A Secretaria de Educação da Prefeitura de Manhuaçu
mobiliza os profissionais das escolas com estudos sobre as novas propostas da
BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento nacional que determina os
conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem ter
acesso, tanto nas escolas públicas quanto particulares.
Em recente encontro, estiveram reunidos coordenadores
das escolas municipais e as equipes pedagógicas da Secretaria Municipal de
Educação com a diretora pedagógica da SMEM, Dilma Rezende Lima, quando houve o estudo
das principais alterações da versão preliminar da BNCC (Base Nacional Comum
Curricular). Para melhor compreensão e reflexão, foi realizada oficina de leitura,
abordando estratégias, objetivos e habilidades em conformidade com a pauta em
estudo.
Com dimensões continentais, o Brasil agora tem uma
base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os alunos
têm direitos na Educação Básica, colocando a educação brasileira em contato com
as demandas do século 21. Os esforços neste sentido vêm se consolidando desde a
Constituição Federal de 1988.
A Base Nacional resulta de um processo construído
democraticamente com envolvimento de educadores e da sociedade. A primeira
versão contou com mais de 12 milhões de contribuições que apoiaram a produção
da segunda versão, que foi novamente colocada em debate em 27 seminários, um em
cada Unidade Federativa. A Base recebeu colaborações de mais de nove mil
professores e especialistas. Essa etapa foi realizada com a parceria do Consed
e da Undime. Com isso, foi consolidada a versão final desse produto coletivo,
entregue ao Conselho Nacional de Educação que discutiu o documento em cinco
audiências públicas, uma em cada região do país.
Homologada em dezembro de 2017 pelo Ministério da
Educação, a Base Nacional representa um instrumento para a promoção da equidade
na medida em que define as aprendizagens essenciais e orienta as políticas
educacionais a serem implementadas nas escolas de todo país. A BNCC tem um
papel decisivo na formação integral do cidadão e na construção de uma sociedade
justa democrática e inclusiva.
(Thomaz Júnior c/ informações do MEC e fotos SMEM)
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