O 11º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, no dia 10 de agosto, comemorará cinquenta anos de atividades na região leste de Minas Gerais. Uma das maiores conquistas da sociedade de Manhuaçu, tanto no que se refere à segurança pública quanto ao desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.
Em 1963, com o decreto de implantação do 11º BPM, a sociedade manhuaçuense foi agraciada com um marco no desenvolvimento do município, pois, junto com a sua estrutura logística militar, o Batalhão trouxe também o Colégio Tiradentes, a Banda de Música e, mais recentemente, o Corpo de Bombeiros. Suas divisões especializadas: sede administrativa, unidade de trânsito, combate ao crime organizado, polícia florestal e defesa civil, integradas pelos seus oficiais e praças, além de disponibilizar segurança em todos os segmentos sociais, contribuíram para o crescimento econômico de nossa cidade. Possui quartéis em todas as cidades da região, por isso o seu lema é "Sentinela do Caparaó".
Inegavelmente, a maior contribuição do 11º BPM está na formação da juventude, dando oportunidade aos jovens de seguir uma carreira promissora, nobre e de inestimável valor, integrando um dos setores mais importantes da vida social do Estado: a carreira militar. Em outubro de 1987, o Professor Sylas Agripino Heringer recebeu o título de Colaborador Emérito da Polícia de Minas Gerais e foi agraciado com a Medalha Tiradentes, haja vista que, em colaboração como Rotary Clube de Manhuaçu, não mediu esforços ços para a vinda do 11 BPM para a nossa cidade, que iniciou suas atividades num prédio provisório do Colégio Manhuaçu, pertencente à ESA Educadora S.A, cedido por ele ao governo do Estado.
O prédio inicial era pequeno e inadequado para as operações de um batalhão de polícia militar. Mais uma vez o Professor Sylas encontrou a solução, intermediando negociações entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e o empresário e seu primo, Dr. Dalton Heringer, fundador de Fertilizantes Heringer, que cedeu o antigo prédio de sua propriedade no bairro Engenho Enge da Serra, рага onde se transferiu o 11° BPM e lá permaneceu até à inauguração de sua sede própria.
(Sebastião Fernandes)
Legenda:
P.M.M.G 41º BATALHÃO Sede Provisória
Prédio do antigo Colégio Manhuaçu, 1ª sede provisória do 11 BPM (Foto: Arquivo Dr. Ary Nogueira da Gama)
Nenhum comentário:
Postar um comentário