segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Começa a animada festa de réveillon de Vilanova


Começou neste domingo, 30/12, a programação do 14º Réveillon de Vilanova com animadas apresentações musicais e grande público. Realizada por Casa de Carnes Ibéria/ Vereador Jorge do Ibéria, a festa prossegue até o dia 1º de janeiro, à tarde, quando ocorrerá o momento religioso com a Marcha para Jesus.
Nesta primeira noite, o público vibrou ao som de três atrações especiais: DJ Darcis Fagundes e os cantores sertanejos Vanderlúcio Rodrigues e Alberto Pires.
Os shows da virada prometem ser muito agradáveis ao público mais uma vez hoje, com os talentosos Adriano Lara, e, em seguida, Ronan – O Fera, no palco, além do tradicional espetáculo pirotécnico, a queima de fogos que marca o começo de um novo ano. O artista local Hélio Dutra fechará a programação da noite com seleto repertório.
O Vereador Jorge do Ibéria convida ao público de toda a região para prestigiar o evento e congratular a chegada de 2019.
(Thomaz Júnior) 

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Prefeitura de Manhuaçu encerra 2018 com salários e pagamentos em dia


 Logo após liberar a segunda parcela do 13º salário, a Prefeita de Manhuaçu autorizou o pagamento do salário de dezembro dos servidores. O dinheiro estará na conta dos trabalhadores já nesta sexta-feira, 28/12, em mais uma demonstração de eficiente gestão do dinheiro público.
Mesmo com a inesperada crise financeira que se agravou no Estado de Minas Gerais, afetando a maioria das cidades, tanto municípios menores quanto aqueles de maior densidade populacional, a Prefeitura de Manhuaçu cumpriu a legislação à risca, sobressaindo-se, e encerra o ano com a folha dos servidores e o pagamento de fornecedores em dia.
Para se ter uma ideia, a dívida do Estado com o município de Manhuaçu atualmente é superior à R$ 25 milhões. No entanto, a partir de rigoroso planejamento, com cortes e estabelecimento de prioridades nos gastos, a Administração ‘Ouvir Para Governar’ encerra o ano de 2018 com as contas em dia e com importantes e aguardadas obras em andamento.
‘Em um ano em que a maioria das cidades passa por grandes dificuldades financeiras, estamos superando estes desafios, com a folha de servidores e o pagamento de fornecedores em dia, além de dar continuidade à construção de grandes obras no município. Enfim, as dificuldades estão sendo superadas, graças a Deus. Desejamos a toda a população um ano novo muito feliz, com muita saúde e paz’, pontuou a Prefeita.
(Thomaz Júnior)

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

História de Manhuaçu: o 1º Chefe do Executivo (Prefeito) e a criação da Comarca

Joaquim Gonçalves Dutra: o 1º Chefe do
Executivo de Manhuaçu (Título que 
corresponde ao atual cargo de Prefeito), no
período de 1880 a1883. 
Foto: Galeria Ex-prefeitos (Paço Municipal).

O primeiro Chefe do Executivo de Manhuaçu e Presidente da Câmara Municipal foi o Senhor Joaquim Gonçalves Dutra (Capitão Joaquim Gonçalves Dutra). Ele governou o município entre 1880 e 1883, quando foi sucedido por Padre Fortunato de Souza Carvalho, o 2º Prefeito.
Conforme o Historiador Flávio Mateus dos Santos, em 'A República do Silêncio',  Joaquim Gonçalves Dutra era o maior proprietário de terras da região e não possuía patente militar. 
Na época, era comum entre os proprietários de terra a compra de títulos militares ou a própria nomeação, como alternativa para evitar a ameaça de invasão de posseiros.
Além disto, ao comprarem títulos, os coronéis, majores e capitães além de figurar do lado do governo republicano, estabeleciam e firmavam relações de clientelismo com as elites locais que figuravam no cenário político. (SANTOS, 2009, p. 124)

 



  • A primeira eleição municipal em Manhuaçu - foi realizada no dia 1º de junho de 1880, tendo a municipalidade elegido para Agente do Executivo (Prefeito) o Capitão Joaquim Gonçalves Dutra. ¹

  • Criação da Comarca do Rio Manhuaçu
Neste mesmo ano, criava-se a Comarca do Rio Manhuaçu, de acordo com a Lei nº 2.665, de 05 de Novembro de 1880, que era composta também por Santa Luzia do Carangola.  

  • Serafim Tibúrcio chega à Manhuaçu

Conforme pesquisa de Flávio Mateus, também foi em 1880 que Serafim Tibúrcio chegou em Manhuaçu. Nascido em Jequeri (MG), o tropeiro que mais tarde se tornaria Cobrador de Impostos, Coronel, Prefeito e responsável pela criação da República do Manhuassu, que durou 22 dias no ano de 1896, no município.


1881:
  • 1ª Legislatura na Câmara Municipal

Em 1881 foi implantada a 1ª Legislatura do Município de Manhuaçu, tendo como 1º Presidente, o Capitão Joaquim Gonçalves Dutra. Ele assinou o Termo do Município de Manhuaçu, em 30 de outubro daquele ano.²
Naquela época, o Agente do Executivo também exercia a função de Presidente do Legislativo.    


  •   Município tem novo nome
 
Também em 1881, o município foi elevado à categoria de cidade pela Lei nº 2.766 de 13 de setembro de 1881, vindo a se chamar ‘Manhuassu’, contando com seis distritos: Santa Margarida, São Simão, São Roque do Caratinga, Vermelho, Santa Helena e a sede São Lourenço do Manhuassú. Empenhado na organização do município, Joaquim Gonçalves Dutra instalou os distritos de São Sebastião do Sacramento, Senhor Bom Jesus de Pirapetinga e Dores do José Pedro.
Quatro anos antes da promulgação desta Lei (entre 1877 até 1881), o município chamava-se ‘São Lourenço do Manhuassu’. Ou seja, a partir da elevação do município à categoria de cidade, em 1881, alterou-se o nome apenas para Manhuassu (grafia com ss).
 
RUA JOAQUIM GONÇALVES DUTRA
 
Na cidade, a conhecida 'rua da ponte estreita' leva o nome do saudoso ex-prefeito. A via interliga as Ruas Antônio Wellerson e Júlio Bueno, nas proximidades do acesso à Rua Mellin Abi-Ackel.
 (Redação e pesquisa: Thomaz Júnior)
 
 
 
 
Saiba mais sobre a História de Manhuaçu, acessando cidadesdocafe.com (seção História)

Fontes:

1 - (MIRANDA, Roberto de Assis. Histórico de Manhuaçu. Manhuaçu: Datilografado, 1977, p. 33, apud SANTOS, Flávio Mateus dos. A República do Silêncio: Manifestações do Poder Local no Leste de Minas Gerais 1877-1896, p. 128, 1ª ed.).

2 – Pesquisa realizada em Atas da Casa Legislativa de Manhuaçu, no ano de 2009.

3 - (SANTOS, Flávio Mateus dos. A República do Silêncio: Manifestações do Poder Local no Leste de Minas Gerais 1877-1896, p. 128, 1ª ed.)

3 – Guia Estrada Brasil 2005 (ed. Viver, ES)

4 - Internet: http://nalentedahistoria.blogspot.com/2013/11/emancipacao-politica-de-manhuacu.html  

5 - GAMA, José Olinto Xavier da. Manhuaçu, Rio e Município;

6 - Pesquisas feitas pelo Sr. Ary Nogueira da Gama. 

7 - ABREU, José Miguel de. Simonésia: Minha Terra e Minha Gente. 2ª edição 1999. 
 

Câmara de Reduto elege nova Mesa Diretora


Com chapa única e apoio da maioria dos vereadores, foi eleita a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Reduto, no último dia 20/12. Para o biênio 2019-2020, os trabalhos à frente da Casa Legislativa serão conduzidos por Presidente Ailton Robadel de Souza (Piu da Saúde), Vice-presidente João Batista Pimentel e Secretário João Batista de Cristo.
A sessão legislativa ocorreu na mesma noite em que foram realizadas as inaugurações do novo Plenário, Salão de Eventos e da reforma geral do prédio.
Oito dos nove Vereadores estiveram presentes à votação – ausente somente o Vereador Milton Celso Pimentel.
Foram sete votos favoráveis e uma abstenção, a do Vereador Eduardo Romeiro.      
Entre os presentes, o Ex-prefeito Márcio Gerard; Ex-vereadores Rogério Gonçalves Martins e Vanderly Roberto Borel; Cabo João Francini e Soldado Jouber (Destacamento PM local) e o médico Dr. Bruno Reis, além dos Assessores da Câmara, Dr. Natanias de Paula Breder (Jurídico) e Daniel Gerhard Batista (Contábil), Contador Felipe de Oliveira e equipe de funcionários.
Sobre o resultado da eleição, o atual Presidente José Geraldo do Carmo (Zé da Ambulância) ressaltou que ‘estamos todos unidos em favor da população. Quando fui eleito presidente, os oito vereadores confiaram em mim, e agora, tivemos esta mesma demonstração de credibilidade. Graças a Deus, cumprimos a primeira parte da missão, que foi o trabalho na presidência, e agora, continuamos com nossa atuação, enquanto vereador, para fiscalizar as ações da Administração Municipal e cobrar melhorias. É esta a nossa missão’.
‘Agradeço a todos os vereadores que votaram em mim, especialmente ao Edmar e João de Cristo, que me incentivaram a integrar esta chapa. Agradeço muito ao Presidente José Geraldo por ter me apoiado desde o início. Tenho o mesmo objetivo que o Presidente teve que é continuar defendendo os direitos do povo redutense e resgatar a autoestima desta Casa Legislativa. Quero dar sequência ao trabalho do José Gerado, porque, hoje, quem esteve aqui e presenciou a nova estrutura da Câmara, percebe que, a partir de agora, a população terá mais conforto. Eu já fazia parte da Diretoria que ora se encerra e acompanhei todos os esforços necessários para tornar realidade estas obras. Foi preciso tomar várias medidas, cortes em gastos, mas valeu a pena. É uma estrutura muito bem montada, que possibilita aos vereadores atender bem a população’, afirmou o Presidente eleito Ailton Robadel.
A Sessão Solene de Posse da Mesa Diretora biênio 2019-2020 será no próximo dia 02 de janeiro, às 14h, na Casa Legislativa.
(Thomaz Júnior/ fotos: Marcello Moreira)

Câmara de Reduto inaugura novo plenário, salão de eventos e reforma das instalações

  O prédio da Câmara Municipal de Reduto ficou maior e agora oferece novas instalações para atendimento à população. Sob a Presidência do Vereador José Geraldo do Carmo (Zé da Ambulância), neste primeiro biênio 2017-2018, a Casa Legislativa encerrou o ano com as inaugurações do novo Plenário, o Salão de Eventos e da reforma geral das instalações.


A solenidade inaugural foi realizada no último dia 20/12, com expressiva participação da população e de autoridades. Entre os presentes, o Gerente da GRS/ Manhumirim (Gerência Regional de Saúde), Ronaldo Lopes Corrêa; Secretário M. de Administração, Paulo Pimentel; Ex-prefeito Márcio Gerard; Ex-vereadores Rogério Gonçalves Martins e Vanderly Roberto Borel; Cabo João Francini e Soldado Jouber (Destacamento PM local) e o médico Dr. Bruno Reis, além dos Assessores da Câmara, Dr. Natanias de Paula Breder (Jurídico) e Daniel Gerhard Batista (Contábil), Contador Felipe de Oliveira e equipe de funcionários.
Resultado de eficiente gestão financeira e de planejamento, as obras inauguradas pela Câmara foram executadas em menos de dois anos, possibilitando a ampliação do prédio com a construção do 2º andar.
Presidente da Câmara, José Geraldo do Carmo (Zé da Ambulância)
Neste novo espaço, no segundo pavimento, foram instalados o novo Plenário Antônio César Hott e novas salas de uso administrativo.
O primeiro andar também foi totalmente renovado e oferece, a partir de agora, o Salão de Eventos. Um novo espaço para que a população seja atendida com os mais diversos eventos. ‘Os moradores de Reduto sempre tiveram dificuldade com a disponibilidade de local para organizar encontros, cursos, palestras e outros eventos. Ao ampliarmos a Câmara, conseguimos gerar este espaço que é para uso comunitário. Também homenageamos saudosos ex-vereadores que deixaram um legado de trabalho e dedicação com a população, nesta Casa Legislativa’, destacou o Presidente José Geraldo (Zé da Ambulância).
O Salão de Eventos homenageia os saudosos Vereadores Antônio César Hott, Elnito José Robadel, Armindo Carneiro e Marcos Thasmo.
Ainda no primeiro piso, foram executadas obras de reforma geral, possibilitando maior comodidade à população em atendimento na Casa Legislativa e melhores condições de trabalho para os funcionários.
 O Presidente Zé da Ambulância mencionou que ‘Ficamos muito felizes em entregar estas obras tão aguardadas pela comunidade neste final de ano, consolidando nossa atuação à frente da Presidência da Câmara, nestes primeiros dois anos de legislatura. Mesmo diante de um desafiador cenário nacional, em que a grande maioria das cidades brasileiras passa por severas dificuldades financeiras, conseguimos com muito esforço, economia e boa gestão com o dinheiro público, ampliar a Casa do Povo, após anos de espera. Demonstramos à comunidade que, quando se quer trabalhar, a gente vai com honestidade e coragem, faz os ajustes necessários e os projetos se realizam. É questão de trabalho e investir o dinheiro na coisa certa’.  
Em 2017, a Presidência também procedeu com o repasse do carro VW Gol da Câmara para a Secretaria Municipal de Saúde de Reduto. ‘Na Câmara, o veículo era pouco utilizado, enquanto que a demanda na Saúde é alta. Então decidimos reforçar a frota do município destinada ao atendimento à população’, pontuou Zé da Ambulância que é conhecedor do cotidiano do setor em razão de suas atividades como motorista da Saúde.
Nestes primeiros dois anos de legislatura, a Mesa Diretora da Câmara foi composta por Presidente José Geraldo do Carmo (Zé da Ambulância), Vice-presidente Edmar de Oliveira Tanez e Secretário Ailton Robadel de Souza, juntamente com os Vereadores Eduardo Romeiro, Fábio Antônio Machado, João Batista de Cristo, João Batista Pimentel, Márcio Toledo Pereira (Marcinho do Binim) e Milton Celso Pimentel.
Os vereadores receberam da Mesa Diretora quadro ‘mini galeria’, contendo as fotos de todos os membros do Legislativo, e, após a solenidade, deu-se início à sessão legislativa específica para a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2019-2020.
(Thomaz Júnior/ fotos: Marcello Moreira)

Ginásio poliesportivo de Realeza é inaugurado pela Prefeitura


 A Prefeitura de Manhuaçu inaugurou o tão sonhado Ginásio Poliesportivo de Realeza. A obra era um desejo antigo dos moradores do distrito. A prefeita esteve acompanhada do deputado estadual, João Magalhães, vereadores e familiares do esportista homenageado Dângelo Máximo Carmo de Paula Araújo (Danginho), que descerraram a placa inaugural do moderno espaço de esporte e lazer.
A cerimônia contou ainda com a presença de moradores, do vice-prefeito Renato da Banca, secretários, lideranças do distrito de Realeza, diversos esportistas e os vereadores Berenice Ferreira, José Eugênio, Gilson César, Cleber da Matinha, Juarez Elói e Cabo Ferreira. O diretor da Gerência Regional de Saúde, Ronaldo Lopes, conduziu o momento de oração.
Os recursos para a obra, na ordem de pouco mais de R$ 620 mil, foram viabilizados a partir de emenda parlamentar do deputado João Magalhães junto ao Ministério do Esporte do Governo Federal. A construção contemplou toda a estrutura com arquibancadas, banheiros, iluminação, pintura, construção da área de acesso e cobertura da quadra.
Após a leitura de um agradecimento da família do jovem Danginho, houve o descerramento da placa inaugural do ginásio poliesportivo.

MOMENTOS DE EMOÇÃO

Muito emocionado, não só pela entrega da obra, mas também pela homenagem ao amigo desportista Danginho, que faleceu em acidente automobilístico, o secretário de Esportes, Jânio Garcia Mendes, ressaltou que o ginásio coberto será um espaço adequado para a prática de esportes, bem como atividades recreativas.
“Devido a demora da gestão anterior, estávamos para perder essa obra. Hoje, graças aos esforços da atua administração, do deputado João Magalhães, dos funcionários da Prefeitura e também as orações das pessoas da nossa comunidade, estamos inaugurando. Estamos dando um passo muito especial para incentivar a prática de esportes em Realeza”, pontuou emocionado, ao lado do ex-vereador Jânio Sérvio Mendes “Catinga”, ao lembrar da homenagem ao jovem esportista Danginho.
Representando a comunidade do distrito de Realeza, o morador Jânio Sérvio Mendes “Catinga” se emocionou ao relatar os esforços para que o sonho do poliesportivo se consolidasse. Ele agradeceu à prefeita ao deputado por concretizarem este importante projeto social e esportivo da administração municipal.
Em sua fala, a Prefeita Cici Magalhães lembrou o compromisso com Realeza e falou da necessidade de superar desafios diários para assegurar a realização de obras aguardadas pela comunidade, na cidade e nos distritos.
(SECOM)

sábado, 22 de dezembro de 2018

Prefeitura de Manhuaçu reabre canil após ampla reforma


Prefeitura de Manhuaçu reabre canil municipal após ampla reforma
Com a presença da prefeita, da Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, secretários municipais, vereadores, representantes de movimentos que trabalham em defesa dos animais, foi reaberto nesta quinta-feira, 20/12, o Canil Municipal. O local passou por amplos trabalhos de reforma e recebeu as adaptações necessárias em conformidade com a Legislação para o atendimento à população animal, cães e gatos.
Também presentes os vereadores Administrador Rodrigo, Cabo Ferreira e Cleber da Matinha. Além da reforma da estrutura física, houve a licitação de equipamentos, insumos e adequação de recursos humanos.
Os trabalhos tiveram total apoio também de outros setores da Administração Municipal, como o SAAE, SAMAL, Secretaria de Obras e equipe de manutenção da Secretaria de Saúde, para que tudo ficasse pronto e entregue à comunidade. A nova estrutura do canil possui doze baias com solário para cães, dois compartimentos para gatos, além de um espaço para triagem. A coordenação ficará por conta de Emilce Estanislau e a gerência sob a responsabilidade da médica veterinária, Laís Mol.
Para toda a reestruturação foram utilizados recursos da municipalidade, haja vista que nenhum recurso de origem Estadual ou Federal foi disponibilizado ao município, para a finalidade dos cuidados necessários à população animal. Portanto, todo o processo foi realizado de maneira a respeitar os recursos disponíveis e a legislação vigente.
Está em andamento o processo para o credenciamento de clínicas e hospitais veterinários para garantir suporte necessário aos procedimentos médicos prestados no canil, bem como as cirurgias de castração que serão realizadas nas clínicas particulares da região, tudo em conformidade com as exigências do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Não obstante, o município busca também a liberação da castração dos animais no próprio canil.
O Canil Municipal é um local de passagem, onde cães e gatos sem o proprietário podem receber tratamento, vacinação, vermifugação e castração de acordo com a avaliação clínica e, os recursos disponíveis. Inicialmente, serão prestados os serviços de atendimento a animais de rua para tratamentos básicos, conforme avaliação médica veterinária, dentro do limite que suporte a rede física do local, até que se possa encaminhá-los à castração. A Administração continuará se empenhando para a obtenção de recursos, visando reforçar a estrutura de controle da população animal do município.
Para a prefeita, esse foi um compromisso assumido, sobretudo com as pessoas envolvidas em defesa dos animais, que cobravam do Poder Público um local digno, para que os animais pudessem receber tratamento adequado. “Queremos em breve avançar mais. Temos um local que desejamos disponibilizar para que os proprietário possam enterrar seus animais. Além disto, buscamos implantar o serviço de castra-móvel para percorrer todo o município, oferecendo o melhor, também para os animais”, comentou.
A secretária de saúde, Dra.Karina Gama dos Santos Sales ressalta que todo o esforço e compromisso foram importantes, além dos envolvidos no projeto. A parceria do SAMAL, SAAE, Secretaria de Obras e equipe de manutenção foi imprescindível para a concretização do projeto.  O próximo passo será a construção de um Centro de Zoonoses completo. “A dedicação da equipe de manutenção da Secretaria de Saúde, o coordenador de compras Quilberson Costa nos últimos dias foi singular, para que o canil fosse reaberto. É bom que a população veja a qualidade, dedicação dos profissionais que estarão aqui trabalhando. Emilce Estanislau, Laís, Miguel e Eduardo são pessoas que estão comprometidas com essa causa”, frisa.
Uma das representantes da ONG de proteção animal, Telma de Freitas disse que ficou movida pela emoção ao participar da reabertura do Canil, que agora está adequado para atender a demanda. “A causa animal é a busca pelo melhor, unindo forças para avançar. Em breve queremos colher frutos do que foi implantado pela administração e o esforço dos defensores dos animais”, disse Telma de Freitas.
(Eduardo Satil - Ass. SMS/fotos: Thiago Lula/ SECOM) 












Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...