2ª Capacitação: Educação Fiscal para Educadores

Por que pagamos impostos? Como e onde são aplicados estes recursos? O que deve o cidadão fazer para acompanhar esta arrecadação e a aplicação em obras por parte dos governantes? Estas foram algumas questões respondidas, comentadas e debatidas entre os participantes da II Capacitação de Educadores do Município de Manhuaçu, realizada no salão de convenções do Manhuaçu Center Hotel, entre os dias 02 e 03 de Junho. A iniciativa tomada pela Administração Fazendária e Delegacia Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda, com o apoio da Superintendência Regional da Administração Fazendária em Ipatinga, reuniu grande número de profissionais de ensino e apresentou diversas palestras em sua programação. O cerimonial foi apresentado por Rogério Ambrósio Rodrigues (AF/ Manhuaçu).
 Logo na abertura da solenidade, foi cantado o Hino Nacional Brasileiro, ao som das belas vozes de Érika Campos e Márcio Otoni.
O Delegado Fiscal Sérgio Amorim e a Chefe da AF/ Manhuaçu, Vera Lúcia da Cruz, se pronunciaram na abertura, enfatizando a importância do Proefe (Programa de Educação Fiscal Estadual) para a formação de cidadãos conscientes, sabedores de seus direitos e deveres.
 As palestras que integraram a edição deste ano da Capacitação de Educadores foram “Educação Fiscal: uma questão de Educação”, ministrada por Dr. Wagner Pinto Gomes, Coordenador Proefe/MG; 'O papel do educador no processo de educação fiscal' (Maria Bernadete Bouzada D. Rego, Coord. Divisão E. Fiscal/SEF), 'Motivação' (Alberto Rodrigues de Barros, Receita Federal G. Valadares), 'Noções de Administração Pública”'(Márcio José Ottoni, Auditor Fiscal da Receita Estadual DF/ Manhuaçu), 'Temas transversais”'(Luizaura de Oliveira – Diretora E.E. Monsenhor Gonzales), 'O sistema tributário nacional”'(Sérgio Luiz Amorim Peixoto – Delegado Fiscal DF/ Manhuaçu), 'Repartição das Receitas Tributárias' (Geraldo Pereira Borges - Auditor Fiscal da Receita Estadual – DF/Ipatinga), 'Orçamento e controle sobre a gestão de recursos públicos' (Joaquim José da Cunha – Auditor Interno do Governo de MG), 'Ética e cidadania' (Josélia Maria Gonçalves), 'Lei de Responsabilidade Fiscal' (Weber dos Santos Coutinho – Delegado Fiscal DF/ Ipatinga), 'Projetos Pedagógicos' (Valéria de Aquino Xavier – Diretora Colégio Tiradentes) e 'Responsabilidade Social' (Luiz Antônio Zanon - Agente Fiscal de Tributos Estaduais e Coord. Estadual do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal à Distância /ESAF). Além das palestras, foram exibidos filmes e organizadas apresentações de dança por crianças e jovens da cidade. Os participantes receberam ainda material didático relacionado à Educação Fiscal, como cartilhas, 'folderes' e revistas em quadrinho, com linguagem direcionada ao público infanto-juvenil.
     As atividades se encerraram na tarde de quarta-feira, 03, com o pronunciamento da Chefe da AF/ Manhuaçu, Vera Lúcia da Cruz, e do Delegado Fiscal da DF/ Manhuaçu, Sérgio Amorim Peixoto.
(Thomaz Júnior)
*Publicado no Jornal Tribuna do Leste, edição 07/06/2009.

www.cidadesdocafe.com

 

Comentários