção com o Samu é organizar, poder investir nos hospitais de menor porte do entorno, mas que conseguem resolver os problemas e que o Samu leve o paciente para onde seja melhor atendido. Não é sempre que hospitais maiores, como o Hospital César Leite, têm que fazer tudo”, disse Baccheretti, ao apontar que tais instituições de saúde devem se dedicar à alta complexidade.

O secretário executivo do Cisdeste, Denys Carvalho, acrescentou que o Samu não é só uma ambulância e conta com toda uma rede integrada. “Ao ser acionado um médico vai orientar para obter a melhor referência para esse paciente, com o encaminhamento para o hospital não necessariamente mais próximo, mas o mais resolutivo”.

Com a instalação do Samu na microrregião Leste do Sul, o que deve ser finalizado com todas as estruturas até final de julho, o estado ampliará a cobertura do serviço de socorro para cobrir praticamente todo o território (somente a microrregião Triângulo do Sul pendente, mas com expectativa de atingir tal plenitude até o final do ano).

 

Integração com o Corpo de Bombeiros

A nova unidade do Samu fica bem ao lado da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o que deve otimizar a logística dos atendimentos, cada corporação cumprindo sua função e concatenando as diferentes atribuições de socorro.

(Fotos: Thomaz Júnior)







Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...