domingo, 30 de janeiro de 2011

Vacinação contra Aftosa e Brucelose tem excelente alcance na região

 O trabalho do IMA também está intenso no que se refere ao combate à febre aftosa e à brucelose, doenças que atacam o bovino.

“O índice de vacinação contra a febre aftosa obtido aqui na região foi muito bom, alcançando 99,8% dos criadores de gado, de modo que ficaram sem vacinar apenas uns poucos animais no município de Matipó. Estes proprietários serão multados na forma da Lei, sendo penalizados com R$ 50,00 por animal não vacinado. Intensificamos a vacinação contra a brucelose, imunizando 80% do rebanho na região, vacinando as bezerras com idade entre três e oito meses. Somente as fêmeas são vacinadas e marcadas com a sigla V1, correspondente ao mês de janeiro. Estamos inteiramente à disposição para atender aos produtores”, avaliou o fiscal do IMA, Dr. Gladstone Sobreira.

O telefone de contato com o Escritório Regional do Instituto Mineiro de Agropecuária em Manhuaçu é (33) 3331 – 5460.

(Thomaz Júnior)

 

sábado, 29 de janeiro de 2011

IMA alerta para o ataque de morcegos na região


Criadores devem proteger o rebanho contra
ataques de morcegos. Na foto, morador
passeia em seu boi, devidamente
arreado, pelas ruas de Reduto. 
     Calma, não se trata da saga cinematográfica “Crepúsculo” se tornando realidade. Mas, os morcegos hematófagos (vampiros), habitantes das cavernas existentes na região, normalmente promovem seus ataques ao rebanho bovino nesta época do ano, o verão, para que na chegada do inverno eles entrem em estado de hibernação.

Neste contexto, o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) alerta aos criadores quanto à necessidade da tomada de providências, principalmente relacionadas à vacinação do gado contra a raiva animal.

Em entrevista à reportagem, o Médico Veterinário Dr. Gladstone Sobreira, Fiscal do escritório regional do IMA em Manhuaçu, comentou sobre a necessidade de os criadores estarem atentos. “Estamos em uma região de muitas grutas e cavernas, os habitats próprios do morcego hematófago. Assim, este animal tem necessidade de se alimentar no período de calor, para que ele possa hibernar na época do frio. Estão havendo muitos ataques aos rebanhos e, atacando, o morcego transmite a raiva desmodina. Repito, a raiva transmitida pelo morcego se dá justamente neste período. Então, gostaria de alertar os produtores para vacinarem seus rebanhos contra a raiva”, frisou Dr. Sobreira.




sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Feliz aniversário, Antônio Paulino!

  Ao som de violão e belas músicas, Senhor Antônio Paulino Pereira comemorou seus 90 anos.

 A confraternização aconteceu no Recanto Vila Verde, no último dia 22/01, quando familiares e amigos estiveram reunidos, parabenizando o aniversariante.

Entre os presentes, a esposa D. Hortência, os filhos Graciliano e Antônio Carlos, noras, netos, bisnetos e sobrinhos, entre outros.

O filho Graciliano cantou algumas músicas relembrando seu tempo no conjunto “Super Tropical”, contagiando a todos os convidados - que acompanharam o repertório com grande entusiasmo.
Parabéns Sr. Antônio!

 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ascon planeja inovações para 2011

Na primeira reunião do ano, realizada na manhã desta terça-feira, 25/01, a Ascon (Associação dos Contabilistas do Leste Mineiro) avaliou as atividades desenvolvidas no decorrer de 2010 e traçou novas ações para a classe neste novo ano.

Presidida pelo contabilista e Conselheiro Estadual do CRC-MG, Daniel Gerhard Batista, a entidade tem se destacado pela realização de cursos e palestras visando a capacitação e atualização dos contadores de Manhuaçu e de cidades vizinhas, além do fortalecimento da representatividade da classe.

O Delegado do Conselho Regional de Contabilidade em Manhuaçu, Pedro Pena, e o Vice-presidente da Federaminas e Cônsul da República da Guiné, André Farrath, que também integram a diretoria da entidade, estiveram presentes à reunião.

Em entrevista à reportagem, o Presidente Daniel Gerhard, comentou sobre a mobilização da Ascon neste início de ano. “Definimos o calendário para 2011, os cursos que serão realizados e as ações que serão desenvolvidas neste período. A proposta da associação é entrar o ano de 2011 com mais atividades junto aos contadores, angariando novos associados e, consequentemente, melhorar a estrutura da instituição. Pretendemos manter este ritmo dinâmico, e, nesta reunião, contamos com a presença de um contingente muito grande da diretoria. Estamos estabelecendo uma pauta para que, em breve, possamos apresentá-la para diretoria e, a seguir, executá-la em 2011. Temos proposta junto ao Conselho Regional de Contabilidade de alavancar investimentos na própria associação provenientes do Governo do Estado. Com este intuito, viajaremos para a capital ainda esta semana. O André Farrath está em afinco conosco neste projeto. O Pedro Pena que é Delegado do CRC em Manhuaçu também está junto, e, os contadores da região podem ficar tranquilos porque estamos buscando o que há de melhor, o que há de ponta, para trazer para Manhuaçu, para que não tenhamos que gastar para nos deslocarmos rumo a outras regiões para ter acesso a estes benefícios. Queremos anunciar que, em breve, teremos novidades; parcerias que serão firmadas pela Ascon em benefício dos contabilistas”, destacou.

(Thomaz Júnior)

 




terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Polícia Militar realiza o 1º Encontro da Comunidade Operacional em Matipó

Policiais Militares do 4º e 5º Pelotões da 72ª Cia PM, que atuam nos municípios de Matipó, Caputira, Santa Margarida, Abre Campo, Sericita e Pedra Bonita, e nos distritos de Padre Fialho e Ribeirão de São Domingos estiveram reunidos no auditório da Faculdade Vértice, em Matipó, no último dia 22/01, para a realização do 1º ECO (Encontro da Comunidade Operacional).

Com o lema Planejar para Prosperar, o evento iniciou-se com a composição da mesa, com os seguintes participantes: Presidente da Câmara de Vereadores de Matipó, Evandro Gonçalves; Secretário do Comsep (Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social), Maurício; Comandante do Pelotão PM de Matipó, Sargento Martinho, e o Assessor Jurídico do 11º BPM, Dr. Yuri Daibert.

O encontro visa aumentar a eficácia no combate à criminalidade, bem como as práticas operacionais que facilitarão a promulgação da paz social.

Após a execução do Hino Nacional, Dr. Yuri ministrou brilhante palestra tendo como tema: Abuso de Autoridade e Violência Arbitrária.

Após o intervalo, os militares retornaram ao auditório aonde o Sargento Martinho, Comandante do 5º Pelotão, e, atualmente, respondendo pelo Comando do 4º Pelotão, ministrou palestra com o intuito de planejar uma atuação policial de excelente qualidade aos moradores das comunidades atendidas.

Sgt. Martinho ressaltou o bom trabalho que os policiais estão fazendo, enfatizando que “a busca por um melhor atendimento aos anseios da sociedade deve ser constante”. Martinho também ressaltou a importância da realização deste encontro, dizendo ainda que este não será o último. “Por meio de eventos como este, os profissionais de segurança pública buscam melhorar, ainda mais, sua atuação diante da sociedade. O Encontro da Comunidade Operacional serve para o alinhamento da metodologia do nosso trabalho, principalmente nas ações preventivas que é a principal missão da Polícia Militar”, destacou.

Ainda no encontro, houve apresentação dos militares recém-chegados ao 4º e 5º Pelotões e os sargentos que assumiram o comando das frações que compõem os setores. Também houve discussão, planejamento e explanação de ações que deverão ser realizadas pela PM na região. Os profissionais de segurança pública encerraram o evento já planejando o próximo encontro.

(Thomaz Júnior/ Tribuna do Leste/ Rádio Manhuaçu – c/ informações 11º BPM)

 



 

 

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Comunidade comemora reforma do campo em Sacramento


Recentemente restaurado pela Prefeitura de Manhuaçu, o campo de futebol situado no Distrito de São Sebastião do Sacramento traz novo estímulo à prática esportiva e à recreação dos moradores. Satisfeito com este novo momento para o esporte, o líder comunitário Getúlio Mário Inácio destaca que a reestruturação da área estabeleceu um novo ponto de encontro e lazer para as famílias, principalmente nos finais de semana.

O primeiro jogo disputado após a reforma do campo foi entre as equipes da Rádio Manhuaçu e de São Sebastião do Sacramento, neste domingo, 23/01.

“O placar foi favorável ao time dos radialistas, mas a comunidade foi também a grande vitoriosa ao receber este campo renovado”, comentou Getúlio.

Um número expressivo de moradores compareceu ao campo e acompanhou a partida futebolística. ‘Nós conseguimos resgatar o campo com o apoio da Câmara de Vereadores, da Prefeitura e do time da rádio, que, com grande alegria, recepcionamos, auxiliando-nos a erguer o time da casa. O jogo foi realmente uma festa. Temos em nossa comunidade hoje uma área de lazer, um campo. Estamos, portanto, resgatando algo que estava ficando perdido. Agradecemos a Deus e aos amigos por este momento”, mencionou Getúlio.

Responsável por trabalho social na comunidade envolvendo crianças e adolescentes, Getúlio acredita que a reforma traga benefícios para estas atividades, em que os jovens aprendem a conviver em sociedade e praticam esportes.   

Um novo jogo está previsto para este domingo, dia 30, quando, o time de São Sebastião de Sacramento receberá o Internacional, composto por atletas do Distrito de Vilanova.

(Thomaz Júnior)

 


domingo, 23 de janeiro de 2011

Câmara: quatro projetos aprovados na primeira sessão do ano

Saúde e ocupação irregular de terreno integraram pauta da reunião

 

A Câmara Municipal de Manhuaçu realizou a primeira sessão ordinária do ano, na manhã desta quinta-feira, 20/01. Com os trabalhos conduzidos pela nova Mesa Diretora, empossada no último dia 03, composta pelo Presidente Renato Cezar Von Randow (Renato da banca), Vice-presidente Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria) e 1º Secretário José Geraldo Damasceno (Zé Rulinha), a sessão foi marcada pela votação e aprovação de Projetos de Lei e Indicações. Também na pauta a atenção dos vereadores com a Saúde e as reivindicações feitas pelos moradores da Comunidade São Francisco de Assis, no Bairro Nossa Senhora Aparecida.

 

Aprovação de Projetos:

 

Após os pronunciamentos, a Mesa Diretora procedeu com a leitura dos Projetos de Lei encaminhados para votação, por parte do Executivo Municipal. Um breve intervalo na sessão foi dado, para análise das comissões específicas.

No retorno das atividades, as comissões deram pareceres favoráveis aos projetos do Executivo.

Quatro Projetos de Lei foram aprovados, além de um em que foi dada ciência ao plenário e deverá ser novamente colocado em votação na próxima reunião.

 

Zé Rulinha agradece obra realizada

 

O 1º Secretário da Mesa Diretora, Vereador José Geraldo Damasceno (Zé Rulinha) agradeceu ao Prefeito Adejair Barros pela conclusão da construção da nova ponte da Vila Cachoeirinha, ressaltando a maior segurança para pedestres e motoristas no local, a partir de agora.

 

Presidente quer ativa atuação das Comissões

 

No encerramento desta primeira sessão ordinária do ano, o Presidente Renato da Banca ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelas comissões do Legislativo, principalmente nos momentos de debates e indagações realizados pela Câmara, por ocasião do comparecimento de secretários e representantes de segmentos diversos que se pronunciaram atendendo requerimentos e solicitações dos vereadores. “Queremos que as comissões se preparem, fazendo levantamentos de informações fundamentais para o nosso trabalho no Legislativo e pensando no bem estar da população. Em entendimento com o Prefeito, pretendemos fazer este levantamento com todas as secretarias municipais. Cada um de nós, vereadores, tem que ir até as comunidades, ver as dúvidas que estão inseridas nestas localidades e esclarecê-las aqui, na hora certa. Deste modo, nada melhor que as comissões de vereadores reunindo-se previamente, preparando-se, para termos reuniões cada vez mais proveitosas neste sentido”, pontuou. 

(Thomaz Júnior Assessoria de Comunicação – www.camaramanhuacu.mg.gov.br)

 

 PROJETOS DE LEI APROVADOS

 

Autoria do Executivo Municipal

 

*Auxiliares de serviços gerais - Projeto de Lei n.º 001/2011, “Autoriza a contratação de pessoal por tempo certo e determinado e contém outras providências”. Ficam autorizadas as contratações de até 28 auxiliares de serviços Gerais – Ajudante de Pedreiro-, por tempo certo e determinado, por necessidade temporária de excepcional interesse público, a fim de atender à Secretaria Municipal de Obras;

*Projeto de Lei n.º 002/2011 – Altera o art. 1º da Lei Municipal n.º 3.025, de 22 de dezembro de 2010 e dá outras providências”;

*Reajuste salarial - Projeto de Lei n.º 003/2011 – “Concede reajuste salarial aos Servidores Municipais do Município de Manhuaçu, inclusive do SAMAL e dá outras providências”;

*Repasse ao asilo - Projeto de Lei n.º 004/2011 – “Autoriza repasse financeiro ao Asilo São Vicente de Paulo de Manhuaçu e dá outras providências”;

 

CIÊNCIA AO PLENÁRIO

 

Autoria do Executivo Municipal

 

*Projeto de Lei n.º 005/2011 - Dispõe sobre a doação à Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Manhuaçu Ltda. – COOPERTRAM e dá outras providências.

 

INDICAÇÕES:

 

José Geraldo Damasceno e Juarez Cleres Elói

* Terreno para campo de futebol - Indicação n.º 004/2011 - Reivindica a compra de área ou terreno entre os Bairros Santa Luzia e Lajinha destinado a construção de um campo de futebol;

 

José Geraldo Damasceno

 

*Tapa-buracos - Indicação n.º 005/2011 - Indica a realização de operação tapa-buracos no asfalto das Ruas do Bairro Bela Vista;

 

Nelci Alves Gomes (Teté)

 

*Escadaria para o Colina - Indicação n.º 006/2011 - Indica a construção de escadaria para acesso entre os Bairros Coqueiro e Colina;

*Muro no B. Matinha - Indicação n.º 007/2011 - Solicita a construção de muro de contenção na Rua Treze de Maio, no B. Matinha;

*Asfaltamento para o Engenho da Serra - Indicação n.º 008/2011 - Reivindica o asfaltamento de trecho compreendido entre as Ruas Raimundo Soares Vargas Professor Silas Heringer, no B. Engenho da Serra;

 

José Geraldo Damasceno e Gedival Bitencourt Breder

 

*Alambrados e iluminação para campo - Indicação n.º 009/2011 - Solicita a colocação de alambrados e iluminação pública no campo de futebol do Distrito de Ponte do Silva;

 

Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria):

 

*Calçamento em Vilanova - Indicação n.º 010/2011 - Solicita maior rapidez nas obras de calçamento nas Ruas da Comunidade Vila do Alto, no Distrito de Vilanova;

*Ponte para o C. Boa Vista - Indicação n.º 011/2011 - Solicita construção de ponte no Córrego Boa Vista, próximo a propriedade do Sr. Irineu Lopes, em Vilanova;

* Cascalhamento - Indicação n.º 012/2011 - Reivindica obras de cascalhamento das estradas rurais dos Córregos de São Roque e de Boa Vista, em Vilanova;

 

Francisco de Assis Dutra

 

*Mata-burro ou rede pluvial - Indicação n.º 013/2011 - Reivindica a colocação de mata-burro (ponte de traves espaçadas, destinada a vedar o trânsito de animais) ou construção de rede pluvial na Rua Sagrada Família, no Distrito de São Pedro da Avaí;

*Calçamento em São Pedro - Indicação n.º 014/2011 - Solicita calçamento para a Avenida Santo Antônio, B. Boa Esperança, em São Pedro do Avaí;

*Postes de iluminação - Indicação n.º 015/2011 - Indica a colocação de quatro postes de iluminação pública na Rua São Pedro, em São Pedro do Avaí;

 

Maria Imaculada Dutra Dornelas

 

*Reforma de creche - Indicação n.º 016/2011 - Reivindica a reforma das instalações da Creche Tia Nilda, em São Pedro do Avaí;

*Terreno para PSF - Indicação n.º 017/2011 - Solicita a compra ou desapropriação de terreno no B. Santa Luzia destinado a implantação de Unidade de Saúde do PSF;

*Cascalhamento e manutenção de redes pluviais - Indicação n.º 018/2011 - Indica a realização de obras de cascalhamento e a reforma e limpeza das redes pluviais das estradas de São Pedro do Avaí.

 

Renato Cezar Von Randow

 

*Estudo sobre trânsito - Indicação n.º 019/2011 - Solicita estudo sobre o trânsito no B. Sagrada Família, com relação ao impedimento no tráfego de veículos que circulam entre o cruzamento das Ruas Belo Horizonte e Lauro Rocha, parte baixa, em direção a esta última em sua parte alta;

 

Fernando Gonçalves Lacerda

 

*Regularização de imóveis - Indicação n.º 021/2011 - Indica a regularização dos imóveis dos moradores da comunidade São Francisco de Assis, no antigo campo de aviação.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Vereador cobra esclarecimentos sobre associações e ocupação de terreno da Fumaph

Enquanto a reunião ocorria na Câmara, moradores foram vistos
demarcando áreas para possível invasão.  

Assistido por uma comissão de moradores da Comunidade São Francisco de Assis (B. Nossa Senhora Aparecida), na primeira sessão legislativa do ano, no último dia 20/01, o Vereador Nelci Alves Gomes (Teté) comentou sobre a organização que os moradores vêm desenvolvendo no local. Com três associações estabelecidas no bairro, os moradores queixam-se de que as mesmas não estão em atividade e que são desconhecidas as composições de diretoria de cada uma delas.

No intuito de buscar solução para o problema, recentemente, um encontro foi realizado no salão do CAF (Centro de Apoio à Família), situado no bairro, envolvendo a participação do Vereador Teté, do Presidente do Coamma (Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu), Vasco Fernando Motta Rodrigues, e de dezenas de populares.

Na ocasião, foi sugerida a criação de uma nova entidade para o bairro. No entanto, houve consenso entre os presentes de que o melhor a fazer inicialmente é averiguar a situação documental de cada uma das entidades, as vigências dos mandatos das diretorias das mesmas, e, a partir daí, tomar as providências necessárias.

Outra questão apontada pelo Vereador foi a denúncia de que terrenos de propriedade da Fumaph (Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana) estão sendo invadidos, com construções e demarcações em vários pontos.

Teté mencionou que enquanto participava desta reunião na Comunidade São Francisco, dias atrás, recebeu telefonema do líder comunitário Ronaldo Gomes (Ronaldinho), sendo desacatado com xingamentos e grosserias. “Os moradores da Comunidade São Francisco de Assis me convidaram para participar de reunião. Percebemos que lá existem três associações e não sabemos se elas estão ou não legalizadas. Os moradores reclamam que há uma pessoa induzindo os demais moradores, agindo como se fosse um ditador. A Fumaph cedeu terreno para atender a comunidade em momentos de lazer, mas isto não ocorre, e há denúncias de que alguém estaria autorizando esta invasão de terrenos da Fumaph. Solicitei o apoio de todos os vereadores, à Promotoria de Justiça e à Presidência da Fumaph para que tome as providências cabíveis, porque a Fumaph desenvolve ações sociais, para beneficiar as comunidades. Esperamos que esta situação seja apurada e o que estiver errado que seja corrigido”, destacou.

João Batista de Ramos, ex-presidente da Associação Esportiva da Comunidade São Francisco de Assis e um dos integrantes da comissão dos moradores comentou sobre a iniciativa de mobilizar as famílias do bairro e autoridades para que providências sejam tomadas e, em seguida, solicitou apoio do Legislativo para a solução destes problemas. “Solicito que as autoridades nos ajudem para que as associações do bairro não fiquem somente nas mãos de uma só pessoa. Não queremos coronelismo no bairro, queremos a participação dos moradores e de todos para que nossos problemas sejam resolvidos”, pontuou.

O morador também reforçou o alerta quanto à ocupação irregular de terreno pertencente à Fumaph, constatada na comunidade.

O Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama) mencionou a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro, onde famílias que residiam em áreas de risco tiveram grandes perdas, além de vidas que foram ceifadas. Ele enfatizou ainda que as áreas aparentemente invadidas na C. São Francisco de Assis poderão ocasionar graves problemas futuros, como deslizamentos.

Diante das denúncias e das reivindicações, o Presidente da Câmara, Renato da Banca, informou que o Legislativo se mobilizará junto aos órgãos competentes para obter esclarecimentos sobre este problema e para as providências necessárias. “Vamos levar estas denúncias ao conhecimento da diretoria da Fumaph e ao Ministério Público, considerando que o Promotor de Justiça é o curador das fundações, para que se tomem providências e que não fiquem dilapidando o patrimônio de uma fundação, como a Fumaph, que vem prestando relevantes serviços à sociedade de Manhuaçu”, afirmou.

 



 

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mudanças no TFD preocupam Vereadora Imaculada

Na primeira sessão legislativa do ano, realizada no último dia 20/01, a Vereadora Maria Imaculada Dutra Dornelas mencionou em plenário sua preocupação com as mudanças propostas pela Secretaria Municipal de Saúde relacionadas aos procedimentos do TFD (Tratamento Fora de Domicílio).

Instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), o TFD é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas.

Deste modo, o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica às unidades de saúde de outro município ou Estado, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes.

Destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar em que o procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva.

Segundo Imaculada, a Secretaria Municipal de Saúde estipulou que, a partir de agora, não serão aceitos laudos médicos provenientes de profissionais que não sejam conveniados pelo SUS para o TFD. Ou seja, só terá acesso ao Tratamento Fora do Domicílio, o paciente que houver sido atendido por um médico em um Posto de Saúde público - como o PSF, por exemplo-. “Não quero condenar a decisão do Secretário de Saúde por isto e nem dizer aqui que ele está agindo fora da Lei. Ele pode até estar baseado na Legislação, com a determinação dele, mas, em Saúde, é preciso olhar o momento e a necessidade de cada cidadão. O Sistema Único de Saúde de Manhuaçu, o SUS, não tem estrutura adequada para atender os pacientes, principalmente aqueles submetidos aos procedimentos de alta complexidade, pacientes que têm que fazer tratamento fora de domicílio. Foi determinado que a partir de ontem nenhum médico de consultório particular pode preencher os laudos de encaminhamento para fora de Manhuaçu, inclusive cirurgias de alta complexidade e outras mais. Todas foram proibidas. Não temos em Manhuaçu, para atender à população, um oftalmologista, há somente uma médica cardiologista para atender 80 mil pessoas. Em alguns PSFs, existem consultas marcadas para o mês de abril, então, há aí uma contradição e isto precisa ser conversado e devidamente analisado, porque não são os médicos particulares assinando os laudos que irão dar prejuízos ao SUS/ Manhuaçu, não. É uma situação de grande risco, muitas pessoas poderão morrer por não conseguirem ser atendidas a tempo. Imagine alguém que precise passar por um posto do PSF para chegar ao cateterismo (exame cardiológico invasivo feito para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares), até conseguir ela terá morrido há muito tempo. Temos que olhar o que podemos fazer para melhorar a Saúde da população. Pedimos o apoio da população e das entidades para que nos reunamos com o Secretário de Saúde, analisando tudo isto”, alertou. 

Em novo pronunciamento, Imaculada mencionou que o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Luis Carlos Lemos Prata, telefonou informando que houve uma reconsideração a respeito destas novas medidas e que, exclusivamente nos casos envolvendo cateterismo, não haverá mudanças no TFD.

No intuito de buscar mais esclarecimentos e informações sobre a questão, a presidência da Casa Legislativa decidiu encaminhar ofício solicitando a presença do Secretário Municipal de Saúde ao plenário nas próximas reuniões. “Precisamos esclarecer até que ponto são feitos os exames de pessoas fora de Manhuaçu. Já temos a proposta, desde o ano anterior, e, agora vamos colocar em prática a atividade de convidar a cada mês um secretário ou dirigente de autarquia para estar conosco e prestar contas à população. Neste contexto, convidaremos inicialmente o Secretário, Dr. Luis Carlos Lemos Prata, para participar da nossa próxima reunião, esclarecendo inclusive a dúvida da vereadora”, adiantou o Presidente Renato Von Randow. 




 

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Eliane Camargo divulga novo CD na região

A cantora sertaneja e apresentadora de TV Eliane Camargo visitou Manhuaçu e cidades do Espírito Santo esta semana para divulgar seu novo CD: “Eliane Camargo – Volume 9”.

A obra é composta por quinze faixas, assinadas por diversos compositores.

Antes de conceder entrevista ao Programa Canta Sertão, da Rádio Manhuaçu AM 710 (www.am710.com.br), na tarde desta terça-feira, 18/01, a artista teve um rápido e descontraído encontro com o Cônsul Honorário da Guiné e Vice-presidente da Federaminas, André Farrath; o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Dr. Vinícius de Resende, e os Radialistas Aguinaldo Alves e Thomaz Júnior, além de fãs que também a saudaram na Praça 05 de Novembro.

(Thomaz Júnior – foto: Juarez)

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Moradores buscam esclarecimentos sobre associações no B. Nossa Senhora Aparecida

À esq,; João Batista de Ramos, morador e idealizador da reunião,
comenta sobre a necessidade de providências para o bairro,
assistido pelo Presidente do Coamma, Vasco Fernando, e
o morador Pedro 'Cebola'.

 Um bairro, duas comunidades e três associações comunitárias: este é o cenário constatado no Bairro Nossa Senhora Aparecida, atualmente. Em trabalho visando a organização das atividades sociais e a busca por esclarecimentos sobre a aparente inatividade destas três entidades que deveriam atuar em prol das famílias que ali residem, um grupo de moradores realizou reunião aberta, envolvendo a participação do Presidente do Coamma (Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu), Vasco Fernando Motta Rodrigues; representante do Legislativo Municipal, Vereador Nelci Alves Gomes (Teté) e expressiva participação popular, no último dia 12/01.

Logo na abertura do encontro, o morador e ex-presidente da Associação Esportiva da Comunidade São Francisco de Assis, João Batista de Ramos, reforçou o propósito de se estabelecer nova associação, porém, com ação efetiva na comunidade e englobando participação maciça dos moradores.

Idealizador desta mobilização, João Batista ressaltou a necessidade de a Comunidade São Francisco de Assis, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, ter uma associação forte e representativa. 


O Presidente do Coamma, Vasco Fernando Motta Rodrigues, esclareceu que, de fato, no Bairro Nossa Senhora Aparecida existem três associações comunitárias e que todas estão com documentação regularizada. No entanto, os moradores queixam-se de que estas associações não apresentam ação na comunidade e que não há acesso às documentações, como registros, atas, etc., além de não se saber ao certo quem são os integrantes de suas respectivas diretorias.

Convidado para esta reunião, o Vereador Teté mencionou que apoiará este esforço de organização que os moradores vêm tomando. Líder comunitário há vários anos, Teté explicou quais são os documentos e procedimentos que uma entidade precisa para comprovar sua regularidade e existência no bairro.

Como Vereador, Teté lembrou a função fiscalizadora exercida pelos representantes do Legislativo Municipal.

Em contrapartida à proposta da criação de mais uma entidade para o bairro, ou seja, a quarta associação, os moradores propõem averiguação completa da documentação de cada uma das três instituições existentes, analisando a possibilidade de colocá-las em pleno funcionamento, para a obtenção de melhorias sociais para as famílias.

(Thomaz Júnior)

 

 


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Samal retira lixo da entrada da usina em Manhuaçu

O amontoado de lixo colocado próximo à entrada da usina de triagem do lixo de Manhuaçu, às margens da BR-262, está sendo retirado pela equipe do SAMAL (Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana), com o auxílio de caminhões e tratores. 

O “paredão” de lixo percebido à beira da estrada de acesso à usina foi depositado pelos próprios veículos encarregados do recolhimento do lixo urbano da cidade, durante o período chuvoso, conforme explicou o Diretor da autarquia, Renato Bonifácio Breder. “Estava chovendo muito no início do ano e os caminhões não estavam conseguindo subir até o local de descarga do resíduo. Agora já estamos retirando este lixo”.

Em entrevista à reportagem, a voluntária da APAC (Associação de Proteção e Amparo ao Condenado), Simone Santos Carvalho, comentou sobre sua preocupação com o volume de lixo. “Ao chegarmos ao acesso do terreno destinado à APAC, nos deparamos com aquele montante de lixo, então, queríamos fazer uma reivindicação para que seja retirado o lixo, uma vez que ali não é um local adequado para a sua colocação”, comentou.

O Vereador Nelci Alves Gomes (Teté) alertou para o risco de danos às nascentes e aos terrenos ali existentes, como as áreas destinadas à APAC, ao núcleo avançado do IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) e para às casas do “Programa Minha Casa, Minha Vida”. “Da forma como estava, o lixo poderia se espalhar, causando danos ambientais, prejudicando inclusive as nascentes que ali existem. Ficamos felizes em saber que o Samal está tomando as providências necessárias para resolver o problema”, comentou.

(Thomaz Júnior)

 



quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Reduto: nova Mesa Diretora é empossada na Câmara

A solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Reduto ocorreu na tarde desta segunda-feira, 03/01.

Este novo momento para o Legislativo foi acompanhado por autoridades e moradores que compareceram em número expressivo ao Plenário Antônio César Hott, a partir das14h.

Nesta reunião, o Presidente da Câmara no biênio 2009-2010, Fábio Antônio Machado (Fabinho), deu posse à nova Presidência da Casa Legislativa para o biênio 2011-2012.

Com a presença do Prefeito de Reduto, Márcio Gerard; Presidente da Ascon (Associação dos Contabilistas do Leste Mineiro), Daniel Gerhard; assessorias do Legislativo e Executivo e membros do secretariado municipal, a sessão foi conduzida pelo Vereador Fabinho que, na oportunidade, procedeu todos os ditames regimentares para a transição da Presidência.

A nova Mesa Diretora é composta pelo Presidente Marcos Delamar Hott (Marquinhos), Vice-presidente Gustavo Lopes e 1º Secretário Eduardo Romeiro.

O novo Presidente da Câmara, Marcos Delamar Hott, está em seu terceiro mandato consecutivo como vereador e, pela primeira vez, assume a presidência do Legislativo.

No decorrer da posse, houve o pronunciamento das autoridades, que ressaltaram a importância do momento para Reduto e as expectativas da realização de um trabalho sólido para o desenvolvimento social e econômico do município.

Fabinho avaliou as atividades da presidência no primeiro biênio e reforçou seu compromisso em manter uma firme atuação no Legislativo, buscando benefícios para a população.

O Prefeito Márcio Gerard destacou o positivo relacionamento entre a Prefeitura e a Câmara. Márcio parabenizou a nova Mesa Diretora e comentou sobre as oportunidades e desafios projetados para o município neste começo de ano.

Marcos Delamar Hott, o novo Presidente da Câmara, se emocionou e ressaltou sua total dedicação por Reduto, o apoio integral da família e sua trajetória de trabalho junto ao Legislativo.

Em seguida, houve também se pronunciaram o Vice-presidente Gustavo Lopes e o 1º Secretário Eduardo Romeiro.

Com ênfase na realização de ações desenvolvidas com união entre os vereadores e em sintonia com o Executivo, a nova presidência anunciou a intenção de continuar o trabalho sério desempenhado pelo Legislativo, desde o início deste mandato, além da busca por inovações, visando significativas melhorias para a sociedade.   

(Thomaz Júnior)  

 

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Renato Von Randow assume Presidência da Câmara de Manhuaçu

A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manhuaçu foi empossada, durante solenidade especial, na manhã desta segunda-feira, 03/01.

Com a presença de autoridades, representantes de diversos segmentos sociais e populares, a sessão teve início às 9h, sendo conduzida pelo Presidente do biênio 2009-2010, Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama).

Entre os presentes, o Prefeito Adejair Barros; Ten. Cel. Rhodes (rep. Comando 11º BPM); Delegado de Polícia, Dr. Getúlio Lacerda (rep. da 6ª DRPC); Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Lino da Costa e Silva; Presidente da APAE, Luiz Carlos de Carvalho; Ex-superintendente de Ensino, João Pessoa Cunha; Presidente da Ascon (Associação dos Contabilistas do Leste Mineiro), Daniel Gerhard, e membros do Secretariado Municipal.

A nova composição da Mesa Diretora da Câmara é integrada pelos vereadores: Presidente Renato Cezar Von Randow (Renato da banca), Vice-presidente Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria), 1º Secretário José Geraldo Damasceno (Zé Rulinha) e 2º Secretário Francisco de Assis Dutra (Chico do Juquinha).

Renato exerceu a presidência do Legislativo pela primeira vez no biênio 2001-2002, época em que idealizou e iniciou o projeto de construção da atual sede da Câmara.

Em seu pronunciamento, Toninho Gama avaliou as atividades desenvolvidas no biênio 2009-2010 e destacou a demonstração de respeito da Câmara com o dinheiro público, ao realizar a recente devolução de R$ 265 mil ao Executivo Municipal, a eleição e a transição harmônica da Mesa Diretora.

O Prefeito Adejair Barros se pronunciou em seguida e enfatizou a dinâmica atuação dos vereadores, na cidade e nos distritos. Na oportunidade, o Prefeito anunciou o nome do Vereador Gedival Bitencourt Breder como líder do Governo junto ao Legislativo.

O novo Presidente da Câmara, Renato Cezar Von Randow, reafirmou seu compromisso com o sentido da vida pública, traduzido pela ética na condução do trabalho e na prestação de serviços. “Em primeiro lugar, agradeço à Deus, por tudo que construiu na minha vida, inclusive a oportunidade de superar os desafios e de viver este momento tão especial. Agradeço aos familiares, aos meus companheiros de Mesa Diretora, Jorge Augusto, José Geraldo e Francisco de Assis, e a todos os vereadores pelo companheirismo. Também agradeço ao meu antecessor o Presidente Toninho Gama. Com uma liderança singular no Legislativo, Toninho sempre demonstrou constante disponibilidade e gigantesca capacidade de entrega ao trabalho, além de exemplar senso de responsabilidade, competência, respeito aos ditames do Regimento Interno, bom senso e elevado espírito público em todas as suas ações aqui na Câmara. Agora, é hora de seguir trabalhando, trabalhando muito, para construir o Legislativo de Manhuaçu, daqui para melhor. Quero reafirmar o compromisso da Câmara de ampliação da participação social. O Legislativo tem trabalhado com uma visão progressista, de futuro. Quero contar, sobretudo, com a participação de todos os vereadores e de todo o povo na construção deste Manhuaçu que tanto queremos. Esse Manhuaçu do futuro”, ressaltou.

(Thomaz Júnior/ Assessoria de Comunicação Câmara de Manhuaçu) 

 












 

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...