Reunião discute implantação de Unidade de Saúde no presídio de Manhuaçu


O Prefeito José Carlos Pereira representou Luisburgo em recente reunião sobre a construção de unidade de saúde no presídio de Manhuaçu. O encontro foi destinado aos prefeitos da Comarca e contou com a presença da Promotora de Justiça, Dra. Giannini Maelli Motta Ribeiro; Prefeito da cidade sede, Nailton Heringer; Padre Evandro (Paróquia São Lourenço); Diretor do Presídio, Daniel Pereira de Paula, e representantes dos demais municípios (Santana do Manhuaçu, Reduto, Simonésia e São João do Manhuaçu) e da Pastoral Carcerária.
A ideia é que haja união entre os municípios para a implantação e manutenção desta UBS no presídio. Quanto a esta reivindicação, os Prefeitos presentes se pronunciaram. Uma das preocupações apontadas pelo Prefeito Nailton Heringer (Manhuaçu) foi quanto ao valor a ser desembolsado pelo município para a manutenção da unidade.
O Prefeito José Carlos Pereira recebeu elogios por parte dos presentes, inclusive representantes do Judiciário, quanto à sua ativa participação nas mobilizações que necessitam do apoio dos municípios da região.
Ao se pronunciar, Prefeito José Carlos Pereira mencionou a atenção do município de Luisburgo quanto a esta questão e lembrou que o presídio de Manhuaçu é a unidade prisional que acolhe os detentos de toda a Comarca, e, que uma UBS no local, beneficiará os internos e funcionários do local.

  Atualmente, quando um detento necessita de atendimento médico é necessária uma guarnição de agentes penitenciários que o conduzem a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou para as UBS da cidade, aguardam o atendimento, e, com a alta médica, o reconduzem de volta para o presídio. O desconforto durante a chegada e saída destas unidades de Saúde é percebido, tanto para o detento – que está algemado e com uniforme da instituição carcerária – quanto para o cidadão que ali está aguardando atendimento médico. A partir do momento que a unidade de Saúde funcionar no presídio, este cenário não mais ocorrerá, e, conforme se entende, haverá maior eficiência e redução de gastos com o fim deste traslado.

















Comentários