Padre Jésus Moreira de Rezende (in memorian)

Pe. Jésus homenageado pela Câmara
M. de Manhumirim-MG.
Nascido em Ubaporanga (MG), em 03 de Julho de 1938, Pe. Jésus Moreira de Rezende venceu obstáculos pertinentes da época, em relação ao acesso às escolas na zona rural e, em 1953, ingressou no Seminário de Manhumirim antes mesmo de concluir o curso primário. Ao terminar o 2º grau, em 1960, fez o noviciado à vida religiosa e ingressou nos estudos de Filosofia e de Teologia, em Manhumirim e Belo Horizonte, ordenando-se sacerdote em 08 de dezembro de 1970.
Exerceu seu sacerdócio em Mutum (1971 a 1974), Dores do Indaiá (1975 a 1977), Manhuaçu (1978 a 1986), Alta Floresta (1987 a 1989), Manhumirim (1990 a 1997), Nova Canaã do Norte (1998 a 2002), Alto Jequitibá (2003 a 2004), Jaguaribe, Morada Nova (2004 a 2005), Manhuaçu (2006, Bom Pastor), Espera Feliz (2007 a 2008). Foram quase 38 anos de sacerdócio, vividos intensamente.
Celebração na Comunidade Santa Luzia, em Manhuaçu.
Com grande zelo pastoral, foi ardoroso em organizar grupos de reflexão da Bíblia em todas as paróquias onde trabalhou. Primou pela atenção que dedicava a todos, sem qualquer discriminação, mas, sobretudo, aos pequenos e humildes. Deu grande apoio à formação de associações comunitárias, fundação da AMPM (Associação Manhuaçuense de Proteção ao Menor), construção de 49 casas populares - após a terrível enchente de 1979, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, pastoral da saúde, uso da homeopatia e alfabetização de adultos.
Em Manhuaçu (1984) e Nova Canaã (2000) recebeu o Título de “Cidadão Honorário”, pela sua dedicação aos interesses dos municípios.




O ADEUS AO PADRE JÉSUS
Religioso será lembrado por atuante trajetória religiosa e trabalho social

Pe. Jésus; Ex-presidente da República e
Governador de Minas Gerais, Itamar Franco,
e demais autoridades, durante bênçãos de inauguração.
Milhares de pessoas compareceram às Igrejas Matriz de Espera Feliz e de Manhumirim para se despedir de Pe. Jésus Moreira de Rezende, neste final de semana. Falecido na Sexta-feira, 26/09/2008, o vigário teve sua trajetória de trabalho junto à Igreja marcada, sobretudo, pelo dinamismo em ações comunitárias nos diversos municípios em que atuou e a perseverança na fé cristã.
Nos últimos meses, Pe. Jésus estava com a saúde abalada. Desde a última quarta-feira, 24, o sacerdote encontrava-se internado no Hospital de Carangola, aonde veio a falecer.
O velório aconteceu inicialmente na Igreja Matriz de Espera Feliz. Na manhã de sábado, 27, foi levado para a Igreja Matriz de Bom Jesus, em Manhumirim.
Às 10 horas, foi concelebrada Missa de corpo presente, reunindo 32 sacerdotes, na presença incontável de multidão de fiéis, vindos de vários municípios vizinhos. Na oportunidade, além do Pároco, Padre Edmar Caixeta, vários sacerdotes, seus irmãos de congregação e no clero diocesano manifestaram seu apreço e admiração pelas extraordinárias virtudes, que fizeram do pranteado sacerdote, um fiel servo do Senhor no serviço ao seu povo. Após a missa, seu corpo foi sepultado no mausoléu dos Missionários Sacramentinos, no cemitério municipal.
(Thomaz Jr. c/ informações do Jornal Tribuna do Leste, ed. 29/Set./2008)
 
Pesquisa e digitalização: Thomaz Júnior.


Veja mais sobre a História de Manhuaçu e região em www.cidadesdocafe.com
 
(Acesse a aba HISTÓRIA)
 

Capa do Jornal Tribuna do Leste, ed. 12/12/1980, destacava
os dez anos de sacerdócio do religioso.


Pe. Jésus conduz momento de
oração, no 11º Batalhão da 
Polícia Militar, em Manhuaçu.
Padre Jésus e Sr. Candinho, durante celebração.

Pe. Jésus presente em inauguração de
Unidade de Saúde em Martins Soares-MG.
Pe. Jésus celebra Missa na Igreja
Santa Luzia, em Manhuaçu - MG.





Na foto da reportagem ao lado, Padre Jésus, Frei Pio e Padre Agostinho.

Comentários

  1. Pe. Jésus,meu Pai espiritual,exemplo de homem e sacerdote
    deixou grande legado e muitas saudades.O melhor ser HUMANO
    que conheci na minha vida!
    TE AMO PAIZINHO....

    ResponderExcluir
  2. Paz e bem. Saudades deste bom sacerdote. Celebrou minha primeira comunhão.
    Se o autor do texto tiver áudio ou vídeo me envie por e-mail.

    ResponderExcluir
  3. Convivi com o Padre Jésus em Dores do Indaiá, anos 1975 e 1976. Era, então, religioso sacramentinos de votos temporários. Além do Padre Felipão, depois 1° bispo de Guanhães, padrw Antenor e os noviços: Aderbal, José de Arruda, Nélio, Nilson e Toninho Majeste.
    Padre Jésus, então vigario da Paróquia Nossa Senhora das Dores, me incumbiu de coordenar a Comunidade SÃO Sebastião. Bons tempos aqueles. Poder ter convivido com um Padre Jésus foi muito enriquecedor. Ele um cristão autêntico, simples, HUMILDE, solidário e muito trabalhador.

    ResponderExcluir
  4. Padre Jesus Moreira de Rezende, meu tio irmão da minha mãe Carmelita Moreira de Rezende, saudades tio padrinho...

    ResponderExcluir
  5. Alem de padre foi um colaborador homeopata em Minas Gerais

    ResponderExcluir

Postar um comentário