quinta-feira, 2 de setembro de 2010

EE Renato Gusman: sucesso em ações de educação ambiental


Conscientização, palestras e recolhimento de pilhas e baterias

Situada na Avenida das Nações, no Bairro Bom Jardim, a Escola Estadual Renato Gusman avalia com sucesso a realização do Projeto “Mão na Massa”, com foco em educação ambiental. De origem francesa, o projeto envolve os estudantes em diversas ações didáticas e sociais, estimulando ainda mais o aprendizado, com pesquisas e apresentações diversas.

Educação Ambiental

Através de práticas e atitudes simples, esse projeto busca contribuir com a construção do conhecimento e compreensão da realidade cotidiana, transformando o aluno em agente capaz de modificar o seu meio, desenvolvendo olhar atento para a natureza e ousadia para práticas elementares para sua preservação. Assim, os educandos percebem a importância das plantas para o solo, a atmosfera e principalmente para os seres vivos.
Os alunos refletiram sobre a produção de lixo, sobretudo o lixo tóxico; atinaram para o consumo consciente de energia elétrica e identificaram animais da fauna brasileira e sua importância para o equilíbrio ecológico.
No dia 05 de Junho, a escola comemorou o dia Mundial do Meio Ambiente com vários pés de girassóis.
Na ocasião, foram propostos dois desafios aos alunos para economizar energia no período de um mês, e coletar pilhas e baterias usadas até o dia 15 de agosto. Ao todo, foram coletadas mais de 2.500 pilhas e aproximadamente 150 baterias.
Na Câmara Municipal de Manhuaçu, a Professora Marisa Barbosa, juntamente com as alunas, Débora, Jamile, Nathália, Cíntia, e Thayná, visitaram exposição de insetos e animais da fauna brasileira.
Ainda sobre o tema, foi apresentada palestra para todas as séries da escola, abrilhantada por coreografia apresentada pelas alunas do 8º ano – A, com o remix da música “País das Águas”, de Floribela.  
A organizadora deste projeto na escola, Professora Marisa Barbosa, considerou o trabalho como “altamente positivo, despertando nos alunos conceitos valorosos como: preservação ambiental e respeito à natureza. Através de atividades simples, foi demonstrado que o conhecimento aliado a prática influi grandemente na construção de valores, conceitos e aprendizagens que contribuirão para formar cidadãos com consciência ecológica”, ponderou.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...