Em recente audiência pública realizada pela
ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em Belo Horizonte, foi
apresentado estudo contendo as melhorias em infraestrutura para a efetivação da
concessão das rodovias BR-262 e BR-381 ao setor privado.
A Prefeita Cici Magalhães tem acompanhado
atentamente esta movimentação no intuito de assegurar menor impacto para a
população e assegurar maior participação do município de Manhuaçu no acesso aos
recursos que serão disponibilizados com estas mudanças. Na audiência, a
participação do Vice-prefeito Renato Cezar Von Randow (Renato da banca) e
Secretários Municipais Eron Elias da Silva (Comunicação Social), Claudinei Domingues
Lopes (Fazenda) e Jânio Garcia Mendes (Esporte); Delegado Regional, Dr. Carlos
Souza; além de vereadores, cidadãos e representantes de diversas cidades.
Decisões importantes que afetarão o cotidiano
da população foram debatidas nesta audiência, pois, a concessão das rodovias
implicará em instalação de postos de pedágio na região, em contrapartida às
melhorias como a construção de passarelas, contorno, geração de empregos e a
previsão de retorno de R$ 1,7 bilhão em ISS aos catorze municípios permeados
pelas duas rodovias.
Estima-se a realização das obras possibilitem a
geração de 4.157 empregos diretos, 1864 indiretos e que a relação efeito-renda
beneficie 6.242 pessoas.
PASSARELAS,
CONTORNO E TÚNEL
Em Manhuaçu, o projeto de reestruturação da
rodovia prevê a construção de contorno com cerca de 9 km de extensão e acesso
nos km 39,97 (próximo ao clube UBA) e km 31,134 (proximidades do Bairro Pouso
Alegre).
Para a região, é prevista a instalação de treze
passarelas, sendo oito delas no município de Manhuaçu, nos seguintes locais: 06
passarelas no perímetro urbano de Manhuaçu, uma no distrito de Realeza e outra
em Santo Amaro de Minas.
Nas cidades vizinhas, as passarelas deverão ser
construídas em Reduto (01), Matipó (01), Abre Campo (01) e Rio Casca (02). As
obras somente deverão ser concluídas em 2040.
PEDÁGIO
Entre os locais onde deverão ser implantados os
pontos de pedágio na região, têm-se o do km 63,5 (Matipó), km 18,5 (Martins
Soares) e o km 147,5 (Ibatiba - ES).
A previsão é que seja cobrado o valor de R$
8,54 para pista simples e de R$11,10 para pista duplicada. Ao todo serão 11
locais de pedágio - sete em Minas Gerais e quatro no Espírito Santo.
*02/09/19 – Fim do Período de Contribuições;
*Set./2019 – Respostas à audiência pública e
ajuste dos estudos;
*Nov./2019 – Aprovação do Plano de Outorga pelo
MInfra;
*Fev./2020 – Previsão de aprovação do TCU;
*Mar./2020 – Previsão da Publicação do Edital;
*Jun./2020 – Leilão;
*Set./2020 – Assunção da Rodovia.
Além de participar das audiências públicas, os
cidadãos podem contribuições ao projeto via internet, até o próximo dia 02/09.
(Thomaz Júnior) www.cidadesdocafe.com
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