quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Projeto Cataforte: benefícios para catadores de materiais recicláveis

Em recente reunião com a presidência da Funasa, (Fundação Nacional de Saúde) a Prefeita Darci Braga, acompanhada de prefeitos de outras cidades, debateu melhorias de condições de trabalho, organização, geração de renda e qualidade de vida para catadores de materiais recicláveis – e familiares-, por meio do Projeto Cataforte. Em Manhumirim, este importante convênio foi assinado no ano passado, e, agora, é aguardada a vinda de recursos e benefícios para estes trabalhadores.
No encontro, que envolveu também a presença da Especialista em Saneamento Básico da Funasa, Edicleusa Veloso, foi explanado sobre a etapa atual do Projeto Cataforte que, iniciado em 2009, busca o fortalecimento do associativismo e o cooperativismo dos catadores de materiais recicláveis, possibilitando a estes trabalhadores melhor remuneração e, para o meio ambiente, a chamada logística reversa, em que os produtos descartados e destinados aos lixões retornam à indústria em um processo de reciclagem e sustentabilidade.
A Prefeita Darci Braga destaca que, na reunião, “foi possível apresentar aos dirigentes do projeto propostas visando fortalecer o trabalho dos catadores, em Manhumirim. Também foi possível esclarecermos dúvidas a respeito de benefícios a que os catadores têm direito e aos recursos do projeto para estruturarmos a coleta de recicláveis no município”, avaliou a Prefeita.

Trabalho dinâmico em Manhumirim
No final de 2014, a Prefeita Darci Braga e a Presidenta da Cooperativa Aguapé (Manhumirim), Rosângela de Souza, receberam o Prêmio Cidade Pró-Catador das mãos da Presidente da República, Dilma Rousseff, durante a celebração do Natal Solidário dos Catadores e da População em Situação de Rua, em São Paulo. Manhumirim foi o grande vencedor na categoria de municípios entre 20 e 80 mil habitantes.
Manhumirim se destaca em relação a outras cidades do Estado e até mesmo do Brasil ao integrar a lista dos poucos municípios brasileiros que têm coleta seletiva. A cidade conseguiu acabar com o lixão através da implantação da usina de triagem e compostagem e a implantação da coleta seletiva. Na gestão da Prefeita Darci Braga o projeto continua sendo apoiado pelo município e foi eleito como a melhor iniciativa do país por conta do trabalho de inclusão produtiva dos catadores. O município concede uma ajuda financeira mensal e suporte para o trabalho, especialmente na usina de reciclagem, com máquinas e outros investimentos.
(Thomaz Júnior) www.cidadesdocafe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereadores participam da inauguração do Auditório da Justiça Federal em Manhuaçu

A Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Rose Mary, e os Vereadores Adenilza da Saúde, Marcelino de Jesus, Clóvis Pires e Administrador R...