sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Periferia Viva: mais alimentos são doados às famílias de Manhuaçu

 Nova entrega de kits de alimento da agricultura familiar foram doados pelo Programa Periferia Viva, para as famílias de Manhuaçu, no último sábado, 04/09. Desta vez, os voluntários concentraram-se nos Bairros São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida para a distribuição de kits para trinta famílias necessitadas.

A iniciativa solidária envolve voluntários das Pastorais Carcerária, da Criança e Missionária (Paróquia São Lourenco), STTR Manhuaçu (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração), associações comunitárias e apoiadores na cidade e no campo.

As entregas das doações têm ocorrido de mês a mês, diretamente nas casas onde se percebeu a urgência da necessidade de alimento à mesa. ‘Durante a pandemia, não estamos podendo visitar o presídio, e, a APAC está fechada para visitação e trabalhos religiosos. Com isto, estamos atendendo as famílias necessitadas diretamente nas residências. Quando visitamos previamente as casas, verificamos a necessidade e corremos atrás de ajuda, além de apurar porque está faltando o alimento; se é por falta de emprego ou outro motivo. Em lares onde existem crianças, filhas de detentos, famílias em grave precariedade financeira e situações semelhantes, estamos levando estes kits. As Pastorais ajudam muito a identificar estas famílias, contribuindo para que as doações alcancem quem necessita’, explicou Aparecida Moreira, que participa do Programa representando a Pastoral Carcerária e o MAM. 

Entre os presentes à entrega realizada neste final de semana, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu, Marco Antônio Domingos, e Diretora de Previdência da entidade, Dayse Muniz.

Os alimentos que compõem os kits são nutritivos e provenientes da agricultura familiar. Saudáveis, eles são cultivados sem agrotóxicos, contribuindo para a saúde da população. Outro aspecto positivo deste trabalho é que a compra destes hortifrútis é feita diretamente com agricultores familiares de Manhuaçu, favorecendo a economia local, com a geração de renda.

A Diretora de Previdência do STTR Manhuaçu e membro do MAM, Dayse Muniz, destacou que ‘para nós, o Programa Periferia Viva trouxe fortalecimento muito grande dos trabalhos, porque ele surgiu em plena pandemia, quando tínhamos o produto, mas não tínhamos como escoá-los. Vimos, por outro lado, que havia famílias que necessitavam deste alimento, que, por vezes, se perdia na roça. Então, essa parceria veio para somar com Sindicato, pastorais, associações e os agricultores. Poder comprar alimento sem agrotóxico da agricultura familiar é gratificante, e, a cada dia, há maior envolvimento com esta causa. Hoje os agricultores nos procuram e perguntam sobre o que precisaremos para o mês seguinte’.

 












 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...