Prefeita Darci Braga busca soluções para armazém do IBC em Manhumirim

A Prefeita Darci Braga fez nova visita à antiga estrutura do extinto IBC (Instituto Brasileiro do Café), nesta terça-feira, 26, acompanhada do representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Estudo Superior, Darlan Nunes. Desde o início do mandato, a prefeita busca soluções para o local, que é de propriedade da União, mas, até o momento, o município não tem autorização para uso ou outras ações no referido imóvel. A Prefeita já se reuniu em Belo Horizonte e em Brasília (DF) para tratar do assunto com o Governo Federal. No ano passado, uma nova reunião foi realizada no Gabinete da Prefeitura de Manhumirim – momento em que Darci Braga apresentou novas propostas de uso do local aos integrantes de uma comissão do Governo Federal que esteve na cidade. Na ocasião, a comissão optou pela realização de um leilão do imóvel. Este foi realizado, mas não apareceu comprador para fazer o arremate.
A preocupação atual é com as constantes invasões que o local sofre, por parte de usuários de drogas e de vândalos que têm depredado as dependências ali existentes, inclusive portas, janelas e até mesmo as instalações elétricas. Para adentrar nas instalações, os invasores danificaram cadeados e cercas da propriedade do Governo Federal. Moradores e pedestres que transitam nas proximidades têm feito contato com a prefeitura, informando sobre a presença de pessoas estranhas e solicitando providências.
O Instituto Brasileiro do Café, com sigla IBC, foi uma Autarquia do Governo Federal, vinculada ao Ministério da Indústria e Comércio, que definia as políticas agrícolas do produto no Brasil entre os anos 1952 e 1990, quando foi extinto. A entidade foi sucessora do Departamento Nacional do Café, organismo governamental, que funcionou até 1946. Com o fim do IBC, o Governo do Brasil criou, em 1996, o Conselho Deliberativo de Política do Café.
Em Abril de 2012, A Secretaria do Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento, fez a cessão definitiva do armazém de Manhumirim e de outros sete no Estado para a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Em Manhumirim, a estrutura foi construída nos anos 1960, e, quando as atividades se encerraram, em 1989, o imóvel foi fechado, não sendo mais utilizado. Sem a devida manutenção, nestas quase três décadas, o local tem sofrido com as variações climáticas e o vandalismo.
A presença de usuários de drogas e vândalos nas dependências do IBC causa preocupação a quem transita na estrada ao lado do armazém e que é via de acesso principal a algumas comunidades rurais ali existentes. Outro alerta é quanto às poças d’água no local, que possibilitam a proliferação do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças ainda mais graves - recentemente descobertas.
A partir desta nova visita, a Prefeita Darci Braga acionou o Departamento Jurídico da Prefeitura para as devidas providências, tendo em mãos relatórios com as fotos atualizdas para encaminhamento ao Governo Federal para que uma solução seja encontrada.

(Thomaz Júnior)

Comentários