No ultimo dia 26/07, o SAAE esteve presente em São Sebastião do Sacramento, para a apresentação do projeto de Esgotamento Sanitário, junto ao CISAB (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais), após solicitação do Deputado federal, Subtenente Gonzaga, que viabilizou Emenda Parlamentar de R$ 863 mil para a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do distrito.
Participaram do encontro a Prefeita Cici Magalhães; Deputado Federal Subtenente Gonzaga; Vice-prefeito, Renato Cezar Von Randow (Renato da Banca); Diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho; Vereadores Juarez Elói, Vantuil Martins e Administrador Rodrigo dos Santos; Coordenador Paroquial da Comunidade, Vicente de Paula; Engenheiro do SAAE, Leonardo Cerqueira Hott; Engenheiros do CISAB, João Paulo Oliveira e Anderson Galdino, além de moradores.
O planejamento de esgotamento sanitário foi elaborado pelo CISAB, órgão que presta apoio aos serviços de saneamento básico, com o intuito de ser discutida a viabilidade de sua implementação.
Atualmente, em São Sebastião do Sacramento, o esgoto é lançado diretamente ao córrego que permeia o distrito, prejudicando moradores com o mau-cheiro e deixando os mesmos expostos ao risco de doenças transmitidas pela água contaminada.
Conforme a apresentação dada pelos engenheiros responsáveis, o principal objetivo é sanar o esgoto no local. Foi sugerida a construção de três interceptores, que são canalizações integrantes do sistema de esgotamento sanitário. Os mesmos têm a função de recolher o esgoto, conduzindo-o até uma estação de tratamento. Além disso, foi proposta a construção de uma ETE para o tratamento de esgoto e posterior lançamento no curso hídrico, atendendo as normas da legislação ambiental vigente.
A extensão da rede é de 2.251,68 metros e abrange todo o distrito, com cerca de 700 economias existentes, e aproximadamente 3.000 habitantes. Já para a ETE, foi feito um planejamento de uma estação do tipo compacta e modular, de forma que, na medida em que o distrito for aumentando, novos módulos de tratamento possam ser adquiridos.
O custo do empreendimento apresentado pelos engenheiros do CISAB chega em torno de R$ 900.000,00 e abrange toda a mão de obra necessária, como o fornecimento de materiais para a construção dos interceptores, estação de tratamento de esgoto, cercamento e casa de apoio.
Segundo o diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, a realização do empreendimento é de tamanha importância para o distrito. “Sempre tivemos esse problema em relação ao esgoto de Sacramento. A construção do sistema de esgotamento sanitário beneficiará tanto os moradores locais, quanto o município de Manhuaçu. Pois tratando o esgoto nos distritos inicialmente, o volume de resíduos será cada vez menor, melhorando a qualidade da água para a população. Além do mais, sabe-se que, a cada real investido em saneamento básico, estima-se uma economia de quatro reais na saúde”, explicou.
(Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaçu/ Fotos: Thomaz Júnior)
Nenhum comentário:
Postar um comentário