sábado, 30 de outubro de 2021

Das Montanhas para o Mar: 200 trilheiros partem de Manhuaçu rumo ao litoral nesta 21ª edição do enduro

 Duzentos trilheiros partem de Manhuaçu, bem no começo do dia, neste sábado, às 6h da manhã, rumo à Guarapari, no litoral capixaba. É o tradicional Enduro ‘Das Montanhas para o MAR’, encontro anual que, agora, chega à sua 21ª edição.

Em cada evento realizado, a crescente participação de empresários, estudantes, profissionais liberais e agricultores que compõem o grupo de amigos que se aventura em duas rodas por trilhas que cortam as montanhas do Caparaó, as serras do Espírito Santo e chegam a Guarapari, no litoral capixaba.

 

Somente pelas trilhas

 

As motos sobem e descem montanhas, permeadas por belíssimas paisagens naturais em praticamente todo o percurso. Em razão deste trajeto off road, a viagem deverá durar dois dias, em 380 km de muita emoção.

O circuito de trilhas é muito bem elaborado e aperfeiçoado a cada ano.

Organizado pelo TCM (Trail Club de Manhuaçu), o enduro deste ano foi muito bem planejado, oferecendo todo um suporte aos participantes, no decorrer de todo o trajeto.

Além do esporte, este enduro que já faz parte do calendário de eventos de Manhuaçu reflete a amizade, a união e a capacidade de organização dos participantes, nestas duas décadas de pura adrenalina sobre duas rodas.

Inicialmente, o ponto de chegada era Piúma. Com o passar do tempo, mudaram a rota para Guarapari, e, a cada ano, ajustes são feitos ao trajeto da viagem, com o intuito de melhorá-lo, e, proporcionar novos cenários aos participantes.

A concentração dos trilheiros para a viagem ocorrerá no Café Park Eventos (antigo Posto Sikar), neste sábado, 30, com saída às 6h da manhã. O retorno à Manhuaçu está programado para ocorrer na terça-feira, 02/11, no feriado de Finados.

 




sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Casa pega fogo após uso de isqueiro para testar vazamento de gás em Manhuaçu

  Ao se testar com isqueiro se havia vazamento no botijão de gás de cozinha, iniciou-se um incêndio em uma residência no Bairro Santana, em Manhuaçu, na noite desta quinta-feira, 28/10. Esta foi a causa apontada pelo morador sobre o ocorrido à equipe do Corpo de Bombeiros, após todo o trabalho de combate às chamas na casa.

Felizmente, ninguém se feriu. Os prejuízos foram materiais.

Com comparecimento imediato à residência localizada à Rua Terezinha de Barros Barbosa, nº 217, para proceder com os trabalhos necessários, os bombeiros relataram que foram ‘acionados via telefone 193, para atender um incêndio em residência. Ao chegar ao local a guarnição armou uma linha direta, equipados de PA. Dois militares adentraram na residência e combateram as chamas. Segundo relatos do proprietário, o rapaz que foi fazer a troca do seu GLP (gás de cozinha), fez o teste de vazamento com um isqueiro, o que iniciou o incêndio. Feita a extinção das chamas, os bombeiros resfriaram o imóvel, e, em seguida, fizeram o rescaldo do material queimado’.










Vinte cafeicultores de Manhuaçu estão na próxima etapa do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés

  A EMATER-MG divulgou lista dos cafeicultores classificados para a segunda etapa do 18º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Vinte produtores de Manhuaçu se classificaram, além de cafeicultores das cidades vizinhas que também integram a região das Matas de Minas, como Espera Feliz, Alto Jequitibá, Piedade de Caratinga, Divino, Araponga, Manhumirim, Caparaó, Simonésia, Santa Bárbara do Leste, Santa Margarida, Piranga, Lajinha, Luisburgo, Caratinga, Santo Sebastião do Anta, São Domingos das Dores, Imbé de Minas, Ubaporanga e Coimbra.

Pelo município de Manhuaçu, se classificaram os cafeicultores: Célio Miguel da Silva, Davi Luís de Faria Rocha, Fabiano Henrique Diniz, Flaviano da Silva Dutra, Guilherme de Paula da Silva Kelch, José Rogério da Silva, Lucas de Oliveira Costa, Luciano Geraldo Pereira, Marildo Ananias Quintino, Ricardo Silva Schwenck, Sebastião Márcio da Silva, Zélia de Faria, Ceci Maria de Faria, Edilson Alves Dutra, Ercilei José de Oliveira, José Rocha, Julia de Faria, Lucas Ferreira Balbino, Márcia Maria Dornelas Dutra e Nilson José de Barros.

Os produtores selecionados para a próxima etapa do concurso devem entregar lotes com sacas de 60,5 quilos, café tipo 2, peneira 16 com vazamento máximo de 5%, e umidade de 10 a 12%. A coleta das amostras deve, obrigatoriamente, ser acompanhada por um extensionistas da Emater-MG. 

Os cafés serão avaliados por uma comissão julgadora, formada por especialistas em cafés especiais. A produção dos cafés participantes também passará por uma avaliação socioambiental. As amostras serão submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). Serão observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global.

A solenidade de encerramento da premiação será em dezembro. Nela, serão conhecidos os três primeiros colocados de cada região produtora em cada categoria e o grande campeão estadual (a maior nota do concurso). Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas. Em 2020, os cafés vencedores do concurso foram adquiridos por uma rede de supermercados de Belo Horizonte por valores bem acima da média de mercado.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

(Com informações de Sebastião Avelar / Assessoria de Comunicação Emater-MG)

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Nova diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim toma posse

 Em recente ato solene realizado no Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim, a nova diretoria eleita assinou o Termo de Posse. A entidade passa a ser presidida por Eric Werner e Vice-presidente Rudson Cúrcio, mobilizador do SENAR no município, além dos demais membros da Diretoria e Conselho Fiscal.

‘Conseguimos montar uma diretoria que soma experiência, capacidade gerencial e dinamismo. Isso nos dá muita tranquilidade para encarar os desafios que certamente aparecerão’, declarou o novo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim, Eric Werner.

A eleição da nova diretoria aconteceu em agosto, mas, em razão da pandemia, a posse foi realizada somente agora. O mandato tem duração de três anos.

O Ex-presidente do Sindicato, Isaac Malta, participou da solenidade, juntamente com membros da diretoria e conselhos da entidade.

O novo Presidente, Eric Werner, afirma que o principal objetivo da gestão é representar bem os produtores rurais e seus interesses e oferecer aos associados atendimentos e serviços de qualidade. ‘Esperamos que nossa atuação auxilie no fortalecimento do Agronegócio em nossa região, sem nos esquecer de nossa função social’, enfatizou.

O mobilizador do SENAR/MG, Rudson Cúrcio, assumiu a vice-presidência do Sindicato e acredita que a qualificação dos membros da diretoria e colaboradores da entidade será um diferencial da nova administração. ‘É com muito orgulho e felicidade que faço parte dessa nova diretoria. Buscaremos melhorias contínuas, treinamentos e profissionalização para atender toda a nossa extensão de base e fomentar parcerias. Vamos promover o aumento da qualidade dos nossos produtos agrícolas, gerando melhoria de vida das famílias rurais’, destacou.

O gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, já se reuniu com os novos gestores para alinhamento das ações realizadas em parceria com a entidade. ‘Reforçamos a importância de um Sindicato comprometido com os produtores rurais e nos colocamos apresentamos as possibilidades que o Sistema FAEMG oferece para auxiliá-los’, concluiu.








 

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Palestra evidencia custos de produção e tendências de mercado do café e do leite

 Na noite desta terça-feira, 26/10, a CRESOL Manhuaçu, em parceria com Scot Consultoria, organizou palestra especial evidenciando custos de produção e tendência de mercado para o café e do leite, com grande participação de agricultores da região e autoridades.

O encontro ocorreu no Café Park Eventos (antigo Posto Sikar), no B. Bom Jardim, e foi conduzido pela Gerente Geral da Agência CRESOL Manhuaçu, Joyce Silvestre.


Entre os presentes, o Diretor Regional do Polo FETAEMG e Vice-prefeito de Pedra Bonita, Paulo Natividade da Silva; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu, Marco Antônio Domingos; Secretário M. de Agricultura, Sandro Tavares; Vereadora Eleonora do CEM, além da equipe CRESOL.

A palestra foi transmitida ao vivo do Estado do Paraná, simultaneamente para diversas cidades brasileiras, com a interatividade com os palestrantes, por meio do envio de perguntas via chat.

Entre os pontos evidenciados na palestra, esclarecimentos sobre: a situação atual do mercado, mercado futuro de commodities, análise dos fundamentos de oferta, demanda, estoques internos, exportações e preços de vendas versus custos de produção (margem do produtor).

A Gerente Geral da CRESOL Manhuaçu, Joyce Silvestre, avalia o encontro. ‘Estamos muito felizes com a repercussão do nosso encontro. Estávamos ansiosos por encontrar com os agricultores cooperados e outros que estão conhecendo nossa estrutura agora. A missão da CRESOL é fortalecer os cooperados, produtores e empreendedores, então, mais do que nunca, esta palestra vem cumprir esta proposta de trazer o desenvolvimento para o município. Em breve, no início do ano estaremos com nova agência na cidade. Serão duas em Manhuaçu. A população pode contar conosco para continuar construindo esta bonita história de trabalho e conquistas’, destacou.















segunda-feira, 25 de outubro de 2021

1º Torneio Nova Aliança Open de Tênis em Manhuaçu

O Torneio 1º Nova Aliança Open de Tênis movimenta os esportistas em Manhuaçu. Com abertura no último sábado, 23/10, o evento esportivo reúne atletas das escolas de tênis da cidade e dos clubes UBA (União Bancária Atlética) e AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), além de um atleta de Caratinga.

Entre os presentes à abertura dos jogos, o Presidente do clube UBA, Haviland Lucindo Leite; Diretor de Esportes/ Modalidade Tênis, João Breithiner, e de Marketing, André Campos, além do Presidente do Conselho Deliberativo, Glaucinei Bahia, além de torcedores.

Na quadra, talentosos esportistas, de quatro classificações diferentes, competem em disputadas partidas que integram as chaves eliminatórias.

O Organizador do Torneio, Nilo Caldeira, Diretor de Esportes /Modalidade Tênis da UBA, destaca que ‘é um prazer imenso realizar este evento e receber vários atletas da AABB, das Escolas Vila Tênis e Caiafa, e de um atleta da Academia Top Spin, de Caratinga, nosso amigo Átila. É sempre uma honra ter tantos atletas no clube, usando nossa quadra, disponibilizando nosso espaço. Então, está sendo muito prazeroso mesmo para nós. O tênis vem sendo praticado há muito tempo em Manhuaçu, mas, agora esta modalidade vem se fortalecendo na cidade. É um esporte de muito prestígio e que vem crescendo consideravelmente na nossa cidade’, destacou.

 

PROJETO SOCIAL

 

Atualmente, o clube conta com dois instrutores de tênis, o Marcos Brito e o Immanuel. ‘Nós contamos com estes dois instrutores para um projeto social que estamos realizando. A ideia deste projeto é trazer crianças carentes, pessoas que têm interesse em conhecer este esporte e aprofundar os conhecimentos com o intuito de ampliar o tênis em Manhuaçu e região. Enfim, é uma oportunidade de mais pessoas conhecerem este esporte brilhante’, comentou Nilo.

‘Agradeço a todos os patrocinadores. Tivemos a iniciativa, tomamos parte com o pontapé inicial, mas gostaria de agradecer muito, com muita atenção, a cada um que nos ajudou apoiando o evento, porque caso contrário, este evento não estaria acontecendo. Muito obrigado pelo apoio, patrocínio e por incentivar este esporte na cidade’, mencionou o organizador. 

 

OUTUBRO ROSA: HOMENAGEM ÀS TENISTAS

 

Em alusão à Campanha Outubro Rosa e como incentivo à participação feminina, Libni e Lili, as duas tenistas participantes foram homenageadas no decorrer do Torneio.

A final do torneio ocorrerá neste domingo, dia 31.

 








domingo, 24 de outubro de 2021

Caminhada em defesa das águas e contra a mineração é realizada em Manhuaçu

Para mostrar o valor das nascentes e ribeirões que geram a vida em Manhuaçu, e, em um novo esforço para assegurar o direito da população se manifestar se é favorável ou não à mineração, foi realizada Caminhada em Defesa das Águas da Região do Caparaó, em Manhuaçu, no último sábado 23/10.

Ente os presentes, Padre João Batista (Paróquia São Sebastião do Sacramento); Prefeita Maria Imaculada; Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sandro Tavares; Vereadora Eleonora do CEM, Presidente do STTR Manhuaçu, Marco Antônio Domingos, e do Coordenador Regional do MAM, Jean Carlos Martins Silva, além de lideranças sociais e representantes de diversos segmentos que atuam na preservação do meio ambiente.

Organizada pelo MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração) e com apoio de instituições como o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, SAAE e Prefeitura de Manhuaçu, a caminhada teve concentração ainda na madrugada, às4h30, no B. Ponte da Aldeia, na área do novo CT do Boston City FC Brasil.

Os caminhantes seguiram por estrada de terra, vislumbrando e fotografando as belas paisagens naturais que margeiam a via até a comunidade São Sebastião, e, em seguida, até a barragem do Manhuaçuzinho.

 

BENÇÃO DAS ÁGUAS

 

Em uma breve parada no trajeto, foi realizado momento de fé, com a bênção das águas da Cachoeira Sette. Dali, os participantes seguiram até a barragem do Manhuaçuzinho.

 

AÇÃO AMBIENTAL

 

No trajeto, todo lixo encontrado foi recolhido, e, ao final, o montante suficiente para encher a carroceria de uma caminhonete foi obtido. A significativa quantidade impressionou aos participantes, e, reforça a mensagem de que é preciso haver conscientização de toda a sociedade para que a vida seja preservada.

Com este pensamento e foco na intenção de que o direito de a população se manifestar sobre a mineração na região, a organização espera que esta caminhada seja realizada anualmente em Manhuaçu e cidades vizinhas.

 
















 

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

STTR Manhuaçu e FETAEMG reúnem-se na Receita Federal em BH para tratar de atendimento aos agricultores

  

O recente fechamento da agência da Receita Federal em Manhuaçu, unidade que atendia a 35 municípios (31 mineiros e 04 capixabas), e o atendimento do setor aos agricultores familiares da região motivaram reunião na sede da Receita Federal em Belo Horizonte, na última quarta-feira, 13/10.

Na ocasião, o Superintendente-Adjunto da Receita Federal, Orlando Soares dos Santos, e demais gestores do órgão, acolheram o Presidente do STTR Manhuaçu (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), Marco Antônio Domingos, acompanhado do Diretor Roberto Muniz; Presidente da Fetaemg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais), Deputado Federal, Vilson Luiz da Silva, juntamente com o Diretor de Política Agrícola e Cooperativismo da Federação, Marcos Vinicius, para tratar sobre o atendimento aos agricultores familiares.

Em pauta, o alinhamento das ações junto à Receita Federal, a partir da decisão de Governo Federal de fechar a agência de Manhuaçu, entre outros assuntos, como a manutenção da condição de segurado especial para os agricultores familiares; o retorno do atendimento presencial nas agências do interior e procedimentos para a regularização dos trabalhadores rurais.

Decidiu-se na reunião que será disponibilizado um treinamento, a ser ministrado pela Receita, com data e formato a serem ajustados entre o órgão e a Fetaemg, para dinamizar os atendimentos e o fluxo de informações entre as instituições, e, deste modo, auxiliando o agricultor familiar.

“Trouxemos ao conhecimento dos dirigentes da Receita Federal aquilo que é problema para a nossa categoria, o que ouvimos da nossa base, para solução em curto prazo. Fomos bem recebidos e os encaminhamentos aconteceram de forma satisfatória, esse alinhamento é necessário e o nosso acompanhamento e ações, são permanentes,” pontuou o presidente e Deputado Federal Vilson.






quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural será no CEAFA em Santo Amaro

 A próxima reunião ordinária do CMDRS Manhuaçu (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável) será realizada nas instalações do CEAFA (Centro de Apoio à Agricultura Familiar) no distrito de Santo Amaro de Minas.

O momento será aproveitado como oportunidade de conhecer melhor este novo empreendimento destinado à comercialização de produtos agrícolas, como hortifrútis e demais cultivos da região.

O CMDRS, em sua atuação e propósito de existência, busca fortalecimento da agricultura familiar, tanto no aspecto econômico, quanto social. Neste cenário, e, considerando o grande percentual de trabalhadores rurais e produtores de pequeno de médio porte que lavram a terra em Manhuaçu no dia-a-dia, o Conselho apoia iniciativas que possibilitam a geração de renda e empregos para o setor, como é a proposta do CEAFA para a região.

Na recente reunião ordinária do CMDRS, realizada este mês, o Presidente do CEAFA, Nixon Jaime, acompanhando de sua equipe de trabalho, explanou sobre o investimento que está sendo realizado para a construção do empreendimento em Manhuaçu, às margens da BR-262, ao lado do aeroporto de Santo Amaro.

Na ocasião, os conselheiros foram convidados a conhecer estas instalações, sendo disponibilizado o espaço para a realização da próxima reunião ordinária, em novembro, no local.

A ideia foi bem aceita pelos integrantes do CMDRS, e, no plenário, decidiu-se realizar esta reunião externa e visita especial.

(Thomaz Júnior / Diário de Manhuaçu)






 

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Solenidade marca abertura de novas instalações do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu

  Com a presença de autoridades e lideranças sociais, o STTR Manhuaçu (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) realizou solenidade de abertura oficial de suas novas instalações, na manhã deste sábado, 16/10. A tradicional entidade agora atende na Praça 05 de Novembro, nº 339, centro, no andar térreo do Edifício Expansão Cultural (prédio da Rádio Manhuaçu).

Com início às 9h30, o Presidente do Sindicato, Marco Antônio Domingos, juntamente com membros da Diretoria e do Conselho Fiscal, acolheram a Prefeita Maria Imaculada; Diretor do Polo Regional da FETAEMG e Vice-prefeito de Pedra Bonita, Paulo Natividade Silva; Vereadores Eleonora do CEM e Alan do Alaor; Gerente Regional da EMATER, Rômulo Mathozinho; Diretor Geral do IF Sudeste de Minas/ Campus Manhuaçu, José Geraldo Soares, e Rep. do Deputado Federal Vilson da FETAEMG, Marcos Fernandes de Oliveira. Funcionários e prestadores de serviço da entidade também participaram.


Ao centro, Presidente Marco Antônio Domingos, ladeado pela Prefeita
Imaculada e Vereadora Eleonora do CEM. À esq.; Diretor Geral do IF Sudeste
de Minas/Campus Manhuaçu, José Geraldo Soares; Marcos Fernandes, Rep.
do Dep. Federal Vilson da FETAEMG; Diretor do Polo Regional da
FETAEMG e Vice-prefeito de Pedra Bonita, Paulo Natividade, e
Gerente Regional da EMATER, Rômulo Mathozinho.

A mudança de endereço tornou-se necessária para que o STTR Manhuaçu proceda com as obras de construção da nova sede, no imóvel que pertence ao sindicato, situado à Rua Etelvino Guimarães, na esquina com a Rua Monsenhor Gonzalez, na região central. O engenheiro responsável pelas obras, Wesley Mariano Braga, esteve presente à solenidade deste sábado.

Com as obras, a antiga edificação dará lugar a um novo ambiente planejado e estruturado para atender bem aos agricultores familiares, com melhor acessibilidade, possibilitando aos cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção o acesso mais facilitado às dependências, além de conforto para todos os usuários. 

Agendamentos e contatos com o sindicato podem ser feitos pelos telefones 33 3331 1480 e WhatsApp 33 9 9909 3394.

 (Thomaz Júnior/ fotos: Wesley Pereira)






terça-feira, 19 de outubro de 2021

Muita animação na comemoração do Dia das Crianças no Clube UBA

Muita alegria e diversão sem fim nas comemorações do Dia da Criança no clube UBA Manhuaçu. Realizado neste domingo, 17/10, em razão das chuvas que ocorreram no feriado de doze de outubro, o evento agitou a quadra coberta do clube, durante toda a tarde.

Apresentações de dança, com a participação de personagens de desenhos animados fazendo criativas coreografias junto aos pequeninos; diversos brinquedos disponíveis, como touro mecânico, pula-pulas, escorregadores infláveis, balões, piscina de bolinhas, entre outros; além da distribuição de saborosas guloseimas como algodão-doce, pipocas e picolés proporcionaram momentos muito agradáveis aos associados e seus familiares.

Estas comemorações fazem parte do calendário de eventos da União Bancária Atlética de Manhuaçu, e, cada ano, busca-se inovar e proporcionar bem-estar aos associados, especialmente nestas datas marcantes que envolvem convivência em família.

Desde o início da pandemia do COVID-19, o clube tem acatado todas as determinações dos órgãos de Saúde. Recentemente, com a redução do número de casos de pessoas infectadas e a crescente normalização das atividades em todos os setores, o clube está retomando sua atuação em oferecer lazer, esporte e recreação para os associados, com muito zelo à saúde dos usuários e prudência nas ações.







Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...