quinta-feira, 30 de abril de 2020

Prefeitura de Manhuaçu liberará novas bolsas de estudo já no 2º semestre


A Prefeitura de Manhuaçu disponibilizará novas bolsas de estudo para alunos ingressos em graduação universitária e em cursos técnicos. A boa notícia foi confirmada na manhã desta quarta-feira, 29/04, quando a Prefeita Cici Magalhães e equipe administrativa reuniram-se com representantes de instituições de ensino para definição dos preparativos para a publicação do novo edital.
Também presentes, os Secretários Municipais, Claudinei Domingues Lopes (Fazenda) e Cristina Miranda (Administração); membros da Comissão responsável pelas Bolsas Municipais da SMTDS, Carol Baraki, Moacir Júnior e Leslie Morais, e representantes das instituições cadastradas no programa de bolsas.
A bolsa do município concede descontos de até 30%, tanto para a graduação universitária quanto para os cursos técnicos. Neste ano de 2020, estão cadastradas no programa de bolsas o Centro Universitário UNIFACIG e a Faculdade do Futuro.

COMO TER UMA BOLSA

 ‘Os alunos interessados nestas novas bolsas devem estar matriculados e ficar atentos à publicação do edital, prevista para ocorrer em julho ou agosto. A partir daí, ele deve procurar a instituição em que estuda e informar a intenção de se inscrever para ter acesso à bolsa. A faculdade então lhe fornecerá os documentos necessários. Em seguida, o estudante deverá se dirigir até a Secretaria M. de Trabalho e Desenvolvimento Social ou à Sec. M. de Fazenda para se inscrever no processo seletivo para as bolsas. Os pedidos serão analisados por uma comissão específica, e, será publicada lista com os nomes dos aprovados’, explicou a Secretária Cristina Miranda.
As bolsas valem por um ano e podem ser prorrogadas. Outra novidade é que, a partir de agora, é possível validar mais uma bolsa para obter mais desconto, o que favorece o orçamento do aluno matriculado.
A Secretaria M. de Trabalho e Desenvolvimento Social localiza-se na Rua Monsenhor Gonzalez, 484, no centro, próximo à Igreja Matriz São Lourenço, e a Sec. M. de Fazenda funciona no Paço Municipal, na Praça 05 de Novembro, 381, centro. Informações também podem ser obtidas pelo tel.: 33 3332 3800.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)
 

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Prefeitura inicia reforma da ponte da Rua Leandro Gonçalves


Mais uma ponte afetada pela enchente está sendo reformada pela Prefeitura de Manhuaçu. Desta vez, as obras são executadas na ponte da Rua Leandro Gonçalves (ponte do Free Box), no centro. É a segunda das seis pontes, além de uma passarela, que receberão novas proteções laterais (guarda-corpos) e luminárias.
A primeira ponte a receber estas melhorias foi a da Avenida Barão do Rio Branco, no B. Bom Pastor. No local, os protetores laterais foram colocados e as luminárias serão instaladas esta semana.
Tão logo as águas da forte enchente ocorrida no início do ano baixaram, a Prefeita Cici Magalhães imediatamente reuniu toda a equipe administrativa para recuperar as áreas atingidas, além de ampla limpeza de ruas e avenidas.
‘A Prefeita Cici tem se empenhado para obter recursos da União e do Estado para acelerar estas obras tão necessárias para a normalização do município. Como a cidade é permeada pelo Rio Manhuaçu de um extremo a outro, praticamente todas as pontes tiveram danos, com a destruição total ou parcial das proteções laterais, entre outros estragos. Com isto, a travessia diária de pedestres ficou comprometida. Agora, a Administração Municipal retira a velha estrutura danificada e a substitui por novas proteções, além da implantação de luminárias modernas e de grande luminosidade’, destacou a Secretária M. de Planejamento, Dra. Anna Carulina Lopes Pinto.
Na ponte da Rua Leandro Gonçalves, que possui extensão de 27 metros, os novos guarda-corpos terão 1,07m de altura.
Para maior segurança no trânsito, solicita-se que os pedestres utilizem sempre o lado da ponte onde não há movimentação de trabalhadores. Deste modo, a travessia fica mais segura com menos risco de atropelamento ou outros acidentes durante a execução das obras.
Concluídas estas duas primeiras, também serão restauradas as pontes dos seguintes locais: R. Alencar Soares Vargas e R. Luís Cerqueira (Centro), R. Joaquim Gonçalves Dutra (antiga ponte estreita), passarela do B. Vila Deolinda e a ponte do Parque de Exposições (B. Ponte da Aldeia). Os recursos para a execução destas obras são da ordem de R$ 315 mil. Deste total, o Governo Federal contribui com R$ 185 mil, o restante é recurso próprio do município.
 (Thomaz Júnior/ Cidades do Café)

terça-feira, 28 de abril de 2020

Prefeitura notifica Administradora de Cartão por transtorno ocorrido em velório em Manhuaçu


Sobre o lamentável procedimento tomado pela Administradora de Cartão Mais Saúde Ltda. na manhã desta terça-feira, 28/04, em frente à capela velório municipal, a Prefeitura de Manhuaçu informa à população que a referida empresa agiu irregularmente e está sendo notificada judicialmente.
Assim que tomou conhecimento de que haviam deixado o féretro em frente à porta da capela velório, a céu aberto, a Prefeita Cici Magalhães tomou providências imediatas para minimizar o sofrimento dos familiares e demais pessoas que acompanhavam o doloroso momento de perda de ente querido, e que também estavam ao sol.
Foi solicitado o comparecimento da Polícia Militar que, após o registro do boletim, e na presença da Secretária M. de Administração, liberou a entrada do féretro ao recinto, em continuidade ao cortejo fúnebre.

O USO DA CAPELA É CONCESSÃO PÚBLICA

No ano de 2014, na gestão anterior do Prefeito Nailton Heringer, foi realizado o Processo Licitatório – Concorrência - nº 01/2014, quando três funerárias venceram e passaram a ter o direito de administrar a Capela Velório Municipal.
A exploração de serviços funerários é regulamentada pela Lei Municipal nº 1.933/1995 e pelo Decreto Municipal nº 673/2014.
Foram elas: Funerária Santa Terezinha Eireli, Funerária Nossa Senhora de Fátima e Funerária Ferreira e Perígolo. Portanto, não se inclui, entre as sociedades empresárias que detém a concessão da prestação e exploração dos serviços funerários no Município de Manhuaçu, a Administradora de Cartão Mais Saúde Ltda.

POR QUE TRÊS EMPRESAS?

A Legislação Municipal estabelece que seja concedido o direito de exploração de uma funerária para cada 30 mil habitantes. Deste modo, em Manhuaçu foram autorizadas três empresas.

NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL

A Secretaria Municipal de Administração emitiu Notificação Extrajudicial à Administradora de Cartão Mais Saúde Ltda. – ME, em razão do ocorrido, para que se abstenha de prestar serviços funerários em Manhuaçu.  
Consta na Notificação que a empresa está ilegalmente executando serviços funerários no município e que a atitude tomada pela mesma, nesta terça-feira, afronta a legislação vigente e os contratos de concessão celebrados pelo Município, e causa transtornos à Administração Pública e à população.
(SECCOM)

Prefeita visita obras de calçamento no Córrego Palmital


 Neste sábado, 25/04, a Prefeita Cici Magalhães visitou as obras de calçamento que estão sendo executadas no Córrego Palmital. Ela foi acolhida por moradores e lideranças comunitárias, além dos operários. Vereadora Berenice Ferreira também compareceu.
A obra faz parte do Programa ‘Caminhos do Campo’ da Prefeitura de Manhuaçu que, por meio de inteligente parceria com os moradores - que colaboram em mutirão-, traz bem-estar e segurança para milhares de pessoas nas comunidades rurais do município, com a pavimentação de bloquetes em locais críticos, como morros íngremes e curvas perigosas e estreitas, que nunca haviam recebido qualquer tipo de calçamento. 
Com a chegada do período de colheita do café, a movimentação de veículos pesados e leves aumenta, e, com isto, é necessário que o trânsito seja seguro e as estradas acessíveis.
Com este pensamento, a Prefeita e equipe administrativa ouviram as famílias rurais para saber das prioridades de cada córrego, e, desde então, executam as obras de forma incessante.
De acordo com o Secretário de Obras, Eduardo Ribeiro, na Comunidade Palmital também foram realizados serviços de patrolamento e cascalhamento, além de alargamento lateral em vários pontos e limpeza de caixas para contenção de enxurradas.
Momento de oração no local das obras, com a participação de todos os presentes, marcou esta visita no final de semana.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Falece o ex-presidente do Sicoob Credilivre, Nayme Salles


 Faleceu na manhã deste domingo, 26/04, o ex-presidente do Sicoob Credilivre, Sr. Nayme José de Salles. Ele estava internado em hospital, há vários dias. O velório e o sepultamento ocorreram no Cemitério Parque Campo das Flores, no B. Pouso Alegre, entre 11h e 13h.
Nayme ficou conhecido por sua dedicada atuação em movimentos direcionados ao cooperativismo e desenvolvimento social e econômico da região.
Iniciou atividades nos comércio de café em 1951, vivenciando os momentos marcantes da cafeicultura na região da Zona da Mata Mineira e no mundo. Viu queima de café, erradicação e renovação do parque cafeeiro, vivendo reflexos de secas e geadas históricas. Foi pioneiro em diferenciar pelo olfato os cafés de qualidade superior da nossa região, definindo microrregiões onde despontavam cafés com características relevantes.
Em 1976, juntamente com os filhos, passou a trabalhar na área de produção acumulando um portfólio de conhecimento que permitiu que, em 2015, principiasse no ramo de torrado e moído, determinando qualidade e responsabilidade nos possíveis nichos de mercado do qual participava, com vistas à qualidade da produção de um bom café.

FUNDADOR DA CREDITOREAL

Nayme foi um dos fundadores da antiga Creditoreal (Cooperativa de Crédito Rural de Realeza Ltda.), atualmente incorporada à rede SICOOB.
A instituição foi criada em 25/02/1991 e iniciou suas atividades no dia 02/07/1992, com o apoio dos sócios fundadores, que perceberam que a força do sistema estava na intercooperação. Eles providenciaram então toda a documentação necessária e o registro junto ao Banco Central do Brasil.
Os idealistas fundadores são: Edilson Godinho, Juvenal Eugênio Vargas de Almeida, Eduardo Xavier Neto, Cleber Guimarães Miranda, Domingos Ferreira Rios Neto, José Adolpho Vieira, José Miranda Barbosa, Haroldo Condi Martins, Sebastião José de Souza, Antônio Silvério Nunes, Ednilson Alves Dutra, José Raposo Garcia, Adolfo Gleber Lemos Prata, Agenor Póvoa Werner, Alberto José da Silva, Carlito Viana, Eduardo Antunes Sad, Elifas Levi Laignier, Gil Augusto Ferreira, Jonathan Batista de Araújo, José Fialho Sobrinho, Juvenal de Almeida Guimarães, Moacir de Castro Souza, Nayme José de Salles, Oswan Cruz Reis, Rui Reinaldo Lemos Prata, e Walter César Dutra.
Homenagem prestada pela Câmara M. de Manhuaçu, em dezembro de 2012.
A esq., Vereador Jorge do Ibéria, Flávio Teixeira e Nayme (fundadores da
CREDITOREAL), Vereador Fernando do Fórum, e Diretores do Sicoob,
Vinícius Magalhães e Sebastião de Lourdes. 
A cooperativa foi inaugurada no dia 02/07/1992, na Praça Cordovil Pinto Coelho, 162, em Manhuaçu, tendo como Diretor-Presidente, o também saudoso Edilson Godinho.
O objetivo desta cooperativa sempre foi atender social e financeiramente seus associados, operando em diversas modalidades voltadas para as necessidades do produtor rural.
O primeiro Conselho de Administração foi composto por: Edilson Godinho (Diretor Presidente), Juvenal Eugênio Vargas de Almeida (Diretor Vice-Presidente) e João Antônio Sabino (Secretário); Conselheiros Administrativos: Eduardo Xavier Neto, Cleber Guimarães Miranda, Domingos Ferreira Rios Neto; Conselho Fiscal: Sebastião José de Souza; Antônio Silvério Nunes; Ednilson Alves Dutra e os Suplentes: José Fialho Sobrinho; Moacir de Castro Souza e Oswan Cruz Reis.
Em 2006, a instituição alterou sua denominação para ‘Cooperativa de Crédito da Zona da Mata de Minas Ltda. - SICOOB Credilivre’, tornando-se uma cooperativa de crédito de livre admissão, isto é, todas as pessoas físicas e jurídicas podem se associar ao SICOOB. A partir de então, a cooperativa teve crescimento expressivo em seu quadro de associados e também de seu Capital Social.
Ao longo de quase 30 anos, muita coisa mudou. A receptividade no meio rural foi expressiva e o produtor rural adotou a cooperativa como sua instituição financeira. A instituição possibilitou a viabilização de verbas de repasses de recursos oriundos do BNDES, BDMG, BANCOOB, PROGER, PRONAF, POUPANÇA RURAL, FUNCAFÉ, com juros subsidiados trazendo grandes benefícios aos associados em toda a região.
(Thomaz Júnior / Thomaz@cidadesdocafe.com)


sábado, 25 de abril de 2020

Prefeitura de Manhuaçu implanta PET para alunos estudarem em casa


Para que os alunos das escolas municipais não fiquem prejudicados no decorrer do ano letivo, a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria M. de Educação, em parceria com o Governo do Estado, está disponibilizando durante este período de quarentena o PET (Plano de Estudos Tutorado), que consiste na entrega de material impresso para os educandos, vídeos didáticos online e o acompanhamento dos professores e coordenação das atividades didáticas.
‘A Prefeita Cici Magalhães tem se reunido conosco constantemente na busca de alternativas para que os alunos atendidos na rede municipal mantenham a rotina de estudos. O grande desafio é que precisamos manter o isolamento social, durante a quarentena’, comentou a Secretária M. de Educação, Maísa Damasceno.
Os materiais já estão sendo entregues nas escolas para serem repassados aos alunos. O PET atenderá todas as escolas municipais, abrangendo estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação Especial.
Pais e responsáveis foram comunicados para comparecer às escolas em horários diferenciados e com máscara. Com todo o cuidado e o uso de álcool gel, o material de estudos está sendo entregue.
Maísa mencionou que ‘o plano possibilitará que o aluno faça atividades em casa e as devolva para o professor, que fará as correções necessárias e lhe entregará, de 15 em 15 dias, novas apostilas’.
Para a implantação do Plano de Estudos Tutorado, a Secretária destacou a parceria com a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a SRE/Manhuaçu (Superintendência Regional de Ensino).
Estas parcerias, somadas à dedicação dos professores e coordenadores, possibilitarão a produção de vídeos didáticos para reforçar o aprendizado em casa. ‘Realizamos reuniões com as equipes pedagógicas para o planejamento das ações constantemente. Contamos também com manual de instruções e planilhas para padronizar e acelerar a implantação do PET em todas as escolas. Os pais desempenham papel muito importante para dar assistência ao filho e ajudá-lo com a disciplina quanto ao horário diário de estudos’, explicou Maísa.

NA TV, ‘SE LIGA NA EDUCAÇÃO’

A partir do próximo dia 11/05, será exibido na Rede Minas o programa didático ‘Se liga na Educação’, das 7h30 ao 12h30, de segunda a sexta-feira, para reforçar a jornada de estudos em casa. A iniciativa ocorre em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)
 

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Reforma das pontes começa pela Av. Barão do Rio Branco em Manhuaçu


As pontes da cidade começam a ganhar nova proteção lateral e luminárias, com ampla reforma realizada pela Prefeitura de Manhuaçu. Muito afetadas pela forte enchente ocorrida no início do ano, as pontes ficaram desprotegidas com a destruição total ou parcial dos guarda-corpos que protegem pedestres e motoristas nas travessias em ambos os lados, além de luminárias que, na maioria dos locais, também foram levadas pelas águas.
A primeira ponte a receber estas melhorias está sendo a da Avenida Barão do Rio Branco, na Baixada (B. Bom Pastor). Movimentada com a passagem intensa de veículos leves e pesados, além de pedestres, a ponte é um dos principais acessos para quem chega à cidade pela MG-111 (Ipanema-Manhuaçu).
 ‘A Prefeita Cici Magalhães tem se empenhado muito junto aos Governos Federal e Estadual, além de toda a equipe de engenheiros e vários setores da Administração para agilizar as ações de recuperação das ruas, avenidas e pontes. Durante a inundação, a preocupação maior foi com a preservação da vida, a partir de medidas preventivas. Assim que as águas baixaram, com a normalização do fluxo do rio, a Prefeita iniciou desmedido esforço para restabelecer a normalidade da cidade, em diversas frentes de trabalho, assegurando a limpeza geral e as melhorias que estão em andamento’, pontuou a Secretária de Planejamento, Dra. Anna Carulina Lopes Pinto.
Nesta primeira etapa, serão recuperadas seis pontes e uma passarela.
Para dinamizar as instalações das novas proteções e das luminárias, a empresa responsável pelo serviço executou a montagem e a pintura das peças de metal a serem utilizadas, previamente.
Na ponte da Avenida Barão do Rio Branco, que possui extensão de 32 metros, os novos guarda-corpos terão 1,07m de altura.
Para garantir a segurança de quem atravessa a ponte a pé, um lado é isolado com tela de proteção, enquanto o outro fica disponível para a passagem, sem qualquer obstrução. Somente após a conclusão da área trabalhada é que a equipe libera o local e passa para o outro lado.
Para evitar atropelamentos e outros acidentes, solicita-se que os transeuntes circulem somente pelo lado liberado da calçada, enquanto as obras são executadas.
Após a conclusão da ponte da Avenida Barão do Rio Branco, será reformada a da Rua Leandro Gonçalves (conhecida ponte do Free Box), no centro.
Concluídas estas duas primeiras, também serão restauradas as pontes dos seguintes locais: R. Alencar Soares Vargas e R. Luís Cerqueira (Centro), R. Joaquim Gonçalves Dutra (antiga ‘ponte estreita’/ B. Santo Antônio), passarela do B. Vila Deolinda e a ponte do Parque de Exposições (B. Ponte da Aldeia).
Os recursos para a execução destas obras são da ordem de R$ 315 mil. Deste total, o Governo Federal contribui com R$ 185 mil, o restante é recurso próprio do município.
As equipes da Secretaria de Obras, SAMAL e os trabalhadores contratados para os serviços emergenciais também providenciam a retirada do material danificado para a colocação da nova proteção.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)


quarta-feira, 22 de abril de 2020

Vereador e Secretária de Assistência Social perdem a vida em acidente de trânsito

Vereador Juarez Elói e a Secretária M. de Trabalho e Desenvolvimento Social de Manhuaçu, Giuzaina Celeste Gregório, foram vítimas de acidente fatal na BR-116, neste feriado.
Trágico acidente automobilístico tirou a vida do Vereador Juarez Cleres Elói (Leizim) e da Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social de Manhuaçu, Giuzaina Celeste Gregório, no começo da noite desta terça-feira, 21/04.
A fatalidade ocorreu na BR-116, no povoado de Vila de Fátima, no Distrito de São Sebastião do Sacramento.
De acordo com as informações, o casal retornava para a cidade em uma moto. Em um trecho do asfalto, uma camionete que viajava em sentido contrário repentinamente manobrou na pista, virando para o lado esquerdo, possivelmente com o intuito de entrar em área situada às margens, onde existe uma borracharia (local próximo à Igreja Católica). Ao que tudo indica, não houve prazo para Juarez desviar do veículo, que repentinamente apareceu em sua frente e obstruiu a passagem da moto, causando a colisão a trágica colisão entre os veículos.
Com o impacto, Juarez teria morrido no local do acidente, imediatamente, e, Giuzaina arremessada no asfalto. Há informações que uma outra moto, que vinha no mesmo sentido que Juarez, um pouco mais atrás, teria também atropelado Giuzaina, instantes após o acidente com a camionete. Ela foi socorrida e trazida para a UPA Manhuaçu, mas não resistiu aos ferimentos.
A trágica ocorrência abalou a população, além de causar imensa tristeza aos servidores da Administração Municipal e da Câmara de Vereadores, além de amigos e familiares.
Morador do distrito de São Sebastião do Sacramento, Juarez Cleres Elói exercia o sexto mandato consecutivo na Casa Legislativa, sendo eleito pela primeira vez em 1996 para o mandato 1997-2000. No primeiro biênio da legislatura 2001-2004, exerceu a vice-presidência da Câmara pela primeira vez.
Carismático e atencioso com todos, Juarez priorizava em sua pauta a busca constante por melhorias para as famílias rurais, especialmente para os moradores dos Distritos de São Sebastião do Sacramento, Palmeiras do Manhuaçu e Dom Corrêa.
Formada em Direito e com larga experiência profissional na área de Assistência Social, Giuzaina Celeste Gregório, era natural de Santana do Manhuaçu, mas residia há vários anos no município.
Desde o início de 2017, exercia a função de Secretária M. de Trabalho e Desenvolvimento Social junto à atual Administração de Manhuaçu. No entanto, ela já atuava anteriormente no setor, em anos anteriores.
Diversas manifestações de pesar foram publicadas nas redes sociais, durante toda a noite deste feriado, em razão da tristeza da trágica ocorrência.
Os sepultamentos ocorreram nesta quarta-feira, dia 22.
Juarez foi velado no Ginásio Poliesportivo de São Sebastião de Sacramento, na parte da manhã, com horário reduzido e entrada controlada do público em razão da prevenção ao COVID-19. Em seguida, ele foi sepultado no cemitério do distrito.
O velório de Giuzaina ocorreu na Capela Velório do HCL, na cidade, a partir de 12h30 e prosseguiu até às 14h. O sepultamento aconteceu no cemitério municipal.
(Thomaz Júnior – Thomaz@cidadesdocafe.com)

domingo, 19 de abril de 2020

Lançada cartilha para cafeicultores sobre prevenção ao COVID-19 em Manhuaçu


 Já está pronta e em divulgação pela Prefeitura de Manhuaçu, EMATER e instituições do meio agrícola a cartilha contendo orientações para prevenção do novo coronavírus na colheita do café de Manhuaçu e região.
Para a consolidação da iniciativa, esta semana foi realizada reunião no Paço Municipal, envolvendo a Prefeita Cici Magalhães; Secretários M. de Agricultura e Meio Ambiente, Flânio Alves, e de Planejamento, Dra. Anna Carulina Lopes Pinto; Chefe de Gabinete e Presidente do Conselho M. da Mulher, Sandra Cerqueira; Coordenadoras Ana Paula Fernandes (Vig. Epidemiológica), Lorena Gonçalves (Vig. em Saúde) e Ana Paula Amaral (Vig. Sanitária); Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho de Carvalho, e extensionistas Thiago Braga e Paulo César (PC), e o Presidente da SCA-MG (Associação de Cafés Especiais), Alexandre Junqueira Leitão, além de diretores do Sindicato dos Produtores Rurais e representantes de fazendas cafeeiras. Na ocasião, foram definidas questões relacionadas ao conteúdo e formato da publicação.
Após a reunião, durante a semana, foi criado grupo de WhatsApp reunindo os representantes das instituições que integram esta iniciativa, com a proposta de aprimorar a publicação, ouvindo e adaptando as sugestões de quem atua com as famílias rurais no cotidiano. Feito isto, a EMATER e a SECCOM (Secretaria M. de Comunicação Social) procederam com a edição e finalização do projeto.
Com linguagem clara e ilustrações, a cartilha informa sobre os procedimentos, tanto obrigatórios quanto recomendados, para a segurança de todos os trabalhadores que atuam na panha do café, em estrita observação da Legislação e dos órgãos de Saúde.
Na cartilha, todos os momentos que envolvem o trabalhador na lide da colheita são relacionados, como: a espera nos pontos pelo transporte até as fazendas; o transporte; a desinfecção do veículo; providências a serem tomadas na propriedade: embarque, desembarque, panha, refeições, alojamentos, banheiros e o pagamento; a contratação de mão-de-obra, entre outros pontos.
Distribuída eletronicamente, principalmente via WhatsApp e redes sociais, a cartilha também pode ser impressa para afixação em locais estratégicos para a informação e conscientização dos cafeicultores.
Baixe a cartilha, clicando aqui.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)

sábado, 18 de abril de 2020

Prefeitura realiza obras e limpeza para reduzir danos por enxurradas em Manhuaçu


Diversas obras e serviços estão sendo executados pela Prefeitura de Manhuaçu para melhorar a drenagem das águas das chuvas, reduzindo os danos causados pelas enxurradas durante as tempestades.
Entre os locais atendidos esta semana, a Rua Juquinha Santana, no Bairro Sagrada Família, onde houve destruição do calçamento, danos e transtornos diversos após o temporal ocorrido recentemente. Grades transversais com caixa de contenção foram instaladas na rua, atravessando de um lado para o outro, e, as equipes das Secretarias de Obras e de Planejamento da Prefeitura, além do SAMAL, se empenham na busca de soluções para os moradores.
Na Rua Antônio Rodrigues Lomeu (conhecido ‘Beco do Lomeu’), no centro, foi realizada nova limpeza da galeria pluvial, com a retirada de pedras e de outros detritos que obstruíam a rede.
Em outra ação desempenhada pela Administração, na Secretaria M. de Fazenda, os proprietários de loteamentos da cidade foram notificados e as áreas embargadas, para análise e emissão de parecer da Comissão nomeada pela Portaria nº 404.
Além disto, equipes do SAMAL e da Secretaria de Obras continuam com a limpeza geral das ruas e avenidas, com as ruas sendo lavadas, entulhos e lixo acumulado retirados, entre outras atividades.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)



sexta-feira, 17 de abril de 2020

Prefeitura de Manhuaçu regulamenta com restrições o funcionamento de comércios e serviços na Pandemia do Covid 19


Alterações no Decreto nº379 deverão ser publicadas pela Prefeitura de Manhuaçu, ainda esta semana, quanto à normatização de horários de funcionamento de alguns setores comerciais, para vigorar a partir da próxima segunda-feira, 20/04.
A medida atende a recente Deliberação Extraordinária COVID-19 do Governo do Estado, em seu artigo 3º (publicada nesta quarta-feira, 15/04), e à reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira, 16, no Paço Municipal, quando a Prefeita Cici Magalhães e os Secretários M. de Fazenda, Claudinei Lopes, e de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, acolheram dirigentes de órgãos que representam o setor empresarial e contábil de Manhuaçu, como a CDL, ACIAM, SindComércio, Ascon e Adesc, além de comerciantes. Presidente da Câmara de Vereadores, Inspetor Juninho Linhares também participou do encontro.
Durante a reunião, houve esforço conjunto entre a Administração Municipal, empresários e órgãos representantes para se definir alternativas para que os comerciantes tenham ‘fôlego’ neste período de quarentena, respeitando as exigências dos órgãos de Saúde e do Poder Judiciário sobre o isolamento social.
A Prefeita reforçou que se preocupa muito com a situação do comércio e empresas, mas que não pode descumprir Leis e determinações de autoridades em Saúde, expondo a população em risco de vida, com o contágio do COVID-19. ‘Os respiradores e as vagas de UTI são limitadas em Manhuaçu e o atendimento é regional. Não podemos colocar em população em risco de perder a vida’, pontuou a Prefeita.

FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO

No final da reunião, as instituições empresariais protocolaram ofício solicitando a abertura parcial de determinados setores do comércio, entre 12h e 18h, de modo a não expor demasiadamente as pessoas em aglomerações no trânsito e nos horários de almoço.
Os setores especificados no documento foram: todas as lojas (roupas, aluguel de roupas, móveis, carros, eletrodomésticos, celulares, acessórios, perfumaria, bijuteria, calçados, peças, autopeças, utilidades, material de construção, elétrica, hidráulico, óticas, louças, ferragens, tecidos, armarinhos, computadores, presentes, papelaria, pesca, eletroeletrônicos, assistência técnica, tintas); escritórios de contabilidade e advocacia, arquitetura, engenheiro e outros profissionais liberais (exceto os nãos permitidos); concessionarias e revenda de veículos; armazéns e distribuidoras; corretores e despachantes; oficinas de bicicleta e/ou moto, e estacionamento.
Os comerciantes e prestadores de serviços relacionados só poderão funcionar se cumprirem todas as obrigações para proteção de clientes e funcionários. Caso contrário, serão aplicadas penalidades como o fechamento, a cassação do alvará e multas. As infrações serão comunicadas também ao Ministério Público do Trabalho.
Também foi solicitado à Prefeitura que seja feita consulta ao Ministério Público sobre a possibilidade da abertura de bares e restaurantes de forma ordenada, com espaçamento maior de mesa, ações de combate e atendimento a todos as normas da vigilância sanitária. Ainda no documento, as instituições sugeriram a manutenção do art. 5º do Decreto 379, que cita o que não pode legalmente abrir e do art. 6º da Deliberação COVID-19.
A Prefeitura analisará todos os pontos de vista para emitir no Decreto o que for definido.
Encerrado o encontro, a Prefeita e os representantes dos lojistas conversaram com comerciantes também presentes à recepção da Prefeitura para informar sobre as decisões tomadas. A Prefeita ressaltou que se a situação de pessoas contaminadas se agravar ou houver óbito, a Administração Municipal determinará o fechamento imediato dos estabelecimentos.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)

  



quinta-feira, 16 de abril de 2020

Colheita e COVID-19: Manhuaçu prepara cartilha com orientações para cafeicultores


Com a chegada do período da safra, a Prefeitura de Manhuaçu, EMATER e entidades que atuam com produtores e trabalhadores rurais elaboram cartilha de orientações para prevenção ao novo coronavírus na colheita do café.
Para a definição dos preparativos para esta publicação, a Prefeita Cici Magalhães acolheu os representantes destas instituições que atuam junto às famílias rurais, em reunião realizada no salão da Prefeitura, na manhã desta terça-feira, 14/04.
Também presentes os Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Flânio Alves, e de Planejamento, Dra. Anna Carulina Lopes Pinto; Chefe de Gabinete e Presidente do Conselho M. da Mulher, Sandra Cerqueira; Coordenadoras Ana Paula Fernandes (Vig. Epidemiológica), Lorena Gonçalves (Vig. em Saúde) e Ana Paula Amaral (Vig. Sanitária); Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho de Carvalho, e extensionistas Thiago Braga e Paulo César (PC), e o Presidente da SCA-MG (Associação de Cafés Especiais), Alexandre Junqueira Leitão, além de diretores do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu e representantes de fazendas cafeeiras.
No decorrer da reunião, foram apresentados e debatidos item à item relacionados aos procedimentos, tanto obrigatórios quanto recomendados, para a segurança de todos os trabalhadores que atuam na panha do café, com total observância na legislação em vigor.
‘Este material tem por objetivo ajudar o produtor rural a passar por esse momento de crise, e fazer sua colheita de modo seguro sem a disseminação do vírus’, reforçam os organizadores.
A cartilha apresentará de forma objetiva os cuidados a serem tomados em todas as etapas, como: a espera nos pontos pelo transporte até as fazendas; o transporte; a desinfecção do veículo; dentro da propriedade: o embarque, desembarque, a panha, as refeições, alojamentos, banheiros e o pagamento; a contratação de mão-de-obra, e questões afins.
Em razão de a colheita já se iniciar na região, a cartilha deverá ser concluída e distribuída ainda esta semana pela Administração Municipal, EMATER e instituições representativas do meio rural.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)

 

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Prefeitura fornece dados para liberação do FGTS Calamidade

 


Trabalhador tem até o dia 26 de abril para fornecer documentos através do aplicativo da Caixa

 

A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Planejamento, forneceu dados à Caixa Econômica Federal para que os trabalhadores atingidos pela enchente no dia 24 de janeiro deste ano possam receber o “FGTS Calamidade”.

Com o apoio da Defesa Civil, a Prefeitura levantou as informações e encaminhou diretamente para a central de FGTS da Caixa. Têm direito aos benefícios todos os trabalhadores que possuem fundo de garantia e tiveram seus imóveis atingidos pela enchente.

A Caixa Econômica Federal explica que não há a necessidade dos trabalhadores se dirigirem até a agência no centro da cidade. O procedimento completo é feito pelo aplicativo do FTGS. Basta baixar em seu celular e seguir os passos exigidos.

O comprovante de endereço deve ser do local atingido pela enchente e deve ser de até 120 dias antes à data da calamidade. Após realizar todo o procedimento, o trabalhador deve aguardar o prazo para ter acesso ao benefício, que será depositado em conta fornecida pelo beneficiário.

Ainda de acordo com a Caixa, o valor é referente à calamidade de janeiro em Manhuaçu e não tem envolvimento com o auxílio do Governo Federal, ou seja, trata-se de duas questões distintas.

O FGTS Calamidade será depositado referente ao valor que o trabalhador tem direito, limitado a R$ 6 mil. Os beneficiários terão até o dia 26 de abril para baixar o aplicativo e encaminhar a documentação online.

Outras informações pelo telefone 0800 726 0207.

 

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

terça-feira, 14 de abril de 2020

Programa Iluminar chega ao bairro São Francisco de Assis

  O Programa Iluminar chega ao bairro São Francisco de Assis através de duas importantes vias públicas: as ruas dos Angicos e das Cerejeiras. As intervenções foram realizadas durante toda esta quinta-feira (9).

Na rua Cerejeiras haverá a substituição de três postes e luminárias. Já na rua dos Angicos, equipes da Prefeitura de Manhuaçu instalaram seis novos postes de energia elétrica, que serão responsáveis pela iluminação dos 260 metros de extensão da via pública. Recentemente, a rua dos Angicos recebeu calçamento com bloquetes também.

“Estamos trabalhando muito para contribuir com o bem-estar social e aumentar a sensação de segurança das pessoas. Priorizamos os locais que mais precisam de luz e, aos poucos, estamos conseguindo cumprir com todo o nosso plano de governo, o que nos deixa muito felizes”, comentou a prefeita Cici Magalhães.

As luminárias serão instaladas na próxima terça-feira (14). A Secretaria de Planejamento é a responsável por todo o projeto e logística do Programa Iluminar. Mais de 15 mil metros de rede elétrica já foi instalada em Manhuaçu e nos distritos.

 

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu







Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...