terça-feira, 28 de setembro de 2010

Matipó: Projeto 'Abrindo espaços para a Comunidade' é realizado na EE do B. Boa Vista

Na semana em que se comemorou o Dia da Família na Escola, a EE do Bairro Boa Vista, em Matipó, realizou evento especial com muitas atividades direcionadas aos estudantes e seus familiares.
Cultura, entretenimento, artes, prestação de serviços e orientações para uma vida saudável marcaram o encontro.
A instituição também é participante do Projeto “Escola Viva, Comunidade Ativa”, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.
Neste contexto, a escola participa do Projeto “Abrindo Espaços”, com oficinas nos finais de semana, promovidas com o intuito de estabelecer maior vínculo entre a escola e a comunidade.
Consciente da importância da participação dos pais na vida escolar de seus filhos e buscando estratégias de integração entre família e escola, o educandário sentiu necessidade de desenvolver o Projeto “Escola Estadual do Bairro Boa Vista Abrindo Espaços para a Comunidade”.
De acordo com a Diretora Mônica de Paula Tolentino Reis, a iniciativa teve como objetivo oferecer à comunidade um dia diferenciado, fortalecendo a relação escola-comunidade.
A culminância do Projeto foi no último dia 25/09, entre 13h e 17h. 
A programação contou com diversas atividades de lazer, beleza, saúde - com orientações de profissionais da área como dentista, psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista -, sessões de cinema, oficina de bordado, gastronomia solidária, contação de histórias, brinquedoteca, entre outras.
Organizado por todos os funcionários da escola, o evento contou com grandes parcerias como a da Prefeitura de Matipó/ Secretaria M. de Saúde, Faculdade Vértice – por meio de projeto social desenvolvido pela instituição de ensino - e voluntários.
Entre os presentes, o Prefeito Fábio Henrique Gardingo e esposa Gisele Muratori; representante do Projeto “Escola Viva, Comunidade Ativa”, Elaine Franklin; Inspetora do setor, Conceição de Fátima; Secretária M. de Saúde, Joana D’Arc; professores e acadêmicos da Faculdade Vértice, e a Coordenação do NASF.
Houve expressiva participação popular durante todo o dia, o que demonstrou a total aceitação deste trabalho realizado na escola.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)











segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Artista Manhuaçuense é premiado em Salão de Artes em Niterói


O jovem artista plástico Michel Carlos, residente no Córrego do Bálsamo, em Manhuaçu, conquistou medalha de ouro na categoria Pintura Figurativa do 9º Salão da Primavera da AFBA (Associação e Escola Fluminense de Belas Artes), em Niterói (RJ), no último dia 24/09.
Michel compareceu à cidade fluminense acompanhado do Professor Fábio Santos (Central das Artes), e do Diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Manhuaçu, Fabrício Santos, que, na oportunidade representou o Prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros.
A solenidade com outorgas de Comendas Fluminense de Belas Artes e entrega das premiações foi realizada às 15h30, no Plenário Brígido Tinoco, com a participação expressiva de artistas e convidados.
A exposição das obras de arte selecionadas foi aberta à visitação pública entre os dias 14 e 24, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Niterói.
A Associação e Escola Fluminense de Belas Artes estimula o aperfeiçoamento da cultura artística no Estado do Rio de Janeiro e visa divulgar as artes plásticas, apoiando o desenvolvimento do setor.
O Prefeito Adejair Barros receberá o artista condecorado nesta terça-feira, dia 28, no Gabinete Municipal, para lhe parabenizar pela honraria recebida.
(Thomaz Júnior/ ACLA-MG)


O Professor de artes, Fábio Santos; artista premiado, Michel Carlos;
Presidente da AFBA e Conselheiro de Cultura de Niterói, Chanceler Edson
de Luna Freire, e o
Diretor do Departamento de Cultura e
Turismo de Manhuaçu, Fabrício Santos.
 



sexta-feira, 24 de setembro de 2010

5º Encontro da Família CEM em Matipó

A palestra ‘Escola e Família: Parceira na Educação. Uma relação de ajuda na formação do ser humano’ marcou o 5º Encontro da Família CEM, em Matipó, na noite desta quinta-feira, 23/09.
Pais, professores e funcionários prestigiaram o evento, comparecendo ao auditório da Faculdade Vértice às 19h. Entre os presentes, o Diretor do CEM, Walter Vargas Júnior, e o Mantenedor da Faculdade Vértice, João Gardingo, acompanhado da esposa.
A Coordenadora do CEM (Centro Educacional de Matipó), Elisângela Maria Gualberto Pereira, se pronunciou na abertura da solenidade, destacando o compromisso da instituição em promover a formação educacional e social do estudante, tornando-o um cidadão dotado de conhecimento e capaz de interagir na sociedade, com uma boa convivência. “Evidenciamos a importância desta parceria, baseada na cooperação, respeito e confiança, imprescindível para o sucesso dos alunos, uma vez que nossos objetivos são comuns: a formação do caráter, a construção de conhecimentos e a auto-realização de cada um deles”, destacou.
Ministrada pelo educador Flávio Vaz da Costa, a palestra chamou a atenção dos presentes, enfocando assuntos do dia-a-dia, relacionados ao convívio entre pais e alunos, pais e professores, e, claro, professor e aluno.
Flávio ressaltou o papel da família na educação dos filhos, a necessidade da participação efetiva dos pais no processo de aprendizado, tanto em casa quanto na escola, e o acompanhamento constante que os pais devem manter junto aos filhos, em todos os aspectos.

Oficinas de arte

Enquanto os pais acompanhavam a palestra, os alunos da Educação Infantil se divertiam nas oficinas de arte especialmente montadas para a ocasião.
As crianças pintaram e rabiscaram. Foram sessões de desenho, pintura, música e recreação, com total acompanhamento de professores e monitores do CEM.
No encerramento do encontro, as crianças se dirigiram até o auditório onde a palestra acontecia e, lá, apresentaram linda peça musical, cantando a música Aquarela, do cantor e compositor Toquinho.

Homenagens e compromisso com a Educação

Emocionados, os pais e convidados aplaudiram as crianças, além de parabenizar os professores pelo trabalho desenvolvido.
A Coordenadora Elisângela Maria Gualberto novamente se pronunciou, quando homenageou o palestrante Flávio com a entrega de certificado concedido pelo CEM e de cesta bombons e variedades.
O Diretor Walter Vargas Júnior comentou sobre a proposta educacional de formar pessoas equilibradas e felizes, primando pela qualidade do ensino e do envolvimento das famílias no cotidiano escolar de seus filhos.
Em seguida, delicioso coquetel foi servido aos convidados.
(Thomaz Júnior/ Assessoria de Imprensa CEM)








 




terça-feira, 21 de setembro de 2010

Câmara aprova projetos que viabilizarão nova estrutura para a Saúde de Manhuaçu


Mesa Diretora do Legislativo. Ao centro, Presidente Toninho Gama,
Vice-presidente Gedival Breder (e) e Secretário interino, Juarez Elói (d).
A Câmara de Manhuaçu reuniu-se em sessão extraordinária na manhã desta segunda-feira, 20/09, para votar dois Projetos de Lei relacionados à área da Saúde. Enviados pelo Executivo Municipal, os Projetos foram apreciados e colocados em votação em regime de urgência urgentíssima, considerando a proximidade das inaugurações a serem realizadas ainda esta semana, na quinta-feira, da nova Unidade de Pronto Atendimento, o Centro Viva a Vida e do Centro de Reabilitação Física, Serviço de Nutrição e Dietética e Lavandeira.
Com os pareceres favoráveis das comissões específicas, os projetos foram aprovados pelo plenário. A Mesa Diretora foi presidida pelo Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama), Vice-presidente Gedival Bitencourt Breder e o Secretário interino, Vereador Juarez Cleres Elói.

Contratações obedecerão à ordem de classificação no Concurso

Aprovado o Projeto de Lei nº. 079/2010 que “autoriza a contratação de pessoal por tempo certo e determinado e contém outras providências”. Ficam autorizadas contratações de até nove auxiliares de Serviços Gerais, três auxiliares de Serviço de Saúde, sete auxiliares de enfermagem e cinco enfermeiros.
Conforme Parágrafo Único da referida Lei, as contratações autorizadas deverão seguir a ordem de classificação no concurso público nº 01/2009 do Município.

Funcionamento do Raio-X

Vereadores Jorge do Ibéria, Juarez Elói e Nelci Alves (Teté).
Outro Projeto de Lei aprovado foi o de nº. 008/2010 que Autoriza o Poder Executivo Municipal a Conceder Contribuições e dá outras providências”. Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a conceder contribuições mensais no valor de R$ 10.000,00, por meio do Fundo Municipal de Saúde, para ajuda de custo na manutenção dos serviços de Raios-X, conforme Termo de Ajustamento de Conduta celebrado junto ao Ministério Público, referente ao Inquérito Civil nº 02/05, por um período de seis meses, contados do inicio do funcionamento da UPA II (Unidade de Pronto Atendimento municipal), podendo ser prorrogado.

Apoio do Legislativo viabiliza nova estrutura da Saúde

O Presidente da Câmara Toninho Gama pontuou que ‘trata-se de reunião que não traz custos extras para o município, e, nesta sessão, foram votados dois Projetos de Lei que visam dar condição à Secretaria Municipal de Saúde e à Prefeitura de inaugurar a UPA, nesta quinta-feira, dia 23. Votamos o Projeto que libera a contratação de pessoal, como enfermeiros, assistentes de enfermagem e assistentes na área de administração. Conforme conversa prévia com os vereadores, o Prefeito e o Secretário de Saúde, as contratações ocorrerão obedecendo a ordem de classificação no Concurso Público. Apesar de o Concurso Público ainda não ter sido homologado, as pessoas que trabalharão na Unidade de Pronto Atendimento serão os primeiros classificados no concurso, segundo o Projeto de Lei votado hoje que, com certeza, será sancionado pelo Prefeito. Teremos a contratação liberada para que a Secretaria de Saúde possa ter o pessoal necessário, uma vez que é um Projeto de extrema urgência, para que se possam iniciar os trabalhos de pronto atendimento, imediatamente. Este projeto é um sonho da população de Manhuaçu. O sonho para sanar uma grande necessidade, porque, sabemos da dificuldade que era deslocar um paciente até a sede antiga do Pronto Atendimento, e, depois, esta pessoa, quando necessitava de maiores cuidados, ter que voltar e atravessar toda a cidade para ser atendida no Hospital César Leite. Então, este trabalho que foi feito pelo Secretário de Saúde, Prefeito, deputados envolvidos e vereadores proporciona a realização desta conquista, porque o povo realmente desejava, há muito tempo, que esta transferência pudesse acontecer’.
À esq.; Vereadores José Geraldo Damasceno (Zé Rulinha), Chico do Juquinha
(no centro, aos fundos), Fernando do Fórum e Renato da Banca.
O Vereador Fernando Gonçalves Lacerda, Provedor do Hospital César Leite, e o Vereador Renato Cezar Von Randow, Tesoureiro da Instituição de Saúde, que preferiram se abster da votação, consideraram os Projetos necessários para a viabilização do funcionamento desta nova estrutura da Saúde em Manhuaçu. “Estamos felizes com esta conquista que começa a funcionar na próxima quinta-feira, com a inauguração do Pronto Atendimento ao lado do Hospital César Leite. Esperamos que, com a ajuda de Deus, este grande projeto venha realmente a salvar vidas e minimizar os problemas de Saúde que afetam a população da região. O Pronto Atendimento que será inaugurado ainda não tem uma sala de Raios-X. Com isto, todo o sistema de urgência e emergência ficou comprometido. Se não houvesse esta parceria com o Hospital César Leite, aliás, uma parceria feita ainda no período em que o Prefeito Sérgio Breder estava na Administração do Município. Na época, foi feito um Termo de Ajustamento de Conduta, junto ao Ministério Público da Comarca, e, estabeleceu-se o pagamento de R$ 10 mil ao hospital, à título de ajuda de custo, para a contratação destes funcionários, para dar este suporte. Se não houver o Raio-X, não tem como o Pronto Atendimento funcionar. Então, o motivo da abstenção foi justamente para que, amanhã ou depois, não venha alguém dizer que o vereador Fernando está votando um Projeto em benefício próprio. O que fizemos foi nos abster, mas sabendo da importância deste projeto, porque, sem este dinheiro não há como contratar estes técnicos que ficarão à disposição do Pronto Atendimento do SUS. O Hospital César Leite vai ceder os três Raios-X que ele tem para o SUS, mas precisa de técnicos, já que os técnicos que o hospital têm hoje não darão conta de atender o HCL, o pronto atendimento do hospital e também o pronto atendimento do SUS”, explicou o Vereador Fernando.
O Vereador Renato Cezar Von Randow (Renato da Banca) enfatizou que “estamos nesta expectativa há vários meses e acreditamos que nesta quinta-feira vamos inaugurá-la, juntamente com o Executivo e trazer benefícios à população”.
(Thomaz Júnior/ Assessoria de Imprensa Câmara M. de Manhuaçu)





segunda-feira, 20 de setembro de 2010

EE João Xavier da Costa: 1ª colocada no ranking da SRE

A EE João Xavier da Costa, situada no Bairro Engenho da Serra, comemorou o Dia Nacional da Família na Escola, no dia 18 de setembro, envolvendo a participação  expressiva da comunidade escolar, direção, pedagogas, orientadoras, professores, alunos, pais e familiares.

Foram diversas atividades realizadas durante toda à tarde, como apresentação do Coral do Projeto dos alunos do Tempo Integral, exposição de trabalhos artesanais confeccionados pelos próprios estudantes, brincadeiras, teatro, dança, e atividades afins.

O público também assistiu palestra ministrada pelo Juiz da Comarca de Manhuaçu,  Dr. Walteir José da Silva, que falou sobre a importância da participação dos pais na educação dos filhos, os cuidados que devem ser tomados e a participação ativa dos mesmos na vida do filho. Além disto, Dr. Walteir evidenciou a família como fator principal para uma sociedade mais digna e fraterna.

A coordenação das atividades relacionadas ao evento ficou por conta da Pedagoga Marisa Lopes Monteiro que, juntamente com a equipe da escola, não tem medido esforços para integrar a família à escola. “Na formação educacional dos alunos é de fundamental importância, a interação dos pais e familiares com a escola. Reiteramos também o apoio da Diretora Vanda Lúcia Carneiro neste bem sucedido trabalho”, destacou.

 

1º lugar

 

A Escola Estadual João Xavier da Costa também conquistou o primeiro lugar na avaliação externa da Secretaria de Estado da Educação na área da SRE/ Manhuaçu (Superintendência Regional de Ensino), no ranking 2009, divulgado recentemente.

A conquista de 1º lugar da avaliação externa da Secretaria de Estado da Educação se deu a partir da eficiente atuação da diretoria, equipe pedagógica e funcionários da instituição de ensino. Além disto, a escola primou por parcerias que trouxeram grandes resultados, como a Faculdade do Futuro que fornece voluntários para aulas de educação física e enfermagem realizando palestras sobre saúde e cuidados pessoais. Isso fez com que a regional da Secretaria de Estado avaliasse a escola como órgão provedor de relações sociais promovendo ações benéficas entre a escola e a comunidade. É o que avalia a diretora Vanda Lúcia Carneiro.

“Houve empenho muito grande de todos os servidores para que a escola atingisse esse primeiro lugar. O resultado de 2009 veio coroar o nosso compromisso de oferecer a comunidade um ensino de qualidade aos nossos alunos e se tornasse referencial na vida desses estudantes”, observou a diretora.

Outro grande aliado dessa conquista é o fato de a escola oferecer aos alunos o projeto de tempo integral com setenta e cinco alunos que permanecem na escola de 7h da manhã até às 17h horas, com um período de aula regular e o outro com participação de oficinas de artesanato, pintura, dança, matemática com jogos estratégicos o que facilita o rendimento escolar, garante Vanda.

(Renata Kelly A. Couto Veloso)

 




LEGENDAS:

 A Diretora Vanda Lúcia Carneiro (2ª da dir. para a esq.), ladeada por parte da equipe de profissionais que atuam na escola.

 

Os Professores de Educação Física Edmar Brito Júnior e Vitor Caiafa Ferreira da Silva participam do Projeto Tempo Integral da EE João Xavier da Costa.

Em parceria com a Faculdade do Futuro, futuros profissionais de Enfermagem promovem palestras e trabalho de orientação sobre higiene, boa alimentação e cuidados pessoais.

Crianças assistidas pelo Projeto Tempo Integral durante refeição na escola.

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...