sábado, 26 de maio de 2018

EE Monsenhor Gonzalez inaugura Galeria da Saudade em seu 78º aniversário (2003)


A EE Monsenhor Gonzalez comemorou 78 anos de existência na noite de sexta-feira, 23/05/2003. Homenagens e apresentações especiais marcaram a passagem da importante data para a educação em Manhuaçu. Em destaque, a inauguração da ‘Galeria da Saudade’ e a apresentação musical da Escola de Música Clóvis Dornelas*.
A solenidade contou com a presença de expressivo número de convidados. Entre os presentes, a Diretora da escola, Luizaura Januário de Oliveira; Superintendente da 20ª SRE, Neuza Murad; Padre Antônio Otaviano Franco (Paróquia São Lourenço); Pastor Anderson Sathler (Igreja Presbiteriana); Cap. Rômulo do Carmo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal; Maísa Damasceno, Diretora da EE. Salime Nacif; Walter Júnior, Diretor do Centro Educacional de Manhuaçu (CEM); Ana Lúcia Tasca Albuquerque (CESEC); Jornalista Wagner Orlandi (AML) e Ex-diretores da EE. Monsenhor Gonzalez.
A Superintendente de Ensino, Neuza Murad, se pronunciou na abertura da solenidade, demonstrando sua satisfação com a passagem da festiva data para a escola.
A partir de um breve relato, os convidados puderam conhecer mais sobre a história do educandário no centro da cidade.
Ao se pronunciar, a Diretora Luizaura destacou a dinâmica atuação da escola em prol do desenvolvimento do ensino no município. A EE Monsenhor Gonzalez é a mais antiga da cidade e contém em seus registros a passagem de estudantes que se tornaram ilustres personalidades na região e no Estado.
Padre Antônio Otaviano elogiou o papel do educador e proferiu palavras de incentivo aos profissionais desta área. Uma peça especial expôs o registro dos principais acontecimentos da escola nestes 78 anos de existência.

Galeria da Saudade


Outro momento marcante nesta solenidade foi a inauguração da ‘Galeria da Saudade’. Um espaço dedicado às fotografias dos ex-diretores do educandário. Para a instalação desta galeria, a direção da escola realizou todo um trabalho de reestruturação para que o ambiente ficasse ainda mais agradável e iluminado.
D. Iracy da Silva, uma das ex-diretoras presentes a esta comemoração, ficou emocionada. Em entrevista à nossa reportagem, D. Iracy conta como foi sua atuação enquanto diretora na EE Monsenhor Gonzalez, entre os anos de 1957 e 1961. A ex-diretora revela que, na época, o pátio ainda não era cimentado. Com isto, era comum observar-se que os estudantes retornavam sujos de terra às salas de aula, após o período de recreio. Ao constatar este problema, Iracy se empenhou e conseguiu resolvê-lo com a pavimentação do local.
Ao citar alguns episódios registrados neste período, D. Iracy ressaltou a força do diálogo enquanto instrumento de convivência entre alunos e professores.
(Texto e fotos: Thomaz Júnior)

*atual Escola de Música Maria Conceição da Silva – ‘Nenêga’ (Nota do Editor, 2018).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...