quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Subsecretário Estadual visita Comunidade Terapêutica de Manhuaçu

 O Subsecretário Estadual de Políticas sobre Drogas, Dr. Clóvis Eduardo Benevides, visitou as obras da Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência, em Manhuaçu, no começo da tarde desta quarta-feira, 26/12.

Uma comissão composta pelo Padre Francisco das Chagas (Pe. Chagas/ Paróquia Bom Pastor), Vereadora Maria Imaculada Dutra Dornelas e Júlio Vilaça, integrante da diretoria da Comunidade Terapêutica, recepcionou o Subsecretário, apresentando-lhe as instalações e a aplicação dos recursos liberados pelo Governo Estadual.

Situada na Comunidade do Coqueiro Rural (aprox. 05 km da cidade), a instituição vem sendo construída a partir de mobilização comunitária e do apoio governamental, tendo como propósito atuar na recuperação de dependentes do álcool e das drogas.

O local é considerado estratégico por seu distanciamento da movimentação urbana, além de ser cercado por belezas naturais; um ambiente propício para as atividades de recuperação dos dependentes. Além do clima agradável, a chácara possui cerca de cinco mil pés de café plantados, com pomar e água potável.

As obras do prédio de três andares estão em fase de acabamento. A estrutura foi planejada de modo a oferecer instalações adequadas para o atendimento aos recuperandos, como salas de atendimento médico e odontológico, cantina, oficinas de aprendizado e dinâmicas, além de um amplo salão coberto.

Em todas as etapas desta iniciativa, houve total empenho da comunidade religiosa na Paróquia do Bom Pastor, além do apoio de empresários e comerciantes. A instituição terá capacidade para atender trinta pacientes, inicialmente.

O Subsecretário Estadual de Políticas sobre Drogas, Dr. Clóvis Eduardo Benevides, elogiou as obras e a mobilização social constatada em Manhuaçu. “As obras estão em franco desenvolvimento. Muito em breve teremos a inauguração e é surpreendente ver como a estrutura está bem feita, como os projetos de organização de construção levaram em consideração todas as normas sanitárias, o respeito e a dignidade das pessoas e como positivo para a região ter uma obra com esta dimensão. O Governador Anastasia e o Secretário Eros Biondini têm dado esta diretriz o tempo inteiro, de que a sociedade é um elemento fundamental na construção das políticas de prevenção e combate às drogas. A comunidade pode, a partir da sua organização, dar efetividade às respostas. Esta obra tem uma parceria do Governo do Estado e terá outras no futuro, tenho certeza disto, mas tem um elemento que é o seu diferencial, que é a organização de toda a sociedade, a partir da Paróquia Bom Pastor e de toda a ajuda que se arregimentou com o comércio e os empresários da região para que tudo se tornasse realidade. Quanto ao pedido de auxílio para a manutenção da Comunidade Terapêutica, após a sua inauguração, estamos iniciando os diálogos, levando os pleitos para uma discussão com os secretários e equipe de Governo para que, muito em breve, tenhamos respostas positivas, e, é claro, o Governo será parceiro na estruturação dos equipamentos e também da manutenção, ao exemplo do que ocorre com outras entidades do Estado. Estivemos aqui quando ainda era apenas um terreno limpo, vivemos a esperança e o sonho desta obra e, é claro, na inauguração não faltaremos a esta comemoração de toda a sociedade de Manhuaçu e região”, anunciou.

A Vereadora Maria Imaculada, que tem acompanhado esta obra desde o início, como colaboradora voluntária e integrante do Comad (Conselho Municipal de Políticas Antidrogas), considerou importante esta visita do Subsecretário Estadual. “Fizemos este convite há uns três meses. É uma graça de Deus termos conseguido chegar até aqui, a comunidade toda ajudou. Para Manhuaçu é uma felicidade muito grande saber que a Paróquia Bom Pastor esteve à frente deste grande trabalho que foi feito. É um exemplo até para outras cidades. A inauguração da Comunidade Terapêutica deverá ocorrer no próximo mês de Março. A visita do Secretário é muito importante neste momento, porque estamos precisando de pessoas voluntárias. E, estes voluntários precisam ser capacitados. Solicitamos então esta capacitação, e, agora, estamos trabalhando nos últimos preparativos para a inauguração. Acredito que vários voluntários participarão conosco”, mencionou.

Padre Chagas mencionou que a Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência possibilitará ao dependente de álcool e drogas uma chance de recuperação e de restabelecimento do convívio social. “Estamos na fase de acabamento da obra. Empregamos todos os recursos arrecadados com o show de prêmios na conclusão desta obra que é um sonho da Paróquia Bom Pastor e de toda a sociedade, principalmente daquelas pessoas que vestiram a camisa conosco e contribuíram. Se Deus quiser, em breve, todos verão este sonho concretizado. Em Março, com as graças de Deus, faremos a inauguração. Estamos felizes com a visita do Subsecretário, que nos abre várias expectativas para o funcionamento da nossa Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência. A proposta da instituição é ajudar a pessoa a se recuperar como um todo. A pessoa precisa ser reintegrada na sociedade, então, aqui ela terá espaço para a religião, oficinas profissionalizantes, informática, enfim, um ambiente de capacitação. Ela sairá daqui nova, no sentido humano e espiritual, e, com certeza, capacitada para um possível emprego ou reinserção na sociedade. Este é o intuito da Comunidade Terapêutica. Aproveitamos o espaço para capina, plantio de café e horta. Será um espaço bem utilizado pelas pessoas que estarão aqui, neste processo de recuperação. O prédio foi planejado dentro das normas da ANVISA e de modo a proporcionar a acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais”, comentou.

(Thomaz Júnior)













sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Câmara inaugura Anfiteatro Vereador Camillo Felipe Nacif

O Anfiteatro Vereador Camillo Felipe Nacif foi oficialmente inaugurado esta semana, pela Câmara Municipal de Manhuaçu, em uma programação especial. A obra representa a finalização da construção do complexo da casa legislativa, iniciada em 2001, no B. Alfa Sul. Pelas mãos do destino, coube ao idealizador desta obra ser o responsável por sua conclusão; o atual Presidente Renato Cezar Von Randow (Renato da Banca), era também o Presidente naquela época.

A inauguração oficial deste novo espaço da Casa Legislativa ocorreu na noite de terça-feira, 18/12, com a presença de autoridades e populares. Entre os presentes, o Prefeito Adejair Barros, Juiz Dr. Walteir José da Silva, Diretor Municipal de Cultura Fabrício Santos, Presidente da Fundação Monique Leclerq, Wilson Liberato, e familiares do saudoso Vereador Camillo Felipe Nacif. A decoração natalina iluminada da Casa Legislativa chamou a atenção dos visitantes, tanto os adultos quanto as crianças.

Houve pronunciamento das autoridades que, na oportunidade, relataram a importância desta nova estrutura para o estímulo à Educação e à Cultura em Manhuaçu. Padre Antônio Otaviano Franco (Paróquia de Bom Despacho), em visita à Manhuaçu, procedeu às bênçãos das instalações.

No anfiteatro, são 308 poltronas modernas, com ajustes e tamanhos personalizados; sofisticado sistema de condicionamento de ar, iluminação e sonorização; estrutura oferecendo boa acústica, valorizando as apresentações e amplo espaço com os assentos distribuídos em dois pavimentos a frente do palco. O local também possui camarim e acessos exclusivos possibilitando melhor dinâmica nas apresentações.

O Presidente Renato Cezar Von Randow destacou sua satisfação consolidar este projeto. 'Em 2001, quando exerci pela primeira vez a função de vereador, conclamei meus nobres colegas da Casa Legislativa para, juntos, darmos um grande passo e modificar, para melhor, uma realidade que há 35 anos perdurava. Apresentava naquele período a proposta de construção da sede própria para a Câmara Municipal. A obra que hoje estamos inaugurando, que leva o pomposo nome de 'Anfiteatro Vereador Camilo Felipe Nacif' - justa homenagem a um dos maiores homens públicos de Manhuaçu - que, como eu, sonhou grande – a construção da obra do século – captação das águas do rio Manhuaçuzinho que abastecerá a cidade pelos próximos trinta anos, oferecendo água tratada da melhor qualidade. Neste momento emocionante, é impossível impedir que o passado se revele em todo o seu esplendor'.

O Ex-vereador Camillo Felipe Nacif exerceu três mandatos no Legislativo Municipal, inclusive como Presidente da Câmara. Foi Prefeito entre 1976 a 1982, seis anos, devido a um mandato tampão de mais dois anos imposto pelo Governo Federal. Teve um mando marcado pela construção de escolas na área rural, implantação de sistemas de telefonia direta na cidade, sistemas DDD e DDI - novidades na época-. Foi o Prefeito do Centenário de Manhuaçu (1977), promovendo uma grande festa, além de consolidar a captação das águas do Manhuaçuzinho para abastecer a cidade. Camillo faleceu inesperadamente em 2002, em BH, após se submeter a uma cirurgia para colocação de ponte safena.

Após a solenidade, a Orquestra de Música Antiga da UEMG apresentou repertório versátil e uma viagem pelo mundo da música, relembrando momentos imortais da história musical de Minas Gerais, canções contemporâneas e sucessos mais recentes de grandes nomes mineiros.

Na noite de quarta-feira, a programação teve continuidade com mais duas apresentações culturais. Inicialmente, a Orquestra Jovem Experimental Arte & Som, da Fundação Monique Leclercq realizou belíssima apresentação. Em seguida, o Tenor Rinaldo Viana demonstrou muito talento em uma voz inconfundível.

Na quinta-feira, houve Sessão Solene de Entrega de Títulos de Honraria e Medalhas de Honra ao Mérito Legislativo e show com o renomado humorista manhuaçuense Zezinho Gasolina, conhecido em todo o Brasil por suas participações no Programa do Ratinho, no SBT, e pelo quadro humorístico divulgado em 280 emissoras de rádio de todo o país.
(Thomaz Júnior)
cidadesdocafe.com

 

domingo, 16 de dezembro de 2012

domingo, 25 de novembro de 2012

Paróquia de Tarumirim receberá Padre Silas Barros

 A partir do próximo dia 06 de Janeiro de 2013, Padre Silas de Paula Barros estará presente no município de Tarumirim, atuando na Paróquia São Sebastião. O sacerdote é conhecido por seu trabalho religioso desempenhado nos últimos anos junto à comunidade de Mutum, na Paróquia São Manoel.
Com 27 anos de trabalhos presbiterais, Padre Silas nasceu em 15 de Dezembro de 1959, em Simonésia, e foi ordenado no dia 20 de Outubro de 1985, naquela cidade, durante cerimônia religiosa presidida pelo saudoso Bispo da Diocese de Caratinga, Dom Hélio Gonçalves Heleno. Filho de José de Paula Barros (in memoriam) e de Dona Maria Vitalina Barros, Silas tem mais dez irmãos: José Geraldo – “Juza”, Inês, Irene, Abel, Aparecida, Deuselena; Eunice, Deuseli, Joaquim e Marta.
Em Tarumirim, cidade que fica a 150 km de Manhuaçu, a comunidade religiosa se prepara para receber o novo Pároco, e, para isto, organiza uma celebração especial, às 15h, na Igreja Matriz local.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)



Pe. Silas, ladeado por Pe. Raimundo Rafael (e) e o 
primo, Pe. José Moreira Bastos (d),
ordenado Bispo de Três Lagoas (MS).


Padre Silas de Paula Barros, durante celebração na Comunidade
dos Raposo, no Povoado de Palmeiras, em Manhuaçu,
durante Encontro da Família Raposo, da qual faz parte.

sábado, 24 de novembro de 2012

Casos de Sucesso: ex-alunos da Unopar/CEM destacam-se em concursos e no mercado

 Realizar o sonho da graduação, e, mais que isto, verdadeiros projetos de vida, torna-se mais acessível com as inovações na área da Educação.

O Polo Unopar/CEM (Centro Educacional de Manhuaçu) oferece na região a modalidade de ensino telepresencial à distância (EAD). Modalidade esta que, a cada dia, vem conquistando a atenção do público, principalmente às pessoas que têm pouca disponibilidade de horário. Outra vantagem é que as mensalidades são de menor valor, em comparação às faculdades convencionais, em razão da redução de custos proporcionados pela metodologia.

Recentemente, pesquisas apontaram que recém-formados pelos cursos telepresenciais a distância tem se destacado em concursos públicos, com as melhores notas e as primeiras colocações.

Integrante de um inovador projeto social da Fumaph (Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana), direcionado ao resgate da dignidade de pessoas que vivem nas ruas, o Assistente Social Amadeu Caldeira Dutra Brandão, ex-aluno da Unopar/CEM, mencionou que a flexibilidade de horário para os estudos foi um dos fatores principais para a concretização do sonho da graduação universitária. “Encarei esta decisão com obstinação, e, hoje, estou aqui, como profissional. Esta faculdade que frequentei é extremamente comprometida com o ensino, ao ponto de cada aluno ter uma página na internet, no site da faculdade, o que chamamos de portfólio. Tínhamos então que realizar provas dentro deste portfólio, haviam livros para serem lidos, trabalhos a serem feitos e apresentados”, destacou.


Aprovada por duas vezes com a primeira colocação em processos seletivos, realizados em Manhuaçu, Joseane Conceição Pazeli Barros, ex-aluna do curso de Pedagogia da Unopar/CEM, e, atualmente supervisora pedagógica do SENAC/Manhuaçu, destacou que a escolha pela instituição foi uma excelente decisão. “Foi muito importante na minha vida, uma verdadeira conquista, e, a cada dia, eu percebo isso. Inicialmente, fiz a primeira etapa do processo seletivo do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), alcançando o primeiro lugar, e atuei como Coordenadora do Programa ProJovem Adolescente. Também surgiu a oportunidade de fazer o processo seletivo para Supervisora Pedagógica do Senac/Manhuaçu onde, mais uma vez, alcancei o primeiro lugar. Então, a todo o momento, percebi que a Unopar foi de grande importância para minha vida. Foi onde fiz minha faculdade e onde segui meu objetivo, meu ideal”, afirmou.

Funcionária do CAPS em Manhuaçu, aprovada em concurso público, Miriam Ker Bretas, é formada em Serviço Social pelo Polo Unopar/CEM. Com filhos adultos, ela relata que realizou um novo sonho em sua vida. “Na minha turma, quando houve concurso da Prefeitura, os primeiros lugares foram da Unopar em Manhuaçu. Pra mim, foi uma experiência gratificante. No meu caso, foi muito melhor, porque a flexibilidade de horário oferecida pelo curso cobra muito mais estudo e pesquisa. O interessante é que você tem este tempo disponível, sem precisar deixar um a fazer, para estar presente em uma sala de aula. Quando me casei, terminei o curso normal da época, correspondente ao ensino médio, e fui ser mãe, depois que meus filhos estavam todos encaminhados, tive tempo para dedicar a mim. Então, a primeira coisa que fui fazer foi estudar. Era meu sonho fazer o serviço social, e, na primeira turma à distância, eu entrei. Graças a Deus, estou me sentindo muito realizada”, comentou.

Outro bom exemplo é o do Contador Eduardo France Fidelis, formado pela Unopar/CEM. Em seu relato, Eduardo destaca importantes conquistas obtidas após sua formatura no curso de Ciências Contábeis, como a obtenção imediata do registro do CRC-MG, a prestação de serviços a uma grande empresa e o convite para atuar como tutor do polo. “Surpreendi-me com o ensino à distância da Unopar que é excelente e que eu muito recomendo. Logo após ter colado grau, no dia seguinte, fui à Ipatinga prestar o exame de suficiência como contador e logrei êxito. Então, hoje, tenho meu registro como contador. Tive a honra de ter sido chamado pela direção da Unopar/CEM para ser um dos primeiros tutores ex-alunos. Também fui chamado para ser professor dos cursos técnicos. Recomendo o método de ensino à distância, e, em especial, a Unopar porque ela demonstrou sua eficiência, e eu posso atestar isto, minha vida está demonstrando isto”, afirmou.

Moradora de Alto Caparaó, Maria Aparecida de Oliveira (Cidinha), formada em Serviço Social pela Unopar/ CEM, presta serviços no setor de Ação Social de sua cidade e é funcionária do CRAS, em Lajinha. “Estudei com bolsa do Pro-Uni e fiz o curso telepresencial à distância da Unopar. Atuo no CRAS de Lajinha há cerca de três meses, após ser aprovada no concurso público deste ano, e trabalho na Secretaria M. de Assistência Social de Alto Caparaó. O método de estudo e o material de didático são ótimos. Os profissionais são qualificados e o suporte que a faculdade dá para os alunos é excelente. Meu marido também está estudando aqui, e, é algo que recomendo a todos”, pontuou Maria Aparecida.

O Polo Unopar/CEM realiza neste domingo, 25/11, o processo seletivo tradicional. A partir desta segunda-feira, 26, até o dia 16 de Dezembro, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo agendado. São ofertados os cursos de bacharelado: em Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social e de licenciatura: Biologia, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia, além dos cursos de tecnologia: em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Estética e Imagem Pessoal, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Logística, Processos Gerenciais, Marketing e Segurança no Trabalho. Também estão abertas inscrições para os cursos de pós-graduação totalmente on line.

Contatos podem ser feitos pelo telefone (33) 3331-6220.

(Thomaz Júnior/ Assessoria de Comunicação CEM)




sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Câmara aprova Projeto sobre trânsito de veículos pesados em Manhuaçu

Mesa Diretora da reunião.
Em razão do feriado da Proclamação da República, a Câmara Municipal antecipou a sessão ordinária para esta quarta-feira, 14/11, cumprindo o que determina o Regimento Interno. Sob a presidência de Renato Cezar Von Randow (Renato da Banca), a reunião marcou a aprovação do Projeto de Lei nº 082/2012, que disciplina a circulação de veículos pesados nas ruas da cidade. Também foram aprovados nove Projetos de Lei, juntamente com 36 Projetos de Resolução concedendo Títulos de Cidadania e Benemerência, além de Diplomas de Honra ao Mérito.
Entre os presentes à sessão, o Secretário M. de Educação, Professor Eduardo Arthur de Magalhães Portilho; Defensor Público, Dr. Roberto Gomes; Diretor M. de Cultura e Pres. da ACLA-MG, Fabrício Santos, e a Presidente do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável), Sandra Cerqueira.





Trânsito de veículos

Aprovado o Projeto de Lei 082/2012, que Dispõe sobre o trânsito de veículos pesados em vias públicas centrais da cidade e dá outras providências”, de autoria do 1º Secretário da Mesa Diretora, Vereador José Geraldo Damasceno (Zé Rulinha), e co-assinado pelo Presidente Renato da Banca e Vereadora Maria Imaculada Dutra Dornelas.
A iniciativa tem a proposta de melhorar a fluidez do trânsito nas áreas de maior movimentação da cidade, além de garantir a segurança da população, tanto pedestres quanto motoristas.
O Projeto restringe os horários de circulação de veículos pesados nas Ruas Antônio Wellerson (a partir da esquina da R. Joaquim Gonçalves Dutra - próx. Posto Marília), Rua Dr. José Fernandes Rodrigues, Praça Cordovil Pinto Coelho, Praça 5 de Novembro, R. Amaral Franco (até a esquina com a R. Capitão Rafael), R. Monsenhor Gonzalez, R. Desembargador Alonso Starling, R. Leandro Gonçalves, R. Reverendo Antônio Godoy, R. Amintas Campos, R. Luiz Cerqueira, R. Alencar Soares Vargas, Avenida Getúlio Vargas (a partir da esquina da R. Antônio Pupim), R. Professor Juventino Nunes, R. Olímpio Vargas, Praça Antônio Brum, Praça Martins Fraga e R. Júlio Bueno (até a esquina com a R. Joaquim Gonçalves Dutra, proibindo o trânsito entre 8h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira, e, das 8h às 12h, aos sábados.
Nestes locais, os serviços de carga e descarga ocorrerão de segunda-feira a sexta-feira, entre as 19h de um dia e às 8h do dia seguinte, aos sábados a partir das 12h e aos domingos e feriados em horário livre. Em situações de carga e descarga urgente de produto perecível, o órgão de trânsito da Prefeitura poderá adaptar o horário, por meio da emissão de licença especial para cada caso.
Esta Lei descreve como veículo pesado aquele que possui capacidade de carga igual ou superior a seis toneladas.
Os vereadores votaram e aprovaram diversos
Projetos de Lei e de Resolução.
As disposições deste Projeto não se aplicam aos veículos de transporte de concreto, para obra de construção civil localizada na área central, transporte de mudança residencial e transporte de numerário para estabelecimento bancário situado na área central, devendo ser observadas as normas do Código de Trânsito Brasileiro.
O Vereador José Geraldo Damasceno (Zé Rulinha) considerou esta aprovação como um importante passo para que o trânsito da cidade seja melhorado. “Entendemos que este prazo de 180 dias é um período necessário para que o novo prefeito possa tomar todas as providências relacionadas à sinalização das ruas e orientação aos motoristas quanto à nova Lei. [...] As ruas são estreitas. Como Legisladores, precisamos criar mecanismos para que as pessoas possam ir e vir com segurança em nossa cidade”, afirmou.
Em entrevista, o Presidente Renato da Banca ressaltou a importância deste Projeto de Lei para o trânsito da cidade. “A reunião foi marcada pela aprovação de um dos maiores projetos que irão beneficiar o município, que é a regularização do trânsito de veículos pesados. [...] Queremos crer que o Executivo irá tomar as providências necessárias, de forma rápida e urgente, para que o trânsito seja melhorado. [...] Outros Projetos de Resolução, da Mesa Diretora, com a concessão de títulos de honrarias, foram aprovados. Também pretendemos inaugurar o anfiteatro, juntamente com a entrega destas homenagens, e, com isto, queremos que outras pessoas se empolguem, com estes bons exemplos, e que procedam da mesma maneira, prestando serviços a nossa Manhuaçu”, comentou.
O Projeto será encaminhado para a Prefeitura, para ser sancionado. A previsão é que a Lei entre em vigor dentro de 180 dias.

ACLA -MG


Outro destaque na sessão legislativa foi a aprovação do Projeto de Lei n° 090/2012, que “Declara de Utilidade Pública Municipal a ACLA-MG - Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais – Manhuaçu”. Fundada há três anos, em 03 de Outubro de 2009, a ACLA-MG destaca-se por congregar profissionais de diversas áreas de vínculo cultural.

À esq.; Marilza e Fabrício Santos, representando a ACLA-MG; 
Presidente do CMDRS, Sandra Cerqueira, e 
Sec. M. de Educação, Professor Eduardo Portilho.
Atualmente, a instituição conta com a participação de cerca de 150 artistas, com representação de intercâmbios culturais em setes Estados brasileiros, além de parcerias realizadas com vários conselhos locais, como o Comjuve, Coamma, Comdema e Conselho do Patrimônio Cultural e projetos como o encontro de bandas, entre outras iniciativas.
O Presidente da ACLA-MG e Diretor Municipal de Cultura, Fabrício Santos, destacou que “a Academia tem por finalidade servir a população, trabalhando para a recuperação da identidade cultural do município, com vários projetos para levar cultura aos distritos”.
Fabrício agradeceu aos vereadores pela aprovação da Lei destacando que, a partir de agora, os projetos poderão ser mais bem desenvolvidos, com apoio também do Poder Público.

Homenagens

A Câmara prepara uma programação especial para este final de ano. Neste contexto, nesta sessão legislativa foram aprovados diversos Projetos de Resolução, concedendo Títulos de Cidadania Honorária e Benemerência, além de Diplomas de Honra ao Mérito, para pessoas e instituições que se destacaram no decorrer do ano por seus bons exemplos de trabalho e esforço para o bem-estar geral da sociedade.
As homenagens deverão ser entregues no próximo mês, em sessão solene específica.
A Casa Legislativa aprovou ainda o Projeto de Lei nº 059/2012, que institui a Medalha de Mérito Legislativo.
(Thomaz Júnior/ Assessoria de Comunicação da Câmara M. de Manhuaçu)







Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...