segunda-feira, 28 de setembro de 2015

19ª Feira da Paz e Festa do Produtor Rural de Luisburgo é sucesso

 A partir de um trabalho organizado e planejado, a Prefeitura de Luisburgo conseguiu superar os obstáculos impostos pela crise financeira em que passa a maioria das cidades brasileiras, e, realizou com sucesso a 19ª Feira da Paz e Festa do Produtor Rural.

Em programação que durou cinco noites, o evento recebeu grande público e trouxe especiais atrações, agradando pessoas de todas as idades e de diferentes gostos. Realizada pela Adm. 2013/2016, a festa ocorreu no Parque de Exposições, que, recentemente recebeu melhorias como calçamento, nova iluminação e academia ao ar livre: importantes obras de urbanização executadas pela gestão do Prefeito José Carlos Pereira e do Vice-prefeito Geraldo Rhodes. A Câmara de Vereadores apoiou a realização do evento.

A programação se iniciou na noite de Quarta-feira, 23/09, com a IX Geocultura, feira cultural organizada pela EE Joaquim Knupp, que inclui, a cada ano, adolescentes e jovens de outras escolas. Estes apresentaram criativas peças teatrais e de dança, em animado clima de gincana. O tema deste ano foi ‘Dança, inclusão social’, e as escolas participantes foram EE Ludovino Alves Filgueiras (Ponte do Silva/ Manhuaçu) e EE São Vicente de Paulo (B. Alfa Sul/ Manhuaçu), além do corpo de jurados, formado por representantes da EE Amélia Gomes (Pontões/ São João do Manhuaçu). Os Prefeitos de Luisburgo, José Carlos Pereira, e de Caputira, Wanderson Teixeira, prestigiaram o evento.

Na Quinta-feira, 24, houve shows de música gospel com Nani Azevedo e a dupla Wellington e Wanderson.

As noites de Sexta-feira, 25, e Sábado, 26, contabilizaram recorde de público e diversas atrações da música sertaneja, com shows das duplas Relber e Allan e Keila e Xandy (Sexta-feira) e João Lucas e Diogo e Alex e Rafael (Sábado).

  

RAINHA DO CAFÉ 2015

 

Ainda na noite de sábado, o público prestigiou o III Desfile Rainha do Café, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O concurso é organizado consecutivamente desde 2013, quando a atual Administração iniciou seus trabalhos no município, concedendo total apoio para a realização deste desfile. A jovem Júlia Cristina Moreira de Abreu é a nova Rainha do Café.

No Domingo, mais um momento religioso na programação, com o inédito show da dupla sertaneja Católica, Álvaro e Daniel. Foi a primeira vez que eles se apresentaram em Minas Gerais. Naturais de Curitiba (Paraná), Álvaro e Daniel atuam também como apresentadores de programa de TV, na rede Evangelizar, e tocam nos shows do cantor Padre Reginaldo Manzotti.

(Thomaz Júnior/ Ass. de Comunicação da Prefeitura de Luisburgo)

 






























domingo, 27 de setembro de 2015

Luisburgo realiza Desfile Rainha do Café 2015

 A bela jovem Júlia Cristina Moreira de Abreu, acadêmica do curso de Farmácia, é a nova Rainha do Café de Luisburgo. Realizado com sucesso e assistido por uma multidão o desfile ocorreu na noite de Sábado, 26/09, durante a programação da 19ª Festa do Produtor Rural e Feira da Paz.

A tradição do Concurso Rainha do Café de Luisburgo foi resgatada em 2013, após vários anos sem ser promovido, pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com total apoio do Prefeito José Carlos Pereira e do Vice-prefeito Geraldo Rhodes, desde o início da nova Administração do Município.

De lá pra cá, já foram três movimentados concursos, apresentando, além das belas jovens inscritas, a valorização das famílias que vivem da cafeicultura. Em 2013, foi eleita Rainha do Café, a Especialista em Educação Física Samara Portilho; em 2014, Leiliane Ângela de Souza (graduada em Licenciatura Plena de História), e, agora, neste ano de 2015, Júlia Cristina, filha do casal Marlúcia Moreira e Gilson de Abreu.

Foram eleitas como 1ª Princesa do Café, Heloísa Braga, e 2ª Princesa, Jeniffer da Silva Bento. Integraram o Corpo de Jurados, a Delegada de Polícia, Dra. Lujan Pinheiro; Empresária Evelin; Aux. Adm. Renata Kelly (Manhuaçu); Investigador de Polícia, Nat King Cole, e o Assessor do Dep. Estadual Bráulio Braz, Marquinhos.

A nova Rainha do Café, Júlia Cristina, recebeu das mãos da Rainha do Café 2014, Leiliane Ângela de Souza, a coroa e a faixa.

A Presidente Silvana Damasceno, organizadora do evento, entregou buquê à jovem, vencedora do concurso. Júlia foi contemplada com um book profissional com cem fotos, patrocinado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Acompanhado da esposa Isabel, o Prefeito José Carlos Pereira parabenizou todas as jovens pela participação no desfile deste ano.

Também desfilaram Andreza de Paula Campos, Lívia Hubner Campos, Deizilene Farias Givisiez, Emanuelle Knupp de Carvalho, Milena do Amaral, Regina Maria da Silva e Tauane Nátali Santos Braga. Em suas considerações, a Presidente Silvana Damasceno agradeceu ao Prefeito José Carlos Pereira e ao secretariado, à Enfermeira Samara Souza, pela maquiagem; à Casa das Noivas, jurados e aos demais colaboradores.

(Thomaz Júnior)

A nova Rainha do Café, Júlia Cristina, recebeu das mãos da Rainha do Café 2014 (esq.), Leiliane Ângela de Souza, a coroa e a faixa. À dir.; a 1ª Princesa do Café, Heloísa Braga, e a 2ª Princesa do Café, Jeniffer da Silva Bento.

 

Prefeito José Carlos Pereira, acompanhado da esposa Isabel, parabenizou a nova Rainha do Café.

 






quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O blog

Calendário (de bolso) 1977
Este blog é meu livreiro (bookcase) digital, com links, artigos, imagens e vídeos pesquisados no dia-a-dia, além de material próprio, compartilhados. Também disponibilizo fotos e registros históricos diversos sobre Manhuaçu e região, visando colaborar com estudantes e pesquisadores sobre o assunto. Conhecimento compartilhado para difundir e valorizar a memória local.

Projeto Cataforte: benefícios para catadores de materiais recicláveis

Em recente reunião com a presidência da Funasa, (Fundação Nacional de Saúde) a Prefeita Darci Braga, acompanhada de prefeitos de outras cidades, debateu melhorias de condições de trabalho, organização, geração de renda e qualidade de vida para catadores de materiais recicláveis – e familiares-, por meio do Projeto Cataforte. Em Manhumirim, este importante convênio foi assinado no ano passado, e, agora, é aguardada a vinda de recursos e benefícios para estes trabalhadores.
No encontro, que envolveu também a presença da Especialista em Saneamento Básico da Funasa, Edicleusa Veloso, foi explanado sobre a etapa atual do Projeto Cataforte que, iniciado em 2009, busca o fortalecimento do associativismo e o cooperativismo dos catadores de materiais recicláveis, possibilitando a estes trabalhadores melhor remuneração e, para o meio ambiente, a chamada logística reversa, em que os produtos descartados e destinados aos lixões retornam à indústria em um processo de reciclagem e sustentabilidade.
A Prefeita Darci Braga destaca que, na reunião, “foi possível apresentar aos dirigentes do projeto propostas visando fortalecer o trabalho dos catadores, em Manhumirim. Também foi possível esclarecermos dúvidas a respeito de benefícios a que os catadores têm direito e aos recursos do projeto para estruturarmos a coleta de recicláveis no município”, avaliou a Prefeita.

Trabalho dinâmico em Manhumirim
No final de 2014, a Prefeita Darci Braga e a Presidenta da Cooperativa Aguapé (Manhumirim), Rosângela de Souza, receberam o Prêmio Cidade Pró-Catador das mãos da Presidente da República, Dilma Rousseff, durante a celebração do Natal Solidário dos Catadores e da População em Situação de Rua, em São Paulo. Manhumirim foi o grande vencedor na categoria de municípios entre 20 e 80 mil habitantes.
Manhumirim se destaca em relação a outras cidades do Estado e até mesmo do Brasil ao integrar a lista dos poucos municípios brasileiros que têm coleta seletiva. A cidade conseguiu acabar com o lixão através da implantação da usina de triagem e compostagem e a implantação da coleta seletiva. Na gestão da Prefeita Darci Braga o projeto continua sendo apoiado pelo município e foi eleito como a melhor iniciativa do país por conta do trabalho de inclusão produtiva dos catadores. O município concede uma ajuda financeira mensal e suporte para o trabalho, especialmente na usina de reciclagem, com máquinas e outros investimentos.
(Thomaz Júnior) www.cidadesdocafe.com

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Luisburgo busca implantação da coleta seletiva

A destinação adequada e o reaproveitamento do lixo reciclável são assuntos de relevância mundial na atualidade, visando a conservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Com este pensamento de sustentabilidade, a Adm. 2013/2016 se empenha para que um eficaz sistema de coleta seletiva seja implantado em Luisburgo. O Prefeito José Carlos Pereira; os vereadores Eduardo José de Freitas e Lourival Rodrigues Rosa; Secretários M. de Saúde, Sebastião Braga de Souza, e de Obras, João Batista Pereira; Diretor M. de Agricultura, Márcio Damasceno, e o Biólogo do Município, Douglas Domingos, participam ativamente deste projeto de cunho ambiental e social no município.
Em Luisburgo, a iniciativa vem se consolidando a partir de um intenso trabalho de planejamento e de mobilização social. Há alguns meses, o Prefeito José Carlos Pereira reuniu-se com os Analistas Ambientais da FIP (Fundação Israel Pinheiro), Gabriella Lúcia Ferreira Pelezari e Fernando Antônio Marques de Freitas. No encontro, foi sugerida a elaboração de um plano de ação, além de informações importantes para que a coleta seletiva funcione bem e com a indispensável participação dos moradores.
Outras reuniões vêm ocorrendo, e, nelas, estão sendo analisados o cenário atual, ou seja, o trabalho que é realizado relacionado à coleta, e as propostas para solucionar os desafios existentes. Os técnicos da FIP (Fundação Israel Pinheiro) estão orientando a comissão que conduz estes trabalhos na cidade. Em breve, o Plano de Ação deverá ser finalizado para que as ações se consolidem no município.


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Coleta de sangue no ESF Mangueira, em Manhumirim



Em um trabalho conjunto visando a coleta de sangue junto à população, a Prefeitura de Manhumirim, por meio da Secretaria M. de Saúde e a Fundação Hemominas realizaram uma importante mobilização na unidade ESF (Estratégia Saúde da Família) do Bairro Mangueira.
Houve expressivo comparecimento de doadores, o que possibilitou a captação de sangue em boa quantidade. A Prefeita Darci Braga acompanhou este trabalho e parabenizou as equipes do Hemominas e da Secretaria M. de Saúde por esta iniciativa, além de saudar os doadores pelo nobre gesto.






















quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Usuários do CAPS I participam de Santa Missa do Jubileu em Manhumirim

Usuários atendidos pelo CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) de Manhumirim participaram da celebração da Santa Missa em Ação de Graças ao Jubileu do Senhor Bom Jesus, no último dia 11 de Setembro. Na cidade, a equipe do CAPS realiza projetos especiais incentivando o convívio social e familiar cada vez mais intenso, buscando a inclusão e resultados cada vez melhores junto à estas pessoas que, em sua maioria, sofrem com transtornos mentais, psicoses ou neuroses graves e persistentes.





















Curso sobre Folha de Pagamento Digital para contabilistas


Na última Sexta-feira, 11, profissionais de contabilidade de Manhuaçu e região aprofundaram seus conhecimentos sobre o Sped eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas) - também conhecido como Folha de Pagamento Digital -, participando de um novo curso realizado pela Ascon (Associação dos Contabilistas do Leste de Minas Gerais). Ministrado pelo especialista Rubens Heleno, o treinamento foi realizado no auditório da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu) durante todo o dia.
O Sped eSocial é um sistema que unifica o envio dos dados sobre trabalhadores para o governo federal e permite às empresas prestarem informações de uma única vez. A transmissão ocorre por meio eletrônico, agilizando todo o processo de envio de informações a órgãos como o INSS, Ministério do Trabalho ou ao Fisco, entre outros. O eSocial é obrigatório e abrange empresas de todos os portes, desde MEI (Microempreendedor Individual) até as grandes organizações. A proposta deste sistema é reduzir a burocracia para as empresas e facilitar a fiscalização das obrigações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas. Obrigações acessórias feitas mensalmente e anualmente pelas empresas para diversos órgãos (como os Caged, a Rais, a Dirf e a Gfip) serão substituídas por um único envio, diretamente para o sistema do eSocial.



Próximo curso
O próximo curso a ser disponibilizado pela Ascon à classe contábil será sobre “Contribuições - Subtema retenções IR, PIS, COFINS E CSLL” e está programado para o próximo dia 13 de Novembro, na Facig. Informações e inscrições podem ser obtidas com Rízia, tel. 33 3331 1218 e pelos e-mails: asconmg@yahoo.com.br e rizia@realcon.com.br. O valor da inscrição é de R$ 160,00 por participante. Inscritos de uma mesma empresa têm desconto e pagam R$ 140,00, por pessoa. Estudantes e contadores em dia com o CRC-MG pagam a metade, R$ 80,00; associados da Ascon - com situação em dia - têm acesso gratuito e pagam apenas R$ 30,00 para cada curso adicional. É oferecido ainda desconto de 10% para aqueles que fizerem os três cursos. Aos participantes são disponibilizados material completo de apoio, certificado e Coffee break.
É estabelecido o limite de cinquenta participantes por curso. Assim, é importante não deixar para fazer a inscrição em última hora, sob o risco de não mais encontrar vagas para o treinamento pretendido. Os cursos oferecidos pela Ascon são destinados a empresários, contadores, controllers, analistas, assistentes e auxiliares das áreas contábil, tributária e administrativa, bem como aos demais profissionais envolvidos com a matéria.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Manhumirim: inaugurada a Raia de Malha Olino Santana

Entregue à comunidade a Raia de Malha Olino Santana, construída pela Prefeitura de Manhumirim, na Rua Sete de Setembro. 
A Prefeita Darci Braga participou da solenidade que marcou a inauguração desta obra e da homenagem que foi prestada à família do saudoso senhor Olino Santana. 
Entre os presentes, o Secretário Municipal de Esportes, Bruno César Sanglard Costa; vereadores, demais componentes do secretariado e cidadãos, em especial moradores do local.
Durante o ato inaugural, foi lembrada a dedicação e o gosto que o saudoso senhor Olino tinha com esta modalidade esportiva, o jogo de malha.
Bem estruturada, a raia possibilitará a prática esportiva de pessoas idosas e dos mais jovens, além de entretenimento para toda a comunidade, em momentos de lazer e finais de semana, além do bom convívio social.
(Thomaz Júnior/ Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Manhumirim)

Cidades do Café






Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...