quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Conselho de Desenvolvimento Rural busca restauração de estradas e transporte escolar em Manhuaçu

 A necessidade urgente de providências para estradas e pontes rurais norteou a pauta da primeira reunião do ano do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável) de Manhuaçu. Também foram discutidas demandas relacionadas à Saúde e ao transporte escolar, dada a proximidade do começo do ano letivo e a precariedade das estradas que fazem parte do trajeto dos ônibus que transportam as crianças, entre outros assuntos.

Com firme atuação, o conselho se reúne mensalmente, sob a Presidência da conselheira Águeda Diniz, no salão da Câmara de Vereadores, na Rua Hilda Vargas Leitão, 141, no B. Alfa Sul, e é formado por representantes de praticamente todas as comunidades rurais do município. Eles se organizam em comissões específicas, e, em cada reunião, apontam as necessidades mais urgentes do lugar onde residem. A partir daí, o plenário aciona os órgãos competentes, e, em parceria, ambos buscam soluções.

 

ESTRADAS E PONTES RURAIS

Em relação às estradas, os conselheiros ressaltam que é urgente a necessidade de providências para os buracos e lama que surgiram durante o período chuvoso. Eles também mencionaram que diversas pontes rurais ficaram danificadas, devido à força das águas, sendo necessária inspeção, e, em muitos lugares, a reforma destas obras para que as mesmas ofereçam segurança para motoristas e pedestres.

‘Em relação às estradas, decidimos marcar reunião com o Secretário e o Diretor de Obras para agilizarmos serviços para os pontos críticos. A reunião tratará da condição precária das estradas, pontes danificadas e com risco de queda, morros com problemas de acesso, entre outros pontos. Estamos aguardando esta resposta da Secretaria, quanto à data da reunião’, comentou Águeda.

 

TRANSPORTE ESCOLAR

A proximidade do início do ano letivo preocupa as famílias que residem nas comunidades rurais, conforme frisaram os conselheiros.

As estradas estão em condições precárias, o que compromete a passagem segura dos ônibus escolares, e, considerando a ausência em sala de aula devido à pandemia, os pais sinalizam a preocupação de os filhos terem mais prejuízo no aprendizado, por não terem meios de chegar até as escolas.

 

SAÚDE: CASOS DE GRIPE

O conselho tratou também de questões relacionadas à Saúde, com foco no surpreendente número de casos de pessoas contaminadas com Influenza nos povoados e distritos, e, diante deste cenário, o que pode ser feito nas comunidades rurais para se evitar o acúmulo ou superlotação das unidades de Saúde da cidade.

Ainda sobre a Saúde, os conselheiros relataram incidências de infiltração em paredes de Unidades de Saúde e solicitaram reforma nestes locais.

Sobre estas questões relacionadas ao transporte escolar e Saúde, Águeda relatou que o CMDRS encaminhou ofícios para as respectivas Secretarias e se prontificou a colaborar no que for preciso.

 

 





 

 

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Jovem de Divino brilha como goleiro no Vasco da Gama

 Com belíssima campanha em 2021, erguendo duas vezes a taça para o Vasco da Gama, como campeão e vice-campeão na categoria Sub13 de futsal e de futebol de campo, respectivamente, o jovem Bernardo Augusto Rocha Dornelas Herdy, com idade de 13 anos, é o orgulho dos pais e familiares.

Neste período de férias, Bernardo, filho de Antônio Marcos Herdy e de Maria Inês da Rocha Herdy, visitou a família, em sua terra natal, a cidade de Divino, e destacou seu entusiasmo e preparação para a nova temporada, agora na categoria Sub14, da equipe cruzmaltina.

‘Ficamos muitos felizes com a temporada. Iniciamos os trabalhos em agosto de 2021, após um processo seletivo. Considero que está sendo muito boa minha evolução na academia, no campo e no futsal. Conseguimos vencer clássicos, como os jogos contra o Flamengo, Fluminense e o Botafogo. Alcançamos nosso objetivo ao participar de duas de três finais que haviam no período. Fomos campeões de futsal e vice, na Copa Rio, de futebol de campo’, avaliou o adolescente.

 

O começo de um sonho

 

Filho de Antônio Marcos, ex-jogador do União, time de Divino, Bernardo evidenciou este importante início de trajetória profissional. ‘Comecei a me destacar nas escolinhas de futebol de Divino e da região. Depois disto, ele me encaminhou junto com o Wenderson, da Windows Shopper, para avaliação no Vasco. Entrei em contato com o Wenderson, da agência de atletas Windows Shopper Players, que é amigo do meu pai e mora em Alto Jequitibá. Ele me encaminhou para o Vasco. Cheguei ao clube em 2019, sendo aprovado na captação. Depois, comecei a treinar com o time. Em 2020, voltei, mas, infelizmente, paramos por causa da pandemia. Retornamos em 2021, quando fui aprovado em agosto’.

Nestes preparativos para o ingresso ao clube carioca, Bernardo pontuou que ‘treinei muito no clube União, em Divino. Conheci o Marcelo Pires, no Rio de Janeiro, e começamos a treinar também’.

Com o abrandamento da pandemia, em agosto do ano passado, Bernardo foi aprovado e ingressou no Vasco da Gama, na equipe de Futsal e com participação no time de futebol de campo, ambos da categoria Sub13. ‘Nos enturmamos muito rápido com o grupo. Logo, começamos os Campeonatos de Futsal e de Campo. Tudo foi com muito trabalho e dedicação, mas conseguimos jogar nos dois, sendo campeões no futsal e vice, no futebol de campo’, comemorou o jovem. 

Bernardo destacou firme participação dos pais e dos avós em sua jornada profissional. ‘Primeiramente agradeço a Deus e reforço que meu pai e minha sempre ajudaram e ajudam. Temos o apoio de familiares e amigos também. Minha prima, Gabi, que também é jogadora, me ajudou, treinávamos juntos e ele me dava dicas importantes. Enfim, a família inteira joga bola, então, o incentivo é muito grande, de honrar a família. É muito difícil mudar para uma cidade grande, e ir sozinho, como fui. A cultura, o clima, tudo é diferente, mas, vamos adaptando, sempre buscando melhorar lá dentro do Vasco.

 

Novos horizontes

 

O jovem atleta de Divino agora segue para a categoria Sub14 e relata suas expectativas e o intenso ritmo de preparação. ‘Agora, no sub14, temos consciência de que a cobrança aumenta. É preciso mostrar o que é ser Vasco, um clube grande e que precisa e merece grandes resultados’, afirmou.

(Com informações de Roberto Carlos Teixeira/ Rádio Pescadores FM 104,9)

 












 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Deputado Federal Subtenente Gonzaga viabiliza internet Wi-Fi para Escola Estadual de Sacramento

 A Escola Estadual de São Sebastião do Sacramento, em Manhuaçu, passa a contar com internet Wi-Fi, o que viabiliza inclusão digital, melhores condições de pesquisa e dinamização dos trabalhos dos educadores e equipe administrativa do colégio.

Esta inovação tecnológica na escola foi consolidada pelo Deputado Federal Subtenente Gonzaga, por meio de emenda parlamentar direcionada ao GESAC (Programa Governo Eletrônico: Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, do Governo Federal.

Natural do distrito, o Deputado Federal Subtenente Gonzaga mantém presença e atenção constante com Manhuaçu, especialmente São Sebastião do Sacramento, onde viabilizou recursos para grandes obras como a Creche e EMEI, o Armazém do Produtor Rural e a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), viatura e equipamentos para a Polícia Militar, visando melhoria na segurança pública, entre diversas outras ações.








segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

PM inaugura novas instalações da Seção de Atenção à Saúde do 11° Batalhão em Manhuaçu

 Na tarde desta sexta-feira, 14/01, ocorreu no pátio do 11° Batalhão de Polícia Militar a solenidade de inauguração das novas instalações físicas da Seção de Atenção à Saúde, obra realizada por meio da disponibilização de verba orçamentária da Diretoria de Saúde da PMMG.

O evento que foi presidido pelo Comandante da Unidade, Tenente Coronel Luciano Correia dos Reis, contou com a presença do Deputado Federal Subtenente Gonzaga e de autoridades do município, além de militares veteranos que trabalharam na Seção de Atenção à Saúde.

O descerramento da placa foi realizado pelo Comandante do 11° Batalhão acompanhado dos veteranos Tenente Coronel Samuel, Tenente Maria Márcia e Sargento Marcos e dos atuais militares integrantes da Seção, 1° Tenente Dentista Jussara, 1° Tenente Médico Parreira e Sargento Eliana.

Ao final, o Comandante falou sobre a importância da revitalização das instalações que contribuirão sobremaneira para a melhoria dos atendimentos em nível primário realizados à família militar. Posteriormente a Tenente Jussara e o Tenente Parreira, oficiais integrantes da Seção, agradeceram pelas melhorias e falaram sobre as expectativas em poder atender em melhores condições aos policiais militares, bombeiros militares e seus familiares.







domingo, 16 de janeiro de 2022

11º BPM recebe 33 pistolas de emissão de impulso elétrico viabilizadas por Deputado Subtenente Gonzaga

  Na tarde de sexta-feira, 14/01, na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar em Manhuaçu, aconteceu a entrega solene de 33 Pistolas de Emissão de Impulso Elétrico (PEIE) adquiridas por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Subtenente Gonzaga.

São armas de choque de menor potencial ofensivo que permitem o policial militar, em ações ou operações, agir gradativamente com uso da força.

O comandante do 11º Batalhão, Tenente Coronel Luciano Reis presidiu o evento, que teve a participação de policiais militares de todos os 24 municípios que integram a área da Unidade.

Esta aquisição possibilitará que todas as Frações PM do 11º BPM possam contar com pelo menos mais um equipamento de menor potencial ofensivo, contribuindo de maneira a dar maior segurança aos policiais militares durante as suas intervenções, que terão mais uma alternativa para o enfrentamento de situações adversas.

O Tenente Coronel Luciano Reis destacou a importância do aporte, afirmando que todo investimento na Polícia Militar é voltado diretamente para a sociedade, e que o apoio dos parlamentares é fundamental para “levarmos cada vez mais segurança de qualidade para a população de Manhuaçu e região”, frisou o oficial.















sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Setor de Identificação volta a funcionar na 6ª DRPC, de segunda a quinta-feira

  O Setor de Identificação da Polícia Civil voltou a funcionar na sede da 6ª DRPC (Delegacia Regional de Polícia Civil), na Avenida Melo Viana, na Baixada, em Manhuaçu. Nesta nova fase, o setor de atendimento foi reestruturado e é realizado sem agendamento.

Antes, a prestação deste serviço por parte da Polícia Civil ocorria no 2º piso do Terminal Rodoviário Antônio Xavier. Uma grande dificuldade existente no antigo local era a falta de acesso para cadeirantes, já que não havia rampa ou elevador. Pelo contrário, o único acesso era a escadaria com dois lances e vários degraus, o que era muito penoso para pessoas com dificuldade de locomoção e mulheres com carrinho de bebê, por exemplo.

 

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

 

De acordo com o novo responsável pelo Setor, Laércio Reiff, o atendimento ao público da cidade e da região é realizado na 6ª DRPC, entre segunda e quinta-feira, de 8h ao meio-dia e das 14h até às 17h.

Na sexta-feira, o atendimento ocorre em Mutum. Portanto, não há expediente para este serviço nesta data em Manhuaçu.

‘Nesta mudança, acabamos com o agendamento que antes realizávamos na tentativa de resolver a demanda reprimida que havia para este setor. A ideia é dinamizar o atendimento à população aqui na delegacia, e, caso haja acúmulo, realizaremos mutirões para resolvê-los’, comentou Laércio.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a emissão da Carteira de Identidade é feita na hora do atendimento. Na eventualidade de o documento da pessoa estar com algum bloqueio, é feito contato com a central em Belo Horizonte, e, neste caso, o cidadão deve aguardar por um tempo médio de dez dias para obter o documento de identidade. Nestas situações de bloqueio, a PC colhe a ficha datiloscopia para agilizar o processo.

Para tornar o atendimento ainda mais eficiente, Laércio mencionou que foram enviados nomes de servidores de toda a região para análise em Belo Horizonte, com o intuito de expandir este serviço às cidades da região, desafogando a alta demanda existente em Manhuaçu.

 










quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Morre o Ex-vice-prefeito de Reduto Nalim Gabriel de Melo

  Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 13/01, o Ex-vice-prefeito de Reduto, Nalim Gabriel de Melo, produtor rural que residia no distrito de Jaguaraí.

Nascido em Santana do Manhuaçu, em 27/08/1942, Nalim Gabriel foi Vice-prefeito, na gestão do então Prefeito Carlos Henrique Hott (Iki Hott), em dois mandatos (2001-2004 e 2005/2008).

Em fevereiro de 2008, Nalim assumiu o cargo de Prefeito, por um breve período, em razão de Determinação Judicial.

Há algum tempo, Nalim estava em tratamento contra um câncer. O velório acontece de 14h às 16 horas, no salão da Igreja Católica de Jaguaraí, onde será sepultado.

Em nota oficial, o Presidente da Câmara de Vereadores, João Paulo Louback Salazar ressaltou que a Casa Legislativa de Reduto se solidariza com todos os familiares e a população.





Abastecimento em Manhuaçu: reparo na adutora é finalizado

 Em nota oficial, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Manhuaçu informou que o reparo na adutora do córrego São Sebastião foi finalizado no final da noite desta terça-feira, 11/01, com todos os testes necessários sendo realizados para garantir o sucesso da operação.

A vazão da água foi regularizada, porém o abastecimento será restabelecido gradativamente, durante o restante da semana devido ao nível dos reservatórios terem ficado demasiadamente baixos e a necessidade de ser realizado o ‘rodízio’ de distribuição em vários bairros.

Com a intensidade das chuvas no final de semana e a execução anterior de obras em empreendimento rural particular, a adutora foi danificada e começou a vazar.

Desde então, a equipe do SAAE Manhuaçu se dedicou ao serviço de manutenção para restabelecer o pleno abastecimento na cidade. 







 

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Conselheiros Tutelares e suplentes participam de capacitação em Manhuaçu

  Durante três dias seguidos, conselheiros tutelares e suplentes, juntamente com membros do CMDDCA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) participaram de capacitação especial em Manhuaçu, o que lhes possibilitou a atualização de conhecimentos em diversas questões relacionadas aos trabalhos com os menores, pais e responsáveis, além de órgãos que integram a rede de protetiva local.

A iniciativa tomada pela Secretaria M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com o CMDDCA, ocorreu entre os dias 05 e 07/01, durante todo o dia, no auditório do SICOOB Credilivre, no centro.

Integraram a Mesa Diretora, a Presidente do CMDDCA, Dra. Ana Pazelli; Presidente do Conselho Tutelar de Manhuaçu, Maria Aparecida; Vereador Juninho Enfermeiro; Presidente do Conselho M. de Assistência Social, João Leandro; Secretária Executiva dos Conselhos, Uênia Alves, e o Diretor de Negócios do Sicoob Credilivre, Adriano de Freitas.

As palestras foram ministradas pelo especialista Lauro Trindade, envolvendo os temas ‘Abordagem: a relação do Conselho Tutelar com os demais autores do SGDCA, as ações conjuntas e o papel de cada um dentro da rede de proteção local’, ‘Abordagem sobre o 4º artigo do ECA, seguindo cada direito fundamental e trabalhando-os incontinentemente sobre a atuação da rede protetiva local, ‘Atribuições, distorções e prevaricações: um módulo que versa sobre o que é e o que não é devido em atribuição pelo conselho tutelar’, ‘Escuta protetiva: dialogar sobre a Lei 13.431, seus avanços e suas dificuldades de implantação’,  e ‘Instrumentais: explicações e ações dinâmicas versando trazer a voga a dificuldade existente na relação dos atores da rede protetiva com o uso de seus ofícios’, além de explicações pontuais sobre o Art. 101 do ECA, inciso por inciso, sobre as medidas protetivas aplicáveis pelo conselho tutelar.











Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...